06 novembro 2014

*Dica de Leitura* [resenha] Drácula Apaixonado - Karen Essex

Tracinhas, tudo bem com vocês?
Aqui em casa as coisas estão mais tranquilas agora, minha filhinha esteve doente (outra vez =/ ), mas agora descobrimos que ela tem sinusite então estamos fazendo o tratamento certinho e ela está se recuperando bem. Apesar do calor infernal que ainda domina minha Itaúna deixando a todos desanimados e desmotivados eu hoje resolvi colocar ordem na casa... Quer dizer, aqui no blog. Para vocês a resenha de Drácula Apaixonado, um livro que ganhei de presente no natal passado. Eu o li rápido, mas somente agora resolvi contar para vocês minhas impressões sobre a história, então "sigam-me" os bons leitores e leiam como essa releitura de um dos maiores clássicos da literatura sobre vampiros é interessante.



  O ano é 1890, e a jovem professora Mina Murray está comprometida com o homem dos seus sonhos. Mas seus frequentes pesadelos estão prestes a revelar algo que há séculos atormenta sua alma: ela é objeto de desejo do intrigante conde Drácula. Quando o noivo parte em uma viagem a trabalho, ela decide passar um tempo em Witby com sua querida amiga Lucy e a mãe dela. Mas então coisas terríveis acontecem, e Mina é levada em uma viagem mítica muito além da compreensão humana, na qual se vê obrigada a tomar uma decisão adiada por quase um milênio.

Título Original: Dracula in Love 
Autora: Karen Essex
Edição: 1
Editora: Record
Ano: 2013
Páginas: 392 


 Minha resenha e indicação 
  

Sou fan de livros e filmes com vampiros desde meus nove anos de idade e acho que já comentei isso com vocês seguidores varias vezes. Acho que já vi todas as adaptações conhecidas feitas elo cinema dos filmes as séries de televisão. Quanto aos livros eu já li tudo o que é relacionado ao assunto “vampiros” e adaptações de Drácula de Bram Stoker.
Por isso quando vi esse livro sendo divulgado num blog literário que eu visito fiquei em frenesi, louca para lê-lo. Admito que a princípio a capa que me deixou encantada, essa capa gótica e inspiradora é linda, mas a sinopse acabou por deitar minhas dúvidas ao chão.
Enfim... Comprei o livro no fim de 2013 e logo em seguida ganhei outro exemplar de presente. Alegria demais ganhar livro de presente, mas como não sou egoísta passei o exemplar que comprei para uma amiga que também é muito fan de livros do gênero fantasia.
Com meu livrinho lindo nas mãos logo comecei a leitura e fiquei muito feliz, pois a história não me decepcionou, na verdade superou minhas expectativas. E tenho certeza, se você é simpatizante de fantasia, em especial fantasias com histórias de vampiros então você vai adorar o livro tanto quanto eu. Drácula Apaixonado não nos brinda com uma Mina melindrosa e frágil. E isso é o que faz o livro ser tão especial.
Drácula Apaixonado de Karen Essex vai provocar arrepios de cima a baixo de sua coluna vertebral.  Suculento, misterioso e descaradamente sensual a autora trouxe sem dúvidas uma das melhores adaptações do romance de Stoker.
O livro é narrado exclusivamente por Mina Murray Harker ao contrário do origina que foi escrito através de diário e epistolas.
Essex nos narra a jornada de uma mulher vitoriana pouco convencional, no início do livro ela já prova ser uma mulher consciente de si mesma, mas ao final que temos o ápice dessa guerreira que uta pelo que sonha e acredita.
Quando o Bram Stoker rescreveu seu romance as mulheres estavam finalmente começando a adquirir ensino superior e agitando bandeiras políticas e o sufrágio começava a ganhar voz e também as ruas. Karen Essex transforma essa noção meio enviesada de Bram e exporá realmente o que estava acontecendo por trás dos medos das mulheres e dos homens.
Ela também investiga mais profundamente o fundo mitológico do romance de Stoker.
No começo tudo o que Mina quer é começar a família que ela nunca teve com Jonathan seu noivo. Juntos eles desejam comprar uma pequena casa em Pimlico e ter dois filhos. Na época o sonho vitoriano. No entanto Mina tem segredos, o maior deles é que ela é sonâmbula. Inclusive no início do romance essa situação a coloca em risco, quando ela acorda bem distante da escola em que dá aulas e reside prestes a ser estuprada por um estranho. Ela é resgatada por um homem que ela nunca viu antes, mas que a faz sentir como se o conhecesse desde sempre. Com ele ela se sente familiarizada. Seu outro segredo é que ela consegue falar com os animais e ouvir os pensamentos das pessoas. Talentos esses que a perturbam desde criança e que revoltaram tanto seus pais que os levaram a manda-la para um internato na Inglaterra. Mina era de Sligo – Irlanda (a mesma parte da Irlanda onde viveu a mãe de Stoker).
E toda essa personalidade marcante de Mina e sua forte vontade de ser valorizada junto à sociedade que a levam a enfrentar todas as aventuras e desventuras por vir.
Também temos Lucy, com ela eu tive vários momentos de “mas que p#$% é essa?” e à medida que progredia eu fui percebendo que ela estava tentando dizer sobre as formas que as mulheres daquela época eram punidas por ter o que consideraríamos hoje desejos sexuais normais. Seward e Von Hesinger como ele é chamado aqui não são heróis em Drácula apaixonado, longe disso, o que é outra mudança que poderá assustar aos leitores mais puristas de Stoker. Eles não são necessariamente vilões, não há preto e branco neste livro, tanto quanto existem tons de cinza, especialmente em Jonathan Harker.
Jonatahn começa como um cavalheiro vitoriano tradicional, embora com uma sensibilidade mais moderna do que o homem médio vitoriano. Ele está disposto a considerar novas ideias e novos pensamentos, mas ele é desafiado ao longo da obra para viver de acordo com essas expectativas. Mina tem de enfrentar algumas situações tensas sobre Jonathan assim como ele também enfrenta intensos momentos sobre ela. O modo como eles lidam com todas as revelações e situações, se eles podem ir ou não em frente na relação é que são algumas das coisas mais intrigantes sobre Drácula apaixonado. Jonathan não é o ser inocente seduzido e aliciado pelas vampiras do castelo de Drácula, a forma como ele é retratado no livro de Stoker.
Mina não é a inocente mocinha pintada pelo velho escritor. Aqui ela faz escolhas que podem assustar os leitores que estão mais familiarizados com a verve de Bram Stoker.

