24 outubro 2014

Resenha| Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Olá tracinhas!
Sem delongas hoje trago para vocês minha opinião sobre o livro Mar de tranquilidade. Livro esse que recebi para minha leitura e resenha da querida editora Arqueiro.
Sigam-me os bons leitores!  \\\o


  Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.
Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.
Autora: Katja Millay| Editora: Arqueiro| Ano: 2014| Páginas: 368

Minha resenha

Dias atrás eu fiz uma postagem sobre o gênero Sick-Lit. Já tinha feito à leitura de Mar da tranquilidade e inclusive o sugeri como leitura no post citado. Muitos não vão concordar, pois não vamos ter uma pessoa com alguma doença terminal no livro, porém o transtorno psicológico pode ser muitas vezes pior do que alguma patologia mais visível. Por isso incluo o livro Mar da tranquilidade dentre os sick-lit. Contudo teremos romance e drama nessa obra.
Tendo me explicado vamos à resenha.
Katja Millay nos presenteia com uma história forte contada suavemente. Foi essa a impressão que tive o tempo todo. Até a metade do livro temos personagens que estão tentando sobreviver ao caos numa idade em que estamos sensíveis aos transtornos e tragédias. Após essa parte teremos personagens se descobrindo e tentando resolver suas aflições.
Chorei muito durante a leitura, pois a escritora construiu personagens profundos e com sentimentos tangíveis. Hora ou outra me via sendo amiga íntima de Nastya, sabendo de seus problemas sem poder compartilhar com os demais amigos dela. Bom, os poucos amigos que ela não queria ter, mas que por motivos além de sua vontade acabou tendo.
Nastya é dessas personagens apaixonantes, forte e espirituosa. Ela deu um f*ck para os acontecimentos bizarros de sua vida e correu atrás de construir uma vida nova pra poder encarar o mundo. 
Triste e muitas vezes deprimente, sim, isso que a protagonista faz é tudo isso, mas quem nunca adotou uma máscara de indiferença, ou mesmo uma maneira incomum de enfrentar a depressão para seguir em frente?
Nastya em minha opinião é uma guerreira. Da menininha frágil que se vestia como uma princesinha ela se tornou uma moça enigmática e lutadora.
“Meu nome e Nastya Kashnikov. Eu era uma pianista prodígio que não deveria estar nem perto de uma aula de Introdução à música.Fui assassinada há dois anos e meio.Debatam.”
Ela foi morar com sua tia, entrou para uma escola diferente e para fugir de perguntas e das pessoas ela se vestia como uma vagabunda. Roupas curtas e saltos 15 era uma forma de fazer com que as pessoas não a enxergassem de maneira correta, como seu eu verdadeiro. E foi assim que ela viu Josh pela primeira vez. O garoto parecia ter uma redoma protetora que repelia a todos. A vida dele não era fácil, perdeu os pais e seu avô estava num asilo com um câncer terminal, ele não tinha ninguém. Ela o percebeu porque sentiu que Josh era um pouco como ela mesma. 
Além de se vestir vulgarmente Nastya não fala, ela não esboça nenhum ruído e se comunica através de alguns sinais ou escrevendo em algum pedaço de papel, isso quando sente muita necessidade, ela quer a todo custo se afastar de qualquer comunicação. E tem seus motivos.
Como a moça não fala teremos diálogos internos e respostas mentais para tudo o que ela quer transmitir. Adorei, me senti bem estando dentro da cabeça de Nastya.
Tudo o que aconteceu com ela foi cercado de mistério até as últimas páginas e eu fiquei ansiosa querendo saber o segredo que envolvia os medos e traumas da protagonista. Outra coisa no livro que me fez olhar de modo diferente para os supostos “mulherengos” de plantão.
Drew, esse é o nome do garoto mais gostoso e desejado da escola, ele fica com todas e não se amarra em nenhuma e de quebra ainda se torna o melhor amigo de Nastya. Na visão dos demais estudantes os dois transam e aprontam juntos, mas Drew tem seus segredos e seu jeito fofo de ser, é um personagem que nos faz pensar, um dos meus preferidos. 
Agora vou falar de Josh, perdoem-me, mas não farei uma resenha pequena, não sei como, não sobre livros como Mar da tranquilidade.
Josh Bennett. Oh!! Josh! Ele é tão maravilhoso. Ele é incrível e perfeito para Nastya, sabe quando o destino acerta completamente ao apresentar dois seres? Assim é com Nastya e Josh.
Tudo bem que levou quase um livro inteiro para admitirem seus sentimentos e quando isso aconteceu foi épico, meu coração saltou. A relação que tinham mudou lentamente, foi legal isso, pois tiveram tempo para se conhecerem bem. Deixo claro que exceto pelo segredo de Nastya os dois sabiam tudo um do outro. Tornaram-se companheiros inseparáveis contra todas as probabilidades, e ambos se esforçaram para não se apegarem, mas o destino... Ah! O cruel destino... 
"Quando você olha para ela o que você sente? [...] Alegria, medo, frustração, saudade, amizade, raiva, necessidade, desespero, amor, luxúria? "
"Sim".
"Sim, o quê?"
"Tudo isso."
Preciso admitir que Josh me estressou em alguns momentos, seu modo de agir muitas vezes foi idiota. Bastaria ele dizer que a amava. E ela também, custava se declarar, falar como se sentia? Mas não, tem toda essa tensão, ciúmes e deslizes, isso acaba com nossa alegria. Mesmo sabendo que Nastya não queria ninguém entrando em seu mundo escuro isso me exasperou, pois Josh agia sem saber. É uma confusão de atitudes e acontecimentos que se eu explicar demais darei o recado mais do que eu devo, então leitores, contentem-se.
E no fim... OMG! No fim compreendemos que todos merecem seu mar de tranquilidade e de como esse título tem sua razão de ser. Recomendo o livro com cinco estrelas frente e verso. Um livro lindo, com uma história que vai te fazer pensar sobre o mundo violento em que vivemos e que nem sempre estaremos protegidos dentro de certos padrões de vestimenta correta e certos círculos da sociedade. Leia e entenderá o porquê de minhas últimas linhas.







