17 janeiro 2015

Resenha| Outlander - A Libélula no Âmbar

Sábado quente... Sem mais...
Olá leitores, tudo bem com vocês?
Aqui tudo caminhando na rotina de sempre.
Hoje finalmente vim postar a resenha de Outlander - A Libélula no Âmbar.
Terminei de ler já tem alguns dias e estava me inspirando, para não deixar passar nada e nem entregar o ouro para vocês... rs
Agora vou revelar algo, definitivamente essa saga é a minha saga favorita de todo o sempre.
As crônicas de gelo e fogo e Outlander de Diana Gabaldon estão no mesmo patamar no meu gosto literário, histórias geniais de escritores fantásticos.
Vamos lá? Saber minha opinião sobre o segundo livro? \\\o

Outlander-A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon - Saída de Emergência Brasil

 O soldado Jamie Fraser, por quem Claire se apaixona, precisa ajudar o príncipe Carlos Stuart a formar alianças que o apóiem na retomada do poder. Pressente-se, entretanto, que a rebelião fracassará. De fato, a tentativa de devolver o trono aos católicos arruinará os clãs escoceses. Enfrentando um velho rival, Claire tenta impedir muitas mortes cruéis e salvar o homem que ama. Assim são os primeiros capítulos de A libélula no âmbar , segunda etapa de Outlander, série de Diana Gabaldon, que começou com A viajante do tempo . O romance tem início quando, depois de assistir a uma cerimônia celta, Claire atravessa séculos de história e cai no mesmo lugar, só que no ano de 1743, e encontra Jamie, seu grande amor.


Autora: Diana Gabaldon| Edição:2| Editora: SdE Brasil| Ano: 2014| Páginas: 944


 Minha resenha

Pois bem, por onde começo... 
A primeira coisa que pensei em contar para vocês ao dar início ao processo da resenha foi dizer que se antes eu idolatrei James Alexander Malcolm Mackenzie Fraser pela sua inocência e generosidade em “A libélula no âmbar” ele me teve totalmente cativa por sua coragem e inteligência. No segundo volume da saga ele se mostra não somente cativante, mas perigosamente delicioso e totalmente armado de estratagemas para salvar a vida de Claire e a sua própria. Nesse livro ele não é só o escocês gostoso, ele é capaz de ser um espião competente e ardiloso.

