12 novembro 2014

Resenha| Boneca de Ossos - Holly Black

Olá! Tudo bem com vocês leitores?
Como estão de leitura? Lendo muito? Alguém com ressaca literária? Me contem tudo, por favor. ;)
Resenhei Boneca de Ossos e vou contar para vocês minha opinião sobre a história. Vamos lá? \\\o



  Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Autora Holly Black| Edição: 1| Editora:Novo Conceito| Selo: #irado|  Ano: 2014|Páginas:224

Livro cedido pela editora Novo Conceito para leitura e resenha.

Minha Resenha

Boneca de Ossos é um romance infantil que mistura história paranormal com aventura.
Holly Black é incrível quando escreve para crianças e adolescentes. Senti isso aqui em casa mesmo, quando meu filho Isaías, de treze anos de idade pegou o livro sem compromisso e não o largou até terminar a leitura, isso em um só dia. Depois que ele terminou eu fui logo ler, pois não queria ele ali enchendo minha cabeça com spoiler...rs
A autora manda muito bem nos gêneros YA, adulto e fantasia/ficção, porém isso é assunto para outra ocasião. Vou falar de Boneca de Ossos, um livro que apavora na dose certa. Uma coisa garanto, você vai olhar diferente para suas bonecas e outros brinquedos depois que terminar de ler esse livro.
A obra conta a história de Zach, Poppy e Alice, esses três são amigos desde sempre e pelo que parece para sempre também. Eles gostam de brincar com seus brinquedos imaginando situações e criando histórias detalhadas de aventuras ação. Infelizmente, Zach está na idade em que todos dizem que ele “está velho demais para brincar” com Alice e Poppy. Alice e Poppy sofrem com essa ruptura, com esse afastamento de Zach. É como se cortassem de repente a amizade dos três.
Isso fica assim até que uma noite, quando Poppy começa a perceber misteriosos acontecimentos com uma boneca de porcelana que usava em suas aventuras. (só de saber que a boneca era de porcelana meu medo foi a mil) Poppy convence Alice de que a boneca a está assombrando e conversando com ela do além. Os dois se apressam para contar tudo para Zach e implorar que ele os ajude a descobrir por que a boneca está falando com eles e resolver um assassinato.
“Achei que poderíamos fazer isto e, quando acabasse, teríamos algo que ninguém tinha: uma experiência que nos mantivesse juntos.” 
A questão mais importante, porém é – isso tudo é real ou Poppy está exagerando numa última tentativa de manter viva a amizade dos três.
"-Não parecia em nada com um sonho. ... A menina me disse que eu tinha de enterrá-la."
Boneca de Ossos é incrível. O livro contém todos os elementos fundamentais que uma história de horror juvenil deve ter. A trama é arrepiante e os personagens se ligam ao leitor tornando a leitura leve e fluída. Pode ser que para algumas crianças e jovens os elementos da história sejam um pouco pesados, pois temos mortes, traição e obviamente o terror, mas com certa cautela dos pais acredito que o livro seja perfeito para crianças á partir dos oito ou nove anos de idade.
Mas não posso nunca deixar de falar que surpreendentemente o livro funciona muito bem para os adultos. Você leitor pode achar que está velho demais para ler um infanto-juvenil, mas a história fala sobre amizade e quando entramos na trama sentimos que nunca queremos realmente que o brincar acabe, senti certa nostalgia. Mas agradeci mentalmente nunca ter tido nenhuma tia me presenteando com bonecas de porcelana.  o.O
"Havia um tipo de quietude que cobria o mundo no meio da noite, como se não houvesse mais ninguém acordado em nenhum lugar. Parecia cheio de mágica e de possibilidades infinitas."
Holly usa suas habilidades de contar histórias e realmente puxa você para dentro da narrativa. Ela nos mantém conectados com os personagens, senti como se eu fosse parte da história, e isso fez com que o livro ganhasse uma assombrosa qualidade.
No geral gostei muito do livro, muito mesmo, em certos momentos fiquei olhando para os brinquedos das crianças aqui de casa e me peguei guardando alguns no guarda - roupa, sério, em certas partes é um tanto assustador. Um livro que funciona para crianças e adultos, um terror que não tem necessidade de sangue e vísceras escorrendo pelas páginas.
A criatividade e vivacidade da autora nos ganha de imediato, o livro funcionou maravilhosamente bem comigo. Adorei! Recomendo para todos os leitores, leitura leve para um domingo.








