24 novembro 2016

Resenha | ♪ A Garota Italiana ♪ - Lucinda Riley

 Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música. Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino. Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamorosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.

Cortesia Editora Arqueiro 


Olá, galera leitora! Tudo bem com vocês?
Aqui em casa está tudo bem, pois o tempo está ótimo e isso colabora com minhas leituras, os dias estão mais chuvosos e frescos e fico muito animada com isso. Estou lendo muito e somente histórias fantásticas, muito bom isso, né?
Hoje trouxe uma resenha sobre um livro lindo da escritora Lucinda Riley. Lucinda nunca decepciona, nunca. Quem é fã anseia por suas obras e quem ainda não é convido para ler minha opinião e correr para comprar os livros dela e se deliciar. Prontos? Então vamos lá... 😏

Quando algum livro da Lucinda Riley é lançada aqui no Brasil eu não tenho dúvidas, quero logo ler o livro, pois a escrita dela é fantástica. A Arqueiro adquiriu os direitos de sua série "As sete irmãs" e sobre "A Garota Italiana" que é um livro solo. Assim nós leitores somos presenteados com um romance intenso de qualidade única.



Onde tudo começa - Nápoles, 1966.


Rosanna Menici vive com seus pais em  um pobre bairro de Nápoles (Itália)ela tem 11 anos de idade e já ajuda no restaurante de sua família. Ela tem um extraordinário talento, que seus pais não dão atenção até que ela canta na presença de Roberto Rossini, um renomado cantor de ópera. Ela se apresenta lá mesmo no pequeno restaurante de seus pais na ocasião em que comemoram o aniversário de casamento dos pais de Roberto.
Quando Rosanna termina a apresentação e se aproxima de Roberto ele logo diz que ela tem um talento raro e precisa desenvolvê-lo tomando aulas de canto. Porém sua família não tem dinheiro para pagar um profissional , para eles isso não passa de uma coisa supérflua, eles esperam que a filha siga ajudando no restaurante/cantina até encontrar um marido e se casar.
Luca, o maravilhoso irmão de Rosanna entende o verdadeiro valor da voz de sua irmãzinha e resolve pagar pelas aulas com todas as suas economias. Ele é o braço direito do pai e sempre juntou seu salário para um dia sair dali, viver sua própria vida. Mas ele abre mão disso em prol da irmã. O dois vão atrás do professor indicado por Roberto e quando ela canta para ele de forma tão doce e perfeita ele logo a aceita como aluna. E assim Luca e Rosanna combinam que esse será um segredo entre ambos, pois o pai iria proibi-la de cantar se soubesse do dinheiro gasto no pagamento das aulas, mesmo que esse viesse das economias de Luca.
Ao longo dos anos Rosanna se torna a soprano e artista que seu irmão e seu professor sabiam que ela seria e o sonho de se tornar uma cantora de ópera no La Scala, famosa casa de ópera em Milão, se torna realidade.
Quando a moça ganha uma bolsa de estudos numa escola de prestigio para as artes, ela e Luca mudam-se para Milão e deixa sua irmã, Carlotta, e seu pai para trás. Nesse ínterim sua mãe faleceu e seu pai parece definhar de saudades, sua irmã tem uma filha e somente ela poderá ficar cuidando do pai e ajudando no restaurante.
E é nesse tempo que ela torna e ver Roberto. O homem por quem ela se apaixonou desde que tinha 11 anos. Roberto, no entanto é um homem promíscuo, arrogante e auto-obcecado. Definitivamente não é o tipo de homem que Rosanna tinha em mente como o homem dos seus sonhos. Seu irmão não o aprova, pois sabe bem o tipo de pessoa que ele é e do que é capaz. Há uma razão muito forte para que Luca não o suporte, mas ele nunca contará a ninguém, afinal o segredo não é dele.
Os dois, Rosanna e Roberto, se entregam de maneira doentia ao romance que surge. O amor entre eles é tão inano que beira as raias da loucura. Roberto não suporta ficar longe de Rosanna e ela respira o ar que ele exala. O sexo é um meio de resolverem qualquer questão e eles se entregam totalmente a isso, não aceitam que ninguém interfira na vida deles, o mundo gira em torno dessa bolha em que vivem. É angustiante a maneira como Rosanna acredita em tudo que Roberto diz e faz, mas também temos que entender que ela é muito jovem e ele foi desde sempre sua inspiração e primeiro amor.
O leitor terá a partir daí uma história de amor obsessivo, ambição e traição. Lucinda capricha na descrição de uma Itália maravilhosa e cheia de romantismo, mas também nos mostra um pouco de Londres, Nova York já que a carreira de Rosanna deslancha e ela viaja para vários lugares do mundo encantando os pobres mortais com sua voz de anjo. Ela e seu Roberto, pois eles se tornam um par memorável na interpretação de óperas famosas.
O personagem de Rosanna cresce muito, é na dor que ela floresce como pessoa. Confesso que não gostava dela, me irritei bastante com sua força em inventar desculpas para tudo que passava com o marido safado. Tudo bem, ela dedicou sua vida a música, não teve uma vida amorosa e não tinha bagagem para lidar com a perfídia de Roberto, mas enquanto leitora e mulher eu tive vontade de arrancar ela do livro e lhe dar uma surra... 😠
Mas Rosanna é uma personagem inteligentemente moldada por Lucinda Riley e eu tinha grandes esperanças por ela e não me decepcionei.
Há também uma história de amor secundária - de Luca e a melhor amiga de Rosanna, Abi. Um amor impossível, desses de fazer a gente chorar muito, mais até do que o amor de Rosanna e Roberto. Foi o que aconteceu no meu caso. Como falei no início esse livro é maravilhoso e recheado de sentimentos, trama redonda e intensa.
O enredo que trás uma personagem que vai de uma menina talentosa que se transforma numa mulher obsessiva e fraca no amor, uma mulher cuja vida não saiu do jeito que ela queria, um homem dividido entre seu futuro amor, uma amante desesperada que se esforça em manipulá-lo e controlá-lo. Eles estão todos lá, em cada página, vivendo de forma tão real quanto é possível uma escritora conseguir tão magistralmente fazer. Existe um pouco de alivio cômico e um tantinho de suspense, como o roubo de uma obra de arte valiosíssima, mas não posso contar mais, senão estrago o mistério.
Fiquei muito feliz com o desfecho e todas as pontas foram devidamente costuradas, segredos de família vão deixar o leitor ansioso, no entanto depois de tudo revelado você ainda vai se apaixonar muito mais, pois vai entender que o ser humano é falho e que atitudes de outras pessoas podem determinar seu próprio destino.
Sempre que leio Lucinda Riley fico intensa, minhas resenhas são mais passionais creio eu, e a culpa é toda dela, graças ao seu talento. Recomendo o livro a todos os leitores, com toda certeza de que irão amar.





Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. oLÁ
    Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento feito pela autora, a propósito, sua escrita é sensacional e eu não poderia ter curtido mais. Adorei poder conferir sua resenha, que me deixou com saudade da história. Esse livro é muito lindo mesmo, e seus comentários ficaram bem completos, adorei!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu, ao contrário de você, nunca li nenhum dos livros dessa autora, mas confesso que não oficial por oportunidade rsrs. Achei a proposta da obra bem legal e inclusive já li outras resenhas super positivas. Adorei saber que a autora conseguiu costurar todas as pontas que ela deixou solta e fazer um desfecho que lhe agradou. Sobre a capa, eu achei ela legal, mas a edição dessa mulher na capa ficou um pouco estranha, um pouco desconexa do fundo. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas fico contente que tenahs gostado tanto assim!! :) ahah

    Não faz o meu tipo de romance mas ainda bem que e tao inspirador, ao ponto de mudar o estilo e o rumo das tuas resenhas!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. oie, ue bom ver que você gostou tanto desse livro, eu já andava temerosa para lê-lo pois ouvi algumas críticas, mas sua resenha me deu um certo gás. Também gosto dessa intensidade que lucinda nos passa através de suas obras, e gostei de saber que temos até um suspensezinho. Eu também sou uma grande fã de lucinda e me falta apenas ler esse e a luz através da janela, dessa autora.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a Lucinda né, mas eu confesso que me senti com a personagem o mesmo que você sentiu, ela me irritou em diversos momentos porque ela perdeu muita coisa né, mas acho que ela também acabou ganhando muito no final. Adoro as escritas da autora e leio tudo o que ela publica.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Bom, preciso dizer que faz anos que eu queria ler um livro da Lucinda. Acabei começando por esse e me decepcionei um pouquinho. Eu quis estapear vários dos personagens: a Rosanna, pessoas da família dela e o Roberto. Não interessa de quem era o segredo, custava alguém ter avisado a criança que virou mulher e estava se metendo numa grande furada?? Fiquei enlouquecida enquanto lia... Rs... Não é que tenha sido uma leitura ruim, mas esperava que fosse muito melhor.

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Bom, já tem tempos que tenho vontade de fazer a leitura desse livro, mas até então não tinha lido a sinopse, apenas fiquei encantada com a capa, tenho que confessar que a premissa é mais interessante do que eu imaginei, pensei que era só mais um hot que eu iria acrescentar na minha lista. Fiquei maravilhada com sua resenha e a vontade de ler o livro só aumentou. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu ja li algumas obras da autora e gostei bastante, por isso fiquei animada com essa dica. A premissa está muito interessante e achei bacana abordar um amor obsessivo, além disso fiquei animada ao ver que acompanhamos uma grande transformação na protagonista.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito a trama tem de tudo um pouco, né? Confesso que nunca li nada dessa autora, mas vontade é o que não falta, já que só vejo elogios sobre as obras dela. Gostei dos temas retratados, deve ser uma leitura bem intensa e envolvente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Que bom que você está lendo muitos livros e que as leituras estão te agradando. Ainda não li nada da Lucinda, mas não é por falta de indicação. Pelas resenhas que leio, essa autora parece pegar vários temas distintos, jogar tudo dentro de um liquidificador, bater e fazer sair algo bom e isso me agrada muito.
    Fiquei bem receosa com relação a esse livro, pois não achei legal a menina tornar-se uma mulher obsessiva, apesar de achar que tem um motivo. Vou anotar a dica, mas não devo ler de imediato.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Ola!

    Ainda não conheci pessoalmente nenhuma obra da Lucinda mas anseio por este momento.

    Muitos elogiam sua escrita e creio que me darei super bem com suas obras.

    Esta, em especial, tenho mais vontade de ler. O mix do título com a capa proporciona uma sensação única. Não li muito da sua resenha pois não quero criar expectativas para leitura, mas fiquei muito feliz em ler sua opinião!

    Dica mais que anotada (:

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©