Claire continua forte e destemida como sempre. Dessa vez, porém ela precisa lutar mais do que tudo, ela vai se meter em situações que vão levar o casal a lutar não só pela vida de ambos, mas pelo amor um do outro.
O livro já começa nos dando um tiro bem na testa, um susto por assim dizer. Vinte anos se passaram, Claire teve que atravessar as pedras mágicas de Craigh na Dun, de volta para Frank Randall.
Entendam, ela volta para o futuro, mas não volta sozinha, na barriga ela carrega a filha de Jamie. Com vinte anos de idade Brianna é uma linda ruiva, tão alta quanto o pai, que ela não conhece. Ela não tem nada parecido com o único homem que ela conheceu como seu pai, Frank, que a criou como sua, desde que Claire voltou da Escócia de 1744. 
Claire cria Brianna junto a Frank nos Estados Unidos por vinte anos sem ao menos voltar às terras altas. Mas agora Frank se foi e ela resolveu por fim voltar a Invernes para descobrir o que aconteceu depois que ela saiu do passado e deixou Jamie, o grande amor de sua vida e o pai de sua filha.
Ela leva consigo uma lista de nomes, homens que ela conhecia dos clãs Mackenzie e Fraser. Ela precisa saber o que aconteceu com eles, mesmo depois de tantos anos. Eles morreram na sangrenta batalha de Culloden? Ou conseguiram se salvar? Mas a verdade mais crua de todas é que ela quer contar a filha quem realmente é seu pai, ela precisa falar tudo o que lhe aconteceu, contar sobre Craigh Na Dun e sua magia e sobre Jamie Fraser.
Então ela vai à casa do reverendo Reginald Wakefield, um antigo amigo de Frank, ambos eram apaixonados por história e o passado dos clãs escoceses. Embora tenha falecido o reverendo deixou um herdeiro, Roger Wakefield, ele tinha em mãos todos os documentos e papeis que o falecido tinha amealhado no decorrer dos anos, era muita coisa, e Claire queria também a ajuda de Roger para ter notícias de Jamie.
Bom, Claire encontra o rapaz, apresenta Brianna a ele e logo surge um clima afetuoso entre ele e a moça, mas romances a parte o que interessa é que Claire pede ajuda de Roger para verificar o que aconteceu com os homens de sua lista. E logo estão visitando vários locais da Escócia onde tudo se passou, mas ela enfatiza para Roger que ele nunca leve Brianna a Craigh Na Dun, por motivos óbvios. (pelo menos no meu entender)
Mas quando chegam a St. Kilda as coisas tomam um rumo diferente, ao visitar o cemitério que fica ao lado da igrejinha Claire vê um túmulo que faz seu coração parar por segundos. Na lápide está escrito: "JAMES ALEXANDER MALCOLM MACKENZIE FRASER" - "Amado esposo de Claire."
(essa leitora confessa que chorou e sentiu o seu coração parar um segundo).
“- Sim, eu o conheci – repetiu ela, tão baixo que Roger mal conseguiu ouvi-la. – Eu sou Claire. Ele foi meu marido. – Ergueu os olhos, fitando diretamente o rosto de sua filha, branco e perplexo acima do seu. – E seu pai – concluiu.”
Daí Claire começa a contar sobre sua história. Estamos de volta em 1744 e Jamie e Claire estão na França. Com o conhecimento de Claire do futuro e com Jamie confiando nela eles estão na França numa missão. O que eles querem é parar Charles Edward Stuart, para que ele não leve a cabo a revolta Jacobita de 1745. Como Claire sabe que isso vai acabar numa perda de vidas devastadora, eles decidem interferir para que a Batalha de Culloden não aconteça.

A única coisa é que desde que Jamie é escocês ele está indo contra o desejo da maioria do seu povo, se ele não ajudar Charles Edward Stuart ele será considerado um traidor pelos seus e pelo rei inglês. Então ele tem que pisar em ovos para tentar alcançar seus planos verdadeiros ao mesmo tempo em que navega com Claire pela sociedade francesa, frequentando bailes em Versalhes, bem como fazendo uma ligeira visita a Bastilha. Jamie sempre apronta e nos deixa sem ar.
Claire, entretanto encontra trabalho num hospital onde poderá dar valia aos seus talentos de enfermeira e gastar seu tempo útil ajudando os pobres e de vez em quando sabendo notícias e fofocas para ajudar Jamie. Mas claro, ela também arruma problemas e se encrenca, e nesse volume isso não vai ser exceção. E é também nesse momento que ela precisa tomar certas decisões morais e muito sérias, e ela faz isso, e permanece fiel ao que ela é. Mesmo quando o falecido e nojento Jack Randall retorna deixando a ela e a Jamie estarrecidos, ela tenta se certificar de que ser reaparecimento não leve Jamie à loucura.
"Quem éramos nós para alterar o curso da história, para mudar o curso dos acontecimentos, não para nós mesmos, mas para príncipes e camponeses, para toda a nação escocesa?"
Ela precisa que Jamie se resguarde e não entre na paranoia de se vingar para que o Frank Randall, seu marido de 1945 possa nascer. Pois Claire amou Frank, ela sabe que ele não tem a índole de seu antepassado e que ele é inocente.
Toda a situação é muito delicada, mas isso tudo não é nada, não se preocupem, não contei spoiler. Muita água passa por debaixo dessa ponte e coisas bem intensas vão acontecer. Ambos vão se separar.
Jamie precisa sair da França e voltar para Escócia, se não o fizer corre risco de ser morto. 
(Ohhh... Novidade... conte-me uma novidade)
Juntos eles vão para Lallybroch novamente, e lá permanecem um bom tempo, onde tudo são águas calmas, temos um pouco sobre a irmã de Jamie, seu marido e filhos. A vida segue.
Mas no mundo as coisas continuam acontecendo, e algo vai interromper a calmaria de Jamie e Claire. Estava demorando... Mas eu já sabia, e quem segue a saga saberá também, pois o desenrolar segue a História, História essa que Gabaldon respeita mesmo quando irrompe os acontecimentos com seu romance de Claire e Jamie.

