05 janeiro 2014

Resenha | A Corte do Ar - Stephen Hunt

 Olá tracinhas!
Que tal o domingo de vocês? O meu está um marasmo só, por isso vim correndo postar a resenha de um livro que li entre novembro e dezembro. Estão curiosos? Então continuem nesse mesmo post e vão saber mais sobre essa obra de fantasia e ficção.


   Nesse aventura repleta de drama e ação, Molly carrega em seu sangue um segredo que a torna alvo de inimigos do Estado. Já Oliver é acusado de assassinato e precisa fugir para salvar sua vida. Logo, os dois se juntam para lutar contra um antigo poder que parecia derrotado havia milênios.


Minha resenha:

Quando recebi essa obra da Saída de emergência Brasil, selo da Sextante eu mal contive minha respiração. Sério leitor, nunca tinha visto uma capa com esse trabalho gráfico. Capas duras, imagens e vernizes sempre me encantaram num capa de livro, óbvio e verdadeiro que a história tem de valer tudo isso, é claro que eu me preocupo com o conteúdo, mas cá pra nós, hoje em dias as capas falam muito também, as editoras estão nos presenteando com capas e diagramações que são verdadeiras obras de arte. E dessa vez senti a editora se superando.
Fiquei estática, para logo depois sair mostrando a capa pra todos aqui em casa, fotografando e postando nas minhas redes sociais... Enfim.
Sei que estou babando ovo e me alongando no assunto, perdão, é emoção de viciada em livros lindos *.*.
Quando abri a escotilha... Opss... rsrsrs. Quando abri a capa de rosto do livro não poderia imaginar que fosse encontrar uma leitura tão diferente, e por diferente quero dizer que tem tudo o que um bom amante de fantasia vai encontrar.

Molly é órfã e vive num orfanato onde as crianças são ensinadas a realizar várias profissões, depois são encaminhadas ao comércio local, onde trabalham para pagar por teto e comida no orfanato. Ela é a protagonista feminina de A corte do ar. Molly é um tanto geniosa e já perdeu vários “empregos” sendo enviada como uma última chance para o bordel, nesse emprego ela terá chances que nunca teria em outros trabalhos, melhores roupas e alimentação e até um salário, porém a que preço?
Quando Molly vai atender o seu primeiro cliente o mesmo a ataca, algo acontece e ela acaba presenciando a morte de outra prostituta. Sua sagacidade e agilidade a salvam daquele episódio bizarro e toda uma gama de situações estranham vão se sucedendo com sua volta ao orfanato. Molly percebe que algo está diferente, que alguma coisa tenebrosa a persegue.
Ela foge, ficando passos á frente do assassino Conde De Vauxtion que, ao que tudo indica é seu perseguidor.
Molly é atirada de um lado a outro em aventuras de tirar o fogo, o que ela deseja é descobrir quem é ela mesma, a leitura é vagarosa, pois o autor prima por detalhes e insere muitos personagens na trama. Como eu sou leitora de George R.R. Martin não acho problemas em lidar com isso, e nem com o ritmo detalhado dos cenários e tudo o mais.
 Então temos o protagonista masculino, ele é Oliver Brocks.
Oliver vive com o tio, que aceitou cuidar dele desde a morte de seus pais em um acidente de aerostato. Oliver sobreviveu ao acidente, porém sofreu uma exposição prolongada a Brumaencantada (é uma força mágica, um curto período de exposição basta para infectar as pessoas com poderes psíquicos ou o que é mais comum, leva-las à loucura. Mas isso não acontece com Oliver, ele passa pela experiência de exposição incólume).
Mas como tem que ser nada dura para sempre e a vida de nosso rapaz é revirada de pernas para o ar quando ele encontra seu tio assassinado e é acusado de ser o principal suspeito do crime. Somente com a ajuda de Harry Stave, um obscuro agente da Corte do Ar, Oliver escapa da prisão e foge de Chacália.
Os dois órfãos agora se encontram e unem forças para descobrir mais sobre o que são e quem realmente são. Unidos eles vão se aventurando pelo mundo gigantesco criado por Stephen Hunt com a ajuda de outras pessoas e dos amigos do estranhíssimo Harry.
Mas o destino, safado e cruel como ele só pega Oliver de surpresa e ele se vê possuidor de um dom inusitado, á partir daí ele se vê obrigado a lutar por sua vida e por sua Terra.
Achei a história extremamente complexa e de tão detalhada muitas vezes a leitura se arrasta, a lentidão não é por falta de assunto, ou qualquer outra coisa, em minha opinião o autor quis deixar todo seu mundo steampunk muito bem resolvido e explicado nesse primeiro volume da série. E isso ele faz com gosto, cada assunto retrata muito bem todo um mundo fantástico de Stephen. A religião e a política são desafiadoramente destrinchadas e confesso que isso me irritou bastante, não gosto de ler sobre política, sério, não gosto e me sinto entediada.
Não que as partes descritivas sejam desnecessárias, não mesmo, me senti preparada para a continuação da história, que não termina somente com esse livro. Eu, que não conhecia muito do steampunk me peguei “letrada” e cheia de conhecimento sobre o gênero.
Mas por fim, quando passados esses momentos mais morosos e adentramos nas aventuras de Molly e Oliver as coisas vão fazendo mais sentido, um mundo onde homens-máquina, magia, seres sobrenaturais completamente diferentes tornam tudo muito emocionante. A Corte do ar nos leva aos céus e nos desvenda um mundo em que eu ainda não tinha entrado em todos os meus lindos anos de leitora.
Todo esse cenário se passa numa Londres vitoriana, eu me pegava imaginando um mundinho futurístico, e lá estavam os detalhes do passado, inenarráveis, ricos e mágicos.







