09 dezembro 2012

Resenha|| Belle - Lesley Pearse

 Boa tarde galera \o/
Hoje venho finalmente colocar o Razão e Resenhas em dia, pois estou sumida e relapsa =/
Trago então a resenha de um livro que mexeu muito com meu coração.
Desejo que ao lerem a resenha se sintam instigados também para lerem o livro.

Sinopse


Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 559
Minha resenha:


O livro Belle não se trata somente de uma história maravilhosa, mas sim de uma realidade que precede o tempo. É um livro envolvente e perturbador ao mesmo tempo, que me prendeu em suas páginas desde o primeiro instante de leitura. 
Belle é uma menina cativante e muito inteligente que apesar de ser criada dentro de um bordel não tinha a menor noção do que se passava nos quartos do andar de cima da grande casa que morava com sua mãe, sua babá e “as garotas”, e muito menos qual era o trabalho de uma prostituta. Annie, mãe de Belle, herdou o bordel da Condessa quando Belle ainda era pequenina e o administra com ajuda de Mog, que é como se fosse uma mãe para Belle e também uma espécie de “faz tudo” dentro do bordel, exceto se prostituir. Desde o começo da história de Belle vamos percebendo que Annie não é uma mãe afetiva e tem lá seus próprios traumas e fantasmas e que nem a tragédia faz com que ela saia do seu mundo, para que demonstre o amor pela filha. Anne é uma personagem que me irrita bastante, mesmo quando eu começo a entender a razão de sua maneira de ser.
Um belo dia Mog diz que Belle poderia começar a ajudá-la nas faxinas dos quartos do andar de cima, onde as moças realizam suas “funções”. Desde que Belle limpe tudo e saia antes do escurecer tudo bem, mas acontece um imprevisto e uma das moças entra no quarto com um cliente. Belle se esconde debaixo da cama, mas presencia o casal tendo uma relação sexual violenta e muito grotesca, através de um espelho que estava ao lado da cama e menina vê tudo e também quando o tal cliente assassina a prostituta.
Lesley Pearsey é bem minuciosa ao escrever, na cena que precede todo o infortúnio de Belle temos o casal falando palavrões durante o ato e os gemidos e murmúrios dolorosos de Millie, a prostituta assassinada, tudo tão real como se estivéssemos presente ali com a menina, vendo tudo se passando em câmera lenta. A descrição perfeita das cidades e do clima nos transporta diretamente para a época em que os fatos são narrados e é quase possível sentir os cheiros e as sensações de frio e calor , da chuva e da neve. Isso sem contar que a ingenuidade de Belle é tanta que nos leva a querer avisá-la dos perigos que ela corre, porque conseguimos entrar na história.
Até essa parte, onde Belle é forçada a entender onde mora e quem sua mãe é a história ainda é lenta, pois estamos apenas conhecendo os personagens. Mas quando Belle é sequestrada pelo assassino de Millie, a trama fica mais ágil.
Então, nossa protagonista é sequestrada e vendida para um bordel na França, onde é iniciada na prostituição sendo estuprada por cinco homens diferentes. Mesmo a história se passando em 1910 a narrativa não é romanceada, a autora descreve com detalhes a violação sexual de Belle. Nos capítulos posteriores ela descreve também os prazeres e delírios da personagem.  Belle não é uma mocinha fútil e fraca como alguns vão pensar no início, ela sabe que depois de ter a honra manchada e de terem feito dela uma prostituta então ela iria tirar proveito, sim, já que foi estuprada e transformada em rameira, ela será a MELHOR delas, ela seria uma cortesã, ganharia muito dinheiro para poder voltar para Londres.
Depois que Belle é sequestrada os capítulos são divididos. Alguns contam sobre Belle suas fugas e experiências e outros mostram as pessoas que estão à sua procura.
Mog se torna um personagem primordial após o desaparecimento de Belle, ela não se conforma com o sequestro e vai a polícia, não obtendo resultado nenhum ela vai a procura de ajuda com um jornalista conhecido por ser um dos clientes de Millie. Assim ficamos conhecendo Noah, que por ter se afeiçoado a Millie começa a investigar o assassino da moça para prendê-lo e descobrir onde está Belle.
De Paris, Belle é levada para Nova York e de lá para Nova Orleans. Percebemos não apenas a mudança geográfica, mas também no comportamento de Belle. Ela amadurece e embora seja somente uma menina que é forçada a se tornar mulher ela tem uma força interior inabalável, ela ainda acredita nas pessoas, tenho pena dela sim, da situação em que se encontra, mas também tenho nervoso das encrencas que ela se mete, pois sendo tão confiante ela está sempre contando sua história, qualquer um serve para que ela desabafe, eu fico me coçando pra dar uma sacudida nela nessas horas.
Quando Belle conseguirá enfim voltar para casa? Com uma adolescência tão maculada e cheia de escuridão será que ela vai superar tantos percalços?  Seu grande amor de infância terá ficado no passado? Sua mãe poderá então sair do casulo em que vive para proteger sua filha tão magoada desde que foi sequestrada?
Belle é um livro complexo, que fala de sentimentos humanos dos mais variados, de pessoas doentes pelo sexo, e das pessoas que fazem do sexo seu meio de sobrevivência, de pessoas que julgam e de pessoas que enfrentam tudo para fazerem o bem, um livro que não trás somente uma história fictícia, mas a realidade que é a prostituição e a violência contra as crianças, desde que o mundo existe. Super-recomendo a leitura de Belle.
A parte física do livro deixa a desejar somente quanto aos erros ortográficos que me incomodaram bastante, isso foi um fato que me assustou, pois eu nunca tinha encontrado erros assim nos livros da editora Novo Conceito, então acho que posso dizer que foi um fato isolado. A editora é sempre muito caprichosa e atenciosa na diagramação e revisão dos seus livros.
A capa é maravilhosa, as letras do título em relevo na cor rosa ficaram lindas e as páginas internas são creme, adoro, são confortáveis demais aos olhos.





