19 outubro 2014

**O Calor e as Traças**

{Emergência Literária}

Oi Tracinhas!
Não sei em que região do Brasil cada um dos seguidores moram, mas já que grande parte do país está derretendo num mar de suor e lava eu resolvi postar algo rapidinho para vocês.
Eu li esse texto informativo agora a pouco e vi que tem tudo a ver com livros, calor e traças, essa combinação é bomba no pior sentido da palavra.
Pessoal, precisamos detonar com as traças, sim, as traças malditas que comem nossos livrinhos tão amados. Não com vocês, tracinhas lindas que "devoram" os livros de forma certa...rsrs
Então, vamos ao texto?



Não há nada mais irritante do que fazer a arrumação (e reorganização) anual da estante de livros e ver seus queridos filhos ­­– sim, porque pra mim eles são como filhos – arruinados pelas traças. É desesperador, mas nada está perdido nessa vida.
O clima quente e úmido transforma as casas em criadouros de traças. As traças fêmeas, insetos pequenos e de um marrom prateado (deu para visualizar?), colocam os ovos, que parecem grãos de arroz, em lugares escuros, quentes e minimamente úmidos, e as larvinhas se alimentam de fibras naturais nas roupas, nos tapetes e nos livros. Pois acabe com a festa delas já!
Não é preciso jogar os livros nem as roupas fora. Antes que você corra até o telefone a fim de ligar para a dedetizadora e morra numa grana estupenda que talvez você nem tenha, dê uma olhadinha aqui no que você pode fazer para acabar com as traças. Você também pode aproveitar e arrumar os armários para livrar suas roupas dessas bichinhas horrendas, hein!

 

  • Deixe as janelas abertas sempre que puder para permitir a circulação de ar.
  • Mantenha quaisquer roupas de segunda mão em plásticos até podem lavá-las bem.
  • De dia ao ar livre, sacuda as roupas uma vez por mês para desalojar as larvas, que vivem mais ou menos por três semanas. Bata tapetes e almofadas da mesma forma. O atrito destrói os ovos, e as larvas se soltam à luz do sol.
  • Aspire as roupas para retirar os ovos das fibras. Lembre-se de descartar o saco de poeira. Aspire carpetes com regularidade, especialmente atrás de equipamentos que aquecem e embaixo das camas.
  • Traças adoram tecidos sujos. Assim, sempre lave bem as suas roupas na máquina (o ideal é que a água esteja acima dos 45 graus, para matar as larvas) ou lave a seco antes de guardá-las. Uma vez limpas, coloque as suas roupas favoritas em sacos plásticos selados.
  • Tente usar repelente químicos. Naftalina funciona, mas só se for colocada num local onde o gás liberado possa chegar a uma alta concentração. Na maior parte das vezes, o cheiro também entranha nas roupas. Tente soluções mais naturais, como cedro. Você pode comprar blocos ou raspas de cedro, ou cabides e bolinhas de cedro em lojas especializadas ou on-line.
Sugestão/Dica

Por falar em soluções naturais, que tal produzir você mesmo sachês de ervas super cheirosos? Cravo-da-índia, folhas de louro, eucalipto, alfazema, camomila, pau de canela esmigalhado e hortelã-pimenta são armas úteis no combate a traças. Para uma eficácia maior, aperte o sachê de vez em quando ou dê uma sacudida para exalar mais perfume.

Esse sachê foi retirado do O livro completo das ervas. Veja do que você precisa para fazer um sachê antitraça de 13 cm de diâmetro:

2 quadrados de 15 cm de organza bordada ou lisa, algodão ou brocado  
Lápis de ponta fina
Linha de máquina
Ervas e especiarias secas (use um mix das ervas mencionadas acima)
Tesoura para picote
Fita para a alça
Botão pequeno ou decorativo (opcional)
Pedaços de feltro em duas tonalidades (opcional)
Linha de algodão para bordado (opcional)


1- Com uma xícara ou pires do tamanho apropriado, risque suavemente um círculos de 10 cm de diâmetro no centro de um dos quadrados. Se estiver usando organza bordada ou brocado, tente mantes o motivo ou bordado dentro do círculo.
2- Coloque o segundo quadrado sob o primeiro, avesso sobre o avesso. Costure sobre o risco, deixando uma abertura de 4 cm para o enchimento. Arremate a costura pelo lado de dentro com capricho (lembre-se de que você está trabalhando do lado direito do tecido).
3- Com a tesoura para picote, apare o tecido ao redor do círculo, deixando 1,5 cm de margem de costura.
4- Encha o sachê com as ervas antitraça, usando um funil ou cone de papel. Não encha demais.
5- Costure a abertura com capricho. Se quiser uma alça, coloque as pontas de uma fita dentro da abertura e costure junto. Arremate a costura. Fonte
Use vários sachês. Quanto mais forte a fragrância, maior a proteção contra as traças. Agora, se tudo falhar, você vai ter de chamar a dedetização mesmo, fazer o quê? =/

Espero ter sido útil com esse post. Tanto com nossos livros, roupas ou outros objetos perecíveis as traças temos de ficar mais atentos com esse calor. 
Beijos e até a próxima Tracinhas.  ;)






Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Simplesmente adorei as dicas! Aqui onde moro é muito quente e úmido, aí já viu né?! =(
    Adorei principalmente as dicas para roupas! Já perdi várias assim ><"

    Bjs!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Adorei esse seu post, dicas preciosas, principalmente para nossos tão amados livrinhos
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!
    Sim, que calor é esse mulher??? Acho que a maior parte do Brasil está sofrendo! Aqui em Pernambuco tem dias que mal dá pra suportar, mas enfim, achei super válida a dica e o post muuuito útil!
    Adorei!
    Beijão pra você*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane! Adorei suas dicas,aqui em casa pela alta quantidade de livros vive com traças,é uma loucura constante OMG
    Eu vou seguir a risca essas dicas \o/
    Parabéns pela postagem!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Ta muito quente mesmo. Aqui do Goiás o trem ta pegando fogo, mas refrescou um pouco
    E suas dicas são ótimas para esses dias

    Beijos
    http://www.amorliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Viviane,
    Ótima dica, gostei mesmo, afinal temos que cuidar do que é nosso e muito bem. Apesar do calor, aqui tem muita chuva, estamos entrando no período das chuvas. gosto mais do sachê, até pq falta tempo para ficar o tempo todo batendo na roupa hehehe.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Florrrrrrrrrrrrrrrrr
    Que postagem informativa! Eu não tenho muito problema com as traças, mas vou fazer o sachê antitraça! ahhahaha
    Prevenção!
    Guria, sabe aqueles amarelinhos do ladinho dos livros, eu queria saber e como evitar isso! Tem um ou outro livro meu que aparece com aquilo, é tão feio, o livro todo novinho e a lareral amarelada! Se souber como tirar aquilo me avisa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post,e eu já usava essas almofadinhas com ervas,espelhei por toda a estante e as traças sumiram.

    É uma tristeza tão grande ver nossos amados livros sendo comidos,sempre me atualizo a respeito de como não deixar isso acontecer.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Viviane, tudo bem?

    Eu morro de medo de que meus pimpolhos peguem traça D: . Por isso deixo tudo aberto, com grande ventilação.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©