18 julho 2014

Semana Da Resenha Nacional NC #3

Olá galera, tudo bem com vocês?
Retorno hoje com a resenha de "Azul da cor do mar" da Marina Carvalho.
Como estou com problemas de saúde já a algum tempo o blog está pendente e a Semana da resenha nacional acabou ficando atrasada, muito atrasada =/
Mas prometo que até o dia 25 de julho termino de resenhar os livros prometidos e realizo o sorteio
do livro autografado " Simplesmente Ana".
Agradeço demais pela compreensão de vocês. 
Venham então saber minha opinião sobre Azul Da Cor Do Mar.


  Acaso, Destino ou Loucura? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 

Autora:Marina Carvalho| Editora: Novas Páginas| Ano: 2014| Páginas: 334

O livro Azul da Cor do Mar foi uma cortesia da parceira Novo Conceito .


Minha resenha

Eu preciso dizer que mais uma vez Marina Carvalho presenteia os leitores com uma história deliciosamente bem contada.
Bem longe da Krósvia (Simplesmente Ana), os personagens da vez vivem em Belo Horizonte – Minas Gerais. E são engraçados, cativantes e cheios de vida e bem... Bem mineirinhos.
Rafaela é uma moça moderna e super inteligente, seu sonho é ser jornalista e estuda muito para que seus desejos e sucessos se realizem. Ela é tão bem sucedida em seu intento que acaba conseguindo estágio na Folha de Minas, melhor jornal do Estado.
Logo de cara, quando entrevistada por Maurício Gusmão, executivo auto escalão do jornal aparece Bernardo. (OMG!) 
Bernardo já chega fazendo piadinhas e esnobando Rafaela. Ela antipatiza com ele instantaneamente, claro. Mas Maurício parece perceber e resolve tudo colocando Rafaela como uma espécie de ajudante do moço. Ele que seria o “tutor” do estágio dela.
“– A Rafaela vai ser uma espécie de sombra sua. Aonde você for ela vai junto. Quero que ela sinta na prática investigativa através de alguém como você, inquieto, questionador, cabeça-dura.”
Pelo quote acima vocês percebem que Bernardo é o melhor no que faz não é? Mas ele boicota Rafaela e faz de sua vida no jornal um pequeno martírio. Rafa é fashion, ela não chega a ser nenhuma “patricinha” insuportável e sem noção, mas ama se maquiar e se vestir bem, usa saltos altíssimos o tempo todo e isso enlouquece Bernardo, no começo pensamos que ele não curte mesmo a gata com salto alto, mas depois notamos é que ele se sente “incomodado” por outros motivos... rsrs.
No entanto, como o objetivo do rapaz é torturar a menina ele usa isso tudo para implicar com ela, faz isso a todo o momento, e os comentários sarcásticos dele me fizeram rir muito, esses entreveros dos dois rendem uma trama aconchegante e leve.
Quando Bernardo se dá conta que a carreira dela está em suas mãos, pois ela estagia com ele, receberá conceitos negativos ou positivos na faculdade por todo trabalho então ele realmente a inclui em reportagens e entrevistas de campo. Ele sabe que ela só terá oportunidades se ele lhe abrir caminhos, e assim ele cai de quatro, se impressiona com uma Rafaela curiosa e ansiosa em aprender, ela é dinâmica e meio doida quando o assunto é correr atrás de um “furo” de reportagem, não bastasse ela ganha a alcunha de “mascotinha” da equipe e ganha também o respeito de todos no jornal. O gostoso... errr...  Bernardo está encantado pela Rafaela, mas não dá o braço a torcer.
Paralela à história atual, de Rafaela enfrentado a selva de pedra no mundo jornalístico a autora conta sobre a moça escrever um diário desde bem novinha, e nesse diário ela menciona um garoto, não um garoto qualquer, mas o garoto da mochila xadrez que ela conheceu quando ia com a família passar férias em Iriri – Espírito Santo.
Rafa ia com os irmãos Ricardo, Augusto e Gustavo e são muito unidos, eles são fofos demais e muito protetores quanto a ela (preciso dizer que faço torcida para Marina escrever um livro só com histórias dos três irmãos)... Enfim.
Ela conhece esse garoto somente o vendo passar em frente à casa da sua avó, e se apaixona, ele marca sua infância de forma tão intensa que ela espera um dia vê-lo, se convence que ele é seu verdadeiro amor e escreve no diário tudo o que sente, sempre, para ele.
É tão doce essa parte, e pra mim foi tão intenso, pois me identifiquei, eu sempre fui meio Rafaela, escrevia diários quando menina e sempre que me apaixonava era tão profundo e parecia que eu ia morrer de amor e chorava e escrevia... rsrs, tá parei, é que  senti algo da personagem em mim e isso é tão legal, a sensação de realidade quando estamos no meio de uma ficção ,é perfeito. E a escrita da Marina faz isso.
Rafaela passa por poucas e boas para se sobressair profissionalmente, porém a autora é feliz em inserir um drama, já que bons romances sempre são pincelados com pequenas doses de dramas. E desta feita a culpada é uma das amigas de Rafa, que se joga pra cima do Bernardo bem descaradamente e ele até se envolvem por vários capítulos ¬¬ e não bastasse depois que Bernardo resolve dar a Rafa a chance de trabalhar de verdade eles vão se envolver com um membro de uma facção criminosa de uma favela de Belo Horizonte. Tive ganas de enfiar juízo na cabeça da Rafa, mas foi uma situação muito hilário-tensa-graciosa.
Os sentimentos de Rafaela por Bernardo é um misto de amo e ódio, tudo intensificado pela garota pegajosa que sempre se interpõe entre os dois, cada fato acontecendo sem trégua, sem fazer com que queiramos largar o livro. E foi assim, impossível parar de ler até a última página, a madrugada se foi e o sol apareceu na janela quando alcancei a última página e percebi que a autora tinha-me ganhado já no primeiro capítulo, que história gostosa.
Recomendo para todos os leitores que se prende numa leve história de amor contada com carinho por mãos de uma escritora apaixonada pelo que faz. Isso eu garanto.




