23 outubro 2013

Gêneros Literários # 1 Distopia


Olá tracinhas, tudo bem com vocês?
Então, eu percebi, claro, que venho postando uma resenha atrás da outra e isso deixa o blog um pouco monótono, embora falar dos livros que leio nunca seja cansativo.
Então hoje resolvi elaborar uma espécie de coluna quinzenal sobre gêneros literários. Vou falar um pouco  sobre gêneros que estão chegando e conquistando os leitores de uma forma super positiva.
E escolhi o gênero "distopia" como o primeiro a ser explorado aqui no Razão e Resenhas.

Crédito de texto e imagens para o blog Who's thanny?: AQUI


Você sabe o que é distopia? Essa pergunta pode parecer fácil, mas não é. Podemos dizer que distopia é uma antiutopia, o contrário de um mundo perfeito com uma sociedade harmoniosa, sem fome e guerra. Geralmente faz críticas às formas políticas de totalitarismo, autoritarismo e mostra uma visão pessimista sobre a natureza humana. Sendo diretamente ligada ao gênero de ficção, a distopia irá fazer você conhecer um futuro bastante sombrio.

A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.

Mas como identificar se uma obra é distópica ou não? Existem elementos que estão sempre presentes nos enredos e listei alguns abaixo:


Não é obrigatório que para uma obra ser considerada distópica, deva conter todos esses elementos, às vezes, apenas um basta para classificar o gênero. E é isso que causa tanta confusão, pois, hoje, as distopias estão em alta, mas são classificadas pelo termo geral: ficção científica. E para complicar, ou não, a distopia tem as suas subdivisões de gênero. 

Distopia Totalitária

Como o próprio nome já diz, refere-se a uma sociedade que é totalmente controlada pelo seu governo através de ideologias. Os cidadãos são monitorados de perto e qualquer fagulha de revolta é punida severamente. E como podem perceber, essa distopia não acontece só em livros e filmes, fique ligado!


Distopia Cyberpunk

Uma distopia cyberpunk é, geralmente, uma versão exagerada de nossa própria sociedade. Apesar de ser um gênero heterogêneo, a maioria das distopias tem os seguintes temas: a aceleração da evolução tecnológica, o iminente colapso ambiental, a urbanização alcançou novos níveis e os crimes fora de controle. Também é importante ressaltar que o conceito de cyberpunk é a cibernética. Melhorias artificiais no corpo, na mente, no cyber espaço, na internet… Geralmente, são histórias violentas.


Distopia Off-World

Visa cobrir todas as distopias localizas num espaço exterior. Nessas histórias, a exploração do homem sobre o universo não se tornou uma aventura feliz como esperado. Colonização de planetas, industrialização pesada, guerras interestelares entre civilizações distantes são características deste gênero, que tem possibilidades quase ilimitadas.


Distopia Apocalíptica

A humanidade, ou às vezes uma única nação ou um grupo étnico, estão enfrentando um Armageddon, seja ele de guerra nuclear, queda da meteoritos gigantes ou desastres naturais. O foco principal pode ser político, no entanto, histórias apocalípticas podem expor a psicologia obscura do homem. As vítimas do apocalipse podem ser egoístas, cínicas e oportunistas, mesmo no momento da aniquilação. Ainda há dúvida se as histórias apocalípticas são realmente distópicas, mas eles possuem fortes elementos de distopia, como já falei.



Distopia Pós-Apocalíptica

A causa é a guerra nuclear, o colapso ambiental ou epidemias mortais. O efeito é geralmente a anarquia e a sobrevivência do mais apto, e uma regressão ao feudalismo também. As histórias que acontecem na distopia pós-apocalíptica são aventuras de ação simples, com pouca profundidade.


Distopia Alienígena

A Terra foi ocupada ou infiltrada por outra espécie de algum sistema solar distante. Em muitas distopias alienígenas, os ocupantes quase sempre exibem uma grave falta de empatia e tendem a tratar os seres humanos como escravos sem valor e animais primitivos. Um dos pontos fortes da distopia alienígena são as maneiras inteligentes e criativas para falar dos choques culturais.


