09 setembro 2012

Curiosidades :)

Boa noite de sábado tracinhas *.*

Hoje especialmente vim postar um artigo sobre um homem que admiro muito.
Eu queria postar com um título especial, mas pelo que andei pesquisando entre vários 
jovens que seguem meu blog percebi que vários não conhecem nada a respeito desse 
 homem que revolucionou a literatura no que diz respeito a Ficção científica.
Então eu quis tornar essa postagem uma fonte de curiosidade interessante. 
Espero que vocês gostem e levem para vossas estantes livros desse autor maravilhoso, 
pois nunca irão se arrepender. Sei bem que a postagem ficou um pouco grande, mas não desistam, leiam até o fim . \o




“O mundo possui seis continentes: Europa, África, Ásia, América, Austrália e Júlio Verne” 
(Claude Roy)


Sem pretensão de ser "perita" em Júlio Verne, mas amo sua escrita moderna numa
uma época tão distante dos dias de hoje. 
Sou "verniana" sim, amo seus livros e amei todos os filmes que foram 
baseados nos livros desse autor fantástico. 


Júlio Verne, em francês Jules Verne, nascido em 8 de fevereiro de 1828 na cidade de Nantes — faleceu em 24 de março de 1905 na cidade de Amiens) foi um escritor francês.



Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes . É considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.
Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.



Infância e juventude

Júlio Verne passou a infância com os pais e irmãos, na cidade francesa de Nantes e na casa de verão da família. A proximidade do porto e das docas constituíram provavelmente grande estímulo para o desenvolvimento da imaginação do autor sobre a vida marítima e viagens a terras distantes. Com nove anos foi mandado para o colégio com seu irmão Paul. Júlio estudou em Nantes onde tirou o curso de direito. Mais tarde, seu pai, com a esperança de que o filho seguisse sua carreira de advogado, enviou o jovem Júlio para Paris, a fim de estudar Direito. Ali começou a se interessar mais pelo teatro do que pelas leis, tendo escrito alguns livretos de operetas e pequenas histórias de viagens. Seu pai, ao saber disso, cortou-lhe o apoio financeiro, o que o levou a trabalhar como corretor de ações, o que teve como propósito lhe garantir alguma estabilidade financeira. Foi quando conheceu uma viúva com duas filhas chamada Honorine de Viane Morel, com quem se casou em 1857 e teve em 1861 um filho chamado Michel Jean Pierre Verne. Durante esse período conheceu os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.

  
Júlio Verne e sua esposa Honorine. 


Carreira Literária

A carreira literária de Júlio Verne começou a se destacar quando se associou a Pierre-Jules Hetzel, editor experiente que trabalhava com grandes nomes da época, como Alfred de Brehat, Victor Hugo, George Sand e Erckmann-Chatrian.
Hetzel publicou a primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão. Essa história continha detalhes tão minuciosos de coordenadas geográficas, culturas, animais, etc., que os leitores se perguntavam se era ficção ou um relato verídico. Na verdade, Júlio Verne nunca havia estado em um balão ou viajado à África. Toda a informação sobre a história veio de sua imaginação e capacidade de pesquisa.
Hetzel apresentou Verne a Félix Nadar, cientista interessado em navegação aérea e balonismo, de quem se tornou grande amigo e que introduziu Verne ao seu círculo de amigos cientistas, de cujas conversações o autor provavelmente tirou algumas de suas ideias.
O sucesso de Cinco semanas em um balão lhe rendeu fama e dinheiro. Sua produção literária seguia em ritmo acelerado. Quase todos os anos Hetzel publicava novos livros de Verne, quase todos grandes sucessos. Dentre eles se encontram: Viagem ao Centro da Terra (Voyage au centre de la Terre), de 1864, Vinte Mil Léguas Submarinas (Vingt mille lieues sous les mers) de 1870 e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (Le tour du monde en quatre-vingts jours), de 1873.
Um dos seus livros foi Paris no século XX. Escrito em 1863, somente publicado em 1989, quando o manuscrito foi encontrado por bisneto de Verne. Livro de conteúdo depressivo, foi rejeitado por Hetzel, que recomendou Verne a não publicá-lo na época, por fugir à fórmula de sucesso dos livros já escritos, que falavam de aventuras extraordinárias. Verne seguiu seu conselho e guardou o manuscrito em um cofre, só sendo encontrado mais de um século depois.
O seu último livro publicado foi O senhor do mundo, no ano de 1904.

