09 outubro 2013

Resenha | Corações Feridos - Louisa Reid

   Olá tracinhas!
Trago  para vocês a resenha de um lançamento da editora Novo Conceito. Devo dizer que foi a melhor leitura que fiz esse ano no gênero drama.
Vamos ler?


  Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

Minha Resenha:

Corações Feridos é um livro que marca o leitor de várias formas.
Fiquei dias imaginando uma forma de escrever essa resenha sem colocar nela todo o sentimento de revolta e todo o meu asco pelos pais das meninas Rebecca e Hephzibah, as duas são gêmeas e filhas de um casal protestante muito rigoroso, se é que posso falar deles de maneira tão delicada.
Aliás, vou ser bem franca, eles são fanáticos, são maus, na minha leiga opinião (sobre a psique humana) não passam de pessoas perturbadas, psicóticos.
A história começa com Rebecca sendo obrigada a se vestir de preto para ir ao enterro de sua irmã Hephzi. Todos estão muito tristes com o acidente sofrido pela filha do “honrado” pastor Roderick e sua esposa devotada Maria, mas somente Rebecca sabe realmente o que aconteceu.
Rebecca e Haphzibah são gêmeas, ambas bem diferente uma da outra, tanto física quando psicologicamente. Enquanto Hephzi é expansiva e muito bonita Rebecca e muito miúda e magra, além de ser tímida e reservada, pois nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, que é uma doença genética marcada pela má formação óssea da face. A síndrome fez com que ela nascesse sem as orelhas e os ossos do rosto são de tal maneira malformado que seus olhos são caídos e a boca parece “partida em duas”, dando-lhe uma fisionomia estranha e que causa impacto para quem olha pra ela pela primeira vez. Detalhe: seus pais nunca buscaram ajuda medica ou psicológica para Rebecca, ela só conseguiu um aparelho de surdez depois que o pai a espancou e ela foi internada, os médicos por caridade conseguiram que ela fosse operada para colocação desse aparelho.
Não bastasse Rebecca sofrer o preconceito de todas as pessoas fora de casa, dentro dessa ela não podia contar com o carinho e cuidado daqueles que a colocaram no mundo, seu próprio pai, o pastor, fazia chacota e piadas preconceituosas com a deformação da menina.
"- Rebecca, deveríamos colocar uma placa em volta do seu pescoço Uma libra por olhada. Ao final do dia, eu seria milionário. (...) - O que você quer de Natal, Rebecca? Um rosto Novo?"
 E é assim que vivem essas duas garotas. Dentro da igreja o pastor é o perfeito servo de deus, mas em casa ele é um monstro, um carrasco que não tem piedade e faz da vida da esposa e das filhas um inferno. E sempre tem a desculpa certa para esconder as atrocidades que faz contra as meninas, ele é simpático e tem a lábia própria de todo psicopata cretino.
As meninas são educadas em casa, pela própria mãe, pois na opinião do pastor o mundo lá fora é um mar de iniquidade. Porém, quando as duas fazem idade de entrarem para o colegial uma das frequentadoras da igreja mais íntima da família convence os pais das garotas a matricularem elas na escola pública. No entanto isso se torna uma tortura constante para Rebecca, que não quer se expor, por causa da doença. Já para a Hephzi isso é o máximo, ela almeja liberdade e ver as coisas boas da vida. Logo ela faz amizades e até começa a namorar, tudo isso escondido da família, com Becca sempre acobertando sua irmã, que sai escondido a noite para ir a Pubs (bares) e namorar.
Uma coisa que me perturbou bastante além das surras violentas que as meninas levavam e a constante tortura psicológica era o modo de viver precário delas.
Na casa paroquial não era permitido tomar banho todos os dias, e no dia de se banhar esse era feito com água fria. Alimentação era somente o necessário para a sobrevivência e as roupas que usavam eram doações feitas para a igreja, que Hephzi surrupiava antes da mãe levar para os necessitados, como se dentro de sua própria casa não existisse duas jovens carentes de tudo.
