20 maio 2012

Amigos do blog :)

Tracinhas  *.*
Boa noite, domingão heim? Espero que o fim de semana de todos tenha sido muito proveitoso, 
cheio de laser e ócio criativo...rsrsrs
Aproveito para agradecer as mensagens carinhosas em minhas redes sociais de feliz aniversário.
Muito obrigada, sábado foi meu "níver" e fiquei feliz por tantas pessoas queridas não 
terem se esquecido de mim \o

Hoje eu vim postar nossa bela coluna "Amigos do blog".
Para quem ainda não conhece essa é uma coluna na qual eu convido um seguidor, 
Para que ele ou ela me envie um texto  de sua autoria, claro, nos contando 
qual é a importância da leitura em sua vida.
Estando ele livre para escrever o que se passa em seu coração no momento.
Hoje trago o texto de Andre Mansim.
Um seguidor fiel, simpático e que também é blogueiro.
Vamos lá?
Antes um pouco de Andre Mansim por ele mesmo :


André L. M. Mansim (André Mansim) 
Idade: 39 anos
Trabalho como vendedor em uma loja de materiais de construção a 24 anos. 
Também sou professor de história e geografia, mas nesse ano não estou lecionando.
Moro em Barretos, interior de São Paulo.
Casado com a Andréia e pai do Samuel, hahahahahaha.
Escrevo e faço charges em jornais aqui da cidade.



Para toda a vida.

Quando eu era criança e estava na terceira série e tive a sorte de ter uma professora chamada Elizabeth que revolucionou a minha vida! Até então eu era um meninão bobão, sem idéias que valessem alguma coisa, era apenas um menino triste que tinha problemas com os pais que brigavam muito e não sabiam fazer do nosso lar um lugar legal para se querer viver. Bom mas isso é conversa pra outro dia, o que eu quero falar aqui é sobre como a dona Elizabeth mudou a minha vida.

Dona Elizabeth era uma professora formada em letras com especialização em literatura e lecionava pra crianças de no máximo 9 ou 10 anos, acontece que ela achava que essa idade já era hora da criançada começar a encontrar o que era o verdadeiro mundo dos livros bons, com conteúdo, com autores que falassem alguma coisa que a gente levasse para o restante de nossas vidas, foi então que ela estipulou que em cada semestre nós alunos compraríamos um livro diferente cada um e como a nossa classe era de 30 alunos mais ou menos, ela estipulou que cada um teria obrigatoriamente que ler pelo menos 20 livros por semestre, pois depois de ler um livro a gente trocava com algum amigo! Pronto, taí a fórmula que mudou a minha vida! Eu fui renascendo a medida que lia mais um livro, as idéias começaram a se formar melhor na minha cabecinha de criança, eu comecei a entender melhor as coisas, pessoas e situações, e comecei a ter idéias melhores e sonhar mais. Eu lí todos os 60 livros da classe e no ano seguinte comecei a devorar a biblioteca da escola que por sinal era espetacular, com obras que até hoje tem muita importância literária e estava tudo alí, pertinho de mim e bastou um empurrãozinho sábio de uma professora que gostava do que fazia para que eu melhorasse tanto na minha vida, me relacionasse melhor com minha família e com meus amigos!


É triste hoje ver adolescentes de 18 anos que mal sabem ler ou escrever, que mal sabem formular uma ideia ou interpretar um texto. É triste hoje saber que muitas escolas são apenas depósitos de crianças e que só servem para que o pai "se engane" achando que o filho está em boas mãos enquanto eles trabalham.


Eu não sei por onde anda a dona Elizabeth, nem sei com quantos anos ela está, mas realmente eu sou grato por ela ter existido  na minha vida e a mudado  radicalmente. Sempre peço a Deus que meus filhos tenham a chance de ter uma dona Elizabeth na vida deles e torço para que apareçam cada vez mais professoras com essa vontade e índole de educadora de verdade nas escolas desse país tão carente e indefeso que é o país de nossas crianças!



Texto muito expressivo, sempre me vejo nesses "depoimentos" que nossos amigos do blog RR me enviam para essa coluna, como eu sempre digo, todos vocês tem sempre uma história surpreendente, um jeito de escrever sobre livros e leitura que envolvem todos de uma só maneira.
Parabéns Andre, e agradeço demais sua atenção e boa vontade.
Pessoal, esse é o blog do Andre, visitem, recomendo, ele escreve muito bem,eu sempre estou por lá \o

Verdades & Bobagens

Agradeço pela visita e espero que se expressem, deixando um comentário se sentirem vontade.

