17 janeiro 2015

Resenha| Apenas Um Dia

Oi Tracinhas, tudo joia com vocês?
Aqui em casa tudo bem, graças a Deus. 
As crianças estão de férias, cheias de tédio quando não estão no 
Xbox ou assistindo algum desenho preferido delas. 
Mas até nas férias gosto de impor algumas regrinhas, não deixo ficar na frente da TV 
o tempo todo e nem jogando, afinal precisam fazer coisas diferentes. 
Eu estou lendo bastante, mesclando romances de banca com livros de parceria e 
alguns que comprei antes do natal, livro é o que não falta.
Então hoje trago mais uma resenha para vocês. 
Dessa vez resenhei um romance que tocou meu coração, a história é linda e sensível.
 Venham ler a resenha... \\\o


Apenas Um Dia - Gayle FormanEditora Novo Conceito

 A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Autora: Gayle Forman| Edição: 1| Editora: Novo Conceito| Ano: 2014| Páginas: 384 



 Minha resenha

Se Gayle Forman não me fisgou com seu romance “Se eu ficar” com “Apenas Um Dia” ela me arrebatou.
Não é que eu não tenha gostado do primeiro romance da autora que a Novo Conceito lançou, a história é bonita e bem contada, mas preciso confessar que não mexeu com meus sentimentos como eu esperava. Já Apenas Um Dia me pegou desprevenida e não fez feio. Ao final, já nas últimas páginas eu estava um molambo largado na cama ensopada de lágrimas querendo ir pra Amsterdã encontrar meu Willem. 

Sinceramente? Não conseguirei falar do livro sem ser emocional demais.

Quando o livro chegou aqui em casa, como cortesia da editora eu ainda não tinha lido nada sobre ele, nem resenhas e nem sinopses, não quis ler nada de propósito, pois minha intensão era dar uma chance para a autora, pois como eu disse não tinha me impressionado muito com ela... Ainda. J
Peguei o livro, deitei na cama e comecei a ler por volta das nove horas da noite.
Não larguei até ver a luz do sol entrando macia através das persianas do meu quarto, eu simplesmente não podia abandonar Lulu e Willem.
Apenas Um Dia foi mais profundo e intenso do que eu poderia imaginar, foi de partir o coração.
E eu amei!

Allyson é uma moça de dezoito anos muito certinha, que tem planos para o futuro sonhados por ela e por seus pais. Tudo em sua vida é bem metódico e planejado, ela é linda e meiga, o tipo de filha que não causa preocupações para os pais, e por isso mesmo eles a presenteiam com uma viagem de excursão a Europa. Esse é o seu presente de formatura do ensino médio, e com ela vai sua melhor amiga. Ao fim da turnê, numa cidade da Itália elas são convidadas a assistirem uma peça de Shakespeare, que será exibida ao ar livre e é durante a peça que Allyson conhece Willem, um ator de espírito livre “sem lenço e sem documentos”...rs
Ele a convida para ir com ele a Paris, por apenas um dia.
Pedindo que a amiga a ajude, mentindo para a líder da excursão ela vai com ele para a cidade Luz, e ele a chama de Lulu, pois ele a compara com uma atriz dos anos 20 ou 30. Uma bela moça que faz o que gosta e de mente livre, e Alysson encarna o papel, ao lado de Willem ela é Lulu.
Em seu coração Lulu tem dúvidas e medos a respeito de Willen, claro, ela está longe dos pais, do seu país, totalmente fora de sua zona de conforto e passeando com um completo estranho. Porém, ao explorar Paris com o rapaz ela vai se apaixonando por ele e acredita que existe usam verdadeira conexão entre eles.
Ela não sabe nada do moço, ele é ambíguo e quando fala da família ele sempre é vago, fala o nome de seus pais, mas é só isso. Assim que desembarcam em Paris ele a leva numa boate de uma amiga, lá eles deixam a mala de Lulu, para que possam passear sem carregar peso, e lá ela conhece o barman que é bem solícito, diferente da amiga de Willen, que é bem ácida.
O tempo todo eu ficava querendo matar Allyson, será que ela não estava enxergando a cilada toda? Por Deus! Como uma jovem que não tem malícia concorda em viajar com um desconhecido assim...
Mas daí logo vem na cabeça: - Jovens!
Quem nunca fez uma loucura na vida? Quem nunca entrou de cabeça numa situação?
Bom, a autora faz os personagens bem reais, os sentimentos são tão palpáveis que nos dá a liberdade de entrar nas páginas, vivenciando com Allyson todos os minutos do seu dia com Willen.
Então eles passeiam e se aventuram e comem e tomam vinho, até que uma situação bem complicada se apresenta e eles precisam procurar um lugar para passarem a noite, e estão sem dinheiro, resolvem dormir numa espécie de ateliê de arte alternativo. Como tinha de ser a atração os arrebata e ela se entrega e sente que ele também está apaixonado.
“As mãos dele envolvem minha cintura enquanto me levantam e me colocam sobre a escrivaninha, e agora estamos cara a cara, beijando-nos com força. Meu cardigã some. Em seguida, minha camiseta. Depois a dele. Seu peito é liso e delineado, e eu enterro minha cabeça nele, beijando o sulco na linha do centro.”

