01 outubro 2013

Resenha | Viver não dói - Leila Ferreira

   Boa noite tracinhas!
Hoje venho com mais uma resenha para vocês. Diferente dos gêneros literários costumeiros eu resenhei um livro repleto de crônicas lindas e especiais. Preciso dizer que fico orgulhosa de poder trazer essa resenha pois o livro foi escrito por uma mineira, mineira assim com eu sou...uai!



Muitos leitores não estão habituados a ler crônicas, então, correndo o risco de ser pernóstica trouxe uma ligeira explicação do que é uma crônica.

“Pode-se dizer que a crônica situa-se entre o jornalismo e a literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. Ao desenvolver seu estilo e ao selecionar as palavras que utiliza em seu texto, o cronista está transmitindo ao leitor a sua visão de mundo. Ele está, na verdade, expondo a sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que o cercam”.



Minha Resenha:

Preciso começar essa resenha contando para vocês como conheci a Leila Ferreira e o porquê de minha admiração por essa mulher tão interessante.
Há alguns anos atrás liguei minha TV e fiquei eufórica, num canal aqui de Minas Gerais uma apresentadora muito simpática estava entrevistando meu herói literário, sim, ele não é nem meu ídolo, é meu herói, Sidney Sheldon.
Bom, acho que a maioria dos leitores adora esse escritor, mas o que me estimulou ainda mais foi ver uma mineira, uma conterrânea fazendo a entrevistas, e vou falar ainda mais, com as perguntas mais interessantes e legais que eu já vi. Fiquei vidrada o tempo todo, bebendo das palavras da Leila e do Sidney (olha minha intimidade) como se não houvesse amanhã e eu pudesse ficar ali pra sempre, conectada nos dois.
Depois dessa surpresa maravilhosa de conhecer uma jornalista mineira tão elegante e talentosa, claro, fiquei fan dela e do seu programa.
Mas a vida segue e perdi conexão com o programa e a jornalista. 
Tempos depois fiquei sabendo que ela tinha escrito um livro, depois outro, mas nunca tive oportunidade de ler suas obras, infelizmente. Então quando a Globo Livro divulgou o lançamento de Viver não dói não tive dúvidas, precisava ler a obra, sabendo de antemão que iria ler um livro diferente e surpreendente, pois sempre senti isso vindo de Leila Ferreira.

Com o livro em mãos me sentei confortavelmente para dar aquela espiada básica que todos nós leitores temos mania antes de já iniciar a leitura propriamente dita, mas não consegui largar o livro, sério, eu sei que geralmente lemos crônicas mais lentamente, mas parecia que eu estava ali sentada, frente a frente com a escritora, tal a leveza com que ela nos conta várias histórias e vivências sobre si mesma e alguns personagens reais. Sendo uma delas Isabel Allende (autora de A casa dos espíritos, De amor e de sombra, A soma dos dias entre muitos outros livros).
Leila nos conta casos de pessoas impressionantes que levam a vida como qualquer um de nós, mas que em conversas e entrevistas com a escritora nos falam de assuntos como amor, amizade, casamento, desilusões, sexo, despedidas, enfim. De maneira deliciosa e bem humorada o livro nos deixa confortável para analisar nossos próprios sentimentos. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.
O livro não se trata de nenhum manual de autoajuda, longe disso. Então não se preocupe, você não vai ser inserido em páginas de como ser feliz ou como salvar sua vida em sei lá quantas páginas. Nos textos pequenos e dinâmicos compreendemos a profundidade da escrita da autora.  
Sempre tive um modo de ver a felicidade de maneira simplista, sempre segui um mantra sobre esse sentimento que é o seguinte: “Felicidade é uma questão muito pessoal”.
E pensando assim eu acrescento que aprendi com Leila a degustar esse sentimento em pequenas doses, sim, num dos textos de Viver não dói a escritora fala sobre felicidade e me senti envolvida completamente, pois esse é um dos sentimentos mais intrínseco do seres humanos.
E assim seguem os textos, a cada momento nos confrontando com histórias intensas ou leves, e a cada visão da autora ou de alguns de seus entrevistados vamos absorvendo ideias e experiências fantásticas.
Não sei se conseguirei passar a dimensão de tudo o que li, porque acho que cada pessoa interpretará o livro de forma diferente da minha, justamente por isso vocês precisam ler esse livro. Um livro que nos tira da zona de conforto, sim, de certa forma ele faz isso com o leitor. Viver não dói nos coloca pra pensar, e faz isso sem causar dor.
A editora Globo Livros está de parabéns pela parte gráfica do livro. As páginas são amareladas e os detalhes de cada capítulo são lindos.
No capítulo final, ou última parte do livro, como queiram chamar a escritora escreveu as principais frases e passagens de cada texto. Vou transcrever algumas aqui, para que vocês saibam o que vão encontrar nesse belo livro.