  

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Olá Vivi! Uaaaau! Que resenha profundaaa! Só de saber que você chorou já me deu aquele arrepio de oooh no, mais lencinhos hehehe!
    Detesto personagens tipo Josh amor e ódio....Não gosto de ficar em cima do muro hahahaha!
    Adorei mesmo, anotei aqui mais um livro (Vivi tu vai me falir assim hehhehe).

    Super beijo! <3
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom?
    adorei sua resenha,,,acho que vc soube abordr detalhes pontos na resenha que nos instigou ainda mais a conhecero livro..Gosto de historias assim mesmo que sendo fortes contada de maneira leve..isso faz toda diferença em uma leitura
    Mais concordo com vc em relação a Josh tipo poderia dar uma adiantada na historia e pronto se amarem kkk
    mais o que mais gostei foi o mix de sentimentos que pelo que percebi tem nesse livro.com certeza um livro que eu iria gostar muito de ler..
    parabens pela resenha
    Bjs lindaaa
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li várias resenhas desse livro essa semana e todo mundo parece ter uma opinião bem parecida, o que me deixa com mais vontade de ler o livro! Estou muito curiosa, parece ser um livro bem envolvente.
    Bjs
    Iris - literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, a sua acho que é a primeira resenha do livro que leio e adorei a história.Sua resenha ficou divina, apontando todos os pontos altos do livro,que despertam curiosidade.Parabéns, eu já tinha me interessado pela capa e sinopse, e com a sua resenha,fiquei rendida ao livro.Anotado.


    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido resenhas deste livro ainda, mas admito que com esta primeira leitura já me sinto convencida de que preciso ler e conhecer melhor esta obra.
    Tua resenha apontou os pontos mais importantes e positivos, pelo menos na minha opinião estes pontos foram essenciais para me deixar presa à curiosidade.

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor! Quando vi que tinha outra resenha sua, ainda mais deste livro que também anseio ler, fiquei muito animada! Eu gostei muito de todo o marketing que a Arqueiro fez sobre este livro e das opiniões que li a respeito dele. A sua vem ao encontro disso. Noto que este é um livro sensível, que nos faz rever as impressões que temos das pessoas e a valorizar o que sentem, porque muitas vezes não compreendemos e até nos irritamos com os deprimidos. A depressão carrega todo um estigma social que torna difícil nos desarmarmos diante de quem a enfrenta. E esse livro parece colaborar para isso. Por outro lado, acho que também me irritaria com o rapaz que não dizia claramente que a amava. Às vezes, ser honesto consigo mesmo e com o outro ajuda a tornar mais fácil a resolução dos problemas.
    Adorei sua resenha, flor!
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Todas as resenhas que li desse livro foram super positivas. Gosto desses livros que aprofundam na imensidão da mente e da personalidade dos personagens, livros que lidam com a mente do leitor. Como todos estão gostando vou procurar ler também.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só pelo comecinho da resenha já gostei, como você disse, transtorno psicológico pode ser até pior que uma doença terminal por exemplo. Histórias assim me cativam.

    ResponderExcluir
  9. Vivi linda! Eu adoro sick-lit, são livros que nos fazem refletir e olhar para os outros com outros olhos. Também considero que as doenças psicológicas deveriam entrar sim no sick-lit, como "O Lado Bom da Vida". Adorei sua resenha, me deixou bastante curiosa e já coloquei esse livro na wishlist infinita! Beijos! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Vivi já estou com o livro no Kobo louca para ler , e lendo sua resenha as vezes o orgulho impede de nos declaramos e nos pouparia de tanta coisa né menina inclusive nos livros kkkkk . Em breve estarei lendo . beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, parece ser um livro tão fofo e intenso :D Já tinha visto outras críticas bem positivas a respeito dele. Quero muito conhecer e tirar minhas conclusões, mas são tantos que eu quero D:


    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Não curto muito esta capa, mas tenho muita curiosidade no livro.
    Sua resenha me deixou curiosa, pois o livro parece-me super fofo


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivi
    Já estava interessada nesse livro e agora que li a sua resenha repleta de emoção, fiquei querendo ler ele agora. Puxa, parece ser uma excelente leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Eu amei sua resenha,já tinha me falado que o livro é lindo e sua resenha só me deu mais vontade ainda de ler.. quero demais conhecer esses personagens e essa história!!!!

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi,
    Realmente terei de ler esse livro, depois da sua resenha, quero descobrir cada mistério dessa história e me emocionar como você. Beijos Elis!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Viviane, tudo bem?

    Confesso que antes de começar a ler o livro, tive o grande receio de me decepcionar, pois era a maior aposta da Arqueiro desde o lançamento de SE EU FICAR, pela Novo Conceito. As comparações só me faziam tremer ao lembrar o quanto eu havia odiado o outro.

    E não é que eu tive que calar minha boca?
    O livro é digno de cinema. Melhor que A Culpa é das Estrelas! Meu favorito pro resto da vida <3

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©