Essa mãe, a vontade que eu tinha durante a leitura era de catar essa mulher pelos cabelos e bater até sangrar, me desculpem, mas é isso mesmo. Ela é uma mulher descrente, submissa e amarga até um interior dos ossos e nada fazia para ajudar as filhas, a não ser mentir para encobrir o marido cruel. E eu sempre me perguntava o que leva uma mãe a tal comportamento? Porque ela se omitia tanto? O medo era o principal aliado para tanto sofrimento dentro desse "lar", inclusive as meninas tinham muito medo de desafiar o pai, mas alguma coisa podre tinha no passado dessa mulher para fazer as próprias filhas se submeterem a esse homem.
Contudo os meses vão passando e as meninas seguem indo a escola e ajudando na igreja como sempre, e com as escapadelas da irmã, Rebecca fica cada vez mais preocupada, pois sabe que se o pai pegá-la a coisa vai ficar feia. Durante todo desenrolar da história Rebecca vai lembrando-se das agruras que já sofreu nas mãos do pastor Roderick e de como nunca teria chance de se livrar de tudo aquilo. Ela não alcança as médias na escola, não tem uma profissão e não vê um futuro positivo diante de si. Ao contrário, Hephzi vê que namorando e sendo bonita, tem todo um futuro longe daquela família doente.
Mas essa liberdade e esse modo de agir é o que leva Hephzi a ruína.
Antes de alcançar seus objetivos de felicidade ela morre de forma muito estranha.
Quando eu pensei que não aguentaria mais tanta tristeza e que nunca conseguiria ler outro drama depois de "Corações feridos" Rebecca se mostra como ela é. Da morte da irmã ela retira forças para compreender que se não fizer algo por si mesma ela será a próxima vítima dentro daquela casa de horrores e tudo vai acontecendo rapidamente e vamos descobrindo coisas mais estarrecedoras sobre os pais das meninas.
Numa guinada só Becca é obrigada a largar a escola e a pressionam a começar a trabalhar num asilo/abrigo, em minha opinião, embora o serviço seja pesado demais isso foi o que melhor poderia ter lhe acontecido. Mas não posso contar por que. Lá no asilo ela faz amizade com um cozinheiro que é casado e pai de uma criança com síndrome de Down, ele aceita Becca como ela é, e isso parece fazer o coração dela se abrir, como nunca tinha acontecido antes.
Mesmo trabalhando e ajudando a mãe na limpeza da igreja Becca esquece de que tinha se inscrito num acampamento de verão para estudantes que amam ler e chega uma carta resposta sobre esse acampamento, e seu pai a lê. O caos se instala na casa paroquial. Rebecca é severamente espancada e presa no quarto sem água e sem comida durante dias... Na verdade a única coisa que a mantém viva é ouvir a voz da irmã morta e dos bebês, Hephzi a incentiva fugir, sumir dali antes que morra e ninguém descubra nada do que acontecia dentro daquela casa.
Confesso que pensei que Becca sucumbiria e não aguentaria fugir, mas ela aproveita uma oportunidade e foge, corre para o abrigo onde conta com a ajuda de Denny para enfrentar os pais e resolver todas as questões que seu coração implorava para que fossem resolvidas.
 E não pensem vocês leitores que contei toda a história dessas duas irmãs aqui nessa resenha, claro que não. Não falei das partes narradas por Hephzibah, não falei propositalmente, para que você tenha a vontade de saber os detalhes que levaram a morte essa menina inocente. Recomendo essa leitura, pois creio que todos que lerem vão se surpreender e mudar algumas perspectivas em suas vidas. Deixo uma pergunta para vocês, quem nunca teve um vizinho ou parente fanático religioso? Quem de vocês não assistiu reportagens sobre fanáticos na TV e muitas dessas vezes saíram da sala revoltados? Leia Corações Feridos, é uma história para aqueles que gostam de se surpreender com um drama, é uma história para aqueles que têm coração.


