16 abril 2012

Resenha || Cruzando o Caminho do Sol

Olá tracinhas leitoras!!!
Espero que vocês tenham tido um fim de semana divertido e tenham descansado também.
Meu domingo foi de descanso, normal.     \o
Hoje resolvi vir aqui no blog falar para vocês de um livro especial, um livro que me emocionou.
Vou resenhar Cruzando o Caminho do Sol.


Sinopse



Autor: Corban Addison
Editora: Novo Conceito
Gênero:Drama/romance
Número de Páginas: 447
Resenhista: Vivi Blood
Minha Resenha

Pág. 93

Primeiro quero dizer a todos os meus seguidores que esse livro me trouxe crescimento.
Não sei dizer em que ponto eu mais me enterneci com a leitura, e sem pieguices eu realmente acho que todos assuntos do gênero que o autor Corban abordou neste livro deveriam ser mais expostos pela mídia, todos nós sabemos da escravidão humana moderna, sabemos o que várias mulheres, crianças de ambos os sexos e homens sofrem em todos os continentes do mundo e mesmo assim ainda nos assustamos quando nos damos conta dessa miséria humana.
O autor romanceou de forma pragmática e sem rodeios o que acontece nas podres sarjetas de Mumbai (Índia), Paris, e alguns locais dos Estados Unidos.
Nada menos do que o tráfico de seres humanos para o uso sexual e também para servirem de "mulas" para traficar drogas.
Corban Addison nos conta a história de duas adolescentes, Sita e Ahalya. E paralelamente nos conta a história de Thomas, um advogado que por um desses tropeços tristes da vida tem seu futuro mesclado ao das meninas. Ahalya e Sita moram com seus pais no litoral indiano, num bangalô a beira mar. Elas são boas filhas, meninas felizes com futuros promissores, até que numa manhã um tsunami abala suas vidas, o mar não somente leva seus pais, a avó e também a empregada muito estimada pela família, mas sim leva a inocência das almas de Ahalya e Sita. 
O que acontece no decorrer do livro vai mostrando como as pessoas tentam destruir a essência umas das outras, mas quando o amor e a esperança prevalecem isso pode não acontecer.
Eu tento não tirar o foco da resenha em si, mas não consigo, acho que vocês perceberam, mas é que  Cruzando o caminho do sol  me fez analisar vários aspectos da minha vida, e dos seres humanos em geral, como por mérito e "ganho" próprio as pessoas podem denegrir seu próximo. 
E não, não estou aqui falando religiosamente, longe de mim, é um questionamento pessoal, meu, e tenho certeza de que todos que lerem essa obra farão isso. 
Voltando... Após o tsunami as duas irmãs (que por milagre se salvam) procuram ajuda, mas ninguém por perto, os pais mortos, tudo aniquilado. Ambas colocam os pés na estrada, só pensam em pedir ajuda no colégio interno no qual estudam, na cidade de Chennai, no entanto precisam de transporte e pensando nisso vão até uma vila de pescadores onde encontram no meio do caos um rosto conhecido, e Ahalya pede ajuda a esse homem, quem ela se lembra de ver seu pai conversando alguns meses antes.
E tem início toda a tragédia das duas moças, desde esse momento elas são vendidas como um mero objeto para o sexo.
Passam de mão em mão, são ameaçadas e maltratadas.
Quando chegam a Kamathipura, maior zona de prostituição de Mumbai as meninas são levadas a um bordel, onde ficam escondidas num sótão, até serem postas a venda, e Ahayla tem sua virgindade vendida, e é estuprada.
O destino de Sita é seguir sua irmã. Serão então o que os indianos chamam de beshya, imundas, mulheres sem dignidade. Mas Ahalya não se deixa abater, pois pensa na irmã Sita, precisa protegê-la.
Em contrapartida nos deparamos com Thomas, que já mencionei antes, advogado com futuro brilhante. Mas Thomas está rasgado por dentro, ele perdeu sua filha, e sua esposa o deixou. Ele se remói de remorsos por suas atitudes em relação ao seu casamento.
Sem rumo, com a vida sem sentido ele presencia o rapto de uma garotinha de 11 anos num parque em que estava. Após esse acontecimento, que o deixa atormentado, Thomas é levado por alguns acontecimentos adicionais a Mumbai, onde começa a trabalhar numa ONG que salva e recupera meninas de prostíbulos, enfim... Não preciso dizer que no meio disso tudo ele se envolve nas vidas de Ahalya e Sita. Faz uma promessa e coloca sua vida em risco para cumpri-la.
Um drama muito bem enredado, uma história permeada de amor, fé, esperança, tudo que precisamos para suportar tanta dor, me emocionei do começo ao fim, e chorei muito.
O autor fez um belíssimo trabalho de pesquisa para escrever o livro, que é dividido em quatro partes, em cada capítulo ele nos brinda com frases e versos de diversos autores consagrados, inclusive de Rabindranath Tagore, o meu preferido.
A Novo Conceito como sempre nos presenteia com uma obra muito bem feita, páginas amarelas, nas quais não encontrei nenhum erro ortográfico. A capa tem sua beleza indiana que me encantou, com uma mandala envernizada e um rosto delicadamente envelhecido, primoroso, de muito bom gosto.
Recomendo a leitura para todas as pessoas, que de alguma forma vocês possam pesquisar mais afundo sobre os fatos reais que inspiraram o autor a escrever essa ficção, e quem sabe fazerem a diferença. Assim como Thomas.