Portanto, esse romance é dividido em várias seções. E cada uma complementa a outra sem tirar o leitor do prumo, tudo se encaixa perfeitamente, sem furos. 
Eu já disse, amei esse livro e está nos meus favoritos.  Jamie e Claire são ótimos personagens. Eles parecem dançar no meu quarto quando estou lendo, tão reais e intrinsecamente palpáveis. Suas piadas, suas brincadeiras de casal, seus dramas e sofrimentos pesam na alma do leitor, nos encantam. A forma como Jamie cuida de Claire é perfeita demais, seu jeitão bruto, mas totalmente apaixonado me deixa sem fala, seu amor fiel e cálido vai permanecer através dos séculos.
"— Eu vou encontrar você. — ele sussurrou em meu ouvido. -— Eu prometo. Mesmo que eu tenha de suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você — então essa é a minha punição, que eu mereci por meus crimes. Porque eu menti, matei, roubei; trai e quebrei confiança. Mas tem uma coisa que deverá estar na balança. Quando eu estiver na frente de Deus, eu terei uma coisa para dizer, para pegar contra todo o resto. — sua voz caiu. — Deus, você me deu uma mulher rara, e Deus! Eu a amei da maneira certa."
Mesmo que o livro comece com Claire em 1968 contando para a filha de sua viagem através do tempo, nas pedras de Craigh Na Dun, o objetivo dessa vez é 1744, com ela e Jamie tentando evitar a todo custo à batalha de Culloden. Mas será isso possível? Poderá nosso casal mudar a história? Bem, é isso que vamos ver, e que Diana Gabaldon vai nos contar de maneira tão perfeita. Ela recria o passado, ela leva os personagens fictícios (Claire e Jamie) e os faz interagir com personagens históricos reais como Charles Edward Stuart, o rei da França e muito mais.
Mas o fato é que, num romance como esse, personagens fictícios e reais são iguais. Como eles reagem uns aos outros, o que eles fazem e como eles se sentem, são todos ficção. Pode ser ficção, mas é realmente uma ótima ficção e com a quantidade de pesquisas feitas pela Diana antes de escrever a história, este é provavelmente o mais perto do poderíamos chegar de saber como eram e como viviam e se sentiam as pessoas de 1744.

Moradias onde viviam os escoceses do campo.

Não podemos falar de Outlander – A libélula no Âmbar como um simples romance histórico. A saga é completa em todos os sentidos, a história, o romance, as aventuras e todo o drama vivido pelos personagens são indescritíveis, e saber que por trás de tudo fatos realmente aconteceram, guerras e tratados, o modo de vida dos escoceses e ingleses e também dos franceses, tudo se junta num livro perfeito. Você precisa ler, realmente precisa, e se apaixonar por Jamie e Claire.

"— Sou uma sassenach, afinal de contas — eu disse, percebendo a ironia. Ele tocou meu rosto de leve com um sorriso melancólico.— Sim, mo duinne. Mas você é minha sassenach."
— Lembra-se do voto de sangue que eu fiz a você quando nos casamos?
— Sim, acho que sim. “Sangue do meu sangue, ossos dos meus ossos…”
— “Eu lhe dou meu corpo para que sejamos um só” – ele concluiu…
— Sangue do meu sangue – murmurou – e os ossos dos meus ossos. Você me carrega dentro de você, Claire, e não pode me deixar, não importa o que aconteça. Você é minha, para sempre, quer queira quer não, quer me ame ou não. Minha e eu não a deixarei partir…
— Não – disse, num sussurro –, nem você pode me deixar.
— Não – ele disse, esboçando um sorriso. – Pois tenho mantido o final do juramento também… — “Eu lhe dou meu espírito, até o fim de nossas vidas.”




E termino minha resenha assim, com esses dois lindos quotes de tirar o fôlego. 
Espero que tenham gostado e desejo realmente que leiam os livros. O primeiro Outlander - A viajante do Tempo" e esse que resenhei hoje Outlander - A Libélula no Âmbar. Beijos e até a próxima.








Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. oie amiga
    Nossa, suas resenhas são sempre tão recheadas de paixão, que dá vontade de sair correndo para comprar o livro na mesma hora.
    Eu já me apaixonei pelo Jaime e Claire, e já prevejo muitas lágrimas nesse livro. E os quotes que você escolheu, como sempre me deixam suspirando.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. De tirar o fôlego mesmo. Não sei nem por onde começo a comentar. Caracoles, que resenha, que livro! Eu ainda não li nenhum dos dois, mas não tenho dúvidas a inteligência e astúcia do autor. Fiquei encantada quando disse sobre Jamie e sua defesa incansável. Quero ler, sem dúvidas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Vivi, que resenha é essa menina, quer me matar do coração?!!
    Desejo o livro Now!! hehe
    Adorei a resenha!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane, é a minha primeira visita ao seu blog e já me deparou com uma resenha de tirar o fôlego. Eu já havia visto a série, mas não me interessei muito. Agora, depois do que li aqui. Fiquei curiosa em saber como é isso.

    Já coloquei o livro na minha lista de compra!


    Bjão

    http://glautambra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Outlander está no mesmo patamar que As Crônicas de Gelo e Fogo???? Então vou começar a ler AGORA!

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito de sua resenha. A mesma ficou muito bem escrita e de fato você conseguiu transmiti ao leitor tudo o que sentiu ao ler o livro.
    Tenho bastante vontade de ler a série, mas tenho alguns amigos que leram e acharam um pouco ruim, enfim, vou ver se dou uma oportunidade a mesma.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!
    Tanta gente adora esse livro. Não li nenhum, pq vou ser sincero, os tamanho deles me assustam D: E grande demais, e no momento ando fugindo de livros tão longos. Mas parece uma historia encantadora e romance muito fofo *-* Ta nas metas no futuro <3
    Otima resenha. Ficou perfeita.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi que a SdE iria lançar essa série aqui eu simplesmente comentei que iria deixar o pessoal de boca aberta,pois no EUA ela é um sucesso e tanto e foi bem-vinda aqui no Brasil também,pois eu vejo tantos comentários bons sobre essa história que fico extremamente curiosa a respeito,principalmente quando você se referiu que Outlander não é apenas um romance é saber que por detrás dessas aventuras todas podemos conhecer um pouco da história do mundo.
    Adorei esse ponto da sua resenha e parabéns,ficou perfeita o/
    Beijos Pão de Queijo!!!
    http://www.vontadeler.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Não li a sua resenha completa porque ainda não li o primeiro livro. Estou muito curiosa para ler essa série, vi em outro blog que a série terá oito ou dez livros, no total *-* Estou começando a ver a série de TV de Outlander, mas ainda não consegui viciar...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só a sua resenha já me deixou sem fôlego, ufa!!!!
    Confesso que não conhecia a série e já vou correndo procurar o primeiro livro, fiquei muito curiosa com tudo, parece ser maravilhosa.
    Amei seu blog <3
    beijossss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vivi!
    Li o primeiro livro dessa saga e fiquei completamente apaixonada, quero muito saber o que os próximos volumes reservam para Jamie e Claire. Com certeza esse é um dos livros mais desejados por mim, espero poder lê-lo logo, até porque sua resenha me deixou louca para começar a leitura.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, Vivi! Confesso que li a sua resenha meio por alto, porque não queria pegar spoiler pelo menos não até a 1ª temporada da série acabar (já me convenci de que não vou conseguir ler os livros :/). Essa capa do segundo eu não gosto, mas também não deixaria de comprar o livro só por causa disso! Beijos! :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  13. Quando eu via a capa desse livro eu AMEI <3 e desde o primeiro volume meio que já virei fã da autora RSRrs São páginas e páginas mas ela consegue fazer que sempre ocorra algo e narração fica ótima.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu ja vi o pessoal falando desse livro, porém nunca tinha parado para ler uma resenha e adorei a historia, parece ser uma historia envolvente. Ele já esta na minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oh, meu Deus! Eu me arrepiei inteira lendo a sua resenha, Vivi! *chora de emoção* Adorei saber que a história prossegue dessa maneira. Em certo sentido, senti que não devia saber de tudo isso sem antes ler o primeiro volume, mas eu PRECISAVA saber se esse segundo volume continuou a encantar você. A sua opinião é ouro para mim, flor, e nesse momento saí rica – como uma madame esnobe – com todas as suas palavras preciosas! (rs)