Capas de Hetzel


Últimos Anos


Michel, seu filho, era considerado um rapaz rebelde, e não seguiu as orientações do pai. Júlio Verne mandou o seu filho, aos 16 anos, em uma viagem de instrução em um navio, por 18 meses, com esperança que a disciplina a bordo e a vida no mar corrigissem o seu caráter rebelde, mas de nada adiantou. Michel não se corrigiu e acabou por casar com uma atriz, contra a vontade do pai, tendo com ela dois filhos.
Em 9 de Março de 1886, seu sobrinho Gaston deu dois tiros contra o autor, quando este chegava em casa na cidade de Amiens. Um dos tiros o atingiu no ombro e demorou a cicatrizar, o outro atingiu o tornozelo, deixando-o coxo nos seus últimos 19 anos de vida. Não se sabe bem por que seu sobrinho tenha cometido o atentado, mas ele foi considerado louco e internado em um manicômio até o final da vida. Este episódio serviu para aproximar pai e filho, pois Michel vendo-se em vias de perder o pai passou a encarar a vida com mais seriedade.
Neste mesmo ano, morria o editor Pierre Hetzel, grande amigo de Júlio Verne, fato que o deixou muito abalado.
Nos últimos anos, Verne escreveu muitos livros sobre o uso erróneo da tecnologia e os seus impactos ambientais, sua principal preocupação naquela época. Continuou sua obra até a sua morte em 24 de Março de 1905. O seu filho Michel editou seus trabalhos incompletos e escreveu ele mesmo alguns capítulos que estavam faltando, quando da morte do pai.
Encontra-se sepultado em La Madeleine Cemetery, Amiens, Picardia na França.

          Michel Verne                                    Túmulo de Júlio Verne em Amiens


Alguns de seus livros

Cinco semanas em um 
Paris no século XX, 1863 (publicado apenas em 1989)
O capitão Hateras , 1864-1867
Viagem ao centro da terra, 1864
Da Terra à Lua, 1865 
Os Filhos do Capitão Grant, 1866-1868
À roda da Lua , 1869
Vinte mil léguas submarinas, 1870
Os conquistadores, 1870
Uma cidade flutuante, 1871
Três russos e três ingleses, 1872
A volta ao mundo em oitenta dias, 1872
A ilha misteriosa, 1873-1875
Martin Paz, 1874
O Chancellor, 1875
Miguel Strogoff, o correio do czar, 1876
Um drama no México,876
Heitor Servadac, 1874-1876
As Índias Negras, 1876-1877
Martin Paz, 1877
Um capitão de quinze anos, 1878
História das grandes viagens e dos grandes viajantes, 1878
As atribulações de um chinês na China, 1879
Os quinhentos milhões da begum, 1879
A revolta da Bounty, 1879
A jangada, 1880
A casa a vapor, 1880
A escola dos Robinsons, 1882
O raio verde, 1882
Dez horas de casa, 1882
O arquipélago em chamas , 1883
Kerabán, o teimoso, 1883
A estrela do Sul, 1884
Um bilhete de loteria, 1885
Matias Sandorf, 1885
O náufrago do Cynthia, 1885
Robur, o conquistador, 1886
Norte contra Sul, 1887
O caminho da França, 1887
Dois anos de férias, 1888
Família sem nome, 1888-1889
A esfinge dos gelos, 1895
O segredo de Wilhelm Storitz, 1898 (revisado em 1901 e publicado somente em 1985)
Os irmãos Kip, 1902
O senhor do mundo, 1904
L’agence Thompson and Co., (1907)
L'Éternel Adam (O Eterno Adão), publicado em 1910.
O tio Robinson,1861



Capas pelo designer Jim Tierney

Adaptações

Do conjunto das obras de Júlio Verne, trinta e três foram levadas ao cinema, dando lugar a um total de noventa e cinco filmes, sem contar com as adaptações para séries de televisão. A obra mais vezes adaptada foi Miguel Strogoff (dezesseis vezes), seguida de Vinte Mil Léguas Submarinas (nove vezes) e Viagem ao Centro da Terra (cinco vezes), e de A volta ao mundo em 80 dias (duas vezes)

Principais filmes baseados nas suas obras

Viagem à Lua, de 1902, realizado por Georges Méliès.

