21 dezembro 2014

Sétima Arte| Rare Exports - Especial de Natal


Olá tracinhas!
O Natal está na nossa portinha :) 
Coisa boa demais não é?
Ano passado assisti a um filme muito bizarro, mas como me identifico com coisas assim... ADOREI!
Então ontem estava procurando algo diferente para postar e me lembrei desse filme e resolvi  falar sobre ele aqui para vocês. 
É um filme louquinho e bom para se assistir no fim do ano, pertinho do natal, pois se trata de Papai Noel... 
Bom, vocês vão ver ... MUAHMUAHMUAHMUA  o.O












Nas profundezas das montanhas Korvatunturi na Finlândia, 486 metros debaixo da terra, está o mais bem guardado segredo de Natal. E chegou a hora de cavar! Neste Natal, todo mundo vai acreditar no Papai-Noel.


Papai Noel das Cavernas 



Título Original: Rare Exports: A Christmas Tale
Ano: 2010  
País: FINLÂNDIA, NORUEGA, SUÉCIA, FRANÇA
Direção: Jalmari Helander
Roteiro: Jalmari Helander, Juuso Helander, Petri Jokiranta, Sami Parkkinen
Produção: Agnès B., Petri Jokiranta, Knut Skoglund
Elenco: Jorma Tommila, Peeter Jakobi, Onni Tommila, Tommi Korpela, Rauno Juvonen, Per Christian Ellefsen, Ilmari Järvenpää, Jonathan Hutchings.


Rare Exports: A Christmas Tale é um filme de fantasia dirigido pelo finlandês Jalmari Helander e que foi baseado em um curta-metragem intitulado Rare Exports Inc. (2003) idealizado por Jalmari em parceria com Helander Juuso pela companhia de comerciais Woodpecker Film. No curta, o diretor finlandês estabeleceu uma faixa de três caçadores (marcador, franco-atirador e rastreador) que partem em busca de um selvagem Papai Noel nos desertos congelados da Lapônia. Após a recepção positiva do público pela Internet e em festivais indies, a Woodpecker Film produziu a sequência do curta intitulado Rare Exports: The Official Safety Instructions (2005).


A história centra-se em um grupo de pastores de renas cujo Natal é perturbado por escavações na montanha Korvatunturi patrocinada pela multinacional norte-americana Subzero Inc.. Um misterioso milionário contratou uma equipe de escavadores para descobrir no interior da montanha “o maior cemitério do mundo“. Depois de dias detonando explosivos, a equipe descobre uma gigantesca caverna que logo é reconhecida pelos peritos como um “túmulo sagrado“. No entanto, mesmo aprisionado em um gigantesco bloco de gelo o ocupante do túmulo ainda está vivo. Os exploradores então retiram o bloco de gelo e o trancam num galpão até a sua exportação.


Curiosamente, as renas, que eram importantes para a população local, aparecem todas misteriosamente semi-devoradas. Todos culpam os exploradores pela migração de animais predadores que viviam na montanha e começam a preparar armadilhas até que as crianças e alguns suprimentos começam a desaparecer da cidade. O pânico começa a tomar conta do vilarejo e somente um pequeno garoto, Pietari Kontio (Onni Tommila) sabe a verdadeira razão dos fatos: Papai Noel está vivo e tem muita fome!


O xerife local (interpretado por Risto Salmi) é avisado e quando Rauno Kontio (Jorma Tommila), um dos pastores, resolve investigar uma de suas armadilhas descobre que acabou por capturar o verdadeiro Papai Noel, um ser sobrenatural que, ao invés de presentear as crianças boas, pune os desobedientes com a morte. 

Rauno e seu filho Pietari planejam vendê-lo para o milionário para que este possa cobrir os prejuízos causados pela sua escavação e junto com seu amigo tradutor Aimo (Tommi Korpela) preparam o “bom velhinho” para a entrega até descobrir que o próprio não se trata do velho Noel e sim de um de seus duendes-ajudantes (velhinhos pelados que chegam às centenas!) seres canibais que roubavam pelo vilarejo eletrodomésticos como aquecedores e fogões para libertar seu mestre e sequestravam crianças para que o monstro natalino pudesse castigá-las. Cabe então à família de Rauno e alguns amigos evitarem que este mal ancestral volte a castigar a Humanidade.

Um ponto forte da produção é o bom humor (negro) especificamente falando sobre a cena em que o patrocinador das escavações pede para que o capataz distribua aos trabalhadores das escavações pequenos folhetos onde existem normas a se cumprir caso a “encomenda” escape.

As normas são as seguintes:

“Não beba.”
“Não fume.”
“Não amaldiçoe.”
“Não fique vadiando.”
“Não corra por aí.”
“Não responda aos mais velhos.”

Todos os ajudantes riem aos montes, mas logo a alegria logo acaba quando toda uma equipe de carregadores aparece desmembrada em questão de segundos por causa de um simples palavrão…
Rare Exports: a Christmas Tale já arrecadou prêmios em festivais do gênero terror e fantástico como Locamo na Suiça e Sitges na Catalunha em 2011 e prova que não é só de remakes e copiões que se vive a verdadeira empresa cinematográfica.
Fonte: Aqui







Eu gostei do filme simplesmente por que foge do comum, não é aquele filme de terror 
que vai te marcar eternamente ou que passe a mensagem de sua vida, 
mas é bom para passar o tempo e aprender sobre lendas. 
Pietari, o garotinho que descobre o por que dos sumiços das crianças é um fofo, 
ele mergulha nos livros para saber sobre o Papai Noel bizarro, 
a história verdadeira do homem que punia as crianças mal comportadas. 
Ele aprende tudo e sabe que precisa ajudar seu pai e todos do lugar. 
Um filme para uma tarde de natal, por que não? 
Sair da mesmice, ver com os filhos, passar um medinho neles... hauahaua. 
Aqui em casa não adianta, meus pimpolhos adoraram o filme. 
São doidos que nem a mãe...hihihih.


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Uou, como você mesma disse é bem ''bizarro'' mesmo, haha, fiquei bem curiosa para ver ;3

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Te juro nunca ouvi falar nesse filme, a primeira vista não iria assistir, mais ao fim do post fiquei curiosa, vou dar uma chance
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!
    Bizarro é pouco ne? Pelo que vc disse, e essa cena da galera pelada KKKKKKKKKKK, diferente mesmo viu. Juro que não faz meu estilo, mas fiquei curioso tambem :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Não sou muito fã desse gênero, mas fiquei curiosa para ver esse filme, já anotei o nome aqui para dar uma olhadinha depois :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaaaaaaaaa :O RSRSRS Não conhecia o filme parece um tanto que... diferente RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nosssaaaaa bizarro mesmo ein.... Nunca nem ouvi falar desse filme e nada parecido... mas achei a premissa interessante... as imagens falaram totalmente por si... gostei... Xero!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Que filme estranho....rs. Por ser do circuito europeu, eu ainda não tinha escutado falar sobre ele. Não é o tipo de história que eu curta, mas parece ser bem original e por isso chamou a atenção das pessoas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Wow.
    Filmes europeus sembre saindo da mesmice né? haha
    Fiquei curioso, ótimo post!

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca vi um filme assim. Fiquei meio assustada.
    Mas vou dar uma chance e ver o filme.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©