29 dezembro 2011

Resenha | Heresia



Sinopse

Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica.
Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford.
Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso.
Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião?
À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra.
Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças.

Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.


Título: Heresia
Autora: S.J.Parris
Editora: Arqueiro
Ano: 2011                    
Nº págs: 360
Gênero: Romance Histórico Policial

Clique aqui


Minha Resenha


O que significa HERESIA? Vou ser específica e colocar aqui o que pesquisei na linda e vitaminada Wikipedia... ok ?

Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros. A quem funda uma heresia dá-se o nome de heresiarca.



A escritora  Stephanie Merritt ( S. J. Parris ) mesclou magnificamente o real significado da palavra heresia, numa história de medo, suspense, a história real da vida de um homem visionário, religião, assassinatos, uma instituição renomada como a Universidade de Oxford, a alta sociedade inglesa e escreveu esse maravilhoso livro,que na minha opinião não é um livro de se ler numa "sentada".
Tem de se ler Heresia lentamente, saborear cada detalhe, cada linha que vem embolada numa deliciosa trama. 
Tudo parte do princípio de quando Giordano Bruno é pego lendo "Erasmo", uma obra considerada ilícita, herética. Bom, ele é pego lendo a noite na latrina do mosteiro onde se entregou a vida monástica.
Quando então, nessa situação inusitada ele é descoberto e ameaçado de ser interrogado pela inquisição, não pensa duas vezes, foge, deixando para trás sua vida de monge e a clausura. Sendo excomungado pela Igreja e perseguido, tendo de viver viajando pela Europa usando seu nome de batismo, Filipo.
Giordano passa anos fugindo, se empregando como professor, sobrevivendo com pouco e pobremente até cair nas graças do rei Henrique .
Então, Giordano Bruno é enviado a Oxford, onde a mando de Sir Francis Walsinghan, ministro de Estado da rainha Elizabeth, terá de espionar e delatar certos rumores de traição a monarquia. Mas o que Giordano queria mesmo é ter acesso a biblioteca de Oxford para procurar um livro raro, até mesmo considerado inexistente. Um livro vindo da biblioteca de Bizâncio. Livro dado como extraordinário que revelava o maior segredo de Hermes Trimegisto - a sabedoria perdida dos egípcios, um segredo que poderia destruir a autoridade da Igreja Cristã.
Com essa busca em mente, a de encontrar o tal livro a muito perdido, e não muito afim de ser espião  em tempo integral ele parte para a universidade, em companhia de um velho amigo ,Sidney e do palatino Lasky, na verdade sem saber onde se meteria.
Mas antes de ter qualquer chance de procurar o livro de Trimegisto, Dr. Bruno, com era chamado pelos residentes de Oxford, se vê presente na cena de um crime. Um bizarro assassinato, o primeiro de três, que deixam em polvorosa o mundo pseudo impecável da universidade.
Giordano presencia, sem poder fazer nada a morte do vice- diretor Roger Mercer, que foi atacado e mutilado por um cão esfomeado.
A partir daí se desenvolve o mistério, nosso protagonista caminha por lugares inusitados e como detetive investiga e fareja tudo que pode e como pode. 
Envolvido nessa trama de discórdia, sangue, dogmas e traição ele percebe que "as vezes nem mesmo as pessoas mais sábias e esclarecidas conseguem separar a verdade da heresia. Mas alguns são capazes de qualquer coisa, inclusive matar, em nome de Deus."
Narrado em primeira pessoa, é muito interessante ir conhecendo os fatos imaginados pela autora, hora ou outra misturados com fatos que realmente aconteceram com o homem Giordano Bruno. Veramente inspirador, particularmente para mim que tenho um "dengo" especial pela pessoa de G. Bruno ( sua vida foi incrível).Certas partes do livro irritam pela lentidão com que a autora descreveu fatos e paisagens e detalhes, mas fazendo isso ela também valorizou a trama. Então o que tenho a dizer é que isso também enriqueceu o suspense, as coisas ficaram mais dramáticas, tendo os crimes sido revelados bem nas últimas páginas, fazendo a gente praticamente pular da leitura pacifica a quase devorar o livro  mais para o fim.

Quanto  a arte gráfica do livro, está perfeita, não encontrei nenhum erro ortográfico, a editora Arqueiro está de parabéns.
Então pessoal : RECOMENDO esse livro, se não pelo suspense, mas também pelas questões que levantam, tanto pela época que retrata até os dias de hoje. " Onde a heresia é a violência disfarçada de missão religiosa".








Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Vou colocar esse livro na minha listinha do ano que vem! Sempre quis saber mais sobre o mesmo mas ainda não tinha visto ninguém resenhar sobre ele! Parabéns! Adoro livros de ficção com um quê de realidade!

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Me impressionei, quero ler. Amei sua resenha, Heresia parece ser um livro fabuloso, esses personagens marcados de grandes histórias, a trama e o mistério. Parabéns!
    Abraço
    Nós e Livros

    ResponderExcluir
  3. ótima resenha, eu achei esse livro bem completo, gostei muito do personagem central..parabésn pela resenha...

    Abraços

    http://adpiagge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a sinopse do livro nao interessou, mas sua resenha... Deu vontade.