Distopia pseudo-utopia

Sua utopia pode ser minha distopia e vice-versa. Criadores de utopias, muitas vezes têm uma imagem muito clara do seu paraíso pessoal e não gostam de pessoas que se atrevam a criticar suas paisagens oníricas. Muitas das chamadas utopias são estritamente hierárquicas. A classe dominante é uma elite intelectual com poder absoluto e os dissidentes são ameaçados com desdém ou, até mesmo, crueldade. Os inimigos são tratados sem piedade, quase sadicamente. Tecnicamente, a maioria das utopias pertence a essa categoria.


Distopia de Viagem no Tempo

Nestas histórias, as trevas estão esperando: guerra nuclear,inteligência artificial, colapso ambiental, pragas etc. Na maioria das histórias de viagem no tempo, os agentes são enviados para o nosso tempo a fim de mudar a história. Como o nome sugere, distopias de viagem no tempo costumam se concentrar mais em como certos eventos podem mudar a história. O objetivo é brincar com o nosso medo do futuro e enfatizar que nós podemos criar o nosso próprio futuro.
Esses são só alguns exemplos, para terem uma ideia, mas espero que tenha ficado um pouco mais claro na mente de vocês “o que é distopia” e quais os elementos que ajudam a identificá-la.



Alguns livros distópicos.

      

   


Queridos leitores, espero que tenham gostado da postagem, saber um pouco mais sobre os gêneros literários nos ajuda e muito entender as tramas, enredos e tudo o mais que engloba uma história. Busquei no Google sobre o assunto e também foi lá que achei as imagens que ilustrou esse post. Desejo ter conseguido informar todos a contento. Obrigada pela visita e deixem um comentário contando-me sobre os livros e filmes distópicos que já leram ou assistiram.
Beijão!




Quero convidar vocês leitores a se inscreverem no Orelha de livro.
Elaborem sua estante, façam amigos e compartilham seus gostos literários.
Orelha de Livro

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Oi Vivi!
    Adorei o post, esses dias estava pensando em fazer algo assim lá no blog, mas acabei adiando!
    Adorei saber mais sobre essas divisões das distopias! Adoro os pós- apocalíptico!
    Já li Jogos Vorazes e adorei, quem não gosta não é? Tenho muita vontade de ler " Starters" a capa é lindíssima! E também tem Apocalipse Z, acho que é uma distopia!
    Parabéns pelo post!!

    Beijinhos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga
    amei o post. Amo distopias, mas nunca tinha lido nada tão completinho e organizado sobre o gênero. Não sabia dessa divisão entre as distopias, muito interessante.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, eu amei sua postagem!!
    Super explicado e deu para entender tudinho e eu achando que já sabia tudo!! hehe


    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi!
    Ultimamente tenho lido várias distopias e amado a maioria. Haha
    Adorei as explicações. Não sabia de várias coisas das que mencionou.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma grande fã de distopia, muito mais do que achava que era. Ultimamente ando lendo bastante coisa do gênero, e fico cada vez mais curiosa pelos livros que são lançados que seguem a mesma linha. Os meus favoritos são Jogos Vorazes, Feios (Apenas o último volume que deixou a desejar, mas eu amei a série) e Gone *---*
    Amei o Post, tinha bastante coisa que eu não conhecia, e adorei saber mais.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai que post bacana amiga! Eu sabia levemente algo sobre distopia, mas depois do seu post agora sei com propriedade. E olha quanta coisa sobre o tema? Fiquei boba aqui.
    Eu já li algumas distopias e no início, nem sabia que era assim que se chamava os livros desse gênero. Jogos Vorazes está entre estas leituras, mas não é minha distopia preferida. Prefiro Estilhaça-me que é bem próxima à nossa realidade e eu consigo me ver vivendo em um mundo daquele, mesmo que seja absurdo.
    Também morro de vontade de ler Feios, pois o enredo é tremendamente atraente. Quero lê-lo o quanto antes.
    Amei a nova coluna amiga e vou ficar de olho, pra ver seus posts sobre outros gêneros literários.
    Bjokas e parabéns!

