29 outubro 2016

Resenha | Quando o amor bater à sua porta - Samanta Holtz


 Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

Cortesia editora Arqueiro   Visite a página do livro no Skoob 

Tracinhas, tudo bem com vocês? Ando feliz com minhas leituras ultimamente, aliás, 2016 está arrasando quanto á qualidade dos livros maravilhosos que já li. Embora o blog tenha ficado parado por diversos motivos pessoais minhas leituras não tiveram trégua e foi assim que recebi da Arqueiro o livro da autora nacional Samanta Holtz. Não tinha lido nada dela então quando soube do lançamento logo fiquei entusiasmada, pois só li elogios sobre a Samanta, inclusive de outras autoras nacionais. Conto agora o que achei da obra...



Hoje pela primeira vez começarei minha resenha com um quote do livro que achei perfeito. Esse trecho define perfeitamente o que sinto quando leio um livro, o que espero de uma leitura. Antes de qualquer coisa quero que ela seja prazerosa mesmo se for um livro de terror, o que não é o caso deste em especial... rsrs
Vou contar para vocês, engatei na leitura logo nas primeiras páginas, tudo muito lindo, tudo muito bem escrito e não parei até lá pela página 100. Malu foi uma personagem que foi trabalhada para me deixar nervosa (sou dessas que acha que a autora escreveu só pra mim... rsrsrs), desde o momento em que fui apresentada a ela fui ficando incomodada: Garota chata, fria, calculista demais. E fui acendendo vela pra ver se a coisa melhorava para o lado dela, pois a história estava muito bacana, o protagonista, Luiz Otávio, cada vez me deixava mais apaixonada por ele, o que tinha para dar errado? Meu Deus, porque uma personagem tão boba?
Mas o show é que a autora nos leva a pensar essas coisas horrendas sobre Malu, para que percebamos seu crescimento, para que durante a leitura possamos compreender o que uma pessoa faz para se distanciar das decepções, do sofrimento.
Malu só se mostrava sem armadura quando ia visitar seu avô numa casa de repouso, menina carinhosa ela fazia todas as vontades do velhinho que foi militar. Esses trechos são doces, pois sem querer o avô lhe dava alguns conselhos muito perspicazes. A moça é tão centrada em esconder seus sentimentos que cria uma rotina fiel em seus dias: pedalar em sua bike, visitar o avô na casa de repouso, ir ao aeroporto onde tentava enfrentar seu medo de voar de avião, escrever seu livro e lidar com todos os seus compromissos de escritora famosa.
Essa é Malu Rocha, escritora famosa que consegue deixar o leitor irritado, entretanto o amor bate a sua porta, será que ela vai deixa-lo entrar?
Luiz Otávio sofre um acidente e perde a memória e sem a mais completa noção de quem é vai parar na porta de Malu por conta de um endereço que encontrou nos poucos pertences que lhe entregaram no hospital. Esperando que a moça possa ajuda-lo ele “vai na fé”, mesmo que sua história de desmemoriado parece maluquice. Mesmo achando o moço muito estranho e a história um pouco estapafúrdia Malu abre sua porta e sua vida para ajudar Luiz Otávio.
Com o passar dos dias, tanto Malu quanto Rebeca sua assessora tentaram encontrar algum meio de ajudar Luiz, mas nada do que pensavam dava certo, e por descarga de consciência acabou que Malu contrata-o para trabalhar em sua casa, até que ele conseguisse juntar algum dinheiro para voltar para São Paulo, que era de onde ele julgava ser.
Bem nessa hora que eu entendi que o coração sente quando uma coisa é para ser e o universo conspira a favor, pois mesmo sendo tão fechada Malu sente algo, resolve junto com sua assessora encontrar a verdadeira identidade do rapaz. Conforme os dias seguem, ela se encontra com Luiz e percebe que ele está passando dificuldades financeiras e até fome, pois como perdeu os documentos no acidente não consegue encontrar um emprego fixo. Ela então o contrata como jardineiro, ou melhor, um faz tudo. Com ele frequentando sua casa a história começa a tomar forma de verdade.
Luiz Otávio é o tipo de homem profundo e sensível que mesmo sem memória não deixa de ser afável e verdadeiro. Ele não se lembra do passado, mas se preocupa em fazer do presente um momento verdadeiro, ele é alegre tem um toque de humor agridoce que me deixou cativada.
Um sentimento de carinho e desejo começa a brotar em Malu e mesmo perturbada com a ideia de se envolver ela não consegue se afastar. Em alguns momentos notamos que algo grave aconteceu no passado dela, mas a autora é sútil e isso não será revelado tão cedo. Quando Luiz começa a descobrir algo mais concreto sobre si a notícia é bem interessante, pois ele descobre, com a ajuda de Malu e sua assessora Rebeca que é um homem rico, rico não... Ele é milionário. Com a descoberta e desdobramentos o personagem precisará de forças para assimilar o que foi no passado, antes do acidente, com o home que é no presente.
Malu por sua vez precisa se jogar no seu livro cujo enredo não a tem contentado. Ela não acredita no amor, ela não acredita, mas vai encontrar em Luiz um homem disposto a ajuda-la com o seu livro e com o seu coração gelado.
Se na página 100 eu fiquei morna por conta da protagonista depois eu devorei o livro em questão de horas, temos o grande defeito de julgar as pessoas, eu julguei Malu precipitadamente e me senti uma boba depois. Mas foi bom porque depois a moça se agigantou perante meus olhos. Se por um lado à trama é tensa por conta dos problemas dos personagens por outo a autora conseguiu fazer minhas horas de leitura as mais aprazíveis possíveis.  Achei Malu chata, pois Samanta a escreveu real ela é o que somos, e então quando se viu frente a frente com um homem do caráter de Luiz ela se refez, descobrindo que a vida é assim mesmo.
A história é recheada de surpresas e não vou contar nada aqui, foquei em falar mais dos personagens do que da trama em si, não briguem comigo por isso. Personagens tão bem escritos marcam a mente do leitor, vocês sabem bem disso.
Então é isso, recomendo o livro com toda certeza. Samanta Holtz é uma autora que ganhou meu respeito e vai agradar você também, leitor do Razão e Resenhas.





Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Infelizmente ainda não li, apesar de já conhecer o trabalho da autora, e admirá-la muito. Só leio bons comentários a respeito e pretendo fazer essa leitura logo. Gostei de saber um pouco sobre os personagens e é claro que fiquei ainda mais curiosa sobre o desenvolvimento e as demais surpresas nas cenas.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Assim como você fico bastante curiosa com a escrita da autora, pois sempre que leio algo dela são elogios e até hoje não li nenhum de seus livros.
    Confesso que romances não são exatamente o meu forte, mas fiquei bem curiosa com este livro pela personalidade da protagonista. Afinal é difícil vermos um livro com um personagem frio e o melhor, acompanhar o crescimento dele.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Esse livro é tão gostoso de se ler.
    Boa resenha, bem detalhada.
    Ótimo ver autores nacionais pelos blogs que acompanho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sempre vejo comentários positivos sobre a obra e tenho vontade de lê-la. Acho bem interessante a protagonista ser escritora e a forma que esse rapaz aparece é bem misteriosa. Espero ler em breve o livro e adorei sua resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já ouvi muito falar sobre essa autora e acreditava que esse livro era um daqueles romances clichês. Acho que me enganei. Pela sua resenha percebi que tem os elementos de um romance, mas também vi o desenrolar de um drama, tratando conflitos dos personagens e um amadurecimento.

    Gostei da sua resenha e me interessei pelo livro, talvez eu leia.
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço a escrita da autora, mas também só ouço elogios sobre a sua maneira de escrever. Tenho bastante curiosidade em conhecer mais a história de Malu e Luiz, acho que os personagens vão se envolvendo dia após dia, como um passo de cada vez, o que para mim, traz um encanto a mais para a história. Sempre é bom se surpreender de maneira positiva com um personagem, conseguimos enxergar como rótulos nos privam de conhecer melhor alguém. Mérito também da autora, por criar personagens tão próximos que conseguem nos conduzir pela sua maneira. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Eu também li esse liro e foi um dos melhores do ano. A Malu foi uma personagem muito HUMANA para mim sabe? Toda a construção dela e a desconstrução também foi feita de uma maneira muito incrível. Me apaixonei pelo Luiz Otávio haha homem sensível, lindo... Fiquei encantada. Adorei que você também tenha gostado. A Sam é incrível <3

    beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Olá Viviane.
    Eu já tinha ouvido falar dese livro quando ele foi lançado e fiquei com muita vontade de ler ele, mas agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda!!!
    Nossa você fala tanto dos personagens e de como ocorre durante o livro varias mudanças que fiquei com vontade de começar ele imediatamente.
    Eu gostei da frase que você colocou no começo. Vai para meu caderninho de frases.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Eu também nunca li nada da autora, mas depois de conferir tantas resenhas lindas desse livro preciso logo mudar isso, né? A história parece ser maravilhosa, e que bom saber que é uma leitura bem fluída, adoro isso em uma história. E que homem é esse? Já estou apaixonada... hahaha
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Já faz um bom tempo que estou atrás desse livro, mas, me falta grana para comprar rsrs... Sempre leio bons comentários, assim como os seus e cada vez mais minha vontade de ler aumenta.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Já gostei de cara do livro quando vi que tratava-se de uma autora nacional, contando uma história passada no Brasil (o que as vezes não acontece). Gosto muito dessa vibe de mistério, misturada com uma análise do psicológico dos personagens, já está na minha lista das proximas leituras :D