A cena é linda, de suspirar, mas quando amanhece o leitor precisa se preparar, pois é um tapa na cara atrás do outro.
Como eu sofro gente, sou masoquista literária, decididamente!
Willen não está lá, ela acorda de uma noite de amor fantástica e ele não está em nenhum lugar do prédio. Ela surta. E as horas passam, ela imagina mil situações, o imagina morto, e essas coisas que pensamos quando alguém que amamos. Mas como eu disse, as horas passam e ela decide pedir ajuda para a líder da excursão.
Afinal ela está sem dinheiro, com a roupa do corpo, pois sua mala ficou na boate, e além de tudo seu coração está partido. Ela entende que Willen a deixou, que ele é um desses rapazes que usam a beleza para se aproveitarem de turistas incautas.
Lulu está morta. Willen a criou e a matou, levando junto o coração de Allyson.
Então ela volta para América totalmente mudada, está sem alma, sem vida e totalmente amargurada, nada do que tinha planejado para seu futuro faz diferença.
Na faculdade as coisas vão de mal a pior, as notas estão um horror, seus pais são ignorados e somente quando faz amizade com Dee, um estudante gay que é sensacional e todo autêntico é que nossa protagonista começa a ver uma luz no fim do túnel para sair da depressão. Ela decide voltar a Paris, ela quer refazer seus passos, ir aos lugares que foi com Willen e descobrir tudo sobre ele, ela quer encontra-lo, saber por que ele a abandonou. Então ela arruma um emprego numa lanchonete, junta o dinheiro da passagem e da estadia e parte em busca de respostas.

Não posso contar mais nada, mas prometo que você não vai se decepcionar com esse livro.

Amor, decepção, amizade, tudo em doses complexas, isso é o que você vai encontrar em Apenas Um Dia.
A autora definitivamente me conquistou e nem estou ansiosa pela continuação do livro, estou desesperada.
Quando eu conheci a Ally eu gostei dela, uma boa menina, calma e boa filha. Depois conheci Lulu, o álter ego de Allyson, e também gostei dela, embora às vezes eu tenha sentido vontade de esganá-la, por ser afoita demais, por medo de vê-la com Willen, um completo estranho que a estava conquistando com seu belo sorriso e falas "Shakespearianas". Mas no decorrer da leitura foi realmente prazeroso ver Lulu morrendo e Ally voltando, crescendo como mulher, como pessoa, ela amadurece com tudo o que passou. Sim, ela entrou em depressão, mas quem não entraria? Mas ela decidiu sair daquela escuridão e correr atrás do que queria. Foi fantástico ver Ally crescer, senti como se fosse amiga dela, torcendo, entende? Foi assim que terminei o livro, chorando com saudades da minha amiga Ally, e maluca para saber sobre Willen.
Claro que recomendo o livro, precisa mais?

















Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Vou ser bem sincera: é claro que queria que você tivesse escrito mais para saber o que aconteceu depois que ela juntou dinheiro para voltar à Paris e é claro que você percebeu que sua resenha fez com que eu tivesse MUITA vontade de ler o livro. Vou anotar para adquiri-lo. Obrigada por escrever tão bem.
    http://blogdatalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Pois é, Se eu ficar também não me conquistou, mas confesso que estou bem curiosa para ler Apenas Um Dia, ainda mais depois dessa sua linda resenha.
    Tenho certeza que vou me emocionar com essa história. Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Acabei de ler uma resenha desse livro...haha' confesso que quero mais ler por causa da autora, gostei bastante de Se eu ficar...rsrs'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Haaaaaaa

    Esse livro simplesmente é sensacional. Amei, ri, chorei... não vejo a hora de lançarem Apenas um ano.

    http://resenharia.azurewebsites.net/

    ResponderExcluir
  5. Que cara safado!!!E a Ally, boba e ingênua, deu vontade de bater nela só lendo a sua resenha. Mas quero ler para saber o que ela descobriu desse crápula.

    Amei a resenha, maravilhosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiee.

