06 dezembro 2011

Resenha | Fantasmas do Século XX - Joe Hill



Sinopse

Fantasmas do século XX é muito mais do que um livro – é uma experiência sensorial assustadora e atraente.
Considerado o novo mestre do horror, Joe Hill apresenta 17 contos que passeiam por todas as vertentes da literatura de terror: do sobrenatural ao suspense, do thriller à fantasia.
Com um texto ágil, ácido, repleto de referências culturais, este livro tem o poder de suscitar sentimentos opostos, fazendo com que o leitor fique ao mesmo tempo aterrorizado com o rumo da história e empolgado com o ritmo da narrativa.
Em cada conto, por meio da trajetória de cada personagem – um adorável menino inflável; o filho de Van Helsing; um garoto seqüestrado que recebe ligações de um morto; um editor que se vê dentro de um conto de terror; um dono de cinema que se apaixona por um fantasma –, Hill dá vida aos nossos piores pesadelos, nos levando a refletir sobre as atrocidades de que o ser humano é capaz.
Profundos, sensíveis e perturbadores, os contos reunidos nesta coletânea permanecem vivos na mente do leitor até muito tempo depois de ele fechar o livro.

Editora: Sextante
Autor: JOE HILL
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 288



[Minha resenha]

Esse é o primeiro livro que leio desse escritor : Joe Hill.
Até li em algum lugar que eu deveria começar com outros livros dele, que esse não faria jus, anyway...
Tenho de confessar tb que acho difícil resenhar contos, me sinto dividida , e com medo de contar os pontos fortes da história, mas amei esse livro. Qd pedi a Arqueiro/Sextante para me enviá-lo de cortesia não imaginei como iria me surpreender.
São 16 contos, embora a sinopse liste 17 e aqui vão os nomes deles:

O melhor do novo horror
Fantasma do século xx
Pop Art
Vocês irão ouvir o canto do gafanhoto
Os meninos de Abraham
Melhor do que lá em casa
O telefone preto
Encurralado
A capa
Último suspiro
Madeira morta
O desjejum da viúva
Bobby Conroy volta dos mortos
A máscara do meu pai
Internação voluntária
A máquina de escrever de Cherazade

Todos os contos sem excesso de exagero de minha parte te sugam para dentro das páginas, eles te envolvem com sentimentos contraditórios o tempo todo.
Joe Hill nos faz deparar com situações e personagens conflitantes,somos levados a dar continuidade à leitura de forma que nos arremete a uma necessidade de resolução. E vc vai lendo e desejando que o conto não termine, que tenha prosseguimento, mas ao mesmo tempo louco para ler o próximo .
Eu, Viviane, tenho 2 contos que são os meus preferidos, aliás, adorei muito uns 6, achei os demais muito ... muito bons.
Mas acho que esses dois que disse serem meus preferidos me ganharam pela lembrança que me suscitaram."Fantasmas e vampiros"...AMOOOO!
O escritor ao meu ver buscou em filmes,histórias já passadas, o alicerce para cada conto, junto a isso recheou-os de terror psicológico e a solidão intrínseca de cada personagem, inclusive as coadjuvantes.
São mazelas e detalhes e psicoses que nos fazem querer ler o livro de dia e em companhia de alguém (arrepiante)... rs
Joe Hill é generoso em descrever cenas cruéis com uma gentileza que eu nunca tinha visto antes. A narrativa do autor nos surpreende, a cada história, a cada dilema dos personagens ficamos com vontade de ajudar os mesmos.Como o menino inflável ( juro que me peguei imaginando um garotinho real, como o da história do menino bolha) tão doce, inteligente, sofrido, mas amante de livros *.*
Vcs vão se emocionar com Alec, o garoto que viu uma fantasma no cinema Rosebud e se apaixona por ela.Vai sim, querer ter um Art, o menininho inflável que já mencionei.
Tb vão sofrer com a vida maluca que Van Helsing submete seus filhos, e torce para Max tomar uma posição.E se descobre feliz qd ele descobre que adora "lidar com facas" ...
Vc leitor (a) verá em sí mesmo em algumas psicoses de Homer, e não posso dizer que não vai se mergulhar em suspense com Finney .
Eu sentia que cada conto era um livro em separado, mas doida pra ler o próximo, e leria mais 200 contos se eles estivessem ali naquele livro.
Posso até dizer que vc vai se deliciar, vai ter medo, e tb vai amar ter Fantasmas do século XX em sua estante.
Queridos(as), eu que não tinha tanta paciência para livros de contos criei esse novo vício literário. Estou me encantando com eles ( diga-se os de terror e suspense) como qd eu era garotinha e amava os Grim \o/


Resenha do livro cortesia da Editora parceira do blog.

  



Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. HAHA eu quero ler, eu quero esse livro.
    Eu li o livro "O PACTO" de Joe Hill, primeiro que tinha lido. E sem duvida um dos melhores livros que li. É incrível a forma que ele narra a historia ! :D
    Adorei ! :) Leia !

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada desse autor,mas vontade é que não falta...até porque com certeza ele deve ter herdado muito talento de seu pai,que na minha opinião é o mestre do terror.
    Stephen King é brilhante,e o filho deve fazer jus.
    Forte Abraço!