AVISO:
Leitores, agora peço atenção.Todos que comentarem essa resenha de forma pertinente concorrerão ao livro "Simplesmente Ana" (Marina Carvalho) autografado especialmente para o leitor.Ao escrever seu comentário deixe seu nome e endereço de email. Ao fim da Semana da resenha nacional Novo Conceito todos os participantes serão computados e aquele que tiver comentado em todas as resenhas será o vencedor, caso aja empate farei sorteio pelo random. Obrigada e curtam as resenhas nacionais. Beijos.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Vivi!!

    Que história liiinda!!! Tenho certeza que irei amar... adoro histórias assim, é uma delícia de se ler! Espero ter logo a oportunidade de ler algo da Marina, ótima a sua resenha flor!!

    Melhora logo, querida!

    Beijos,

    Celle
    www.bestherapy.blogspot.com
    celle_cool@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da autora, mas achei a trama interessante. Fiquei curiosa para acompanhar as aventuras jornalísticas da protagonista e para descobrir a identidade do garoto da mochila xadrez.

    lloucaporromances@gmail.com
    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oie amiga
    nunca li nada da autora, mas sou louca pra começar. E acho que vou começar por esse, pois amo relacionamentos entre casal com essa tensão de amor/ódio
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ah, como eu sou apaixonada por esse livro *O*
    A escrita da Marina Carvalho já é maravilhosa e, quando ela escreveu essa obra cheia de amor e ódio, me conquistou mais ainda. Sou louca por romances de "não posso me apaixonar", rs.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    vicioemlivros@bol.com.br
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Vivi <3
    Andei sumida :/
    Então, eu adoro a escrita da Marina, ela consegue nos envolver, e além disso escreve super bem, passamos as páginas que nem percebemos hahahaha'
    Minha relação com o Bernardo: Amo e odeio. Nossa, ele conseguiu me tirar do sério diversas vezes, mas ainda assim adorei a forma como a Marina construiu sua personalidade *-*
    Confesso que eu esperava mais desse livro. Estava muito mais empolgada, quando comecei a leitura me decepcionei um pouco com o ritmo e com a própria protagonista.

    Beijooooss Vivis!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi,
    Estou para ler algo da Marina em breve, mas depois dessa resenha, olha fico a tentada a pegar esse mesmo para ler...shauhsua...belas palavras, fiquei mega curiosa e parece que ficarei viciada também. Bjus Elis... http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©