14 junho 2013

Resenha || A peculiar tristeza guardada num bolo de limão - Aimee Bender

 Olá tracinhas \o/
Vocês sentiram a minha falta? Espero que sim, para que meu ego volte ao normal...rsrs
Como eu expliquei no Facebook essa semana fiquei assistindo séries e lendo muito, sim, estou lendo só coisa boa gente... maravilha demais sô :p
Mas tive o prazer de ler um belo livro da editora LeYa e fiz a resenha para vocês, querem ler? Vamos lá então galera leitora linda *.*

O que você faria se pudesse sentir o gosto das emoções? Rose Edelstein é uma menina que descobriu ter um talento incomum: ela sente o sabor das emoções das pessoas que preparam aquilo que come. E tudo começou semanas antes de seu aniversário quando, depois de uma briga com seu pai, sua mãe resolveu fazer um delicioso bolo de limão. Imagine o que você faria se seu paladar pudesse decifrar o gosto das emoções? É com isso que Rose tem de conviver daqui para frente. Com apenas nove anos, a curiosa menina sabe o que cada um sente secretamente e percebe que nunca mais comerá seus pratos preferidos do mesmo jeito. E o que ela pode fazer para lidar com isso?
Autora: Aimee Bender| Editora: LeYa| Páginas: 304 


Quando a LeYa lançou essa obra fiquei muito curiosa em ler , confesso que o título foi o que mais me chamou a atenção. A sinopse me enganou... Não, ela não mente sobre a história, mas eu não esperava ler o que li(senti).
A peculiar tristeza guardada num bolo de limão é um desses livros que quando você termina a leitura se sente remexido por dentro de forma inesperada, não sei bem como explicar, mas falando como leitora, blogueira e principalmente como mãe me senti chacoalhada, e honrada em tê-lo lido.
Vou dar uma prévia dos personagens antes de me ater ao que realmente senti e ao que você leitor poderá sentir ao ler esse lindo livro.
Rose é uma menina de nove anos simpática, afável, calma e muito madura e inteligente para sua idade. Como a própria sinopse diz, num belo dia, sua mãe prepara um delicioso bolo de limão para comemorarem seu aniversário, mas Rose se sente afoita para comer o bolo antes mesmo de este receber sua cobertura de chocolate... Enfim, ela experimenta e do nada começa a ter sensações estranhas, ela se sente perturbada e repara que vem a sua boca o gosto amargo e oprimido do que sua mãe sentia ao fazer a massa, Rose sente os sentimentos de sua mãe, como se fosse os seus próprios. E a partir de então tudo o que ela come lhe trás os sentimentos das pessoas que cozinharam os alimentos.
Tudo sobre os personagens giram em torno de nossa protagonista Rose.
Seus pais, seu retraído irmão e os demais que aparecem no decorrer da narrativa.
São histórias que acontecem se entrelaçando a vida da menina, que começa desde os seus nove anos de idade, início de seu dom, até seus 22 anos de idade.
Na medida em que fui lendo me senti incomodada com o pai de Rose e Joseph (seu irmão), um homem um tanto taciturno e em minha opinião, negligente ao extremo com o próprio filho.
Joseph é um menino com inteligência avançada, calado, cheio de problemas que somente Rose vê, seus pais parecem “deixar quieto” pra não assimilar a verdade da “coisa” e não terem que reagir, e o pior, lendo nós nos damos conta de que realmente existem muito mais pais assim do que se percebe.
O livro fez isso comigo, fui lendo e analisando a peculiaridade dos acontecimentos, a mente criativa e muitas vezes triste de Rose, triste e até conformada.
Ela lidava de forma madura com o seu dom, uma menina que nos conquista do começo ao fim dessa história familiar.
Um livro que fala de família, afetos, desafetos, de afeto demais, mas percepção de menos. Vou resumir isso numa frase um tanto bruta: Pais carinhosos, provedores, mas que vão “levando com a barriga” tudo que se refere ao psicológico de seus filhos.
A autora traça um caminho maravilhoso no decorrer da narrativa e o drama não é arrastado e moroso, ou mesmo algo que vá te deixar depressivo, pelo contrário, a gente se sente compelido a mergulhar de cabeça em tudo e reavaliar muitos conceitos sobre nós mesmos.
Eu costumo dizer aqui em casa que quando não estou com vontade de cozinhar eu não cozinho. Pois não quero envenenar o espírito de ninguém, aprendo isso com uma amiga a tempos atrás, que me disse que até uma mãe pode envenenar seu leite de peito ao amamentar com a alma cheia de ódio e tristeza. Então tudo isso ficou intrínseco pra mim lendo esse livro.
Rose sentia, pois era uma menina rara e de rara sensibilidade, como todos nós somos, leiam o livro, degustem a história e aprenda, esse livro ensina muito.

De maneira delicada, gentil e cheia de emoção a autora nos brinda com esse livro incrível, o melhor do gênero que li esse ano.



Espero que tenham curtido a resenha, até a próxima galera, milhões de abraços com cheirinho de livros *.*

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Que ideia interessante da autora, diferente e criativa, tudo em torno dos sentimentos da pessoa que faz a comida, achei legal. Não conhecia esse livro, mas me interessei, gostei muito da resenha, que bom que o livro mexeu com você e que valeu a pena ter lido.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom? Espero que sim.

