08 agosto 2013

Entrevista Internacional - Lucinda Riley

  Boa noite tracinhas!
Hoje teremos uma entrevista super bacana com a escritora Lucinda Riley. Três de sua livros foram lançados aqui no Brasil pela editora Novo Conceito.
Eu e a blogueira e amiga Kéziah do blog Paixão Literária nos unimos e elaboramos dez perguntas com assuntos variados e bem curiosos, vamos ler?
A Autora:

 Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou por todo o Oriente. Assim que se mudou para Londres, começou carreira como atriz de cinema, teatro e televisão. Aos 24 anos, baseada em sua experiência com dramaturgia, escreveu seu primeiro livro. Sua paixão por História trouxe-lhe a inspiração para escrever romances que têm conquistado os primeiros lugares nas listas de leitura de todo o mundo. Vive entre os Estados Unidos e a França, com o marido e quatro filhos.

A Entrevista:

Lucinda, seus livros falam sobre a vida real, tragédias e morte. Como você encara a morte?

Eu realmente não sou uma pessoa religiosa, mas eu acredito que há um poder no universo que é "maior" do que nós, seres humanos. Seria muito arrogante para nós pensar que sabemos as respostas para tudo ou que tudo pode ser explicado pelos fatos e a ciência. Então, eu estou aberta à idéia de que o espírito/alma/essência de uma pessoa continua após a morte, de alguma maneira que ainda não entendemos completamente.

Como você se sente ao terminar de escrever um livro. Você se sente triste e solitária ou feliz?

É geralmente uma mistura de emoções. Eu definitivamente sinto um pouco solitária no momento em que eu termino um livro. Eu vivo e respiro com os personagens enquanto estou escrevendo, eu habito seu mundo. Então, quando eu tenho que dizer adeus a eles pode ser muito triste. Mas eu estou sempre muito feliz e satisfeita também, sabendo que contei suas histórias da melhor maneira que eu pude.

Eu amo seus livros e os leio muito rápido, porque as histórias estão sempre muito bem escritas. Você tem uma fórmula especial de pesquisa? Você costuma visitar os países que você descreve em seus livros, para conhecer melhor a cultura e as pessoas que lá vivem?

Geralmente um lugar ou um prédio (aqui entendi como casa, mansão, castelo, como sempre são mencionados em seus livros) que primeiro me inspira a escrever. Por exemplo, com The Girl on the Cliff (A Garota do Penhasco), era a costa selvagem e bela de West Cork, na Irlanda. Eu nasci lá e vivi lá por muitos anos e eu sempre soube que um dia eu iria escrever sobre isso. Assim que eu decido sobre um local, eu faço um grande esforço de investigação em todos os aspectos da minha história. Minha pesquisa inclui sempre visitar ou re-visitar o lugar que me inspirou, a fim de absorver o máximo da atmosfera e da cultura que eu puder. Espero que isso faça com que os livros sejam mais "autênticos" para os meus leitores.

Lucinda, você considera escrever um livro um trabalho árduo?

Sim e não! Quando estou escrevendo, eu me torno totalmente imersa no meu trabalho e isso envolve muitas horas e muitas, muitas noites e madrugadas. Mas eu também considero um extremo privilégio ser capaz de ganhar a vida fazendo algo que eu amo tanto. Escrever, para mim, é algo que eu tenho que fazer - eu não "decidi" de forma racional começar um livro, é mais o caso de uma ideia para uma história que se aloja na minha mente e toma conta de mim. É como se os personagens ficassem sussurrando em meu ouvido e pedindo para serem ouvidos.


Você tem um ritual especial ou engraçado que costuma praticar antes de se sentar para escrever?

Eu muito raramente me sento em uma mesa quando estou escrevendo. Eu acho que eu trabalho melhor se me movimentar, além do que, devido a uma lesão por esforço repetitivo, eu não posso sentar-me em um teclado de computador por longas horas. Então eu "dito/falo" as palavras em meu fiel gravador ao passear ao redor da casa ou no jardim, ou sentada no chão. Minha maravilhosa assistente, Olivia, digita minhas gravações para o papel. Um ritual que eu tenho quando estou escrevendo é tomar uma taça de vinho rosé Provençal na hora do almoço. É um pequeno incentivo para me manter durante toda a manhã!