    Não li o livro, mas ainda não sei se lerei.
    Talvez eu até goste da leitura

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, mais essa resenha me encantou, essa reviravolta dele ir embora, parece que não é como as outras histórias. Entrou pra minha lista de leitura, beijo. <3
    http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, acabei de ler Apenas um dia no fim de semana, diferente da duologia, eu curti essa leitura.

    http://www.viagensdepapel.com/

    ResponderExcluir
  9. oi,tudo bem?
    Sua resenha me animou de ler o livro. Eu não li Se eu ficar, mas como não gostei muito do filme, perdi a vontade, e isso me desanimou de ler Apenas um dia também, não me pergunte porque, kkkk.
    Gosto de livros que instigue nossas emoções e nos envolva assim, mas depende do momento. Tem fases que sou masoquista literária também, kkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    Acho que a escolha de Ally em viajar com um completo estranho, Will, serve para mostrar que ela é jovem e que viver a vida mais intensamente. Não a culpo, apesar de que eu não sei se faria o mesmo, se tivesse na situação dela hehehe
    O livro é muito envolvente mesmo =) Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Ola Vivi a capa do livro está muito bonita, eu ao contrário de você Amei Se eu ficar e odiei a continuação. então ainda não sei se amo ou odeio a autora. Com sua resenha fiquei encantada com o livro até já estou com ele no Kobo, e imagino do coração partido de nossa protagonista que em sua primeira vez que se deixa levar é enganada, vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiiiii... bom já li algumas resenhas desse livro, mas a sua foi completa a ponto de me fazer querer lê-lo e logo... ao contrário de Se eu ficar que perdi a total vontade de ler... eu quero ler este sem a meno dúvida... gostei da premissa, do enredo e do crescimento da personagem.. no lugar dela... talvez acontecesse o mesmo comigo... sempre fui certinha e boba... mas aprendi muito com isso e hoje em dia... sou bem desconfiada... e tudo tem que ser bem desenhado para que possa chamar a minha atenção... rsrsrs digamos que tomei altas doses de vacina... Xero!!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto da Gayle Forman, e particularmente gostei mais de Para onde ela do que de Se eu ficar. E adorei Apenas um dia, o cenário é perfeito, eu só não favoritei porque fiquei irritada com o final, eu preciso saber o que acontece depois... e logo.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  14. Já li livro de Gayle Forman, e amei, ela tem uma escrita boa que torna a leitura bem fluida, quero ler outras obras dela e essa certamente esta na minha lista! :)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Apenas um dia está na minha estante me esperando, mas ainda estou com receio de ler o livro. Eu gostei de Seu eu Ficar, mas pelas outras críticas a respeito de Apenas um dia, acabaram me desanimando um pouco, mas ao ler sua opinião estou um pouco mais confiante, tentarei dar uma chance ao livro.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu fiquei meio balançada com essa autora depois de ler Se eu ficar? Fico receosa de encontrar uma história tão morna quanto, e por isso nem li esse livro.
    E terminando de ler essa resenha, continuo com o mesmo pensamento, não encontrei um diferencial nesse enredo, mas vou dar uma chance para a autora e espero me surpreender como você.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Menina do céu, fiquei doida para ler o livro, depois dessa sua resenha! Faz poucos dias, que terminei "para onde ela foi", e fiquei um pouco decepcionada. Mas depois disso tudo, não vou deixar de ler esse hahah sério, sua resenha ta demais!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Oi oi!!
    O livro parece mesmo ser muito emocionante e tudo mais, porém, romances não fazem meu gosto.
    Não sei, apenas não me identifico muito hahahahaha
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu também não gostei muito de Se eu Ficar e espero que Apenas um Dia seja uma boa surpresa, assim como aconteceu com você. A premissa do livro é romântica e também garante um bom drama. Vou ler em breve e espero curtir a história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro dessa autora....ele parece ser bom quanto o Se Eu Ficar.
    Vou preocurar para ler...rsrs
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem?
    Como com você, também não me senti atraído pela estoria de Mia, cheguei a ler o primeiro livro mas não me interessei nada pelo segundo. Quando esse livro lançou, me desanimei logo pela capa, nem fui atras de saber o conteúdo, mas olha, depois de uma resenha dessa é difícil não querer ler o livro. Sem dúvidas parece um livro realmente bom ,e agora depois de sua resenha vou ler o livro sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  22. Se eu já fiquei encantada pela autora em Se eu ficar, imagino que eu vá entrar em colapso com em esse novo livro. Adorei a sua resenha, quero desesperadamente conhecer Willen. Achei o enredo tão diferente e amo romances, preciso muito conferir.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  23. Eu amo quando um livro fisga a gente desse modo,você parece ter ficado terrívelmente envolvida nele e isso é uma delícia,preciso desse livr,não o recebi,mas vou a livraria mais próxima amanhã mesmo,eu preciso me emocionar e me sentir enrolada em uma história assim.

    Sua resenha está perfeita e transmite exatamente todos os seus sentimentos em relação a história....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Viviane, tudo bem?
    Coloque as crianças para irem brincar na terra, quanta saudade disso. <3
    Esse livro está na minha lista, mas agora com um pouco mais de prioridade. Achei muito bacana a autora usar esse tema juvenil de descobertas de sua identidade para o livro, fiquei curioso.
    "Amor, decepção, amizade, tudo em doses complexas, isso é o que você vai encontrar em Apenas Um Dia."
    OMG, preciso ler, para ontem! ahaha
    Amei seu blog, e obrigado pelo o carinho com o meu. <3

    Um beijão Viviane,

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©