30 junho 2014

Resenha| Querida Sue - Jessica Brockmole

Olá tracinhas!
Saudade de vocês, ando rareando as postagens, vida complicada com meu probleminha de saúde, mas estou aqui, não desisto do blog e nem de passar para vocês tudo que leio.
Hoje vim postar a resenha de um romance super fofo, na minha opinião um romance daqueles para ler com lencinho e tomando chá, o melhor que li em 2014 no estilo "história de amor de época".
Vamos lá, convido-os a lerem minha resenha logo abaixo.



  Março, 1912: A jovem poeta Elspeth Dunn nunca viu o mundo além de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da Escócia. Por isso, não é de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitário chamado David Graham, que mora na distante América. O contato do fã dá início a um intercâmbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidências, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu país, e Elspeth não pode fazer nada além de torcer pela sobrevivência de seu grande amor.
Junho, 1940, começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Britânica. Sua mãe a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret não quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a casa de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mãe desaparecida, Margaret tem como única pista do paradeiro de Elspeth uma carta que não foi destruída pelas bombas. Agora, a busca por sua mãe fará com que Margaret conheça segredos de família escondidos há décadas. Querida Sue é uma história envolvente contada em cartas. Com uma escrita sensível e cheia de detalhes de épocas que já se foram, Jessica Brockmole se revela uma nova e impressionante voz no mundo literário.

Autora: Jessica Brockmole| Edição: 1| Editora: Arqueiro| Ano: 2014| Páginas: 256

O livro Querida Sue foi uma cortesia da editora Arqueiro.

Minha resenha 

Querida Sue foi um livro que deveras me surpreendeu. 
Ok, eu tinha lido várias resenhas positivas falando do romance lindo e tal, mas pensei que por ser um livro escrito em forma de cartas eu iria me entediar.
Muito pelo contrário meus leitores. O livro me instigou e me deixou tão presa que vou contar para vocês, a autora foi perfeita.
Sinceramente? Jessica Brockmole me deixou tão excitada e animada em cada carta como se estivesse escrevendo diálogos enormes e eloquentes. 
Eu adoro diálogos, por isso meu medo quando soube que a história seria escrita em epístolas.
Escrito exclusivamente como cartas de e para várias pessoas o leitor é capaz de sentir as palavras e o sentimento indo diretamente para os corações dos personagens, assim como para o de quem está lendo. A autora conseguiu inserir em cada carta a vivencia e a cultura de cada personagem tornando-as cativantes e reais. Senti que através dessas cartas os personagens (e porque não a autora) se sentiam mais seguras e confortáveis para compartilharem suas vidas e amores.
Isso fica evidente no amor que floresce entre Elspeth e David, e eu sofrendo aqui junto a eles, enquanto ambos lutavam para descobrir como fazer esse amor funcionar.
O pano de fundo contínuo da guerra fez as questões mais óbvias e mais difíceis, nada ajudava, tudo era uma situação caótica e irreversível, aos meus olhos, embora eu seja bem criativa e romântica não conseguia ver chance para o casal.
Então temos também Margaret, filha de Elspeth que busca pelos segredos de sua mãe e se revela uma personagem forte e tocante. O tempo todo ela sente essa necessidade intrínseca de compreender o passado e de onde ela vem.
Reviravoltas se desenvolvem ao longo da história, mas eu não posso revelar muito a vocês.
Leitores, vocês precisam ler o livro e descobrir os caminhos de Elpeth e Davis, de Margaret e Paul.
Uma coisa que me fascinou foi a descrições de Skye, a ilha onde Elpeth mora. 
Quando ela fala sobre o lugar para David eu corri para a internet para ver fotos atuais e antigas do lugar, me apaixonei.  
Acho importantíssimo que uma história tenha essas descrições minuciosas, Querida Sue te passa essa segurança, essa realidade, sem cansar ou forçar as coisas. 
E tudo não fica somente restrito a bela ilha, a escritora nos conecta a outros lugares da mesma forma, com igual maestria. Isso tudo, ligado a urgência cruel da guerra combinados com os desenvolvimentos da trama pessoal de cada um nos mantém ligado as páginas sem querer parar de ler.
Enfim, recomendo o livro, que hora alguma nos decepciona. Trama perfeita, história de amor terna e forte ao mesmo tempo. 

Muitos podem não gostar da escrita de forma epistolar, mas outra vez recomendo dar uma chance, principalmente se você leitor for fan de romance.


Curiosidade:
Algumas imagens que retirei do Google sobre a Ilha Skye.


Entardecer em um cemitério tradicional, com capela em tijolos e pedras, na Ilha de Skye, no extremo norte da Escócia ...




















Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Olá Vivi,

    Que bom ver você mesmo com probleminhas de saúde ainda tendo tempo e coragem pra vir nos instigar com suas resenhas e indicações de livros .Nossa esse parece ser um daqueles livros que te prendem do incio ao fim e contado numa época tão complicada e com muitos riscos , fiquei mega curiosa pra saber os desfechos nas vidas Elpeth e Davis, de Margaret e Paul .

    Um beijão e melhoras flor !!!

    ResponderExcluir
  2. Que livro maravilhoso é esse?
    Adoro histórias com cartas.
    Esse cenário é de tirar o fôlego mesmo.
    Gostei dos detalhes que você apontou e com certeza vou ler !
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, e por mais que eu não goste muito de romances, ele conseguiu me chamar muita atenção.
    Espero que melhore sua saúde.

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ps. estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, saudades de vir aqui ler seus textos ótimos.
    Senti também saudades de vc pelas redes, mas compreendi que seu estado não estava tão bom. Desejo melhoras bem rápidas.
    Sobre o livro, não curto muito histórias de época, acho que elas não funcionam muito comigo, não sei pq.
    Mas vi que esse romance é bem diferente, por meio de cartas e até me deu uma ponta de curiosidade. Eu gosto de narrativas que trazem algo diferente e um romance a base de cartas com certeza tem esse toque singular.
    Li um livro assim e gostei muito. A narrativa fluía de um jeito incrível. Mas claro que a história também tem que ter um bom enrendo e pelo jeito é o que este livro traz.
    Uma narrativa diferente, com uma fluidez ótima. Então, pra quem curte acho que é uma boa pedida.
    Bjokas flor

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga
    eu já imaginava que esse livro iria te encantar. Eu ainda não o li, mas amo narrativas em forma de cartas. Ainda mais quando tem um cenário como esse, e um romance de suspirar. O livro chegou essa semana pra mim, e espero amar como você amou.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Eu li muitos comentários positivos sobre o livro, então estou super curiosa para lê-lo, espero não me decepcionar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi,
    Nossa esse livro foi realmente maravilhoso, eu também li e me emocionei, devorei ele. Linda a foto da Ilha Skye....gostei muito da primeira e da última. Pra mim era retirado assim mesmo e com essa beleza. Que esse livro encante todos os leitores que o lerem. Achei simplesmente fascinante.

    Beijocas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©