12 novembro 2011

*.* Amigos do blog

Boa noite tracinhas ,

Hoje tenho realmente de pedir desculpas, pois o blog está morto desde dia 7 se não me engano. Estou esperando ansiosa os livros prometidos pelas editoras parceiras, e eles nunca chegam, isso me deixou desanimada a semana inteira e ansiosa, e tb fiquei meio doentinha, mas coisas da vida...rs
Estava tb preparando uma surpresa legal para vcs, e admito que estou feliz com o resultado, muito feliz !!!

Bom, é o seguinte, nosso blog terá uma coluna chamada "Amigos do blog", já viram ali no cantinho? Na Agenda do blog . Será assim, sempre, pelo menos uma vez por semana vou convidar a um dos seguidores do Razão e Resenhas para escrever um texto sobre livros, literatura, enfim ... assuntos relacionados a temática do nosso blog.
Minha alegria é que 4 de nossos seguidores concordaram em escrever um texto para nós. Pedi que o título explorado fosse : " A importância da leitura em minha vida".
Um tema pessoal, que vai levar a nós leitores do blog a conhecer um pouco da pessoa que está escrevendo e por consequência conhecer o colega seguidor.
Mas agora vamos ao que interessa, vou transcrever para o blog ( ctrl +c | ctrl + v ... rsrsrs, óbvio) o que nossa amiga Mônica escreveu sobre o tema que propus a ela. Devo confessar que qd li seu relato me emocionei, me fez lembrar fases de minha infância, qd comecei no encantador e perfeito mundo da leitura.


Nossa convidada é Mônica Lemos, uma moça linda, mãe de 2 filhos ,natural de São Paulo, mas mora em Londrina. Mônica é uma pessoa linda de coração, inteligente e dinâmica.



E agora aqui deixo a mensagem de mônica pra vcs .Desde já agradecendo a Mô tão lindas palavras .


Acordei as 5:30 da manhã ouvindo um passarinho dar uns gritinhos diferente de todos que ouço durante o dia.

Fiquei prestando atenção no som e tentando entender o porque do passarinho estar cantarolando aquele horário – nem tinha amanhecido ainda.

Em seguida, ouvi uns piados de outro tipo de passarinho, logo depois de outro, de raça diferente. (Digo isso, pois onde moro existem várias espécies de árvores, consequentemente de pássaros também). E foi assim, uma sequência de cantorias diferenciadas.

Cheguei a conclusão que, aquele primeiro, tem a missão de acordar os demais, anunciando a chegada de um novo dia, de novidades, ou então..somente mais um dia a ser vivido, cantado e de alegrar ouvidos afinados como o meu.

Porque eu estou escrevendo isso? Por que é assim em nossa vida. Sempre existe um líder, o exemplo... aquele que está ali para nos mostrar que a vida deve ser absorvida integralmente. Existem os nossos pais que nos orientam para que possamos seguir o caminho correto da vida, dentro daquilo que é o universo deles, sempre procurando nos dar o que não puderam ter, em seguida vem os mestres, os professores, os orientadores que nos mostram o caminho para a compreensão e aprendizagem. Mas, os melhores mestres para nossa jornada, são os livros.

Quanto à isso não tenho a menor dúvida. Nos livros encontramos tudo o que precisamos e o que não precisamos para nos orientar e nos ensinar a absorver melhor tudo o que ocorre na existência. Pois quem escreveu um livro, com certeza está ali expressando tudo o que se passou em sua vida e quer nos deixar alguns aprendizados.

Muitos livros são ficções, mas de qualquer forma, lá no fundinho tem um tiquinho de realidade.. pois de algum lugar veio essa inspiração para que ele fosse escrito.

Eu, particularmente sempre adorei lei. Mesmo quando não era alfabetizada, eu pegava a bíblia de minha tia e ficava fingindo que estava lendo e compreendendo tudo. Dava aulas para meus alunos imaginários, e o que eu escrevia no quadro? Rabiscos.. mas para mim eu estava passando ao meus seguidores: assuntos de extrema importância, mesmo sendo caracterizados por riscos, rabiscos e minhocas. Aquilo para mim era tudo.. Me sentia a melhor professora do mundo com apenas 4 anos de idade.