O livro Belle será sorteado entre os comentaristas dessa resenha.
O sorteio será realizado pelo site RANDOM.ORG.
Os comentários que não se referirem ao livro não serão considerados na hora do sorteio.
Não valerá o comentário "adorei a resenha", não sejam tão econômicos, se expressem melhor.
O sorteio será realizado no dia 20/12/2012.















Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Olá Vivi!

    Assim que esse livros lançou eu amei a capa, é linda! Bom, parece ser meio pesado o assunto, mas é a realidade, adorei a forma como descreveu a estória, os personagens! Fiquei curiosa para ler, adoro um livro com investigação! Também fico um pouco com "raiva" dessas personagens que saem falando com o primeiro que aparece, parece que não pensa! Dá vontade de entrar lá e gritar com eles! Enfim, Belle estará na minha lista do ano que vem!
    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    Tahis
    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi adorei a resenha, d verdad
    poxa não acredito que a editora NC deu essa gafe.

    :(

    Beijokcas. Mar
    www.imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!! Tenho esse livro na estante, mas ainda não li e sua resenha me fez ficar bemm curiosa!! Apesar dos erros de português, achei o enredo da estória interessante! Nunca li nada assim e seus comentários me motivaram a começar a leitura logo!! O fato do livro ser complexo e perturbador me pegou de surpresa, a capa não revela todo esse dilema!!
    Mais uma ótima resenha que leio por aqui, parabéns Vivi! Adorei como você revelou bastante da estória, deixando o leitor instigado a começar de imediato a leitura, mas sem comprometer o desenvolvimento da leitura!! Espero poder ler em breve!!!

    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... lembrei do Livro memorias de uma Gueixa, eu estou lendo e me interessei demais, Belle parece ser daquelas personagens que nos ensina muito, nos ensina a viver e vencer as dificuldades... que sabe eu não ganhe e leia e faça a minha resenha no meu Blog e de quebra digo que ganhei aqui... ahhhh e do mais antigamente as cortesãs era lindas, educadas e super bem criadas para isso, eram mulheres completas... apesar de todo sofrimento delas, elas tentavam viver da melhor maneira possível.
    Bjks

    www.artesdosanjos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Desde a primeira vez em que eu vi esse livro fiquei louca de vontade de lê-lo, não só por que a capa é linda, mas também porque a história me parece forte e emocionante.
    Espero ter a chance de ler ele aqui.
    Beijos, Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter esse livro, eu ainda não li, mas por ter um enredo bem real e complexo, o livro parece ser interessante.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi! :)
    Esse livro parece que toca em muitas coisas delicadas não é mesmo? Eu bem que imaginei isso e estou adiando a leitura dele ao máximo. :x
    Mas enfim, o que me irritaria bastante são esses erros de revisão. Detesto quando isso acontece. :/

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii Vivi,

    Eu amo amo amo este livro.
    A estória realmente é muito forte, mas me cativou de uma maneira inexplicavél. Foi amor a primeira página...hehe.
    Fico feliz que vc tbm tenha gostado!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    O livro tem uma temática bem complicada né? Mas ainda assim deve ser legal...adoro livros de época! Ah, achei a capa bem bonita! Pena que tem alguns errinhos, como você disse.
    Outra coisa, é como falaram num comentário anterior: a história me lembrou o memórias de uma gueixa, livro que gostei muito!


