05 novembro 2011

Resenha | Orgulho e Preconceito


Sinopse

Orgulho e Preconceito

Jane Austen


A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.





Boa tarde tracinhas, aqui vai a resenha de Orgulho e Preconceito *.*

Orgulho e Preconceito é um desses livros que eu leio e fico morrendo de vontade de ler de novo porque embora seja simples, transmite um sentimento, uma emoção tão encantadoras que, ao meu ver poucos autores conseguem passar. Jane Austen consegue demonstrar a sociedade do século XVIII com uma transparência inocente e relacionamentos meigos e ternos que não vemos mais hoje em dia. Desculpe, mas é a verdade. Não existe mais insinuação ou ternura, ou as coisas são ou não. A magia acabou e o encanto explodiu. =/
Gosto de livros históricos e clássicos principalmente porque adoro os conceitos e estilos da época. Além de gostar do romance representado neles, claro. Os vestidos me encantam e nem venha com a história de que eles não eram práticos porque não vou ouvir. Sei que eles complicavam as coisas e que a renda provavelmente pinicava horrores, mas eles eram tão, mas tão lindos que ignoro todos os contras. De qualquer modo, o romantismo da época simplesmente não é mais o mesmo. É claro que existiam excessões ( casamentos por alianças familiares, arranjos desprezíveis ), mas também havia o cortejo, o gracejo, o galanteio, o cavalheirismo que hoje em dia praticamente morreu e isso tudo transforma as coisas bem mais interessantes. E certo, tem a baixa expectativa de vida e tal, mas ...errrr... eu não disse que as coisas eram perfeitas, disse apenas que acho as coisas bonitas.
Ah, desculpe. Você pode estar se perguntando do que se trata essa história, enquanto eu estou falando e falando do meu amor por ela. Pense o seguinte, Elizabeth Bennet é uma entre cinco filhas, que vivem de forma humilde. Na época, um dos papéis da mulher era conseguir um bom casamento por interesse. Lizz nunca aceitou muito nisso. Apesar de querer se casar por amor, não imaginava algum dia se apaixonar por alguém suficiente. Fora que havia o preconceito entre mudar de escala na sociedade. Quando conhece Mr. Darcy, o aristocrata amigo de um rapaz que corteja sua irmã, ela o odeia de cara. Ele não vê beleza em Elizabeth e ela não vê um bom caráter nele. Grosso, esnobe e orgulhoso, é o que ela acha. Entre conflitos, olhares e situações, Darcy e Elizabeth vão aos poucos percebendo o quanto os dois estavam errados. Ardentemente.

Hummm ... minha descrição não parece muito favorável. Mas eu garanto, é bem melhor. A linguagem culta pode ser esquisita no começo para quem está acostumado aos diálogos normais, mas não se engane. É de muito bom gosto, humor e delicadeza e garanto que, dando alguma chance, você vai se acostumar e acabar amando – e aumentando seu vocabulário.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Já tem um tempo que eu li, mas peguei emprestado.Vou comprar pra mim, quero ter todos da Jane Austen, acho uma leitura difícil, pelo jeito que escreve,mas é muito lindo as histórias.A resenha tá ótima.

    ResponderExcluir
  2. não é de longe meu tipo de leitura,mas li a resenha e achei tão bonitinha *.*
    prometo que tentarei ler,daí te conto o que achei ok?
    beijão amiga !!!!

    ResponderExcluir
  3. Pretendo ler o mais rápido possível "Orgulho e Preconceito"!
    Parece ser excelente!
    Parabéns pela resenha.
    Seguindo o blog! *_*

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©