Beijos da Vivi Blood.




Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Professores têm papel essencial na vida dos futuros leitores.. profissãozinha que deveria ser valorizada, hein?

    Parabéns pelo espaço!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!! E muito boa a ideia de abrir espaço aos seguidores, Vivi. Parabéns. ;)

    Então, eu também tive uma Professora Elizabeth na minha vida, graças a Deus, é por isso que amo a leitura e até me dedico a escrever.
    Um ponto importante que precisava mesmo ser tocado é o do 3°parágrafo, contudo não se pode apenas lamentar... É interessante incentivar a leitura, começando pelos mais próximos a nós, nos nossos círculos sociais... Indique sempre um bom livro a um irmão, filho, pai ou mãe, amigos e até para um desconhecido... Isso com certeza vai chamar a atenção de alguns e quem sabe de muitos ;)

    Parabéns pelo texto, André.
    Grande abraço.
    satierff.blogspot.com
    @osatierff

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi,
    Muito bacana a coluna do seu blog.
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre o André e sua maravilhosa prof. Elizabeth.
    Parabéns pelo belo texto

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Oi Vívi, puxa que legal fazer parte desse seu blog maravilhoso! Obrigado pelo convite e pelo capricho que ficou!

    Hahahahahhahahaahhaha, me sinto um privilegiago!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi
    Parabéns pela iniciativa, o André é um blogueiro sensacional, eu o admiro muito, ele é meu padrinho aqui na blogosfera, pois foi o primeiro blog depois do da Joicy que conheci, antes de ser blogueira. Puxa André, gostaria que aparecesse uma Elizabete na vida do meu filho Daniel, como uma professora muda tudo na vida de uma criança, ele só pensa na carreira musical, e não quer saber de ler, na escola é obrigado a ler um livro por bimestre, é um sacrifício, eu já fiz de tudo, já chantageei, já levei-o na FENAC em São Paulo, já conversei com a Joicy sobre isso e com outras pedagogas, não sei como fazê-lo gostar da leitura, talvez vc tenha alguma idéia Vivi, se tiver, depois vc me fala, ele tem onze anos e já está encaminhado para ser um músico de qualidade, pois faz aula na Escola Municipal de Música de São Paulo, mas eu digo prá ele que sem leitura, ele não vai chegar a lugar algum, desculpa se fugi do assunto.
    Bjão doce Vivi e uma ótima semana.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi e Dedé,

    Boa tarde! Adorei ler sobre esse amigo querido. Quanto a professora Elisabeth, desejaria que cada criança desse país contasse com uma nesse nível de dedicação. Tive a oportunidade ou sorte de nascer em uma família com uma boa formação e renda e aí frequentei uma boa escola foi determinante na formação. Todavia, reconheço o exemplo dos meus pais que se dedicavam e me acompanhavam nas atividade.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Ola Vivi,
    É sempre bom ler histórias como a que o André acabou de contar onde um professor consegue mudar positivamente a vida de um aluno para sempre! Infelizmente hoje, como também trabalho na educação, é triste constatar que a maioria dos jovens tem rejeição a leitura e tenho a fórmula: isto porque primeiro a sociedade prega o imediatismo das imagens, depois porque muitos colegas pecam ao forçar leituras "pesadas" para leitores em formação, "traumatizando-os". Por último quando família, escola, professores e sociedade em geral não estimulam este hábito!

    Parabéns a senhora Elizabeth que revolucionou a vida do nosso amigão André... Também tenho os meus mentores!

    Excelente texto, parabéns aos dois!


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  8. Vi a divulgação lá na Blogosfera e vim correndo atendendo ao convite feito pelo André.

    Muito bom o texto, pra uma bela história de vida, André.
    Poxa, somos quase vizinhos, porque eu moro em Ribeirão Preto, e já estive várias vezes em Barretos. Talvez já tenhamos nos tropeçado lá pelas ruas tão bem cuidadas de sua cidade.rsss...

    E parabéns também à Vivi, pela iniciativa genial.

    Beijos pro Andre, e pra vc Vivi!!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, ia me esquecendo de comentar também, que deveria voltar as salas de aulas, André, porque nosso País precisa de professores idealistas, educadores assim, que conseguem transformar alunos.

    Grande abraços, Professor!

