04 julho 2012

Curiosidades || Fisioterapia, braile e desenvolvimento do deficiente visual.

Meus queridos leitores e leitoras boa noite \o/
Vocês se lembram da postagem que fiz sobre a leitura em braile, que os deficientes aprendem para mergulhar no mundo mágico das histórias?
Quem não leu poderá ter a chance de encontrar essa postagem AQUI.
Para os que leram eu continuo hoje com a coluna "curiosidades" postando uma entrevista
com a Fisioterapeuta Aline Antunes, ela é carioca e minha prima (*.*), e para meu orgulho é uma profissional que  se dispôs a nos conceder essa entrevista.
Aline, desde já agradeço sua disposição em sanar minhas dúvidas e ao mesmo tempo me ajudar a trazer um pouco do mundo dos pacientes que necessitam da fisioterapia para que possam chegar se adaptar e ter melhor qualidade de vida em todos os setores de suas vidas.
Nós que somos leigos poderemos ter uma noção de como é maravilhoso esse trabalho. Obrigada.
Agora tracinhas, vamos a entrevista.




                                                  Fisioterapeuta Aline Antunes



Olá Aline, primeiro quero agradecer sua presença no blog. Nós, mesmo leigos gostaríamos de nos inteirar sobre a necessidade de fisioterapia para os deficientes visuais.


Então... com qual objetivo o deficiente visual é encaminhado ao fisioterapeuta?

A fisioterapia aumenta as possibilidades do deficiente visual de tornar-se cada vez mais independente através do autoconhecimento do seu corpo e de disponibilizar a refinação na propriocepção e na exterocepção, o que melhora sua qualidade de vida. Dessa forma, o trabalho do fisioterapeuta enfatiza a exterocepção no sentido em que possibilita ao paciente o reconhecimento de um objeto pela sensibilidade tátil, térmica e barestésica, estabelecendo a forma, contorno e estado dos objetos. Os estímulos proprioceptivos tem como objetivo proporcionar uma percepção corporal adequada, estabelecendo uma imagem mental do corpo no espaço. Esses estímulos também são importantes para melhorar a consciência corporal e aceitação de sua condição visual (Cadore 2002).

Como o fisioterapeuta trabalha o lado neuropsicomotor da criança?

A intervenção fisioterapêutica torna-se fundamental na estimulação precoce, prevenindo atrasos neuropsicomotores na criança portadora de deficiência visual congênita. A fisioterapia, enriquecida pela abordagem psicomotora, atua de forma global, dando valor aos aspectos do desenvolvimento que advêm do desejo e da relação que mantém com o mundo; não podendo dissociar os planos físico, psíquico e mental (Lopes 2004).

Você particularmente trabalha em terapias preparando o deficiente visual para a leitura do braile?

Não. Eu atendo principalmente crianças com Encefalopatia Crônica da infância. Com eles utilizo técnicas de Comunicação Alternativa Ampliada, e como estratégia adaptamos livros de histórias como recurso de imersão nos símbolos: os livros são transcritos ou modificados a partir da reescrita simplificada da história impressa com letra maiúscula, tamanho 28 ou superior, fonte arial e negrito. Associo também brinquedos ao conteúdo do livro (os personagens). Os símbolos pictográficos (PCs) são elaborados com o auxílio do software Boardmaker, com o objetivo de possibilitar ao usuário acompanhar a história através dos símbolos, responder ou fazer perguntas e recontar a sequencia de acontecimentos.

Poderia nos dar uma ideia de como seus pacientes lidam com os avanços e descobertas de seu próprio desenvolvimento?

É através da exploração do meio que a criança vai se desenvolvendo, amadurecendo e se desenvolvendo psicomotoramente e cognitivamente. Sem essa ou com a diminuição dessa 
possibilidade, encontramos atrasos. O def. visual tem essa possiblidade diminuída, o que acarreta em atraso neuropsicomotor e cognitivo, por isso a necessidade da estimulação precoce.

Na sua opinião é fácil o acesso ao ensino do braile  para as cirnaças de baixa renda no Brasil?
Qual é a nossa realidade no momento?

Hoje em dia as instituição públicas seguem como referência, o que trás igual oportunidade. O que dificulta é o conhecimento desse serviço por parte da população de baixa renda. Ou seja, acredito que muitas crianças de baixa renda deixem de ser assistidos porque os pais não conhecem o tratamento, ou mesmo não dão tanta importância.

Por favor, como não entendo bem o processo assim como a maioria dos seguidores do blog, poderia nos falar sobre como é o trabalho do fisioterapeuta até o deficiente chegar a ler livros. 
Aline, como você bem sabe não tenho conhecimento profundo nessa área, então peço que  fale para nós o que acha conveniente para nos colocar a par das necessidaes dos deficientes visuais, e também
nos diga como podemos ajudar a melhorar esse espaço que acho super importante para aqueles que não tem tratamento adequado. Agradeço desde já sua boa vontade.

Existe um trabalho conjunto, uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, pedagogo, professor, etc.) que trabalham possibilitando o desenvolvimento global do paciente até que desenvolva o Braille.


Espero que vocês tenham apreciado a postagem, são vários profissionais envolvidos para o mesmo fim, seja ajudar o paciente a se locomover, a falar ou a ler em braile, todos são importantes,essenciais, e tudo que pudermos fazer para divulgar esse trabalho ainda é pouco, pois várias instituições precisam de apoio.
Mais uma vez obrigada Aline.




























Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Olá Vívi! Tudo bem?
    Menina, que legal! Sua entrevista foi muuuito boa com boas perguntas e boas respostas. Só não gostei muito daúltima resposta pois achei ela meio vaga, mas de resto ficou muuuuuito bom!
    Bela iniciativa essa sua! Parabens! E parabens Aline!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, a perguntas que você fez foram ótimas, percebe-se o quão você é inteligente, formulando perguntas tao maravilhosas que fizeram com que não só eu mais muitos aqui ficassem mais por dentro do mundo dos deficientes visuais.
    Adorei Vivi.
    Parabéns!
    Beijos *-*
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. òtima entrevista Vivi, muito bom conhecer um pouco mais sobre o mundo dos deficientes visuais..
    Parabéns para sua prima aline, pelo trabalho que ela desenvolve, concerteza é muito importante!!

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Vivi,

    Amei a entrevista, muito legal ver que hoje em dia, muitas pessoas se preocupam com a inclusão, e será maravilhoso quando os deficientes visuais tiverem fácil acesso a literatura, eu creio que este dia chegará.

    Muito criativa.

    Fique com Deus!
    beijoos!
    =*

    ResponderExcluir
  5. Legal a entrevista! Eu não sabia que um fisioterapeuta poderia trabalhar tantas coisas importantes em deficientes visuais. Estão de parabéns!

    Beijos,

    Marcelle
    Best Therapy

    ResponderExcluir
  6. Oie Vivi!
    Adorei a entrevista. Acredita que minha irmã queria ser fisioterapeuta? Sempre foi o sonho dela, mais não deu certo, mais eu adoro conhecer um pouco sobre como os especialistas cuidam dessas pessoas e a incentivam em alguma coisa!
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá minha cara amiga,
    Passei para saber das novidades e deixar meu abraço!
    Quando puder, apareça.
    Até mais ver...

    ResponderExcluir
  8. A entrevista ficou excelente!
    Parabéns Vivi

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©