14 dezembro 2014

Resenha| Vinte Garotos no verão - Sarah Ockler

Tracinhas, tudo bem?
Aqui em casa tudo tranquilo, precisei formatar o computador, mas não deu certo, marido não deu conta de consertar e tivemos de mandar a máquina para manutenção, não teve jeito. =/
Agora que voltei espero poder colocar as coisas em ordem e agradeço vocês, meus seguidores, pela paciência e presença aqui no RR, vocês são show. \o/
Hoje trouxe a resenha de um livro que me fez chorar, embora isso seja extremamente fácil, 
pois choro até em comercial de suco Tang. o.O
Enfim, eu amei a história de Vinte garotos no verão e espero que vocês leiam a resenha 
e posteriormente o livro, vale muito a pena.
Então, "sigam-me" os bons leitores. \\\o


  Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.
Autora: Sarah Ockler| Edição: 1| Editora: Novo Conceito| Ano: 2014| Páginas: 288


Minha resenha

Quando recebi “Vinte Garotos no Verão” eu não tinha lido nada sobre ele nas redes sociais nacionais e nem no Goodreads, então foi por assim dizer um tiro no escuro. Gosto de começar uma história assim, sem saber o que me espera e sem ansiedade demais. Tenho me decepcionado com algumas leituras em que coloquei muitas expectativas e que no fim das contas não me causaram impressões altas. Mas não me arrependi nem um minuto de ter lido Vinte Garotos no verão.
Depois que muitos blogueiros foram postando suas resenhas e impressões só percebi que todo mundo adora esse livros, não li nenhuma crítica negativa sobre ele, e ninguém dizendo ter desistido da leitura.
Enfim...
A história gira em torno de Anna, uma jovem que se apaixona pelo irmão da melhor amiga. Os dois também são amigos, mas Anna sempre sentiu um friozinho na barriga em se tratando de Matt e no seu aniversário de quinze anos se beijaram. Depois do beijo começaram um namoro, mas um namoro escondido de todos, principalmente de Frankie, a irmã de Matt e a amiga.
Anna queria contar, viver livre seu primeiro amor, mas o garoto não deixou, achava que sua irmã iria ficar deprimida e se sentindo rejeitada e deixada de lado, então a fez prometer não contar nada e assim Anna não contou.
A família Perino (Matt a irmã e os pais) vai sair de férias, vão para praia, como faz todos os anos e os três amigos resolvem se despedir tomando um sorvete. Anna está triste, pois não pode se despedir direito de Matt, como namorados, e ainda está tensa, pois ele não concorda em contar nada pra Frankie. Nesse ínterim eu já estava odiando Frankie, que guria mais fraca e dependente, por que ela não aceitaria a melhor amiga como namorada do irmão. A desculpa de Matt de que ela se sentiria inferiorizada, ou rejeitada me deixou mais possessa ainda.
“- Tudo vai ficar bem, Anna, você vai ver – Matt sussurrou quando Frankie foi buscar mais guardanapos. – Sei que isso está se arrastando, mas ela é minha irmãzinha, não posso evitar. Afinal, é preciso cuidar dela.”
Mas o passeio não saiu como esperado em nenhum dos sentidos, após saírem da sorveteria e entrarem no carro Matt coloca um CD do Grateful Dead e enquanto cantavam juntos e sorriam juntos, um terrível acidente acontece.
“Juntos. Felizes. Inteiros.
Os três corações
As possibilidades infinitas.
E então... meu sundae voou de minhas mãos em direção ao painel.
Derrapando.
Gritando.
Batendo.
Vidro quebrado.
O volante girando.”
Frankie saiu com uma enorme cicatriz sobre o olho esquerdo, Anna com um pulso quebrado, o joelho ferido, uma tristeza sem tamanho e um segredo inconfessável. Matt, Matt morreu.
Mas os médicos explicaram o que aconteceu, pois o moço não era um motorista irresponsável, ele só convivia com um orifício no septo cardíaco, que resolveu se manifestar naquele dia, no caminho da sorveteria pra casa.
Foi a partir desse momento que a história começou para mim, o jeito de lidar com tudo fez com que Anna escondesse toda a dor, escondesse seu segredo para ajudar a melhor amiga. A amiga e irmã que Matt queria tanto proteger.
Então se passa um ano e a família resolve viajar para a casa de praia, depois de tudo, depois do acidente voltar lá sem Matt seria um choque para todos, mas Anna iria com ele. E nessas férias Frankie tinha um plano, um plano muito pirado, pois ambas teriam de ficar com vinte garotos no verão, numa espécie de competição, e no fim das contas se desse certo Anna poderia se “livrar” da virgindade.
Na praia a família enfrenta seus medos e inseguranças de forma mais forte e potente do que imaginei, os pais de Matt sofrem de maneira absurda a perda do filho, claro, e demonstram isso tentando frequentar os lugares e fazer as mesmas coisas de sempre, como se estivessem bem, mas nota-se que tudo está desmoronando. Frankie banca a rebelde e eu ainda não tenho nenhuma ligação com ela, ela não me diz nada, sinto que ela me incomoda, realmente.
Anna. Anna é incrível, ela lida com as coisas de uma maneira que eu não sei se bato nela ou se a aconchego, ela sofre calada, mas para um bem maior, sei lá, acho que no lugar dela já teria explodido com Frankie. Mas por outro lado ela se sente namorada de Matt ainda, ela é fiel ao seu amor.
Até que ela conhece Sam, e se interessa por ele de uma maneira especial, com ele ela não fica pensando em Matt o tempo todo.
E assim o coração dela vai se curando, de forma um tanto torta, pois depois de perder seu primeiro amor de maneira tão trágica viver um amor de verão não seria o ideal, ou seria?
Seria Sam a força necessária para Anna revelar seus segredos e traumas para a melhor amiga? E caso ela revele, Frankie irá entender?
Tudo vai se encaixando, o amadures cimento de Anna é visível. Sua sexualidade aflora ao lado de Sam e com ele ela se sente segura, mas teria ela coragem para se entregar? Sabendo que depois de terminadas as férias ela iria embora?
A autora trabalhou de forma impecável ao nos apresentar uma adolescente vivendo uma perda tão intensa em uma idade em que tudo grandioso, qualquer sofrimento, alegria, perda e conquista tem uma dimensão maior do que o normal. Matt é um personagem que entra morto, se é que me entendem, e ele estará no coração de Anna em cada página até o final, Sam é unidimensional, ele será uma catarse, em minha opinião ele é “um bem necessário”.
Eu apreciei muito da história, Anna me impressionou, já demonstrei isso acima, quanto a Frankie, não gostei dela mesmo me esforçando. Não sei o que pensar de Matt, acho pueril dizer que ele foi fraco, no fundo eu acho que ele não iria contar pra irmã, pois iria pra faculdade e não iria levar o namoro a sério, mas posso estar enganada, nunca saberemos, pois ele morreu. Sam. No meu íntimo eu quero acreditar, como romântica que sou que ele ligará para Anna e que vão passar muitos verões juntos.
Quanto à capa do livro, Matt amava colecionar vidros do mar. E os mais raros são os vermelhos e azuis, e deles ele fazia braceletes artesanais. Em toda a história temos essas “pedrinhas” de vidro mencionadas e de forma bem intrínseca faz todo o sentido que Anna jogue no mar o vidro raro que ela mesma acha num dos capítulos, quando caminha com Sam pela areia da praia. Tudo a ver essa capa. **.**
Recomendo esse livro para que goste de um livro juvenil, mas com uma história bem contada e intensa. Chorei muito ao ler.











Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Assim como você, vi muita gente elogiando o livro.
    Não sou muito fã de romances e dramas, mas posso acabar dando uma chance no futuro :)
    Ótima resenha

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, tudo joia?
    Então mulher, primeiro de tudo parabéns pela resenha, eu gosto bastante de ler sobre os livros antes de ler, para saber ambos os lados, se tem critica negativa ou não. Esses tempos ando lendo muitos livros juvenis, e confesso que estou adorando, e estou "quebrando o tabu" de romances hahaha,

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Tenho vontade de ler esse livro, mas não é prioridade, sabe? Se eu ganhasse eu até o leria, mas não o compraria.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou com esse livro na minha lista de leitura, e sinceramente depois dessa resenha não pretendo le-lo tão cedo ,rsrs, não por um motivo ruim, amei sua resenha e ela me disse o que eu queria saber sobre o livro, mas preciso me preparar um pouco para ler o livro, rsrrsrs, fico muuuito emocional quando leio livros nesse estilo.
    Enfim, sabe quando quer ler uma coisa, mas sabe que não está "pronta", rsrs, é por ai
    http://muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Vivi a premissa do livro não me chamou muito atenção , ainda mais com essa irmã cheia de mimimi, espero que a dor faça com que a irmã amadureça em suas atitudes. Acabei de ler um livro que chorei litros e estou evitando fortes choros hehe . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Dessa vez, não penso que lerei o livro. Achei toda a história interessante, mas no momento estou valorizando histórias alternativas ou mais adultas. Talvez seja pelos últimos livros que li… Não digo que nunca lerei 20 garotos no verão, mas penso que demorará um pouco para buscar um drama adolescente como esse.
    Achei a sua opinião muito consistente e agradável, como sempre (rs). Mas Anna e sua perda, ou Anna e sua amiga, não me atraíram.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, para mim também seria um tiro no escuro, mas acho que ia gostar tanto quanto você.
    Nossa, deve ser super lindo e comovente, e que barra a Anna enfrentou, perdendo o primeiro amor dessa forma e sem poder desabafar com a amiga. Fiquei muito curiosa, principalmente por mostrar a parte de sofrimento, mas também de superação e um novo amor.
    Parabéns pela resenha, realmente me deixou curiosa.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!
    Adoro leituras juvenis e já estou de olho nesse livro faz um tempo. Confesso que de cara me apaixonei mesmo pela capa, não sei porque, amei demais, mas tô muito curiosa para me aprofundar nessa história que parece ser linda!
    Amei sua resenha, beijos,
    Thousand Lives to Live!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu tenho vontade de ler esse livro desde o lançamento. Ganhei um exemplar de presente de aniversário, mas até hoje não li. A história parece ser realmente emocionante e faz refletir sobre as perdas que temos na vida. É um livro juvenil com uma proposta bastante interessante e um pouco reflexiva.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem???

    Bom eu não sei se o livro me chamou atenção para a leitura... estou naquela dúvida se gostaria ou não da narrativa, porque pelo que percebi Frankie já me deixou nevosa e com raiva rsrsrs... Mas ao todo a sua resenha foi bem feita e escrita... você soube dosar as palavras sem contar spoiler...e foi perceptível o quanto gostou da história... Xero!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, já tinha lido resenhas sobre ele,mas nunca prestei atenção assim e menina, amei a premissa e o decorrer da história. Livros que tem superação em familia, individual, e sentimentos, me agradam muito.Anotei aqui o nome na lista.

    Amei a sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Linda resenha,apesar de parecer uma trama bem juvenil me interessou bastante. Não gosto de personagens fracos e Matt com certeza o é,só que mesmo assim quero conhecer a história dele e da Anna.

    Tenho ele aqui na estante e espero conseguir lê-lo em breve.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©