Como se sente vendo seus livros sendo lidos por pessoas de todo o mundo, e se descobrir na lista de Best Sellers em tantos países?

Eu ainda sou absolutamente humilde e espantada com a popularidade dos meus livros. Estou muito grata aos meus adoráveis leitores de todo o mundo por fazerem minha carreira possível.

Você geralmente fala sobre a 2 ª Guerra em seus livros. Foi um trabalho duro pesquisar sobre isso?

Eu não incluí deliberadamente a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais em qualquer dos livros, isso apenas "aconteceu" como uma parte natural da história, porque parecia certo para o cenário e os personagens. É um trabalho difícil pesquisar esses momentos e acontecimentos do mundo, porque não há tanta informação disponível sobre eles, é importante ser precisa e correta até mesmo para homenagear os homens e mulheres que lutaram durante esses tempos bravos. Dito isto, eu sou uma escritora, não uma historiadora, então eu só uso dados históricos onde se encaixam em meu enredo.

Como você se sente sabendo que os seus livros, com histórias tão longas, com mais de 500 páginas, são tão bem aceitos pelos leitores? Especialmente em países como o Brasil, onde as pessoas não têm muito o hábito da leitura?

É um enorme, enorme elogio saber que meus leitores estão dispostos há investir seu tempo em meus romances. Espero que seja porque eles se tornam tão absorvidos nos personagens e na história que eles não se importam quanto tempo levará a leitura!

Você é conhecida como uma mulher irlandesa de alma "carioca". Como você se sente sobre isso? O que fez você escolher o Rio como parte de sua história em seu próximo livro? Você pode nos contar um pouco mais sobre este livro?

Eu amo essa descrição de mim! Eu não posso explicar totalmente, mas a primeira vez que visitei o Brasil, senti uma estranha conexão muito profunda com o país e seu povo. Foi neste contexto, que me fez querer escrever um livro que foi parcialmente baseado no Brasil. Eu não estou autorizado pelos meus editores para dizer muito sobre o próximo livro, exceto que ele será o primeiro de uma série de sete romances. O primeiro é definido no Brasil e Paris e está quase concluído. Estou muito, muito animada sobre isso, e sobre os outros livros da série.

Agradecemos muito sua atenção com os leitores brasileiros e pergunto se você poderia deixar uma mensagem para os leitores dos blogs, que te amam tanto...

Partindo de uma "carioca Irish" (Irish: Natural da Irlanda/ Irlandesa), eu digo obrigada do fundo do meu coração por lerem e apreciarem meus livros. Eu mal posso esperar para estar de volta ao Brasil novamente em breve.

Vocês podem também conferir um vídeo sobre A garota do penhasco, clicando AQUI.


Tracinhas, eu amei o carinho com que a Lucinda respondeu as minhas perguntas e as da Kéziah também, achei que ela foi bastante atenciosa. 
Adorei saber sobre ela. Amo ler seus livros e eles me fazem chorar, eles são profundos e românticos ao extremo, inclusive comecei a leitura de "A garota do penhasco" ontem e nas primeiras páginas a história me prendeu.
Deixe seu comentário aqui no blog RR e também lá no blog da Kéziah, o Paixão Literária, nós duas nos esforçamos muito para trazer essa entrevista pra vocês.
Obrigada tracinhas, beijos e até a próxima postagem.


















Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Na entrevista a autora demonstra amesma sensibilidade que vemos em seus romances. O sucesso alcançado por ela é mais do que merecido, parabéns a vocês pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, eu ainda não li nada da autora, preciso consertar isso..
    Adorei a entrevista, gosto muito delas pq nos ajuda a conhecer mais nossos autores

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, gostei de ver a entrevista, a Lucinda como sempre muito simpática. Eu vi um hangout dela acho que foi esse ano nem me lembro e já tinha notado que ela é bem humilde. Os livros dela são bem grandinhos, mas todo mundo elogia suas obras. Estou aguardando o A Garota do Penhasco chegar para começar a ler, fiquei um pouco receosa agora que vi que terá uma continuação, espero que não demorem a ser publicados. Parabéns pela entrevista.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vivi.
    Eu quero muito ler algum livro dessa autora. Principalmente "A garota do penhasco", mas tenho interesse nos outros também. Curti bastante o termo "carioca Irish".