A Ilha Misteriosa, de 1951, realizado por Spencer Gordon Bennet e protagonizada por Richard Crane.

20.000 léguas submarinas, de 1954, realizado por Richard Fleischer com Kirk Douglas no papel de Ned e James Mason como o capitão Nemo.

Michel Strogoff, de 1956, realizado por Carmine Gallone e com Curd Jürgens como Miguel Strogoff.

A volta ao mundo em 80 dias, de 1956, realizado por Michael Anderson com David Niven como Phileas Fogg e Cantinflas como Passpartout.

Da Terra à Lua, de 1958, realizado por Byron Haskin com Joseph Cotten, Debra Paget e George Sanders.

Viagem ao centro da Terra, de 1959, realizado por Henry Levin e protagonizada por James Mason.

A Ilha Misteriosa, de 1961, realizado por Cy Endfield com Michael Craig como protagonista.

Os filhos do capitão Grant, de 1962, realizado por Robert Stevenson e com Maurice Chevalier, George Sanders e Hayley Mills como protagonistas.

Cinco semanas em balão, de 1962, realizado por Irwin Allen, com Red Buttons e Barbara Eden.

O farol do fim do mundo, de 1971, realizado por Kevin Billington e interpretado por Kirk Douglas, Yul Brynner e Fernando Rey.

A volta ao mundo em 80 dias, de 2004, realizado por Frank Coraci, com Jackie Chan.

A ilha misteriosa de Júlio Verne, filme para a televisão de 2005, realizado por Russell Mulcahy e interpretado por Kyle MacLachlan, Patrick Stewart e Gabrielle Anwar.

Viagem ao centro da terra, de 2008, realizado por Eric Brevig e interpretado por Brendan Fraser, Josh Hutcherson e Anita Briem.

Viagem 2: A Ilha Misteriosa, de 2012, realizado por Brad Peyton e interpretado por Josh Hutcherson, Dwayne Johnson e Michael Caine.


Ilustrações dos filmes baseados nas obras de Verne:

Viagem ao centro da Terra(2008)




A ilha misteriosa(2012)

Vinte mil léguas submarinas (1954)



A volta ao mundo em 80 dias(1956)

Os filhos do capitão Grant (recolorizado)

(Matéria pesquisada na Wikipédia e imagens retiradas do Google)


"Meu objetivo foi o de descrever a Terra, e não somente a Terra mas o universo, para onde eu já transportei algumas vezes os meus leitores nos meus romances distantes da Terra."
(Júlio Verne)


Caros seguidores, espero sinceramente que tenham gostado.
Sei que não é nenhuma postagem original e inédita na blogosfera, mas como eu disse antes, leitores mais novos não sabem muito sobre o escritor.
Júlio Verne que simplesmente foi um dos melhores  autores do século XIX.
Que vem entretendo pessoas do mundo todo com suas histórias.
Cento e cinquenta anos se passaram desde o começo de sua carreira e Verne ainda nos trás para um mundo mágico encantado. 
Como vocês perceberam muitas coisas que ele imaginou  e escreveu em seus livros se tornaram reais em todas as áreas, desde a industrial como na tecnológica e bélica.
Invenções que naquela época eram consideradas nada mais que histórias mirabolantes de uma mente fértil, mas quais nada, viagens espaciais, submarinos, balões imensos e outras máquinas estão entre nós... são o nosso dia-a-dia.
Magia literária transformada em realidade, pois como Jules Verne dizia:





Aguardem, em breve resenha do livro "Vinte mil léguas submarinas" aqui no blog.



























Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Nossa Vivi, que legal. Eu tbm adoro Júlio Verne. Bom, eu gosto muito de autores franceses. Realmente é incrível, se avaliarmos o quanto a literatura influencia nos avanços tecnológicos e principalmente na política. Sem deixar de dizer na ética. Os filmes, com certeza sempre me encantaram, e viagem ao centro da terra é o meu favorito. Júlio Verne é a prova de muitas coisas. Por exemplo ele já imagina uma ida a lua, e passeios por de baixo da água. Mas, suas imaginações eram concretas, e e as expressava muito bem. A literatura moderna é fantástica, mas de vez em quando pelo menos tem que se ler um clássico. Adorei a postagem, continue com ela. Nós leitores agradecemos.
    Bjão
    MauMau
    Sonhos e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Ola, comecei a ler este post sem conhecer esse brilhante escritor. A cada linha que lia ficava mais curiosa em saber quem era essa pessoa. Conheço as obras de Victor Hugo e os dois ficaram amigos e isso já me deixou com vontade de ler os livros de Júlio Verme. Quando chegou nas obras, pronto, algumas lembranças minhas foram florescendo. Viagem ao centro da Terra(2008) eu assisti e me encantei, A volta ao mundo em 80 dias a minha mãe tem esse clássico em casa, é a versão meio que antiga, mas vou dar uma olhada. Vivi esse post nos traz informações valiosas, quem poderia imaginar que com algumas escritas em um livro poderia criar coisas que hoje existe. Adorei seu post, to sem palavras pra descrever, como é interessante e importante conhecer pessoas assim. Parabéns.
    bjs
    Love Books

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta postagem sobre o grandioso Julio Verne. Nunca li nada dele, porém a vontade sempre aumenta. Alguns filmes eu já assisti, curti bastante Viagem ao Centro da Terra.
    Otima postagem. Parabéns!
    http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Vivi
    conhecia alguns filmes, mas não sabia quem era o autor e nunca tinha lido o perfil dele.
    Pelo visto ele revolucionou a escrita na época dele né. Adorei o post
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Júlio Verne, mas já tive o prazer de assisti a obra adaptada do livro “Viagem ao Centro da Terra”, e achei simplesmente fantástica.
    Ótimo Post!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi,
    Que post rico! Adorei, você sempre com posts maravilhosos!
    Eu assisti o "viagem ao centro da terra" e "A volta ao mundo em 80 dias". Os livros dele são realmente fascinantes.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!
    Você é uma blogueira danada hein...sempre arrasa com seus posts e nesse não foi diferente.Ficou perfeito,assim como Júlio Verne o foi.
    Um abraço querida.

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, acredita que anos atrás comecei a ler 20.000 Léguas Submarinas, mas no fim não consegui terminar, pq o livro era emprestado e tive que devolver sem concluir a leitura. o.O
    Mas qndo fui dar aula de leitura pras 6ª séries em 2010, acabei montando um plano de aula que envolvia a obra e daí tive a oportunidade de entrar em contato com este autor maravilhoso, viajar nas suas histórias e desfrutar de momentos únicos.
    É um autor que merece todo o nosso apreço com certeza.
    Adorei o post amiga, bjão!

    ResponderExcluir
  9. Vívi minha amiga! Parabens!

    Essa é a melhor postagem que eu já ví aqui! Eu adoro Julio Verne e einclusive acho que ele é uma espécie de profeta! Porque ele falou de coisas que não existiam em seu tempo, e com uma claresa incrível!

    Parabens amiga!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi
    Muito legal, eu adoro Julio Verne, acho que ele é um precussor da ficção científica, o Daniel já leu Viagem ao Centro da Terra. Adorei o post!
    Bjão. querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Adorei este post sobre um autor o qual não se houve falar muito mais nos dias de hoje.
    Júlio Verne um visionário muito a frente do seu tempo quem imaginaria naquela época que o homem iria viajar sob a água ou que poderia chegar até a lua.

    ResponderExcluir
  12. Eu só li um livro do Verne, que foi Vinte mil léguas submarinas e adorei. Espero ter a oportunidade de ler outros livros dele.
    O post ficou super informativo e legal, Vivi!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivi, adorei este post ^^
    Muito bom conhecer um pouco mais sobre julio verne, e seu post está ótimo, muito bem explicado..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, que post legal.
    Adorei conhecer mais do Júlio Verne *-*
    Muito legal você espalhando cultura, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. E eu sou realmente fã do Verne, mas fiquei surpresa ao ver que há ainda tantas obras dele que ainda não li, será bom que aumentarei meu estoque de livros a serem lidos =) Sim, eu amo ler. E escrever!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©