Beijos da Vivi Blood.







Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Puxa Vívi que bom hein!
    Se o livro te trouxe tantos bons momentos e sentimentos é porque ele deve ser mesmo bom!
    Gostei da delicadeza da sua crítica.
    Vou anotar esse livro para a posteridade como uma leitura que deverei ter.

    Obrigado minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. òtima resenha Vivi, esse livro tem mensagens muito fortes e vc mostrou um pouco delas aqui.. ^^

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vivi que resenha mais linda!!!
    Deu para perceber como o livro realmente mexeu com você.
    Estou lendo o livro e adorando também. Muito bem escrito.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi,
    que resenha linda.
    Parece ser uma história muito comovente. Ele é o proximo na minha lista de leitura, e já vou preparando os lencinhos.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ola Vivi,

    Adorei a sua resenha como sempre! Essa história é de tirar o fôlego e admito que mexe muito comigo, pois me emocionei muito vendo pela TV o drama daquelas pessoas em função do tsunami. Fiquei com muita vontade de ler o livro...

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  6. Vivi, que linda a sua resenha, fiquei até a arrepiada!
    Não sabia que era essa a história desse livro, agora estou querendo muuuito ler. Vai ter sorteio dele?
    Beijos e parabéns pela resenha amiga, ficou 10

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida, vai ter promoção do kit completo dele, só não avisei pra fazer suspense ...rsrsrs

      Excluir
  7. Gostei muito da sua resenha.Pela sua resenha me fez lembrar e muito do tsunami ocorrido na mesma região a alguns anos seria uma obra de ficção ou um desabafo do que realmente aconteceu e acontece naquela região.

    ResponderExcluir
  8. Espero q este livro tenha o mesmo impacto q teve em vc pois o mesmo é perceptível nas entrelinhas de tua resenha...parabéns!

    http://www.paullolenore.blogspot.com.br/2012/02/frozen.html

    ResponderExcluir
  9. Oi,flor!
    A maioria das resenhas que leio a respeito desse livro fala sobre o tal aprendizado.Quero muito lê-lo para conferir e ver se ele me tocará.A capa do livro e linda!O enredo da história também é muito interessante.
    Adorei a resenha,Vivi..
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi
    Ótima resenha,como sempre, não sei como vc arruma tempo prá ler tanto (kkkkkk), queria ser como vc. Acabei de ler "O melhor de mim" do Nicholas Sparks, acho que já te falei que ele é o meu autor preferido. Ele saiu da Novo Conceito. Esse livro que vc recomendou parece muito bom. Anotado.
    Bjão querida.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi,

