29 março 2015

[Dica de Leitura] Dez dicas rápidas para se tornar um leitor melhor

Boa noite, leitores!
Estou aqui, nesse início de noite de domingo para postar uma matéria que acabei lendo no Universia Brasil e achei muito interessante e que tem tudo a ver com o Razão e Resenhas.
Dicas sobre livros e de como nos tornar excelentes leitores são sempre bem vindas, não é verdade? Então espero que gostem da matéria e possam usufruir e absorver todos os pontos positivos do post.

 A leitura é a base de toda educação e uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de aumentar seu conhecimento, a leitura fortalece suas habilidades em gramática e alarga seu vocabulário. Mas, muitas vezes, ler pode ser algo difícil e cansativo, transformando-se até mesmo em frustração. As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, são diretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração.


Para melhorar sua leitura, a primeira coisa que você deve fazer é identificar os principais problemas que dificultam essa prática. Algumas das dificuldades mais encontradas são: palavras desconhecidas, frases complicadas, assuntos desconhecidos ou desinteressantes, fontes pequenas, parágrafos muito longos, textos ruins ou mal escritos, cansaço e distrações.














Depois de identificar suas principais dificuldades, confira dez dicas que irão ajudar você a se tornar um leitor melhor:

COMO SER UM ÓTIMO LEITOR: 

1) PRATIQUE


 É obvio que para começar, você deve começar a ler. Não espere ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 700 páginas em uma semana. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Não espere que ter tempo para ler. Isso dificilmente acontecerá, já que quando temos tempo extra, aproveitamos para outras atividades. Priorize suas leituras e aproveite a hora de almoço ou o trânsito para adiantá-la.

2) ALARGUE SEUS HORIZONTES


 Nunca limite seus tópicos de leitura, e procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes. Não importa o quanto você gosta de determinado assunto, não fique focado apenas em livros sobre ele. Quanto mais você souber sobre diferentes tópicos, mais fáceis serão suas próximas leituras.

3) LEIA ATIVAMENTE


 Não seja um leitor imóvel que apenas espera o fim da história. Aproveite a leitura ao máximo. Faça anotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que ficam para uma sequência, no caso de uma série de livros ou crônicas.

4) INSPIRE-SE

 Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito. Depois de iniciar essas leituras, não espere que elas terminem para determinar seu próximo livro, mas já estabeleça sua meta seguinte.

5) VELOCIDADE

 Você não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, já que cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Apenas tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido.

6) PREPARE-SE

  Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a Angola da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.

7) VOCABULÁRIO

 Mesmo os leitores mais experientes precisam estar atentos nessa área. Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa. Um bom vocabulário e a compreensão exata das palavras fazem com que frases complexas sejam simplificadas e outras informações subentendidas sejam captadas.

8) HORA E LOCAL

 Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrar facilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo.

(Eu particularmente leio em qualquer lugar e horário, desde que a leitura me prenda. Mas se a pessoa estiver começando a cultivar o hábito da leitura deve testar onde e quando se sente melhor e mais relaxado para mergulhar no livro para aproveitar como se deve a história).

9) COMECE COM LIVROS FÁCEIS

 Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.

10) NÃO USE OS LÁBIOS

 Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto leem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

Fonte: Universia





Essas são as dicas, pessoal. Espero que tenham gostado e que elas ajudem. Muitas vezes estabelecermos algumas regrinhas simples como essas nos fazem criar uma rotina saudável para com nossas leituras diárias. E para aqueles que estão começando agora, essas dicas podem ser o que estava faltando. Eu sempre digo, dê uma chance à história, imponha uma regra para você mesmo de ler até a página cem (100), ou leia três capítulos, passando disso, se o livro não te fisgou parta para outro. Deixe aquele livro na estante, leia outra coisa, depois, noutro dia ou mês retorne aquela leitura. Pode acontecer de se surpreender, ás vezes uma história não nos fisga pelo simples fato de não estarmos preparados para aquela trama em determinado momento de nossa vida.O que importa é: LEIA, leia de tudo, ou leia o que mais lhe agrade, mas LEIA!!! 






Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi Viviane,
    Dicas maravilhosas. Algumas eu já sigo e outras ainda tenho dificuldades. Uma delas é ter hora e local. Sempre que tenho um tempo livre eu estou lendo. Acho que será difícil mudar isso.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também não tenho o hábito de ler numa hora predeterminada. Qualquer hora é hora. Acho que algumas dicas servem mais para iniciantes na leitura, para que se sintam mais confortáveis criando uma rotina e se acostumando.
      E também não tenho um lugar pra ler, leio até e inclusive no banheiro...rsrs

      Excluir
  2. Oi Vivi!
    Adorei as dicas, é sempre bom agregar conhecimentos, novas palavras ao nosso vocabulário e conhecer vários tipos de estórias. Essas dicas são muito boas para quem está começando e até para quem já é um leitor, eu as vezes leio mexendo os lábios e me irrito quando percebo! rs' outra coisa importante é abrir a mente para outros livros, outros assuntos, coisas que venho praticando ultimamente! Adorei as dicas!!

    Beijinhos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, adorei as dicas. Estou sempre lendo, amo ler, só que as vezes tem aqueles dias que ficamos desanimadas pra tudo né, nesses dias procuro achar um livro bem levinho para me motivar, principalmente aqueles humorados, e logo estou lendo novamente.

    beijinhoss,
    http://asaventurasdana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vivi excelentes dicas, é assim mesmo! Tem gente que não sabe o que é bom, pq não tem o habito, não dá chance ou tem preguiça, as vezes quer começar lendo em dias um livro grosso, ou diz que não tem tempo, pq não coloca em primeiro plano! Adorei o texto, a leitura tem que ser motivada sempre! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi
    Amei as dicas, eu tento ler temas variados, mas tem época que não consigo e leio as temáticas que mais me atraem e eu particularmente não leio muito em transporte público, nem é por causa di falatório, mas sim do movimento que tem horas que me dão dor de cabeça.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii Vi, tudo bem?
    Eu adorei essa dicas, eu tenho seguido algumas dessas dicas a risca, e outras eu meio que tenho pulado rsrs, mas vou ficar de olho para seguir tudo certinho.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi
    Muito bom esse seu post, gostei muito!
    Ótimas dicas
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi, parabéns pelo post! Com certeza essas são dicas preciosas para quem está começando a desfrutar de todos os benefícios da leitura! O mais bacana é que com o passar do tempo, os leitores acabam conhecendo suas particularidades, otimizando ainda mais a leitura e a capacidade de absorver as estórias! Mas eu acredito que a dica mais importante é a de não se contentar com um tipo de leitura, a leitura de assuntos e gêneros diferentes nos dá uma certa maturidade!
    Beijo e até mais!!

    http://prologodaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse post, flor!
    Eu nem saberia por onde começar para explicar como leio… Mas suas dicas me fazem pensar que sigo a maioria delas sem nem perceber. Já estou na fase, no entanto, de ler justamente aquilo que "não gosto". Quero ampliar os gêneros literários, sabe? E tenho encontrado prazer nisso. A literatura sempre poderá nos encantar, desde que possamos lhe dar a oportunidade disso. Amo os gêneros sobrenatural e distópico, flor… Mas algumas vezes me canso deles. Então, ler algo completamente fora da minha zona de conforto me faz bem. ;)

    Beijos, linda!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Viviane,tudo beeem linda???
    Uma coisa dai que estou pondo em prática é ler de tudo um pouco. Tem dia que estou doida para ler terror, outros quero me afundar em romances de banca, em outros se tiver aventura,estou feliz... É muito de veneta, apesar de amar aventura e distopias.
    Esse de começar com um livro mais simples, é a regra de ouro. Muitos não gostam de ler porque são 'obrigados' na escola a ler clássicos e esses se não estiver preparado,não flui de jeito nenhum!
    Eu gosto de fazer quando termino um livro que gostei muito, procuro fãs, e acho curiosidades, fatos, coisas diferentes... Dão um acréscimo a obra...
    Amei o post!
    bjus
    http://sonhos-paris.blogspot.com.br/2015/03/serie-os-dez-mandamentos.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi...
    Amei o post e a noticia... muito interessante mesmo...
    Eu preciso ampliar meus horizontes de leitura, sou meio focada demais sabe, tipo antigamente lia só aventura, agora só romance, tive uma época de policiais, ai parti para os new adults... isso pode ser um big problema pelo que vejo.
    Sobre o inicio da leitura, meu primeiro livro foi Harry Potter <3 e até hoje ele se encontra em meu coração e em minha vida como sendo o melhor livro de todos os tempos... a louca né? hahaha
    Vou buscar seguir as demais dicas que realmente foram muito... muito uteis.

    beijos lindona
    Mayara

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©