Livro: Corações Feridos
Autor: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito 
ISBN: 9788581630441
Ano: 2013
Páginas: 256
Tradutor: Thiago Mlaker



Essa foi a resenha de hoje, espero que tenham gostado da dica e que leiam Corações Feridos assim que puderem. Até a próxima postagem pessoal, beijão!






Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Oi Vivi, essa capa me chamou atenção quando a vi entre os lançamentos, mas não tinha parado para ler a sinopse. A história me deixou chocada, realmente achei que o livro fosse mais leve, porém o que você apresentou foi algo diferente. Eu sei que se ler vou ficar alguns dias em estado letárgico, mas fiquei aqui imaginando a histórias dessas irmãs e a superação de Rebecca.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Ai Vivi, é tão triste ler histórias de crianças que sofrem pressão psicológica, ainda mais dos pais, que deveriam ser os primeiros a apoiar, a proteger. A capa desse livro é muito linda, apesar da história. Também quero ir para um acampamento de verão para quem gosta de ler. :D

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, fiquei impressionada com sua resenha, foi a primeira que li e agora quero ler o livro o mais rápido, eu também fiquei apaixonada pela capa do livro..

    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  5. Essa é a segunda resenha de “Corações Feridos” que leio hoje, e minha curiosidade sobre ele só aumenta. Gostei da sua resenha, pude sentir toda a tensão que o livro desperta.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga
    esse livro está entre minhas leituras de outubro, e pelo que tenho lido nas resenhas já sei que vou me emocionar muito e sentir raiva dos pais delas.
    Nuss, vou preparar meu coração, pois já fiquei com ódio deles só de ler a resenha rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Sabe Vivi, eu não imaginava isso do livro. Confesso que crei uma ideia, absolutamente, equivocada. Foi bom passar aqui.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa Vivi, também não imaginava uma história tão pesada e, de certa forma, verdadeira né? Porque sabemos que muitas pessoas são julgadas pela aparência, pelo trabalho e pela vida que leva. Muitos religiosos têm agido assim: na casa de "deus" vivem de aparências e em casa mostram como realmente são.
    Nossa, que livro forte hein?!!??! Acho que eu ia ficar com o coração apertado e com vontade de socar a cara do pastor Roderick!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi, tudo bem?
    Esse livro parece transmitir tantas emoções que tem que ser forte para aguentar. Mas ao mesmo tempo isso é bom, faz o livro se tornar único, não é mesmo?
    Só não curto tanto a capa dele, mas isso é o de menos. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Nossa que rersenhona, Vivi.

    O livro realmente parece ótimo, mas acho que é um que iria me irritar muito sabe?! Só pelas coisas que vc falou, já estou com raiva do Pastor, rs. Mas vou procurar ele, eu havia ouvido falar o nome, mas nem cheguei a procurar nada, assumi que fosse algum romance aguinha com açúcar, mas agora estou com outros pensamentos ^^

    Té mais...

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi!
    Uau, que resenha! Me comovi aqui e fiquei imaginando como essas meninas sofreram!
    Despertou uma vontade enorme de ler, tem tempo que não leio algo assim, e esse parece ser ótimo! Quando vejo esses casos de fanatismo, me dá um certo nojo, raiva dessas pessoas que acabam por assim falando e agindo como pessoas estupidas! Acho que Deus está muito acima das coias que esses "crentes fanáticos" tentam passar! Enfim, minha humilde opinião!
    Adorei sua resenha e espero poder ler esse livro em breve! Não sabia que era assim tão forte!

    Beijinhos flor!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vivi do céu que resenha é essa amiga? Estou aqui de boca aberta e louca, ensandecida para ler este livro.
    Sério, vou comprá-lo com toda certeza, pois o enredo me deixou vidrada, nunca li nada sobre fanáticos religiosos...
    Quero ler com toda certeza e descobrir pq a irmã de Rebeca morreu...E como ela consegue se livrar dessa família horrenda...
    Se lendo sua resenha já fiquei revoltada, imagina qndo ler o livro heim amiga? Aff! História muito forte neh?
    Bjokas flor e parabéns pelo belo texto.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  13. Ufa, fui lendo e fui sofrendo junto com elas e junto com a resenha!
    Não seu se conseguiria ler um livro assim! Mas a história parece ser muito boa, a resenha ficou ótima, passou emoção!!!

    Beijosss


    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi vivi
    Que super resenha, adorei viu!
    Estou torcendo para o meu livro chegar logo *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi

    Nossa que resenha !! Fiquei mega curiosa pra ler esse livro e como mesmo disse a tantas pessoas fanáticas e psicóticas em suas crenças que dá ate medo . E realmente muitas das vezes ouvimos relatos e ficamos imaginando o que leva os pais que no contexto certo deveriam proteger, cuidar e amar seus filhos façam deles um joguete no seu mundo distorcido.
    Enfim parabéns pela resenha .
    Bjs Vá

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©