18 abril 2013

Resenha || Um Piano Para Cavalos Altos - Sandro W. Junqueira

   Boa Noite Tracinhas!
O blog deu uma "parada" essa semana não é? Pois bem, novamente tive que formatar meu computador, esse "bug" nas atualizações do Windows Seven me pegou  desprevenida e me dei mal =/
Mas agora as coisas voltaram ao normal, pelo menos eu espero. Então vim postar a resenha de um livro da LeYa, parceira do RR, para mim foi uma leitura diferente, curiosos?
Então vamos lá...


Sinopse

Um Piano Para Cavalos Altos
Autor: Sandro Willian Junqueira
Editora: LeYa
Número de páginas: 345
Preço Sugerido: 18,90 (Ponto Frio)


Minha Resenha:

A LeYa publicou no Brasil cinco títulos em homenagem ao Ano de Portugal no Brasil. Essa coleção com o nome de “Novíssimos” reúne algumas das vozes mais simbólicos da literatura contemporânea portuguesa.
Solicitei o livro Um piano para cavalos altos do escritor Sandro W. Junqueira.
Não conhecia nenhuma obra do autor e nem sua forma de escrever, não sabia nada sobre a história a não ser  o que tinha lido da sinopse, que me deixou curiosa.
Vocês vão ter que me perdoar, mas estou num caso de amor e ódio com essa obra, inclusive tentei escrever essa resenha várias vezes e acabei desistindo, mas como li o livro, sinto-me na obrigação de passar o que senti na íntegra para meus leitores.
Então, eu não gostei do livro... Mas calma, não é que não gostei assim “de cara”, a leitura foi penosa no começo, tudo me parecia estranho, inclusive o fato dos personagens não terem nomes próprios, onde já se viu isso, pensei  eu comigo mesma  durante um bom tempo, pelo menos até a página 160...rsrs
Mas então tudo foi ficando mais claro, fui me aprofundando na história que também pensei ser uma distopia. Muitos vão classificar como tal, mas na minha humilde opinião não acho que seja pelo menos como as atuais distopias que eu tenho lido.
O autor nos trás um mundo governado por mãos de ferro por um governo insano. Nesse governo todos tem de acatar as ordens piamente. Todos os dias e a todo o momento os habitantes são ameaçados por animais selvagens que abundam as florestas que cresceram em torno da cidade. E é daí que o governo tira força para minar toda a democracia que por ventura surja entre os cidadãos.
O governo quer tomar conta do povo de corpo, mente e alma. Usando também a música que está a todo momento ligada a história ele fala do perigo que é deixar o povo ouvir músicas alegres e que tipo de música o povo poderá ouvir...
O lado político é bem intrínseco na obra e confesso que não sou boa no quesito pra ficar aqui destrinchando parágrafo por parágrafo essa premissa, mas posso dizer que através dessa história toda escrita em metáforas o autor nos transmite que toda forma de repressão gera rebelião, motins e guerras, como bem sabemos, a vida real é assim também.
Como eu disse, é uma história de difícil resenha pelo simples fato de que é um livro que vai mexer com cada leitor de forma diferente.
Metáforas são compreendidas de formas diferentes por cada um que se disponha a interpretá-las.
Os personagens não têm nomes próprios, como eu disse antes, mas são fortes e significativas, todos tem importância fundamental no andamento da trama. 
O livro é dividido em duas partes: Sonata de inferno e Concerto de verão. Cada parte é dividida em Gymnopédies (Wikipédia).
As páginas são de cor creme que facilitam a leitura e a diagramação é agradável aos olhos.
Para finalizar acrescento que é um livro excêntrico, diferente, um livro que indico para os que gostam de pensar, ler devagar e analiticamente.



Espero que tenham gostado da resenha e ainda digo mais, esse é um livro que irei reler daqui um tempo, pois é um livro que devemos assimilar em várias doses. Até a próxima postagem tracinhas. *.*









Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Fiquei curiosa pelo que vc disse das metaforas e talz, mas honestamente, o resto pareceu meio estranho. O ato de não terem nome os personagens e a forma que é escrito. Meio doido, sei lá.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/ (tem resenha nova ^^)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro!
    O titulo é meio estranho
    Mas no geral gostei da obra
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse livro Vivi! Não sei mesmo se eu o lerei ou o compraria pois nao faz muito meu estilo. Mas achei ele muito bem bolado e parece ser um agrande obra por ser tao rico em criatividade boa. Bem intrigante.

    Bjs
    Mauricio

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, conheço poucos da editora e pela capa nem dá para saber do que fala ou se tem relação com Portugal. Achei bastante interessante, e gosto muito de livros assim que nos ensinam e que a cada leitura o pensamento quanto a ele se modifica. Fiquei me perguntando se era uma distopia por conta de sua resenha, mas acho que não.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi!
    Estou com esse livro desde o final do ano passado aqui para ler, mas cadê que eu parei e peguei para ler? :(
    É complicado saber que o livro que o livro é meio penoso no começo, eu sempre acabo desistindo quando isso acontece. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi, nossa amiga deu pra perceber que essa leitura não foi fácil né? Mas ainda bem que não é como a minha, ela é dessas leituras atemporais.
    Que nos trazem reflexões em diferentes momentos da nossa vida.
    Agora pode ser que a obra tenha parecido estranha ou confusa pra ti, mas daqui há 5 ou 10 anos, a mesma obra te passará uma outra visão.
    O bom das obras atemporais é extamente isso. Mexer com o leitor de formas diferentes em momentos diferentes da vida e mexer com cada um de maneira distinta, já que cada um de nós temos nossas crenças, particularidades e ideais.
    É uma obra que com certeza já poderíamos taxar de clássico contemporâneo, literatura da mais pura.
    Achei que foi válida a sua opinião, mas creio eu que, quando vc for refazer a leitura vai curtir muito mais, pode acreditar!
    Bjokas amiga.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha.
    Não sei se o leria, pois não faz muito o meu gênero literário, mas quem sabe.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei curiosa para ler esse livro. Adoro esses enredos com um quê político. Beijos ;**

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas achei o título bem diferente, porém no geral o enredo não me interessou, então e provável que eu não o leia tão cedo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi,
    Esse livro parece ser bem diferente mesmo, já tinha visto ele na editora e lido a sinopse, mas não me empolguei muito. Mas depois de ter lido a sua resenha, acabei ficando curiosa para saber mais sobre a trama.
    Parabéns pela resenha ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©