    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Deixo o link: http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    Um abração,
    Igor Gouveia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog..
    Muito interessante mesmo, estou a te seguir e te convido a conhecer o meu:http://belezaeatragedia.blogspot.com/
    Caso goste, siga de volta??
    ...voltarei aqui mais vezes..bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro mas, pelo o que você contou, tive a impressão que todos pais devem ler esse livro.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Honestamente, Viviane, parece que volte e meia quando vou ler suas resenhas, eu tenho de ficar voltando para ler os nomes dos livros, rs.

    Adorei sua resenha, realmente me interessou e entrou na listinha. Parece ser um daqueles livros gostosos de ler, que ainda te faz pensar e que você nem sente o tempo passando.
    O que vc falou de pais que são até bons, mas vão ignorando os problemas é bem verdade e não acho que se refira apenas a pais. Muitas pessoas com relações próximas a outras, as vezes acabam preferindo ignorar um problema do que tentar resolvê-lo, prefere esperar que "passe naturalmente", muitas vezes tornando os problemas ainda pior.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi,
    Já havia visto esse livro e ele me deixou bastante intrigada, não parei para ler a sinopse antes nem sei exatamente por quê, mas ao ler a sua resenha fiquei bastante curiosa com os personagens e a trama. Achei que o livro falava de outra coisa e me surpreendi! Parece ser uma história forte, e ao ler isso sobre passar os sentimentos para a comida me deixou pensativa, minha mãe fala aqui em casa que temos que fazer a comida com amor e nunca dar a bunda para a comida ainda no fogão, eu sempre achei engraçado, mas sempre vi que ela tinha razão. Espero que eu possa ler esse livro um dia.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi
    Gostei da trama desse livro, parece ser muito legal mesmo.
    Acabei lembrando de uma professora que uma vez contou pra turma que foi convidada a para um almoço entre amigos. Mas quando chegou lá, estava uma confusão danada, o pessoal discutindo e tudo mais. Ela inventou uma desculpa de que tinha passado rapidinho para avisar que não ia ficar porque tinha que resolver um problemas e foi embora.
    Ela falou que aquela comida feita com briga e raiva não ia fazer bem pra ela! Que era melhor comer algo simples na casa dela do que aquela comida.
    Parabéns pela resenha e espero ler esse livro em breve
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Como você a primeira coisa que me chamou atenção para esse livro, foi seu título, mas o enredo também e interessante e criativo. Ótima resenha me deixou bem interessada em ler o livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e ainda não conhecia esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas o título me chamou tanta atenção.... Sua resenha me instigou a lê-lo. Quando eu arranjar tempo (e dinheiro rsrs) vou dar um jeito de ler.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Vivi!
    Não conhecia!
    Pela sua empolgação, fiquei com vontade de ler!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi!! Que resenha ótima, adorei as palavras que você escolheu pra resenhar o livro, obrigada por compartilhar sua opinião! Nem imaginava que o livro teria um apelo tão forte sobre relacionamentos familiares e acredito que os sentimentos têm poder para avançar e ser dividido com outras pessoas.

    O livro é narrado em terceira pessoa? A personagem está com nove anos ou com vinte e dois? *-*
    (Já está na minha lista do skoob!)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeh;
      Obrigada pelo comentário, esse livro é muito lindo.
      Olha o livro narra acontecimentos desde que ela tem 9 anos, que é quando seu dom aparece, e a história caminha até ela chegar aos vinte e dois. E é narrado na 1ª pessoa *.*

      Beijinhos.

      Excluir
  13. Oi Vivi!
    Eu também me interessei por ele por causa do título, acredita? Mas foi a sinopse que não me ganhou. :( Já me decepcionei TANTO com personagens infantis que eu tenho fugido disso. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi!

    Adorei, mesmo, a sua resenha! Li ela com curiosidade, e sentindo o que realmente você queria passar. O livro parece mesmo ser bom, acho que a autora criou uma coisa nova para ilustrar o que pode se passar em um ambiente familiar. Fico feliz em saber que a leitura foi tão boa assim para ti.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi, tudo bom?
    Amei o nome do livro e realmente assim de cara parece um livro bobinho, fico feliz que você tenha uma opinião boa sobre ele porque me interessei bastante!
    Adorei sua resenha!
    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  16. O nome deste livro e a história são bem incomuns. Eu me interessei de cara pq adoro o anormal. kkk
    A história parece muito linda. Ai Vivi's amei sua resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá
    O livro realmente chama a atenção
    Adorei a sua resenha, acho que vou acabar procurando o livro para ler.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ola Vivi,
    Já tinha visto esse livro antes, mas nunca li sua sinopse ou resenha. Achava que se tratava de algum outro assunto qualquer, menos uma literatura. Bem legal, sua resenha!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Vivi, ainda não conhecia o livro, gostei do assunto contextualizados na história. Diferente de alguns eu não acho simples o nome do livros, pelo contrário achei muito bacana. Gostei mesmo.
    Bjs

    Maurício Dias

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha, a história parece ser bem interessante. Adoro leituras e sempre me interessa trocar opiniões e sugestões. Já sigo o blog já faz um tempinho, pois desde que o conheci me cativou bastante e já consta como um dos meus favoritos. Bjos

    http://www.elichandler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ai Vivi que resenha bela amiga! Fiquei apaixonada! =D
    Como vc bem disse, eu tmbm leria esse livro pelo título com toda certeza, já que o mesmo é tão curioso, mas agora com sua resenha ele já entrou para a minha lista, no topo dela, por sinal.
    Adoro histórias que mexem com nossos sentimentos, com nossa maneira de ver as coisas e nos deixam uma marca.
    É tão bom!!! E pelo visto este livro faz tudo isso.
    Adorei e com certeza vou querer ler e ter minhas próprias emoções.
    Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©