    Abraços,

    Tiago Valente
    avidalida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já vi a sua capa algures numa livraria.. Ou terá sido na Internet?? ahah Nem sei! :)

    Mas não parece fazer muito o meu género de romance. Contudo, e sempre bom quando as personagens nos marcam assim tanto e que devoraste o livro apos as primeiras 100 paginas! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Acompanho a autora já faz um tempo e quando soube que a Arqueiro ia publicar esse livro fiquei bastante contente, saber que autores nacionais estão sendo valorizados e reconhecidos por editoras de renome é sempre bom, quanto a resenha, foi bom você ter focado nos personagens, uma coisa que tenho dificuldade assim que termino a leitura é memorizar os nomes dos personagens, lembro da história mas não consigo lembrar do personagem em si, a Samanta consegue surpreender os leitores com uma escrita leve e surpreendente.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Meu Deus que resenha é essa?? :o :o
    Amei a sua resenha, parabéns!!
    Eu ganhei esse livro por conta de uma cortesia do skoob e não vejo a hora de poder ler esse livro, de verdade!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Oieeee, tudo bem??? Assim como vc, não conhecia a autora mas já tinha ouvido falar! Sei o que vc quer dizer com o amadurecimento do personagem. Eu quando antipatizo com um personagem, ainda mais principal, o negócio complica... mas as vezes o autor sabe dar uma guinada na história que faz com que a antipatia inicial vire amor né? Acho que no teu caso, com o luiz, foi amor a primeira lida kkkkk mas com a malu foi diferente. Não é o tipo de livro que curto ler sempre, mas um livro que eu definitivamente leria. Vou anotar a dica! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu conhecia a autora, pois já tinha visto outros livros dela na Bienal do ano passado, mas nunca senti muita curiosidade em ler.
    Mas assim que as resenhas desse livro começaram a ser publicadas eu fiquei super entusiasmada, pois achei o enrede muito delicinha.
    O modo como o personagens se conhecem é bem diferente e dá uma curiosidade enorme em saber quem é ele, porque ele tinha o nome dela anotado...é bem legal.
    Só acho meio batido esse lance de ter acontecido algo no passado da personagem, os autores têm usado muito isso para justificar certos comportamentos...
    Enfim, lerei o livro um dia, mas não agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou muito curiosa com relação a esse livro, pois ele parece ser muito interessante. Adorei saber que o protagonista masculino mesmo não tendo memória não deixa de ser afável. Já li história com personagens que são grossos e usam isso como desculpa.
    Gostei, também, da sensação que o livro te deu de você ter julgado antes de conhecer a Malu.
    Espero que o que a tornou assim seja algo plausível.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Vivi!
    Eu amei esse livro. Sou muito fã da Samanta e quando vi que ela iria lançar outro eu fiquei mega empolgada para ler. Assim como você não simpatizei com a Malu no começo, mas depois que conheci ela a fundo fiquei apaixonada pela personagem. Luiz Otávio é um fofo e me apaixonei por ele desde que ele apareceu na história. Fora que a história para uma mensagem linda e o final foi lindo.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. "Sou dessas que acha que a autora escreveu só pra mim" - somos duas!!! hahahahaha! :)

    Adoreeeeeei conhecer a forma como a evolução da Malu mexeu com você e impactou sua leitura! Muito obrigada por descrever a história e suas impressões de forma tão linda aqui no blog :)

    Amei!!!

    Beijo enorme!
    Sam :*

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Cada resenha nova que eu leio desse livro só cresce minha vontade de conferir, a Samanta é uma autora nacional com muito potencial, espero ótimas futuras obras dela também. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Eu já li algumas várias resenhas deste livro e a cada uma que leio, minha vontade de ler ele só aumenta. A verdade seja dita. Mas ainda não tinha me dado conta de que a autora é brasileira, adorei saber disso.
    Essa trama me deixa muito curiosa mesmo, principalmente para saber como o endereço da Malu foi parar com o rapaz, fico fazendo altas especulações. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro já e gostei bastante, mas diferente de você eu já conhecia a autora (ela é daqui da minha cidade) e ja tinha lido outra obra dela. Bom, a Malu é bem chatinha em vários momentos mesmo, mas ela melhora bastante com o decorrer do livro e é uma personagem real mesmo. Enfim, a Samanta escreveu um romance maravilhoso, né? Fico feliz em ver que você curtiu também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi Vi tudo bem? Quanto tempo!
    E tão bom ver um livro nacional com personagens bem construídos, estou esperando o meu livro chegar, quero amar assim como vc amou!

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©