    Gostando cada dia mais desse blog :D

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Assim não sou muito fam da leitura,mais depois q li essa resenha juro quero ler esse livro...Parece ser muito interessante,e o livro trata-se de um dos assuntos q mais gosto q é o terror e suspense.Espero anciosamente para ler o livro e tb por mais resenhas postadas no blog.BJS e Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários e pelo carinho pessoal, faço as resenas com amor, pq leio com amor, pq amo os livros.Amo esse blog, e amo compartilhar com vcs .
    Beijos da Vivi's

    ResponderExcluir
  5. Olá Vivi, mais que resenha ótima hein? Nunca tinha ouvido falar nesse autor, mas pelo visto ele escreve super bem, e de um modo bem envolvente! Adorei. E você também neh? hehe Escreve otimamente bem. \õ/
    Adorei a resenha *__*
    Beeijão :*

    http://papeldeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, retribuindo visita e seguindo, bjinhos

    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Otima resenha Vivi! Nunca li nada desse autor tbm, mas parece bem intrigante! Adoro contos de terror, apesar de ler pouco, admito. Mas com certeza esse vai pra minha listinha!

    ResponderExcluir
  8. Meu receio em ler livros de conto, é que sempre acho que faltou algo.
    Gosto de histórias longas (acho que por isso me interesso muito por séries), sei que preciso me policiar quanto a isso.
    Gostei da resenha, vou procurar ler algo desse autor também. Escuto falar muito bem dele.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Um amigo leu e me disse que adorou. Pela sua resenha, vejo que não há quem não goste.

    Sempre tive vontade de comprar outro livro do Joe Hill - Eu tenho A Estrada da Noite - talvez eu ainda leia esse, apesar de me dar um medinho! Haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Viviane que resenha sensacional vc descreveu com tanta 'paixão' o livro que eu quero ler este livro, nunca li nada deste autor tbm, mas não dispenso um bom terror e algo sobrenatural, e depois de sua resenha, (falando sério mto boa mesmo!), eu quero mto ler. Parabéns.

    FRAN
    http://misskukuty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Minha Fiel Amiga!!
    Bom confesso que não li nenhum livro desse autor, mas me parece bem interessante com contos que nos puxam simplesmente através dos seus titulos...sabe quando vc ve o nome de um livro e ja começa a viajar na história..simplesmente pelo titulo?? pois é alguns desses contos nos remete a essa sensação... E sabe Andei pensando..vou ter que aumentar minha estante..rs
    beijos amiga !

    ResponderExcluir
  12. UAHSuhasas...adorei o comentário, primeiro eu fiz essa loucura comprei os 6 livros lançados de uma vez só, mas foi no sebo, troquei livinhos por eles assim não me custou mto!
    Segundo já estava querendo mudar o design do blog por "n's" motivos, então garanto que agora vc vai achar o link...obrigada pela visita =]
    Um bjo Fran
    http://misskukuty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É primeira vez que vejo falar dele, mais parece ser interessante =9


    Aproveitando a oportunidade, queria te mostrar a campanha que tá rolando lá no meu blog: Você comenta em um post e concorre a prêmios, porém pra ganhar mais pontos você pode ir comentando em posts antigos. Legal né? + infos.
    http://bit.ly/v4lXK1

    Beijos, te espero lá!
    Acesse: It crazy, it fashion!

    ResponderExcluir
  14. Tenho que confessar uma coisa...
    Tenho medo de livros assim!
    Tenho até pesadelos... =X

    Talvez eu dê uma chance a este livro.
    Sua resenha me deixou muito curiosa...
    E o livro me pareceu bem interessante...

    Bjimm e até mais...

    Luh Figueiredos
    Biblioteca da Luh
    bibliotecadaluh.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Eu amo contos, sendo ele de qualquer gênero talvez seja porque também escrevo. Gostei da resenha me deu vontade de ler o livro imediatamente.
    Abraço
    noselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha! Ainda não conhecia esse livro, mas gostei dele.

    Tem SELINHO para você lá no blog. Passa por lá depois...
    BjO

    ResponderExcluir
  17. Legal sua resenha!
    O único livro de contos que eu li foi Formaturas Infernais e eu gostei da experiência.
    Também adoro vampiros e fantasmas e esse parece mesmo ser um livro muito bom!
    Beijos

    letrasefolhas.com

    ResponderExcluir
  18. ótima sugestão...adoro o livro...curti bastante teu blog, já estou seguindo e pretendo voltar mais vezes...se puder me dar uma força e seguir também eu ficaria grato...
    www.paullolenore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Já tinha visto a capa desse livro, sua resenha me despertou interesse em lê-lo. Ficou muito boa, bastante esclarecedora.

    Bjão!
    Luiz, http://oracoesparabobby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Amiga, caramba, fiquei encantada com esta hist´ria....
    to louca pra comprar.. adoro este tipo de literatura... amoooo

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. É um dos meus livros favoritos (Madeira Morta até virou meu nick em tudo quanto é rede social), provavelmente comentarei ele no meu blog quando começar o projeto também :D
    Joe Hill tem tudo o que o pai, Stephen King, tem, mas ganha disparado na minha opinião por ter sensibilidade e humildade. O livro fala diretamente à alma do leitor. Impossível não sentir um revolver de sentimentos ao fim de cada conto.

    ResponderExcluir
  22. ah, sim. eu já li os 3 livros dele [A estrada da noite e O pacto], e acho que, junto com o Gaiman, ele é um dos melhores escritores de ficção dessa geração. E é incrível como ele consegue ser tão absurdamente gráfico nas cenas que descreve. Nota 10. Parabéns pela resenha, Vivi!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©