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  5. Que legal a entrevista, Vivi. Parabéns.

    Ainda não li nenhum livro da autora, mas quero, e gostei muito das respostas dela. Principalmente porque me identifiquei com algumas coisas que ela falou (especialmente a resposta da pergunta de se escrever é algo árduo), então, como aspirante a escritora que sou, faz com que eu sinta que estou no caminho certo ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi!!

    Eu adoreeei essa entrevista! A Lucinda é um doce, e eu adorei todas as respostas dela, tão simpática! E adorei saber que vem uma série nova por aí, ainda mais se tratando de Rio e Paris! Amei!

    Beijos,

    Celle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  7. oie Vivi
    adorei a entrevista!!A Lucinda parece ser um doce, e dá vontade de me bater por não ter lido nenhum livro dela, embora eu tenha três. Gostei muito de saber um pouco mais sobre a rotina dela como escritora, e que ela realiza as pesquisas do cenário com afinco. Mal posso esperar para conhecer essa história ambientada no Brasil \o
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas! Parabéns pela entrevista! A autora foi bem atenciosa né?? Achei fofo!!!
    Poxa, eu já penso diferente sobre alguns aspectos de vida e morte. A escritora fala muito sobre vida após a morte, algo relacionado a isso?
    Ainda não li os livros dela mas me falaram que são lindos de morrer!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Uauuu Vi parabéns pela entrevista arrasou!
    Você merece todo sucesso!

    Beijokas ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Gostei bastante da entrevista, ela parece ser bem simpática!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi
    Adorei a entrevista, ainda não li nenhum livro dela e o primeiro vai ser "A garota do penhasco"
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. particularmente adoro os livros dessa autora
    livroazuis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Aw fico tão feliz com a atenção que a Lucinda nos deu <3 arrasamos amiga <3

    ResponderExcluir
  14. Vivi, vc e a Keh são umas danadinhas, trazendo uma entrevista desse porte ao blog, então mega parabéns pra vcs duas!
    Adorei as respostas da Lucinda e fiquei tão emocionada com a humildade dela, ao reconhecer que somos nós, leitores, que tornamos a carreira dela possível. Olha que fofa?
    Sei o quanto essa autora é simpática e atenciosa, pois tive o imenso prazer de conhecê-la pessoalmente na Bienal de SP, no ano passado, e fiquei super encantada com sua simpatia, então, nem me surpreendi com a atenção da autora em responder as perguntas de vcs.
    São de pessoas assim, que necessitamos na literatura. Autores sempre acessíveis, não importando o grau de sucesso que tenham.
    Mega parabéns pra vcs e um sucesso enorme à Lucinda, pq ela merece.
    Bjokas flor

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a entrevista.
    Tive a oportunidade de conhecer e conversar com essa autora. *-*
    Lucinda é uma fofa, foi uma surpresa muito gostosa.
    Estou ansiosa do livro ambientado aqui.
    *-*

    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada da autora, mas pelos comentários seus livros são incríveis.
    Gostei da entrevista, e sempre bom conhecer um pouco mais sobre os autores e a criação de seus livros.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Vivi!
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora! Mas tenho muita vontade de conhecer seus livro, já li resenhas bem positivas a respeito, estou interessada no sue último lançamento " A Garota do Penhasco" parece ser um ótima história! Parabéns pela entrevista a você e a Kéziah, a autora é bem simpática hein.. adorei!!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-julgamento-de-gabriel-sylvain.html

    ResponderExcluir
  18. Olá Vi, estou encantada pela Lucinda, choro horrores,me envolvo p valer nas entrelinhas, sabe me aconteceu de eu passar três horas seguidas contando para minha irmã o livro, pois assim que ela viu a espessura do livro ela desanimou, mas fiquei tão desapontado com a cara que ela fez, ela não podia ter feito cara pior, resolvi mesmo contra gosto dela, e falei vc precisa sentir toda a emoção que senti, então vou te contar tudo e entre goles de vinhos tomei seis taças de vinho tinto em 3h seguidas, mas conseguir resenhar e fazer ela senti toda a emoção contidas nas entrelinhas. Fiquei fascinada comigo, pois nunca em minha vida havia falado tanto.Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©