08 agosto 2012

Resenha|| O plano B - Anselmo Marinho

Boa noite tracinhas \o
Nessa quarta-feria venho trazer para vocês a resenha de um livro de autor nacional.

Para muitos que andam perguntando e ainda não sabem eu moro em Itaúna - Minas Gerais.
Cidadezinha aprazível e aconchegante e quem quiser conhecê-la digo que temos vários atrativos. E as comidas daqui são incríveis, modéstia parte eu sou uma ótima cozinheira e ofereço-me para fazer um almoço com arroz, feijão, costelinha cozida com bacon e oropronobis que vai deixá-los com lombeira após a refeição, como já dizia a minha avó...rsrsrs
Para aqueles que estejam se perguntando. -"O que isso significa? Cadê a resenha?"
Eu peço calma, significa que  eu senti vontade de compartilhar um pouco
de onde vivo com vocês, e qualquer hora trago umas fotos legais para o RR, da minha cidade fofa.
Bom, agora vamos resenhar?

Sinopse


O plano B
Autor : Anselmo Marinho
Editora : Clube de autores
Páginas : 337


Minha Resenha:

Abraão é um desses rapazes de atitude, e isso é o que lemos de primeira mão e é o que percebemos o tempo todo pelas suas iniciativas.
Ele encara a vida como ela é: cheia de injustiças e obstáculos, ele não usa um óculos cor-de-rosa, ele não é sem noção, mas ele sonha e deseja muito e isso faz com que ele transponha muitos desses percalços.
O Plano B não é exatamente o meu ripo de leitura preferida, devo ser franca e sincera. Porém, na medida que fui lendo e me adentrando no mundo do protagonista eu me senti confortável e a leitura fluiu normalmente. Me permiti analisar as questões que tanto atormentavam Abraão e vi que muitas dessas questões são as mesmas que me incomodam e vão incomodar a você tracinha que está lendo essa resenha.
Ele tinha uma verdade intrínseca em seu coração, ajudar os necessitados.
Ele se condoía da miséria das pessoas de suas fraquezas e sendo uma pessoa que procurava se inteirar das mazelas do mundo e do que acontecia ao redor do mesmo sentiu  fortemente que tudo  acabava sendo culpa do capitalismo. Na verdade ele odiava essa forma de regime de governo e na sua cabeça as ideias fervilhavam, ele  tinha a clara sensação de que podia fazer a algo, mudar as cabeças das pessoas.
Como eu disse acima ele nunca desistia de nada, cheio de atitude ele adorava debater sobre política e era um líder nato e no decorrer da estória isso fica explícito. Na minha opinião as pessoas que sabem liderar tem um poder perigoso nas mãos, mas nosso Abraão era muito "do bem", um rapaz calmo e de ótima índole. Desde sua banda de música ( coisa que ele amava de paixão) até o futebol, tudo ele fazia com amor. Sempre ajudando os amigos e mesmo tendo uma família desajustada, pais separados, ele tinha um coração doce e preocupado.
Abraão trabalha com afinco  pelo sucesso de sua banda e consegue gravar um disco. Viajam por várias cidades e sempre que pode apoia os amigos em seus problemas pessoais e também  nas querelas da própria banda que sempre surgem, seus conselhos são sempre ouvidos com respeito pelos integrantes.
Mas o que ele realmente queria era se engajar em algo onde ele pudesse realmente fazer a diferença. Bom, nessa parte eu acho que entendi bem quando se fala que alguém nasce com vocação para a política.
As coisas começam a acontecer quando ele se filia a um partido e pôde assim expressar suas ideias. Ele dizia que não era bom em oratória, mas justamente por isso que seus caminhos vão sendo traçados para chegarem onde ele sempre desejou.
É um livro denso,  para as pessoas que como eu não gostam de ler sobre política, mas o personagem é forte e conquista nossa simpatia.
Não achei utópica a estória de Abraão, muito pelo contrário, muitas de suas atitudes são viáveis.
O Plano B é um livro que vai  te fazer ver a política de uma forma mais singela pela mente sonhadora e criativa de um jovem normal como todos nós.Agradeço ao escritor Anselmo Marinho pela oportunidade de ler sua obra.