Caixa de texto: "Um pouquinho de susto, um pouquinho de ternura. Esta história me pegou e não me largou mais."
(Rebecca Stead)
    

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Viviane, ainda não li nada da Holly. Estou ansioso para começar a ler O Desafio do Ferro, pois eu adoro Cassandra Clare! Ja li falarem muito bem dela e quero só ver. Parece ser um livro interessante, mas será que seria bom começar por ele? Enfim, parabéns, eu gosto bastante de livro sobrenaturais. Parece que a autora sabe fazer um pegada bem interessante na sua escrita.
    Bjs
    Maurício
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando comecei a ler a matéria...confesso que pensei que não seria o tipo de livro que iria ler...mas a sua resenha foi tão envolvente que me chamou a atenção!
    Tbm adoro livros que envolvam histórias sobrenaturais e de horror hehehe
    Ah tbm tenho medo de bonecas de porcelana hehehe
    Vou ler o livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Parabéns pela resenha! Quero muito ler esse livro, eu fui presenteada com bonecas de porcelana rsrs

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
  4. Vivi, não quero mais perder nenhuma resenha sua! Haha. Adoro o seu jeito de expressar o que sentiu e pensou ao ler o livro. Boneca de Ossos está entre os meus desejados desde o lançamento e ainda pretendo lê-lo, mas confesso que não sei quando. Independentemente disso, a sua resenha me fez perceber que é o tipo de livro imperdível, que encanta pela vivacidade da narrativa e aterroriza pela situação dos personagens. Acredita que não sabia que a tal boneca era de porcelana? Hahaha. Ninguém mencionou isso nas resenhas que li! D: Assim como você, sinto pa-vor dessas bonecas. Primeiro porque nunca pensei que fossem realmente apropriadas para brincar… E segundo porque a expressão delas não parece infantil! *brrrr*

    Enfim, com certeza lerei esse livro, flor!
    Beijos! =*
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oie amiga
    li um livro da autora, e não gostei muito (Gata Branca)
    Queria tirar essa impressão, e por isso resolvi que vou ler Boneca de ossos o quanto antes.
    Eu que não ia querer uma boneca dessa rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Já li e amei , esse livro é maravilhoso , narrativa é ótima !

    ResponderExcluir
  7. Menina adorei a resenha fiquei até com receio das bonecas Barbie de minha filha kkkkk, que bom que a leitura fluiu super bem , a autora prende o leitor. Já havia lidos elogios a esse livro e sua resenha só me confirma . UM Ótimo livro para se ler. beijos Vivi lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Logo quando a NC anunciou esse livro eu me interessei, logo depois recebi em casa e peguei para ler e tomei um banho de agua fria, o livro, a escrita da autora não funcionou comigo, no começo até que tava legal mais depois perdeu o ritmo e achei maçante e cansativo, dava sono ler dai percebi que não iria rolar, acabei que abandonei
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Comigo infelizmente o livro não pegou, achei fraco, eu esperava um terrorzinho maior, faltou um clima mais tenso, aquele suspense que geralmente tem em livros juvenis e que deixam qualquer um louco para saber o fim, além disso, o mistério em volta da boneca foi tão sem graça... Para mim não rolou mesmo, eu até curto livros juvenis e amo esse estilo, mas Boneca de Ossos, eu confesso que esperava muito mais.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi!
    Esse é um livro que desde que eu bati o olho na capa quero ler, já sabia que ele era infantil, mas isso nunca foi problema! história paranormal com aventura, é um dos meus estilos favoritos e amo o toque de suspense, vc falou os elementos de horror, adoro - quero muito ler! Linda resenha flor! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Viviane! Tudo bem?
    Nossa eu tenho esse livro aqui e até hoje ainda não entrou para a minha listinha hehehe eu simplesmente não gosto de terror/suspense e pelo visto esse livro tem esse quesito.
    Adorei a resenha.
    Parabéns...
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©