13 março 2014

Sétima Arte - Fabiana Madruga

Boa noite galera cinéfila. Hoje a Fabiana nos enviou a resenha do filme Ninf()maníaca
Um filme que está causando polêmica, eu não o assisti ainda, mas pretendo em breve. 
Vamos saber a opinião da Fabi sobre o filme?



Ninfomaníaca - Parte 1  -  Lars Von Trier




















"Forte demais", "Soube de gente que passou mal", "Causa um certo desconforto", "Não entendi pra quê todo esse excesso". Acreditem, os comentários acima não foram voltados para o acarajé da Feira Hippie (dizem, o melhor no Rio!) e sim, os que eu vinha escutando a respeito de "Ninfomaníaca - Parte I", o último filme do Lars Von Trier. Como eu gosto MUITO do diretor e, quando alguém ganha a minha confiança ao longo dos anos eu sempre dou uma segunda chance antes de torcer o nariz, duvidei que qualquer coisa dele fosse gratuita. Pelo que vinha ouvindo, cheguei a imaginar um filme de sexo a torto e a direito, sangue, escatologia, samambaias taradas e tabus pra todo lado, mas mantinha como mantra o pensamento de "se ele fez assim, algum sentido deve ter, vamos ver isso antes de emitir opinião!".


E sabem o que mais me chocou em "Ninfomaníaca"? O fato de que não existe absolutamente NADA de chocante nele. Nem excessos, nem sobressaltos, nem um "epa!" sequer! Isso me leva a crer que o imenso tabu visto por muitos seja o incrivelmente antigo portal que, por increça que parível, a humanidade ainda não cruzou: o da sexualidade feminina!


O filme não é nada senão uma compilação de relatos de uma mulher sobre sua relação com sua própria sexualidade. O que foi descoberta, o que foi frustração, o que foi substituição, o que foi compensação, o que foi vício e o que foi prazer. Pera! Não é assim que funciona para todo mundo? O que você experimenta no sexo acaba sendo coadjuvante em relação a como você experimenta o sexo? Como ele se conecta às suas emoções boas e ruins? O que ele é capaz de provocar, construir, destruir? Então o que há de tão chocante no filme? "...for the sake of my own satisfaction", diz a Joe, protagonista do filme, justificando suas experiências sexuais. É esse o momento "tirem as crianças da sala"? O fato de que ela fez porque quis, como quis, quando quis e com quem quis? Uau, hein?



Esse parágrafo final exclui quem ainda não atingiu a maturidade (o que pode acontecer em qualquer idade!) e quem é machista, combinado? Fica pra linha seguinte só quem não se encaixa nessas duas categorias: "Ninfomaníaca - Parte I" é um filme incrível, com uma fotografia belíssima, metáforas de tirar o fôlego, ótimas atuações e de uma delicadeza completamente intangível para quem não conseguir atravessar a barreira do óbvio (eu chorei de soluçar com a cena do pai no hospital). E, segredinho quase spoiler, quase revolução francesa? Nem tem tanto assim a ver com sexo, e sim, com a descoberta do universo feminino como um todo! Lars von Trier não me decepciona, não tem jeito. Pelo contrário, se superou fazendo o que eu considero um de seus melhores filmes (ficou em segundo na minha listinha‪#‎ILoveLars‬). É incrível que essa visão tão genuinamente feminina (crua!) tenha sido passada por um homem (preenche todos os nossos buracos - piadinha interna que você vai entender depois de ver!).  E eu que achava que o Chico Buarque é que entendia de mulheres!




By: Fabiana Madruga





Adorei a resenha e desejo muito assistir o filme. Até por saber que em essência ele é mais do que um filme hot para esquentar o cotidiano. Espero que tenham curtido também. Agradeço a Fabiana pela gentileza de ter resenhado mais um filme para o RR. Beijos e até a próxima tracinhas \o/




Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu comecei a ver e não consegui continuar,mas por falta de tempo,retorno a ele em breve.

    Realmente o filme é recheado de metáforas e não tem nada de chocante,a cena do trem,logo no início,foi uma das poucas vezes que fiquei meio chocada,mas outros motivos,não pelo sexo... todo esse barulho em torno do filme só comprova a sociedade arcaica em que vivemos,onde a sexualidade da mulher é relegado ao final da lista de prioridades e ainda não é aceita...

    Hipocrisia pura...

    Sua resenha me deu mais vontade de assistir ao resto do filme...volto a ele hoje mesmo...

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  2. Não assisti nenhum filme do diretor, mas tenho bastante curiosidade para conhecer o trabalho dele e acho que vou começar por esse.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiana, tudo bom?
    Adoro essa coluna. Ouvi falar MUITO bem desse filme, mas ainda não tive como assistir, realmente a história parece ser muito boa.E gostei de saber que não tem nada "de mais" nessa história, além de um relato de uma mulher assim como todas as outras *-*

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Esse filme está na minha lista de filmes para ver e estou bem curiosa para saber se toda essa polêmica em torno do filme tem fundamento ou se o pessoal está exagerando.
    Vou ver com certeza
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©