    Tudo bem? Gosto particularmente de livros que apresentam a cultura da India ou mesmo que apresentam as péssimas condições de vida das castas. Fico indignada com tanta maldade em diferenciar o ser humano. Além disso, essa discussão de tráfico humano é uma realidade que deve ser combatida com a exposição frequente dessa realidade.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  12. Ai amiga Vivi,já vi que quando ler esse livro vou chorar muito já que choro por qualquer coisa.
    De todas as suas resenhas essa está muito linda transmitindo um pedido de socorro por meio dessa história que sabemos muito bem não ficar infelizmente só na Ficção.
    Mas pelo que li dessa resenha me maravilhei,e preciso comprar esse livro mesmo.
    Um super abraço,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um ótimo livro, gosto de dramas. E você colocou muita emoção na resenha, deve ter sido algo que realmente te tocou muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ai Vivi, fiquei emocionada só lendo a sua resenha, eu tava aqui planejando qual seria o próximo livro da NC que eu iria ler, mas agora já sei. Terei que deixar O Espião pra depois e embarcar nessa belíssima história.
    Eu já li um livro que tinha como pano de fundo a Índia e a cidade de Mumbai, nem sei por qnto tempo fiquei sem dormir direito pensando na história, que foi muito tocante...então não vejo a hora de reviver um pouco essa história, através de Cruzando o Caminho do Sol.
    Adoro refletir sobre algo que li e tmbm pôr minhas emoções à prova.
    Adorei sua resenha flor, deu pra perceber sua emoção pela história nas linhas que escreveu. Beijão.

    ResponderExcluir
  15. Que resenha hei...
    Nunca tinha lido uma resenha deste livro. Fiquei muito curiosa!
    A capa não é tão bonita, mas o conteúdo parece bacana.
    Parabéns pela resenha*
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi!
    Nossa, eu realmente adorei a sua resenha! Eu tava mesmo procurando um motivo para ler esse livro e você deu de sobra! Adorei que esse livro tenha uma carga de dramaticidade e conhecimento tão grande. Só não leio nesse momento pois estou dando um tempo nos dramas. HAHA

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Olá Vivi.
    Nossa, quando eu ouvi falar desse livro e vi a capa, tive uma ideia totalmente diferente do que realmente é. Como é bom ver opiniões diferentes em relação a tudo, hehhe. Enfim, adoro drama. Acredito que vou me interessar por esse livro. Vou buscar saber mais, hehe.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Vivi!
    Simplesmente demais esse post,fiquei entusiasmado em ler esse livro,achei bem bacana a sinopse e a sua resenha.
    Um grande abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Vivi,
    Ótima resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  20. Vivi,
    Você resenhou com tanta impolgação que só posso entender que realmente o livro marcou você e te trouxe maravilhosos momentos e reflexões.
    Quando um livro nos conquista pelo conteúdo, podemos dizer que é excelente.
    Gostei da sua resenha, foi vivaz, eloquente, emotiva, sincera e expontânea.
    Beijokas doces!

    ResponderExcluir
  21. Oi Vivi, esse livro parece ser realmente muito bom, com um assunto que nos comove, todas as resenhas que li até agora sobre ele são positivas. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Vivi, depois de ler "A Maldição do Tigre" peguei um apreço muito grande pela Índia, sua cultura e religião. Eu ainda não li esse livro, mas tenho bastante vontade, não só pelo motivo de ser na Índia, mas também pelos temas tratados... E pela pesquisa do autor, por que eu adoro ficções que tem seus fundos de verdade... Me fazem entrar mais na história e fazer parte dela!

    Bjos MauMau

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©