15 setembro 2011

Resenha|| Jane Austen - A Vampira



Jane Austen - A Vampira - Michael Thomas Ford




Segundo a sinopse da orelha... Jane Austen não morreu!
A autora de Orgulho e Preconceito e outros clássicos do século XVIII vive discretamente numa cidadezinha no interior dos Estados Unidos: é dona de uma livraria e fica muito frustrada por não receber direitos autorais pelo sucesso de suas obras nem das paródias inspiradas nelas. Mudou de nome para Jane Fairfax e sobrevive há 233 anos depois de ser mordida por um vampiro, o lorde Byron.

"Jane Austen". Só esse nome já basta pra trazer a memória histórias clássicas como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade… E sabemos, também, sem nem precisar de uma pesquisa no Google, que ela é uma autora que viveu e MORREU há séculos atrás, certo? Bom, de acordo com o livro de Michael Thomas Ford, não é bem assim. Jane Austen viveria entre nós ainda hoje e, mais que isso, ela é uma VAMPIRA .
De início, confesso que achei um tanto “estranho”, mas algo que poderia ser interessante, então, comprei um exemplar. E confesso que adorei!O livro, que se passa nos dias de hoje, narra a vida de Jane Austen, agora Jane Fairfax, que mora em uma cidade pequena dos Estados Unidos.Dona de uma livraria, ela se revolta por não receber direitos autorais e pelo uso indevido de sua obra [afinal, quem não se irritaria ao ver seu nome usado em um livro de ginástica só pra gerar dinheiro?]. Mas a revolta, claro, é em silêncio, já que ela não pode fazer nada. E tudo fica pior porque nenhum editora se interessa por seu “novo” livro. Básico.Quando ela está prestes a desistir de ser publicada, uma esperança surge: um editor se interessa desesperadamente pelo livro dela. E em poucos dias, lá está ela, assinando um contrato! Mega Legal! Até que ressurge seu criador: Lord Byron [uhuuuuu!!!!].Ela teve um romance com ele e o abandonou séculos atrás e desde então ele a quer de volta. Pra conseguir o que quer, ele simplesmente ameaça sua amiga Lucy e seu pseudo-namorado Walter. Mas esse não é o maior problema que Jane tem que enfrentar. O problema vem na forma de Charlotte Brontë, que também é uma vampira, mas que não passa de uma doida [e põe mega doida nisso] ressentida por não ser tão popular quanto Austen. Ela acusa Jane de ter roubado a história dela, e mostra uma cópia do manuscrito original. Manuscrito que tinha sido presenteado a Byron por Jane. Mega rolo.
O livro é um romance. Claro que temos algumas referências históricas, mas nada que afete muita coisa. E o mais importante: apesar de Jane ser uma vampira e precisar de sangue pra viver, nesse livro o vampirismo não é o tema principal. O principal é realmente o romance. Ela precisa esconder seu segredo, conviver com dois mundos ao mesmo tempo, mas ela é muito mais humana do que vampira.Vampiros aqui só são imunes a doenças e saram mais rápido que o normal, mas comem de tudo, saem no sol, dormem.. exceto o sangue de vez em quando, ela tem uma vidinha bem humana, e Byron a acusa de ter se distanciado de seu lado vampiro, isso sem contar o que ela nem aproveitou.Pra mim, o foco mesmo ficou em sua vida atual, em seu romance engata-não-engata com Walter, a rotina de se transformar em uma autora de sucesso. O fato de ela ser uma vampira, pra mim, deu um pouco mais de charme na história [e me fez pensar se ela não está se revirando no túmulo agora XD].O livro joga algumas pontas que podem dar uma bela continuação, e esta talvez com muito mais ação, mas nada que deixe as pessoas muito aflitas por não saberem de nada. Eu realmente gostei do livro, li ele rapidinho, e fiquei, sim, com um gostinho de quero mais.
Finalizando... Não posso deixar de comentar sobre a estética da edição desse livro publicado pela Editora de Lua de Papel, que é um colírio para os olhos sonhadores de qualquer leitor: Uma foto brilhante e em cores vivas destoa na fosca cor de carne da capa, as três primeiras páginas são negras onde destacam-se os títulos em branco. Há desenhos semelhantes a riscos de lápis num tom grafite, que prevalece nas laterais de todas as páginas do livro aparenta, olhando-se o livro fechado, que suas laterais são negras. Isso tudo confere todo um estilo gótico muito caprichado e condizente com a proposta do livro.
Se você gosta de livros bem humorados onde tudo pode acontecer certamente vai gostar de Jane Austen – A vampira.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gosto de livros com historias bacanas,e pela sua narrativa esse parece muito legal... assim que possivel vou buscar mais informações e se eu ler prometo deixar minha opinião aqui...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação no blog Renata, e esse livro é muito interessante mesmo.E engraçado. Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©