    Pessoalmente tenho problemas com livros mais antigos, muitas vezes é descritivo demais, tornando-o cansativo, por isso nao entra na lista dos principais, mas mais uma vez tenho de repetir, quem sabe

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi!!!
    Adorei o modo como você escreveu a resenha.
    Especialmente o modo como a começou. Explicando exatamente de que se trata a palavra "HERESIA".
    Muito Bom!
    Super Beijo!!!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Vivi!
    Como sempre você publicou uma ótima resenha,esse livro já vai para a lista de minhas próximas aquisições.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quero esse livro pra JÁ! kkkkkkkkkk minha lista tá enorme, mas esse me parece que vai valer a pena... Beijão, feliz Ano Novo!

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vivi,esse livro é de um suspense.Não tive oportunidade de ler,mas confesso que é o tipo de livro que não me chama muito atenção,mas pela sua resenha fiquei bem curiosa.
    Abraço,
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi... vc chamou e eu vim rapidinho! hehehe

    Olha só, confesso que tenho certa dificuldade em ler esse tipo de livro. Estou lendo um livro épico, no momento "Gerra dos tronos"(que originou o seriado Game Of Thrones) e estou gostando muito.

    Quem sabe eu não me interesse e logo leia esse que vc resenhou, né!? Adorei a forma como vc descreveu o livro e me deixou curiosa. Vai para o bloquinho... mas, sóóóóóóó depois, pq nas férias estou relendo meus lindões da irmandade da adaga negra e vou terminar de ler esse que te falei e irei para o segundo livro da saga Guerra dos tronos.

    Enfim, é isso... obrigada por convidar!

    bjks JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Vivi! Estou ansiosa para ler Heresia! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro... Achei muito legal sua dica. Essa época em que a Igreja, como instituição, cegava e proibia as pessoas a tudo foi realmente um tempo de trevas.
    Fiquei com vontade de ler o livro.
    Obrigada pela dica!

    Beijos,

    Annie Stephanie - http://muchdreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, e me interessei pelo livro.
    Vou marcar como desejado já! hehehe

    Parabéns pelo blog,
    Beijos
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Vivi a resenha ficou maravilhosa!
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me despertou o interesse. Realmente parece ser uma leitura muito boa.
    Feliz ano Novo!!!
    BjO

    ResponderExcluir
  14. Oi Viviane,

    Parabéns pelo blog, esta muito lindo!
    Espero que ele cresça cada vez mais!

    Otimo ano novo pra você e sua familia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha. O livro parecer ser DE MAIS!

    ResponderExcluir
  16. Vivi... estou aqui de novo, para te desejar um ano novo maaaravilhoso! Muita saúde, dinheiro no bolso, saúde e paz...
    Tem novidades por lá!
    bjsssss JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  17. Vivi suas resenhas como sempre espetaculares, e isso faz com que a nossa listinha de leituras e desejados aumente ainda mais rsrsr.

    Bjos.
    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Vivi, já tinha escutado maravilhas sobre este livro e sua resenha só confirmou isso...quero ler, quero ler, quero ler...Kkkk!!!
    Parabéns mais uma vez, obrigada pela amizade, amei te conhecer neste 2011, que 2012 seja repleto de boas energias, mta luz, paz, amor, sucesso e alegrias!!! FELIZ ANO NOVO!!! Bjo

    ResponderExcluir
  19. Viviane passaei para te desejar um ano abençoado cheio de realizações.

    Acredito na força do perdão ,da gratidão e do amor.

    Tambem sei que somos todos irmãos.
    Uma parte de min aínda teima em agir de modo diferente de tudo aquilo que acredito

    Mas eu não desisto, prosseguirei ...
    Ano novo ,novos votos e metas.
    Bj !
    Força !!!! só mais um pouquinho... não pára.... vamos conseguir...

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro bem legal, mas sei lá, acho que não é meu gênero preferido e não estou tão interessada nele. :/ De qualquer forma, gostei muito de sua resenha e de seu blog! Já estou seguindo aqui. :3



    Tenha um 2012 incrível: cheio de esperança e sonhos a ser realizados! =]
    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  21. No princípio de sua resenha acreditei que se tratava de um desses livros que mesclam fator reais e ficção, mas quando você descreveu o trabalho de pesquisa da autora e disse que a obra esta baseada em três acontecimentos reais da vida do filósofo a minha curiosidade ficou ainda mais aguçada. Vou pedir alguns livros emprestados ma biblioteca do CCBB para passar as férias bem acompanhado, vou lembra de dar uma olhada se tem este disponível no avervo...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/01/meia-noite-em-paris.html

    ResponderExcluir
  22. Resenha otima, adoro esse tipo de literatura, ja to louco para ler. Benvinda a blogosfera no face.

    abraço e feliz ano novo !

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, a resenha ficou linda...
    Eu, com certeza me interessei pelo livro, apesar de não ser meu gênero favorito...
    Vou ler, mais para frente...rsrsrs
    Bjs.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, te indiquei para um meme no meu blog, espero que não se importe. Segue o link: http://keziahraiol.blogspot.com/2012/01/selinho.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Ah, suas resenhas são ótimas Vivi. Já sabe o que eu sempre lhe né? São livros que eu, às vezes, nunca tinha visto que quando leio sua resenha tenho uma curiosidade a mais sobre. Tudo sua culpa, mas é uma culpa 'boa', rs.

    Bjão!

    http://oracoesparabobby.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©