07 janeiro 2012

Amigos do Blog :)

Oi pessoal !

Semana passada não tivemos nossa querida coluna "Amigos do Blog". Festas de fim de ano, povo todo ocupado, então deixei passar.
Mas hoje trouxe alguém especial para nos falar, através de um texto o Bernardo vai nos confessar "Qual a importância da leitura" na vida dele.




O Bernardo tem 20 anos de idade  é de Curitiba, está fazendo letras ingles/portugues com ênfase em tradução.
Ele me disse que adora de ver séries e filmes, ler, dormir, ouvir musica, e ficar na internet xD.
Pessoal, o Bernardo também está se aventurando na blogosfera, ele criou um blog literário recentemente e vou eixar aqui o link, para que vocês possam visitar e dar um apoio.Eu adoro a forma com que ele escreve, então *Recomendo* .


Link do Blog do Bernardo => Ajustes de letras

 
Este é o Bernardo  :)

Agora vamos ao texto que ele nos enviou :

Oi, tracinhas do Razão e Resenhas. Diferentemente das outras pessoas que escreveram para a “Amigos do blog”, não posso começar meu texto agradecendo a Vivi pela oportunidade, porque o convite foi feito por mim mesmo, rs. Agradeço, então, a aceitação de publicar um texto meu depois que eu fiquei puxando a barra da saia dela.

Falar da minha vida sem a leitura é impossível, pois desde pequeno o hábito se enraizou em mim e se cruza constantemente com o que eu propriamente sou. A leitura, portanto, teve e tem um papel central na definição de quem é o Bernardo.

Comecei a ler sozinho com 4 anos, mas desde muito antes vem o incentivo da família, especialmente minha mãe. Meus parentes mais distantes costumavam ficar admirados da maneira com que eu me agarrava aos livros. Esse “pontapé” foi importantíssimo pra mim; não acho que eu seria um leitor, no sentido mais concreto do termo, se não houvesse estimulo e valorização do hábito dentro do ambiente familiar.

Os livros são o meu refúgio em todos os momentos, os bons e os ruins. Desde a leitura por simples prazer, até quando li para me esconder dos problemas, e mesmo encontrar soluções para ele, nunca foi uma coisa feita com leviandade. Sempre valorizei e cuidei das páginas como se fossem uma criança pequena, do tipo que a gente acolhe no peito e acompanha o crescimento até que eles se tornem pesados demais pra carregar. A leitura me transporta para outros lugares, outros tempos, outras concepções. Ela me leva a pensar diferentes pontos de vista, a repensar minhas próprias opiniões, me ensina a sempre acalentar aquela parte de mim que nunca vai crescer ao mesmo tempo em que me impulsionam a amadurecer.

Há uma coisa na leitura que sempre achei incrível, que é o modo como uma atividade estritamente individual pode ser aproveitada no grupo. Conversar sobre literatura me ligou a várias pessoas, que me indicaram novos livros, novos autores, expandiram meu repertório de algum meio. Valorizo então essa prática pela capacidade de me unir a pessoas com objetivos parecidos com os meus, e mesmo a pessoas diferentes de mim.

Ler me emociona, me diverte, me assusta, me fascina. Cada vez que abro um livro, sinto que arranquei a pedra fundamental de uma represa e sou engolfado pelo rio antes preso. A leitura é isso, é a possibilidade de movimento do que antes estava estagnado, de viver o novo sem precisar sair de casa, a abertura para que seu mundo seja violentamente mudado. O que realmente me encanta é o poder de desestabilizar as convenções do leitor.

Não acredito que a literatura tenha o poder de mudar o mundo, mas ela tem sim o poder de me acordar para mudar UM mundo: o meu. E quem sabe, mas quando mudamos o nosso mundo, não mudamos também o mundo, de uma maneira geral?



Adorei seu texto Bernardo, e agradeço de coração por ter pensado com carinho no Razão e Resenhas .Obrigada de verdade .Um grande abraço de ursa pra você   \o/












Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Muito legal o texto do Bernardo...Ficou bem escrito e interessante. Adoro essa tua coluna de amigos do blog, Vi, sempre tem textos interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, Bernardo. Excelente saber que com o empurrão certo o apego a leitura pode começar cedo. Valeu Vivi, por disponibilizar esse espaço para trocas de experiências. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto do Bernando! Adoorei o que ele escreveu! Uhu, parabéns (:

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA
    OBRIGADO PELA VISITA
    E CONTEMPLAÇÃO DO CONTEÚDO DO MEU BLOG

    MUITO AGRADECIDO

    BRUNO

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o texto. Me identifiquei com várias partes ^^

    E, citando Mário Quintana, "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.Os livros só mudam as pessoas."

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. legal, é bom saber a tragetória de leitura das pessoas, a gente quase sempre se identifica com elas.

    Alef Dalle Piagge - Floreios e Borrões.
    http://adpiagge.blogspot.com/
    @alef_dp

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana essa coluna.
    Gostei do texto do Bernardo, eu como ele também comecei a ler aos 4 anos e minha mãe incentivou bastante meu gosto pela leitura.

    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  8. Que legal!! E ah, o seu blog mudou e eu nem tinha visto!! Gostei :P

    Bjs
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, muito magico o texto do bernardo, adorei, nao comecei a ler tao cedo hehe nem lembro quando comecei, mais sei que lia aqueles romances de julia e livros de agatha cristhy

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Viviane!!
    Boa, boa... muito bom o texto, não conhecia essa coluna, achei bem legal a ideia...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivi!
    Ótimo texto o do Bernardo,o post ficou maravilhoso.Muito legal a coluna amigos do blog.
    Grande Abraço!

    Tem uma matéria sobre Vampiros lá no blog,dá uma conferida depois,ok!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. adorei o texto, também acho que a literatura um fator que pode unir as pessoas, seja para discutir um personagem preferido, ou o livro em si.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. HAHAHAHAHAHAHA Adorei Vivi :D hohoho
    Lindo texto do Bernardo. Meus parabéns.
    (Desculpa a demora descarada em não vir aqui quando você pediu viu? foi que no momento exato, eu tinha acabado de sair. Nem vi D:) Beeijão Vivi, sucesso sempre ;*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  14. Adoro esta sua coluna Vivi!!!
    Lindo texto Bernardo, amei cada palavrinha, passou mto sentimento!!! Me identifiquei, os livro tbm são um refúgio, uma distração, uma paixão!!! É uma verdadeira magia!!!
    Obs: Adorei q a iniciativa de escrever foi do Bernardo, super legal!!! =]

    ResponderExcluir
  15. Oun..obrigada, já te respondi no e-mail!!! =]

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto do Bernardo!

    Amiga os marcadores chegaram ontem!
    Ameeeeii!!!! *-*

    BjO

    ResponderExcluir
  17. gostei dessa coluna bem legal =)

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. gente, obrigado pelos comentários! vi que alguns foram no literatismos comentar, fiquei muito feliz :)
    no momento estou matando o trabalho [rs] mas quando chegar em casa vou responder e seguir a todos com muito carinho :D

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©