01 março 2014

Battle Royale - Globo Livros

   Boa noite tracinhas! 

A editora parceira Globo Livros está lançando um Best Seller mundial que está dando o que falar nas redes sociais, Batlle Royale.Fiquei imensamente curiosa sobre o livro e resolvi trazer para vocês esse post com a sinopse e capa do livro.






 Título: Battle Royale
Autor: Koushun Takami
Tradutor: Jefferson José Teixeira
Gênero: ficção estrangeira
Páginas: 664
Preço: R$ 49,90
Editora: Globo Livros


         Todos contra todos – a batalha vai começar

Depois de inspirar filmes e mangás, o cultuado, violento e controvertido clássico japonês e best-seller mundial Battle Royale ganha edição brasileira  



Em 1997, o jornalista e escritor japonês Koushun Takami sofreu uma grande decepção. O manuscrito de seu romance de estreia havia chegado à final do Japan Grand Prix Horror Novel, concurso literário voltado para a ficção de terror, mas acabou preterido. Não era para menos. Embora habituado a tramas assustadoras, o júri se alarmou com a história do jogo macabro entre adolescentes de uma mesma turma escolar que, confinados numa ilha, têm de matar uns aos outros até que reste apenas um sobrevivente. Detalhe: o organizador da sangrenta disputa é o próprio Estado japonês, imaginado pelo autor como uma totalitária República da Grande Ásia Oriental.

O livro, intitulado Battle Royale, só seria lançado em 1999, espalhando um rastro de polêmica – vendeu mais de 1 milhão de exemplares e foi comentado no Japão inteiro. A repercussão foi tão intensa que apenas um ano depois já eram lançadas as adaptações da história para o cinema e para os mangás – mais tarde, viriam sequências tanto na tela grande como nos quadrinhos. O filme, que tem no elenco o ator e cineasta cult Takeshi Kitano, chegou ao Brasil apenas em DVD, enquanto a série em mangá completa foi publicada aqui entre 2006 e 2011.

Para alento de quem assistiu ao filme, acompanhou os mangás ou não fez nada disso – mas adora ficção juvenil de primeira linha – a Globo Livros finalmente preenche a última lacuna: com tradução direta do japonês, assinada por Jefferson José Teixeira, o livro Battle Royale aporta nas livrarias brasileiras na condição de um dos lançamentos mais aguardados de 2014.
A ansiedade se explica pela duradoura permanência de Battle Royale sob os holofotes. Em 2009, ninguém menos do que Quentin Tarantino chegou a eleger o filme como o melhor que viu desde o início de sua carreira de cineasta. Mais recentemente, com o sucesso do blockbuster cinematográfico Jogos Vorazes, não faltaram leitores e espectadores do mundo todo acusando a norte-americana Suzanne Collins, autora do livro em que se baseou a produção de Hollywood, de ter plagiado a história de Koushun Takami.

Apesar de o ponto de partida ser exatamente o mesmo – jovens obrigados a se matar entre si como parte de um jogo –, a escritora alega que só veio, a saber, da existência da obra japonesa quando o primeiro Jogos Vorazes já estava no prelo. De sua parte, Takami, cordialmente, declarou que não pretende processar Collins, por acreditar que cada livro tem algo novo a oferecer. Independentemente disso, a questão tomou conta da internet, com milhares de páginas de fãs debatendo semelhanças e diferenças entre as obras.

Um ponto comum entre muitas das resenhas é o de que em Battle Royale o autor se aprofunda com mais vigor no desenho psicológico dos numerosos personagens – a turma de estudantes tem 42 pessoas –, trazendo à tona informações sobre a história de cada um como forma de explicar seu comportamento e suas reações diante dos perigos do jogo pela sobrevivência. Na batalha de todos contra todos, há os que enlouquecem, os que se revoltam, os que extravasam os piores instintos, os que buscam se alienar – e até os que assumem com prazer a missão de eliminar pessoas que horas antes eram colegas de classe. Nesse ambiente, o fio do suspense se mantém esticado o tempo todo: é possível confiar em alguém? Do que um ser humano é capaz quando toda forma de violência passa a ser incentivada?

A tarefa de traduzir a esperada saga coube a Jefferson José Teixeira, carioca que morou no Japão durante 11 anos. Especialista em caligrafia chinesa, atua como tradutor desde a década de 1980, e exibe em seu currículo de documentários a clássicos da literatura, como A Chave (Kagi), de Junichiro Tanizaki, Miso Soup, de Ryu Murakam, Chuva Negra, de Masuji Ibuse e Norwegian Woods, de Haruki Murakami.

O autor
Koushun Takami é formado em literatura pela Universidade de Osaka. Na década de 1990 trabalhou como jornalista no Shikoku Shimbun, cobrindo as áreas de política, segurança e economia. Deixou o jornalismo para se dedicar à literatura, mas não lançou mais nenhuma obra desde Battle Royale.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Parece interessante, é um tema no geral bastante usados em filmes e séries e livros, mas esse é bem antiguinho, então talvez seja o que deu o começo, talvez.

    Honestamente agora fiquei curiosa, tava vendo muito o nome no facebook e no twitter, mas tava ignorando porque achei que fosse haver com 007 (tem um filme dele com esse nome, não?) e pessoalmente odeio essa franquia, então se estava virando livro, não me interessava. Mais uma lição de que capa e nome podem dizer muito pouco de uma obra.

    Enfim, vou ficar de olho em resenhas e então me decido mais direitinho ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, nunca tinha ouvido falar no livro ou mesmo no filme, fiquei curiosa tanto para ler como para ver..

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-paixao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
  3. Oie Vivi, tudo bom?
    Caramba, eu estou MEGA ansiosa com esse livro, apesar de não ser bem o tipo de livro que estou habituada a ler, ele parece muito bom.
    Fora essa capa maravilhosa *-*
    Amei o post, com o sangue hahahaha Bjooos!

    ResponderExcluir
  4. Oie Amiga
    sorry o sumiço, mas fevereiro foi um mês bem fraquinho pra mim,e não consegui colocar o blog e as visitas em dia.
    Eu estou louca por esse livro. Esse poço de sangue na capa, nossa, amei.
    Quero muito, e olha que ainda nem li sua resenha, quando ler tenho certeza que irei sair pra comprar na hora rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi
    Gostei do lançamento, fiquei interessada :)
    Agora que o carnaval passou, vou colocar as visitas em dia :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi! O lançamento promete, né? A capa é incrível e a sinopse me deixou mega curioso para conferir a obra.
    Abraço!

    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já estou a tempos curiosa por esse livro, e fiquei aguardando ansiosamente o lançamento dele no Brasil. Infelizmente, o preço é bem salgado, o que me desanimou muito, mas pelo fato de eu estar a muito tempo ansiosa por ele, acho que vale a pena gastar um pouco mais.
    Aliás, a capa é incrível <3
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A capa é muito linda,mas não é meu tipo de livro...

    Não sei se gostaria,vou esperar sua resenha para decidir...

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©