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post Vivi. Eu sou péssima quando se trata de definir gênero de qualquer coisa (sério, o primeiro livro que escrevi não faço a menor ideia de que gênero se enquadra) então adoro ver esse tipo de post, para ver se melhoro nesse quesito ^^

    Até hoje só li a trilogia JV de distopia, mas estou com dois aqui na estante (Never Sky e Legend) e sou doida pelo Starters.

    Té mais...

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi
    Que post super bacana, adorei viu?
    Ficou muito caprichado
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Olá Viviane!
    Amei seu post! Com certeza o mais completo sobre distopia que já vi até hoje, parabéns (:
    Sou apaixonada por esse tema! Não li muitos, li os mais famosos apenas, mas estou louca para ler váaarios!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post,eu gosto muito de livros distópicos,mas nunca tinha lido nada assim sobre a estruturação deles.

    Fiquei mega interessada e estou procurando livros de cada tipo de distopia por aqui.

    Parabéns pelos post !!!

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  11. Confesso não gostar de tanta distopia como muita gente gosta, porém de vez em quando gosto de ler algo do gênero.
    Tenho vontade de ler Jogos Vorazes e Divergente *.*
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi!!!
    Nossa, não sabia que existiam tantos tipos de Distopias :O Eu sempre pensei nela como futurista, e fora de padrão sabe. Claro que isso que pensei se encaixa em quase todos os tipos, mas eu pensava de uma forma diferente. Li poucos livros do gênero, e confesso que tenho um pouquinho de dificuldade de me acostumar com eles. Mas é um gênero que está dominando o mercado, realmente. Até porque é isso que queremos ver nos livros né? Coisas totalmente fora da realidade, fora do que vemos no mundão kkk.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de distopias, mas gostei do post achei bem interessante, já que não sabia que o gênero era dividido em outros sub gêneros. Livros que eu li e me lembre agora, só “Estilhaça-me” e “Starters”, já filme “Eu sou a lenda” e “Jogos Vorazes”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, tudo bom?
    Nossa, eu não sabia que tinha toda essa divisão com relação a distopias *-* fiquei tão feliz em ler esse post e saber tudinho sobre. Acho muito legal você nos trazer coisas assim, conhecimento é sempre bem vindo *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie Vi, tudo bem?!
    Achei bem interessante a ideia da coluna, afinal, às vezes tenho um pouco de 'dificuldade' em classificar determinado gênero de algum livro, já que tudo está sempre mudando.
    Devo confessar que tinha um pouco de duvida sobre 'distopia', e depois da sua postagem entendi do que se trata, entããão, muito obrigada :)

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Vivi,
    Que legal esse post, bem informativo. Tem muita coisa nesse post que não conhecia e nem que poderia ser considerado uma distopia. Todos os livros distópicos que eu li, eu curti bastante e o melhor para mim é a série "The Passage". Parabéns pelo o post.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Uau!! Gosto desses posts, super esclarecedores. Recentemente descobri sobre esse gênero e logo tratei de colocar um livro na minha lista de leituras e e escolhi 1984 para a estréia. Em breve vou ler. Eu Sou a Lenda, com o Will Smith é uma distopia né? Foi o que me veio a mente...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  18. Este seu post está perfeito.
    Explicou super bem.
    Gostei demais, apesar deste gênero não ser o meu preferido, mas com tantas publicações, não tem como não acabar lendo um livro sobre distopia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, gostaria apenas de ressaltar que Distopia não é considera um gênero pela Teoria Literária e, sim, uma temática.
    Tirando isso, o texto está muito bom.
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©