Então pessoal, desejo mais uma vez que tenham curtido a resenha e minha dica de hoje.
Beijos e até a próxima postagem.





Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não gosto desse tipo de livro, mas amei a resenha :)
    Feliz 2014!!
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vivi, sempre que passo por aqui fico admirada com quão bem você escreve - sério!! AMEI a resenha, a forma como você destacou os pontos fortes da trama foi no minimo instigante!! Realmente em livros que abordam cenários alternativos sempre acabam se demorando nas explicações, mas isso nem sempre é algo ruim; provavelmente nos outros livros o autor pegue mais leve nessa parte!! Eu ainda não li nenhum título com essa somatória de características e sua resenha me deixou super empolgada para começar tipo agora!! Pelas suas impressões acredito que vou gostar bastante!! uhUIHuihi Sobre a politica e religião, acho que vou gostar até dessa parte e fiquei curiosa para saber como esses tópicos vão ser inseridos na trama!!

    Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, não me canso de passar por aqui e ler seus textos!! :}

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, tem resenha nova por lá!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, Resenha de se impor respeito hehe
    Já vi o livro na livraria e vc tem razão, é belo, é maravilhoso!!
    Estou doida para ler, mesmo tendo um pouco de leitura arrastada e de descrições detalhistas!!
    Parabéns pela resenha!


    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi!

    Adorei a resenha e o mundo criado pelo autor. Só fiquei um pouco reocupada com essa gama de personagens variados. E concordo com você amiga, também não gosto de política! rs Acho que deixa a leitura chata também.
    Aprendi a amar a era neo vitoriana quando li Dearly, Departed, achei que ficou um pano de fundo muito legal e inusitado, diferente. Nos desperta curiosidade... rs

    Beijinhos querida!

    Celle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  5. De inicio achei a capa meio infantil, e percebo que deve ser por isso que tenho que me desprender do ditado "Não julgue um livro pela capa". Achei a história bem interessante, com todo esse universo criado pelo autor, e mesmo não sendo a maior fã de fantasia, devo dizer que esse livro entrou pra minha listinha.
    Beijos
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente Vivi, essa capa é show (e ainda dura mesma? Que lindo *-*, rs). Eu acho que nunca li nada Steampunk, eu tenho na verdad emuito pouco conhecimento dessa área. E é uma pena quando se arrasta uns pedaços, sei bem como é, às vezes é algo necessário, mas mal contado, talvez.

    Não sei se é um livro que leria, mas sem dúvida me chama a atenção.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi, tudo bom?
    Eu vi umas fotos circulando deste livro no facebook e fiquei maravilhada com todo o trabalho interno. Nossa, está de cair o queixo, entendo o seu entusiasmo hahaha'
    Com relação a história eu JAMAIS poderia imaginar que era algo do tipo O.o Primeiro que esse papo do orfanato é tenso, depois jogar a Molly em um bordel? E ainda por cima vim essa onda de assassinato? Caramba, parece ser um daqueles livros de tirar o folego.
    E também não sabia que teríamos um protagonista e uma protagonista *-* fiquei mega animada, vou adicionar como desejados hahaha'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vivi que resenha é essa??? Eu concordo com você em todos os sentidos em relação ao trabalho de capa e já estava muito ansiosa pela leitura,agora estou muito mais desesperada para conhecer a história da Molly,eu já amo o gênero steampunk e esse livro tem tudo para ser um dos favoritos desse ano....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©