E o que posso contar sobre o Conde Drácula?

Bem, ele definitivamente não é o vilão retratado em tantas histórias de vampiros. Nem vilão e nem mocinho. Percebam que todos os personagens são ambíguos, são donos de dualidades assim como todos nós, com momentos para o bem e para o mal.
Drácula é somente um homem apaixonado por uma mulher que ele esperou por séculos, que ele fará de TUDO para ter.
Eu me apaixonei por Drácula. (Não nego que me apaixono por todos os vampiros...srsr)
Mina, a mulher que ele amou sempre, fez escolhas ao longo dos séculos que foram lacerando seus sentimentos. Ao final do livro eu nem sabia ao certo se queria Mina com ele. Mas ele nunca deixou de amá-la, mesmo sofrendo tantas decepções.
Com Drácula, ela teria uma vida de aventuras, cheia de viagens e perigos, com pessoas que queria cortar a cabeça dele. Com Jonathan, ela teria uma vida mais calma, mas não menos válida. Sentimos o peito apertando por ela, por ver que na verdade ela amava a ambos, mas como sempre tinha que fazer uma escolha. As cenas mais horripilantes nessa história terá lugar no asilo, onde trabalha o Dr. Seward e Von Hasinger. Não há Renfield comendo insetos e nem Drácula se transformando em ratos. O asilo retratado por Essex tem principalmente pacientes do sexo feminino. Sim, do sexo feminino.
De volta à era vitoriana, homens eram autorizados a despejar suas esposas lá por nenhuma outra razão do que o fato de que elas eram indisciplinadas, pensavam por si mesmas ou cometiam adultério. Isso não quer dizer que não havia pessoas que estavam seriamente doentes, mas as curas eram muitas vezes pior do que a doença. Essex nos dá descrições vívidas da chamada “cura pela água”, que é nada mais do que tortura. Sério, quando li essas passagens fiquei sem ar, incomodada.
A autora também acrescenta um novo personagem, ela é Kete Reed. Ela é outra amiga de Mina. Enquanto o foco e o sonho de Mina é casar, ter filhos e criar uma família sólida com Jonathan, kate é o protótipo da nova mulher moderna e independente.  Jornalista investigativa ela faz seu trabalho num mundo dominado pelos homens. Ela sente que há em Mina algo mais do que a fachada de mulher vitoriana tradicional. Em certo sentido, Mina, Kate e Lucy são três arquétipos de feminilidade vitoriana, e as três acabam sendo punidas por pisarem fora dos limites proscritos pelo século 19.
Um livro que flui lentamente, mas se não o fosse seria desastroso, não teríamos como entender tudo o que a autora quis nos passar com essa bela reinvenção do tão aclamado Drácula de Bram Stoker. E não se enganem, não é muito fácil para quem leu o livro de Bram não comparar os dois livros. Mas a comparação é algo bom, temos o melhor de Bram Stoker numa adaptação brilhante de Karen Essex. Recomendo para quem gosta do gênero.






Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oi Vivi
    Adorei a sua resenha, dá pra sentir nas suas palavras a sua paixão pelo livro que acabou de ler. Não sabia que o livro era tão legal, nem dava nada por ele, agora, depois de ter lido a sua resenha, vou colocar ele na minha lista de leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga
    por isso fico com medo de vir no seu blog rs Me deparo com uma resenha tão completa, e tão apaixonante dessa, e fico mostrando o note pro meu marido, e falando: vida, preciso desse livro!! rs
    Nossa, eu nunca li o Drácula original, mas acho que essa leitura seria bem mais proveitosa após a leitura do clássico. E assim eu vou fazer: já pedi o Drácula original, e esse.
    Amei amei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler Drácula original, mas sabe o que eu tenho MESMO vontade? Conhecer o castelo do tal conde que inspirou a história hahaha Gostei da sua resenha e pelo visto a autora foi muito bem sucedida em sua versão da história.
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Viviane, tudo bem?
    Também gosto muito de história de vampiros, mas acho que tive uma overdose depois da saga Crepúsculo e faz uns 3 ou 4 anos que nem chego perto de livros com esses personagens. Rs.
    Mais pra frente provavelmente voltarei a lê-los e esse entrará pra lista.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Vivi-flor, quando vi que tinha resenhado esse livro, não me contive e vim conferir a sua opinião (rs). Eu vi esse livro nas livrarias e já o adicionei ao meu Skoob entre os desejados, simplesmente porque me encantei com a capa, sinopse e… o Drácula! Eu adoro esse personagem! Tudo que o envolve é, em sua maioria, belo e cheio de mistérios. Essa é a primeira resenha que leio sobre este livro, mas é ótimo saber que ele é tão bom quanto parecia e que a autora pesquisou para desenvolver o enredo. <3333
    Vou comprá-lo para lê-lo nas férias (haha).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi
    Não faz muito meu estilo de leitura.
    Mesmo assim adorei sua indicação =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vivi! Gostei dessa Mina mais dona de si mesma, não aguento mais mocinhas indefesas e melindrosas! Já estou shippando Drácula e Mina porque assisti essa última adaptação para o cinema e achei o final muito bom! ;)
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Como vai?

    Adoro este tema...vampiros.
    Espero que seja um bom livro,apesar de ser uma leitura lenta (eu odeio kkk)
    Beijos e tenha uma excelente semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Minha nossa não conhecia este livro, mas depois desta resenha apaixonante eu preciso ler.sua resenha é tão tocante que fiquei com água na boca aqui. Parabéns e com certeza vou ler

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Vivi quando li Drácula já me empolguei, lendo sua resenha então , quero ler logo , e me encantar por esse vampiro . Não conhecia esse livro e já vou comprar para ler. Sou apaixonada por livros com vampiros, pois podem sempre trabalhar de diversas maneiras com esse tema. beijos lindona


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Super!!! Amei sua resenha Vivi! Eu quero muito ler este livro! Na verdade, eu tenho tido muita vontade de ler o de Bran Stoker primeiro! Gostei bastante e o título de cara me lembro o filme que foi lançado recentemente. Eu gosto bastante do período Victoriano!
    Bjs

    Maurício
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©