Voltando à leitura, quando eu fui alfabetizada com aquela linda cartilha “CAMINHO SUAVE” aquilo para mim foi minha primeira vitória em minha vida e pensava: Olha só, agora eu posso dominar o mundo, sei entender cada letrinha, sei juntá-las. Ninguém me segura mais nessa vida” Foi ai que minha paixão foi sendo alimentada no dia a dia, pela leitura. Eu lia tudo: pedacinhos de papéis achados no chão, todos os livros da escola, os livros da minha mãe, bulas de remédios, rótulos de produtos, e me sentia fortalecida a cada dia, porque eu sentia que.. tudo o que eu lia, estaria armazenado em algum canto dentro de mim e que jamais sairia, que sempre que eu precisasse eu teria ali (dentro de mim) um arquivo completo para consultar sempre que precisasse.

Hoje estou com 44 anos e perdi as contas de quantos livros já li nessa minha vida. Tirando os livros que li mais de uma vez. Não vou ser hipócrita dizendo que adoro ler de tudo, estaria mentindo e feio... por exemplo, detesto livros que tentam impor alguma crença que não seja as que eu acredito.

Eu, com 13 anos desenvolvi uma necessidade de ler tudo sobre todos os filósofos que já existiram nesse nosso Planeta, e ainda por cima, fiz um caderno com a síntese de cada um deles, e tenho esse caderno até hoje guardado. Para que? Você iria me perguntar... Tempos atrás eu não saberia te responder, hoje eu descobri o porque...mas ai é outra história.

Enfim, no meu ponto de vista, creio que a leitura é como se fosse uma porta aberta para todos os horizontes dessa e de outras vidas. A leitura para mim é essencial, como o alimento, o ar, o descanso diário. Se eu não tenho um livro para ler, eu não tenho nada na vida.

E soube maestralmente passar isso para meus filhos, que amam ler, consegui fazer com que minha mãe, hoje com 71 anos de idade, voltasse ao hábito da leitura e desse um STOP parcial nas novelas. Minha casa, mais parece uma biblioteca do que um apartamento normal de família de : mãe e dois filhos, estamos sempre às voltas com algum livro.

Gostaria muito que incentivassem mais essas crianças de hoje, pois são inteligentíssimas, a adquirir essa hábito saudável e engrandecedor.

Par que lá na frente fossem o passarinho que acorda cedo para despertar os demais para um dia novo e cheio de oportunidades.


Mônica Regina Lemos

12/11/2011



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Muito boa a ideia de fazer as pessoas escreverem no blog Vivi, porque aí não fica uma coisa muito unilateral.Gostei também dessa primeira postagem,todos temos uma história par contar de como foi nossa primeira vez com um livro,historia de livros especiais.Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. acabei de ler,muito bom o texto
    seguindo sua agenda vivi, espero que faça muitas resenhas tb.
    me lembrei uma vez que tentei fazer uma lista de qtos livros tinha lido e de qts filmes eu já tinha assistido, não consegui hehehe

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que entro aqui percebo que tenho de ler muito mais Vi.
    O texto da Mônica ficou ótimo,parabéns.
    Querendo as promoções, qd é que saí?

    rsrs abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela oportunidade Vivi.
    Quando comecei a escrever esse texto, me senti tomada por uma inspiração divina, que só fui ter noção do que eu escrevi, ontem quando estava lendo o texto para minha família.
    Um beijo... vamos esperar os demais textos com ansiedade..

    ResponderExcluir
  5. É até com vergonha que venho comentar tão tardiamente esse maravilhoso texto da minha querida amiga Mônicats. Achei o texto maravilhoso, como já disse, e me encheu de uma saudade gostosa dos meus primeiros passos no mundo das letras. Não poderia esperar menos da Mô, por toda sua sensibilidade. Obrigado, Vivi, por nos permitir conhecer um pouquinho mais dessa linda pessoa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©