    Tenho certeza de que AMAREI essa saga! Era para ter lido o primeiro volume em dezembro, mas a Saraiva me sacaneou, flor. Comprei o livro em promoção em novembro e até hoje nem sinal dele. O caso está em análise no site. Uma tristeza absoluta… Estou com meu coração partido e quase entrando no Procon por danos sentimentais, hahaha. Pode isso? A ausência de um livro que nem lemos nos fazer sentir como se tivéssemos perdido algo muito importante?

    Só você mesmo para semear esse sentimento em mim, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Desculpa o palavrão mais preciso falar! PQP resenha do Caralho!!! \o/
    Menina to toda arrepiada com esse texto, maravilhosa resenha, acho que pude ouvir sua voz narrando a história pra mim. UAU!!! Não li o livro, apenas acompanho a série. Confesso que me assustei com o tamanho dele mas assim que atualizar meus livros aqui em casa eu vou compra-lo.

    Jamie é muito amor!!!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo joia?
    Que interessante esse livro, ainda não conhecia a obra, só de saber que fatos citados realmente aconteceram, da uma curiosidade extra haha,

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Essa parece ser mesmo uma saga e tanto,li resenha do primeiro e amei,li essa agora e estou estarrecida com tamanha perfeição de história. Mas só há uma coisa que me desanima, a quantidade de livos da saga e os monstros que são os livros. kakakaka.

    Enfim,sua resenha como sempre está estrondosa,amei ler e até perdi o fôlego enquanto lia,kk.

    PS: Depois pesquisa e traz pra gente quantos livros da serie existe mesmo e quantas páginas tem cada um :)

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Confesso que o tamanho deste livro me deixa sem amino de ler, mas pelas resenhas que vejo acredito que gostarei da leitura

    Beijos
    www.amorliterario.com 

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é lindo e a série também *-*
    Adorei a sua resenha Vivi, sempre maravilhosa e cheia de emoção.
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2014/12/resenha-feitico-da-paixao-seducao-real.html

    ResponderExcluir
  21. Muito boa resenha. Você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  22. É impossível não amar Outlander e este segundo volume e a forma como termina me deixou ainda mais ansiosa pela continuação. Eu fico pensando como farão para recuperar o tempo perdido.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tudo bem?

    Vejo sempre comentários lindos sobre o livro, mas, confesso que o tamanho me assusta. Por mais que o livro seja ótimo, ele é muito grande e isso me desanima. Sem contar que não leio ebooks e carregar esse livro na bolsa deve ser bem desconfortável =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Esse livro e ais que perfeit e o nosso jaiminho está de arrasar nele,tudo o que ele se propõe a fazer faz bem e faz de tudo pelos que ele ama,a luta dele,o coração,a alma,é incrível acompanhar tudo o que se passa.

    E como você,quando a Claire encontra a lápide eu morri um pouquinho ali,e foi triste demais....Não vejo a hora de ler os outros livros...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  25. Eu estou com medo de ficar com raiva desse livro desde que recebi um spoiler de uma booktuber que Claire trai o Jaime. Não sei se vou lê-lo...

    ResponderExcluir
  26. Oi. Acabei de ver a primeira temporada da série, assim descobri os livros e encontrei sua resenha.... Estou apaixonada. Rsrs vc teria algum site onde possa baixar os livros.

    ResponderExcluir
  27. Eu estou terminando a primeira temporada da série e estou apaixonada. Mais até agora não entendi, quem era o fantasma que Frank ver? E ela irá mesmo abandona a filha?

    ResponderExcluir
  28. Agora estou no 2 livro e estou apaixonada...😍😍

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©