Sites do autor:



Autor no Facebook:


O Plano B no Skoob:









Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oi Vivi, também nunca li nada neste sentido, e me deixou bastante curioso para ler o livro. Não gosto de política, mas pareceu bem inovadora a estoria do rapaz... Uma pessoa com atitude... bom acho q isso já se torna uma lição que o livro deve passar... e tbm nunca desistir... realmente parabéns ao Escritor Anselmo por esta rica obra, e pra vc tbm pela otima resenha!!

    Bjs MauMau
    www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi,
    Gostei muito da sua resenha, consegui ter uma idéia geral sobre o livro. Não conhecia o livro e a sua resenha foi a primeira que eu li ;)
    Parabéns
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, adorei a sua resenha! Você conseguiu passar muito bem suas impressões do livro! Acredito que esse tipo de romance nos conquista mesmo, o personagem parece muito bacana! Essa narrativa com um assunto tão complexo quanto a politica é uma ótima oportunidade ler e ainda conhecer uma atmosfera diferente da nossa! Gostei muito da capa, achei ela sugere exatamente o que a sua resenha apontou!

    Espero ter oportunidade de ler!

    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Quando li a sinopse do livro no Skoob fiquei com vontade de ler e a resenha aumentou a vontade, mesmo não sendo "fã numero um" de política e tal, rs.
    Gostei da resenha! ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi!!

    Tbm não curto muito ler sobre política, mas achei a resenha bem interessante, mesmo.
    Daria uma chance ao livro com certeza, principalmente por ser nacional. =)

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Um livro diferente de tudo que costumo ler, pela resenha, não é exatamente meu tipo de leitura, mas o modo como o personagem principal é, me deixou interessada para conhecer sua estória =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi
    a resenha ficou show. O livro não faz muito meu estilo, mas é bom sair da nossa zona de conforto de vez em quando né...
    e costelinha cozida? opa, me espera que estou fazendo as malas e vou pra Minas...rs
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Parceira Viviane,

    É um imenso prazer ter uma obra resenhada por você, aqui em seu excelente cantinho, o Razão e Resenhas que, por sua vez, também acaba sendo nosso, tendo em vista que é um ambiente que nos deixa à toda vontade, seja com as resenhas muito bem elaboradas, ou seja com as colunas do blog.

    Adorei a participação dos leitores do blog. Fico feliz que tenham gostado, apesar de serem apolíticos. Todavia, gostaria de clarear que desenvolvi a trama pensando exatamente nos que depreciam o assunto, que aliás, é apenas um pano de fundo no livro, pois o que mais se preza é o idealismo do jovem protagonista, bem como a superação ante as adversidades que surgem em sua vida. Portanto, não trata-se de uma obra cujo intento é o de explicar a relações políticas, mas sobretudo, nos dar uma lição de valores humanos.

    É isso, mais uma vez agradeço não só a dona do blog, mas também a todos os participantes. Obrigado gente!

    PS: Obrigado Vivi, por ter lembrado de divulgar também o endereço de meu blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro critico pelo fato de tratar de politica e não levar um ritmo com o qual já estamos acostumados, mas não há porque não avaliar, dar uma chance a um autor nacional :)

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, vivi
    olha eu aqui pra fazer a primeira de muitas visitas no blog Razão e Resenhas =)
    Eu fiquei procurando entre suas resenhas até achar uma que me chamasse a atenção e que eu nunca tinha ouvido falar. "O Plano B" é uma novidade pra mim. Começo falando da capa, que tem um estilo bem bacana e dá aquele ar de livro jovem sem ser superficial com dramecos adolescentes.
    Ao longo da sua resenha percebi que é o tipo de livro que mexe com o leitor. Interessante um livro que aborde a política sob a ótica de um jovem, especialmente tornando o tema mais interessante, porque, vamo' combinar, é bem cansativo falar ou ler sobre política de forma crua e direta.
    Gostei do livro, sinceramente gostaria de ler, achei a proposta super bacana!

    grande abraço!

    Pedro Almada - Inspirados, O berço das grandes ideias!
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi, eu nunca ouvi falar desse livro e como vc, tmbm não curto muito livros que falam sobre política. Apesar de eu achar um assunto bastante importante e ao mesmo tempo polêmico.
    Mas pelas suas palavras, deu pra ver que mesmo o livro sendo denso, vc conseguiu se envolver com a história e tmbm conseguiu nos incentivar a lê-la. Ótimo texto amiga!
    Parabéns ao autor pela ousadia de escrever sobre um assunto tão forte e ainda mais por cativar o leitor com seu enredo.
    Bjos amiga...

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©