    ResponderExcluir
  10. Sabe Vivi?... Vou lhe confessar: esse texto do André me impressionou pela franqueza e pureza de confissão; ele dá, com sua experiência de vida, uma “lição” pra muitos! É isso..., uma lição! Ao dedicar palavras de carinho e reconhecimento à sua professora, ele enfatiza a importância de termos os “mestres” em nossa vida quando alguns simplesmente ignoram... Fico feliz pelo André ter tido uma dona Elizabeth que mudou dando outro rumo à sua vida, todavia triste, pois nem todos têm essa felicidade! Jovens andam aí, aos amontoados, sem perspectiva e a mercê do destino, – sem orientação de espécie alguma. Veja você Vivi, esse texto me sensibilizou a ponto de suscitar desejo de escrever sobre ele, imagina?
    E não havia de ser em outro lugar, com o discernimento que lhe é peculiar, havia de ser aí no Razão e Resenhas onde eu leria texto tão expressivo e tocante.
    Minha amiga, aceite de coração meu modesto e sincero parabéns!
    J.R.Viviani

    ResponderExcluir
  11. Ahhh,
    Eu não sabia que era seu aniversário!! =(

    Aceita parabéns atrasado?
    Feliz aniversário vivi, que Deus te abençõe muito e que sua vida seja totalmente repleta de livros =) Principalmente os de Vampiros que eu sei que vc gosta né?!

    Adorei o texto, gostei da professora, exigir que cada um lesse 20 livros por semestre!! Ótimo!!

    Como é importante um incentivador...

    Adorei.

    Bjoos!!

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto!
    Ainda não havia lido nada do André.

    Meu "parabéns" foi atrasado, pois passei o sábado todo na rua: faculdade/casa da minha tia/ aniversário do meu priminho!

    Aaaah amei o novo layout do blog!
    Ficou super lindo!!! *-*

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o depooimento do Andre, muito bonita a história dele e fico feliz que teve uma professora que lhe proporcionou tanta cultura..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/05/promocao-dia-dos-namorados-oi-meus.html#links

    ResponderExcluir
  14. Nossa miga seu blog tá de carinha nova =) adorei e já atualizei seu selinho no meu blogroll =)
    Caramba que texto lindo do Andre adorei mesmo =)
    Vou visitar o blog dele, pode deixar =)
    Bela coluna essa, parabéns!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  15. Oi Vivi
    belo texto do André.
    Como é bom saber que ainda existem professores comprometidos com o ensinamento das crianças. Quem me dera ter tido uma professora dessas na minha vida, mas sem dúvida desejo que meu filho tenha essa sorte.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Muito legal o texto do André.
    Saudade de ti Vivi. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi,
    Saudades dos seus post :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  18. Olá Vivi.
    Primeiramente quero dizer que adorei a sua ideia. É uma forma de se comunicar com os leitores, e dividir ideias, e tudo mais.
    Em segundo lugar, devo dizer que me identifiquei muito com o texto do Adré. Eu também tive essa sorte grande de ter alguém em minha vida que me apoiou e me mostrou esse maravilhoso mundo da leitura. Só que no meu caso, foi na 8º série. Um pouquinho mais tarde, porém, não me arrependo em momento algum de ter seguido os conselhos da minha queria ex-professora Edeliar. Ela nos fazia ler livros para ser comentados em frente a classe toda (tá que essa parte do ser comentado me matava um pouco, pelo meu excesso de timidez) mas a parte da leitura, era magnifíca. Depois disso, as minhas idas ao shopping e afins, se resumia apenas em passar a tarde toda na livraria saboreando os livros que lá continham. E desde lá, me sinto a pessoa mais sortuda e feliz (nesse sentido) do mundo!

    Parabéns pelo post, adorei o depoimento.
    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito legal esse espaço no seu blog. Estou conhecendo agora e estou gostando de tudo que estou vendo. É sempre legal ver blogueiros que mantém esse contato tão próximo com seus seguidores.

    HUGS ^^...
    Joe Silva - Blog EP
    http://escrevendoaospouquinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Vivizinhaaa... legal conhecer mais um cadim sobre o André! Porreta esse seu espaço...

    Mas, terei que meter o bedelho, tá!? hahahhaah Ele falou sobre uma época em que os professores ainda eram valorizados. A coisa está feia, hj, e infelizmente não há valorização. As escolas estão sucateadas e tudo está mais difícil! Infelizmente temos um governo que nunca colocou a educação como prioridade... infelizmente!

    Espero mesmo que essa realidade mude!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  21. Ahhhh, esqueci de dizer no coment anterior... seu blog tá linnnnndo! O layout está fofo!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©