    Letícia
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Belle tem uma capa show de bola, e uma premissa pouco explorada na literatura mas que acompanha nossa vida diariamente, fiquei bem interessado na obra, embora por se tratar de um tema forte
    lerei assim que estiver no momento =D

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi!
    Que resenha instigante hein?
    Agora fiquei louquinha para ler o meu "Belle" logo...
    A prostituição e violência de crianças e adolescentes é revoltante e deve mesmo ser tratada e denunciada até mesmo na literatura.
    Um Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Preciso muito ler esse livro!
    Está na listinha!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não imagianava assuntos tão complexos assim. Sabia que era no minimio delicado, mas não tanto. Adorei a resenha Vivi, excelente!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  15. Olá Vivi! Este livro foi um dos que mais me chamou atenção quando lançou, e tenho que dizer que foi pela capa. Depois de um tempo vi do que realmente a história falava e fiquei um pouco mais intrigada, li algumas opiniões e tenho que admitir que foi agora, quando li sua resenha que simplesmente coloquei na cabeça que: Preciso ler esse livro. Os temas abordados são coisas que ouvimos e que as vezes até vemos, essas coisas absurdas que não são do século 10, que ainda é presente no século atual o que é um absurdo. A resenha está ótima, e aguçou bastante a minha curiosidade.

    Att,
    Raquel
    Viajando com Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi vivi!

    Nossa, que resenha! Li que nem senti! rs
    A capa é mesmo linda, olhando bem! E eu adorei a sua resenha, eu não pensava em ler esse livro, por ele se passar em 1910. Mas lendo a resenha fiquei super interessada, pois se misturam várias coisas, inclusive um assassinato! Adoro! rs
    O livro parece ser bem forte mesmo, acho que estou surpresa em querer lê-lo, mas quero mesmo! rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie miga
    desde que li a sinopse e vi a palavra bordel, ja imaginava que a vida da menina iria passar por vários percalços.
    Não estou no clima para uma leitura pesada assim, mas quero em breve pegar pra ler e devorar, pois pela sua resenha dá pra ver que é o tipo de leitura que mexe com os nossos sentimentos.
    bjos

    ResponderExcluir
  18. te seguindo flor!
    vem retribuir,pinkbjs
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro, acho que foi um dos lançamentos da NC que mais me deixou com vontade de ler. A capa esta lista mesmo, que pena que tem erros ortográficos ):

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  20. Oi Vivi, adoro livro assim que tudo parece tão real que sentimos tudo acontecendo ao nosso redor de verdade. Ainda mais com cenas minuciosas e tensas. Ainda não li o livro mas,só vejo boas críticas sobre ele. Estranho mesmo ter erros no livro, sendo ele da NC. Bom, realmente me incomoda muito isso também. Bjs

    Maurício Dias
    sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Vivi to com esse na estante pra ler e sua resenha me instigou bastante Belle pela sua descrição é uma personagem com varias facetas e evoluções amei a resenha e com certeza passou na frente de alguns outros que tenho pra ler Bjs...

    ResponderExcluir
  22. Eu acho o tema escolhido pela autora bastante importante como você mesmo falou na sua resenha a prostituição de crianças é um fato comum e muito triste, gostei da resenha.Eu gosto de livros que levamtam polêmicas do tipo, não é um romancinho qualquer ,é diferente de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Vivi,
    Sabia mais ou menos como era o enredo do livro, mas depois de ler a sua resenha, descobri que o livro é bem mais profundo e trata de assuntos bem mais complexos. Sua resenha está perfeita e me deixou querendo muito ler esse livro!! Ele está na minha lista de livros desejados ;)

    ps: torcendo muuuuuuito para ganhar esse livro *-*

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro, até pedi emprestado pra minha prima, se gostar vou comprar pra guardar e ler no futuro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©