“Aprendi cedo que felicidade não é coisa para pessoas desatentas. Chega quando a gente menos espera, dura menos do que a gente gostaria e vai embora sem dar satisfações”.

“Nada melhor para confortar um coração desprezado do que um estômago tratado com respeito. Nessas horas, a palavra dieta tem que ser banida, e a alface diária deve ser mantida no fundo da última gaveta da geladeira”.

“Quando a gente aprende a apreciar o carinho da liberdade que vem com a solidão, o medo de estar só passa”.

“Os insones deveriam ler, pintar, fazer tricô, tentar resolver equações matemáticas. Arrastar móveis, arrumar cozinha, fazer trottoir de saltos ou ouvir música no último volume é abrir mão de ser civilizado”.


Globo Livros 

Facebook: Globo Livros
Twitter:@GloboLivros                                   
 Google + : Globo Livros
Site: Globo Livros



Meus queridos leitores, espero que tenham gostado da resenha e que façam o possível para ler Viver não dói, realmente esse é um livro que trás perspectivas positivas para nosso dia-a-dia sem cair na mesmice de um autoajuda qualquer. Aliás, qualquer referência a esse gênero é um pecado. Obrigada pela visita e até a próxima postagem. Grande beijo, tracinhas!











Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Vivi.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei. Legal saber que é nacional. Estão superando nossas expectativas ultimamente, não estão? kkkk.

    Beijão
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  2. É tão gostoso quando um livro nos escolhe (senti que isso que aconteceu com essa leitura). E que bom que conseguiu ler alguma obra da jornalista que você tanto admirou ♥

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro maravilhoso parece ser!
    Adorei a dica Vivi! Não conhecia!
    E os quotes? Perfeitos!!!
    Vou add na lista para leitura

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Realmente não tenho costume de ler crônicas (ao menos não no formato livro), mas é algo que quero mudar. Acho delicioso poder pegar um livro de contos ou crônicas e abrir em uma e às vezes só ler aquela mesmo, naquele momento.

    E nossa, respeito pela autora, entrevistas SS não é pouca coisa, também adoro os livros dele.

    Té mais...

    ResponderExcluir
  5. Oie amiga
    faz muito tempo que não leio uma crônica, mas pela falta de oportunidade e de conhecer um bom livro, do que tudo.
    Adorei a sua resenha. Tão bom quando a gente já sente uma identificação com o autor antes mesmo de ler a obra, né? Parece que estamos conversando com o autor ao ler o livro.
    Amei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e na verdade nunca li nada do gênero, então não sei sinceramente se gostaria dele, mas como e sempre bom conhecer coisas novas, se surgir uma oportunidade talvez eu leia o livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi,

    Amei a resenha ,livro de cronicas é sempre complicado de se ler continuamente costumo lê-los intercalados com outros gêneros pra dar uma aliviada já li de outros escritores Martha Medeiros, Fernando Pessoa mas a Leila Ferreira nunca tinha ouvido falar pela sua resenha parece ser um livro gostoso e de fácil leitura espero e muito ter a oportunidade de lê-lo .

    Valeu pela indicação , e claro por sua resenha tão bem feita que nós leva a querer devorar os livros rsrsr.


    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola Vivi,
    Ainda não conhecia esse livro, mas depois de saber da entrevista do Sidney, já sei que ela tem bom gosto. O livro parece ser muito interessante. Curioso (;

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi,
    Eu não gostei da capa, mas em compensação amei a resenha. Eu gostei do livro ter uma coisa simples, e não ser uma auto-ajuda. Me pareceu bem intenso, não tenho dúvida nenhuma que lerei este livro.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa meio diferente, gosto mais de outros tipos. Entretanto, a sua resenha ficou ótima. Faz muito tempo que eu não leio um livro de crônicas, bastante mesmo. O que li ultimamente foi contos, e gostei muito.

    Bjs
    Maurício

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivica, tudo bom?
    Para tudo, fiquei emocionada com a sua história com a autora, e olhe como a vida dá voltas né? *-* E o mais lindo de tudo é que o livro superou suas expectativas, confesso que quando vi do que se tratava o livro fiquei um pouco receosa, eu sabia que o livro era bom, mas como você disse, normalmente livros assim são mais "arrastados", porém ao ver sua empolgação com todo o enredo eu fiquei maravilhada, preciso ler esse livro pra ontem *-*

    Beijos, e obrigada pela maravilhosa dica.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha. Estou querendo ler este livro e agora me senti mais motivada ainda para lê-lo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©