20 fevereiro 2014

Resenha | Enfeitiçadas - Jessica Spotswood -

   Você é daqueles leitores que amam adentrar em mundos diferentes e cheios de incríveis fantasias? Então se prepare para essa resenha.
Mas se você não é desse tipo de leitor, não se preocupe, leia a resenha e comece a modificar seu gosto literário, a vida real é densa demais para não colorirmos um pouco com leituras que nos enfeitiçam. Abra sua mente.
Vamos a resenha?


  Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Autora: Jessica Spotswood| Editora: Arqueiro| Ano: 2014| Páginas: 272


Minha resenha

Enfeitiçadas é o tipo de história que te pega sem ao menos você perceber.
No início me senti arrastada para um mundo estranho, onde mulheres são oprimidas de um jeito enervante, a Fraternidade leva a sério o fato de que as mulheres são seres frágeis e maléficos. Como se na visão deles as mulheres fossem um mal necessário, para procriação, ou para causar problemas.
De fato, enquanto a autora vai nos apresentando os fatos eu senti que estava lendo uma história ligeiramente distópica. Principalmente quando Cate, a primeira das três irmãs nos conta que no passado quem governava eram as bruxas.
"Eu sei o que os Irmãos diriam: A magia não é um dom do Senhor, é coisa do demônio. Mulheres capazes de fazer magia ou são loucas ou perversas. Estão destinadas a um hospício, na melhor das hipóteses, ou a um navio-prisão- se não a um túmulo precoce."
Pois é, a história nos conta sobre essas três garotas: Cate Cahill, Tess e Maura. Elas são órfãs de mãe e vivem sob a proteção de seu pai, que é um homem taciturno e meio sem noção das necessidades e realidade das próprias filhas. Quando sua esposa morreu ela levou parte de seu coração com ela.
Cate é a mais velha das três e antes de sua mãe morrer a fez prometer que cuidaria das irmãs menores e que manejaria as coisas de modo que não usassem magia na presença de ninguém, não poderiam ser descobertas. Visto que bruxaria era punida com rigor absoluto e as bruxas poderiam inclusive desaparecer ou perecer em hospícios Cate cuidava das meninas com cuidado. Mas isso era tão complicado, Maura era uma egoistazinha sem preocupação, sinceramente, fiquei nervosa com essa personagem, ela não me conquistou de maneira positiva. Já proteger Tess não era tão custoso, pois a irmã mais nova era doce e muito inteligente, ela sabia compreender as coisas que Cate lhe explicava e pedia.
No meio de tudo isso Cate tem que lidar com um fato, em pouco tempo ela terá que se casar, são as regras e seu escolhido é o filho de um velho vizinho. Mas será que Cate ama esse rapaz? Será que seu coração baterá com ardor pelo moço com quem está acostumada?
Bom, o que posso dizer é que vamos presenciar um triângulo amoro muito sútil e bem engendrado pela autora, tudo vai acontecendo num crescente apor Cate descobrir o diário de sua mãe, um diário com uma profecia aterradora.  

“Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.”

Cate possui um poder tão forte que até mesmo sua mãe, também bruxa se assustou quando descobriu. Ela explicou para a filha que seu poder era muito raro e que deveria escondê-lo, que era muito perigoso usá-lo. Mas a moça se preocupava demais com as irmãs e com o seu pai, ela se controlava além da conta e vivia para a família. Depois... Depois o amor aconteceu.
O livro flui melhor depois das cem páginas, mas antes disso os cenários antigos e elaborados descritos são encantadores, me perdi imaginando Nova Londres e as roupas usadas. Tudo foi criado de maneira detalhada e me maravilhei. As leis, o poder da Fraternidade, tudo é descrito em pormenores, mas não é complicada, a linguagem é perfeita, fácil de assimilar.
O livro Enfeitiçadas me enfeitiçou, desculpem o trocadilho. Estou ansiosa pelo segundo volume, pois o gancho que a autora deixou nesse primeiro livro é simplesmente instigante.
Um detalhe, essas bruxas, elas são perfeitas, seu poderes, eles são tão críveis, tão intensos e reais. Sim, não pense que vai encontrar bruxas com poderes dos contos da Carochinha, essas bruxas são fenomenais. Recomendo para os amantes de fantasia, vocês vão se apaixonar por Cate. 






Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olá Viviane, nossa estou muito interessada neste livro, no inicio não havia me interessado, mas conforme vou lendo as resenhas me pego mais interessada e ansiosa.
    Sua resenha me mostrou e me atiçou mais para descobrir esta historia. E sobre o triangulo amoroso, nossa eu amo quando há isso em uma leitura, sei lá, nos ficamos naquela torcida, além de podermos ter a quem escolher.

    Parabéns pela resenha flor!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, apesar da sua resenha elogiosa e de eu ser fã de fantasia, o livro não me atrai. A verdade é que, apesar de não ter nada especificamente contra, não sou exatamente fã de bruxas e coisas do gênero (com algumas exceções é claro, uma sendo óbvia.)
    Mas devo dizer que adorei a capa do livro, essa fonte, show!

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, resenha maravilhosa!! Eu também me senti enfeitiçada e sim, tb senti que a leitura arrasta no inicio, mais depois... haaa depois, fica ótimo!!!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi,
    Adorei ler sua resenha e perceber que fiz sim uma boa compra com o livro Enfeitiçadas ,
    O mundo da fantasia em si , embala nossa imaginação e abrir os olhos pra coisas antes chamais vistas adorei a resenha e pelo visto vou ter que subir os livro pra próximas leituras !!
    bjs Vá

    ResponderExcluir
  5. Primeiro de tudo: Que capa linda! Estou babando por ela.
    Eu li poucos livros com o tema "bruxas" e em sua maioria eram infanto-juvenil, mas eu sempre quis ler algo mais "Adulto" sobre isso, e além do mais, amo fantasia.
    Fico feliz que a leitura flua depois, apesar de, assim como você, gostar de me aventurar nos diversos detalhes.
    Sem dúvida, entrou para minha lista.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Divulgue seu blog em nosso link de divulga blog grátis

    em: www.depoisqueeumudei.com

    tenha mais visualização em seu Blog.

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro, só leio resenhas positivas sobre ele... E a sua ficou ótima!!

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Vivi, tudo bem?
    A maneira como a autora aborda o tema bruxas, parece ser bem interessante.
    Estou curiosa para conhecer a trama de Enfeitiçadas e espero não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vivi, eu fiquei encantada com esse livro, mesmo com o enrolar do começo eu amei tudo. Acredita que esse enrolar que muita gente não gostou me conquistou? Pois dessa forma foi possível conhecer mais da história por trás dessa fraternidade e de como as bruxas eram visadas. Pensei que tinha sido a única que tinha ficado chateada diversas vezes com o comportamento da Maura, OH MULERZINHA CHATA hahaahaha'
    Agora, adorei a Cate e toda a sua preocupação em manter a promessa que fez pra mãe *-* quero muito a continuação. Beijocassssssss!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©