20 agosto 2013

Resenha | As relações perigosas - Choderlos de Laclos

  Boa noite tracinhas!
O blog esteve mais uma vez parado esses últimos dias, mais uma vez me vi com problemas pessoais que me deprimiram e me desmotivaram, pensei inclusive em fechar o Razão e Resenhas para sempre =/
Mas a única coisa que me move intelectualmente são meu livros, minhas leituras e a força que obtenho com vocês, meus seguidores. Isso e mais uma conversa que tive com a Kéziah do blog Paixão Literária me fizeram pensar bem e relaxar quanto aos meus problemas. 
Afinal de uma maneira ou e outra eles vão ter de se resolver não é? Obrigada Kéziah, conversar com você me ajudou bastante hoje.
Mais uma vez me desculpo com você, garanto que essa não será a última vez que passarei por percalços ou sumiços inesperados, afinal sou humana e minha vida tem idas e vindas como a vida de todos vocês, só peço que sempre estejam do meu lado, aqui no Razão, como sempre estiveram. Agora, vamos a resenha?

Sinopse

  Uma troca de cartas repleta de segredos de alcova, engenhosas estratégias de manipulação e cruéis jogos de poder vem a público em As relações perigosas, clássico romance francês escrito por Chordelos de Laclos no século 18. Considerada uma das obras mais controversas, discutidas e representativas da França pré-revolução, o título ganha nova edição pela Biblioteca Azul, selo editorial da Globo Livros, 20 anos após sua última publicação no Brasil. A obra mantém a tradução de Carlos Drummond de Andrade, que apresentou a história de Laclos ao público brasileiro em 1947, e o posfácio também assinado pelo poeta, com textos revisados. O clássico romance francês de 1782 conta, por meio de cartas trocadas pelos personagens, as artimanhas de dois libertinos, o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil, em sua disputa por seduzir e descartar amantes – como Cécile, jovem confidente da marquesa que está prestes a se casar, e a virtuosa, porém já casada, madame de Tourvel. Na época de sua publicação, a imoralidade da obra e a crueldade dos protagonistas chocaram a alta nobreza e renderam um processo a Laclos. Em 1823, o tribunal correcional do Sena mandou destruir “esse escrito perigoso que ultraja os bons costumes”. Para sorte da literatura, porém, o livro sobreviveu e ultrapassou os séculos mantendo o mesmo vigor de antes: encantou escritores como Baudelaire, Stendhal, Gide e Deleuze, e ganhou diversas adaptações no cinema com diretores como Roger Vadim, Stephen Frears e Milos Forman, e atores como Jeanne Moreau, Jean-Louis Trintignant, Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer e Annette Benning. 
Autor: Choderlos de Laclos| Editora: Globo Livros| Número de páginas: 517 

Minha Resenha:

As relações perigosas é um livro que transcende ao tempo. Escrito numa época em que foi proibido por chocar a sociedade francesa, posso sem dúvida alguma dizer que ele é uma obra contemporânea. Um livro que faz surgir no leitor os piores pensamentos, os mais inusitados sentimentos, eu fui envolvida completamente por Valmont e a marquesa de Marteuil. Ambos aristocratas de almas duvidosas e sedentos de intrigas ordinárias.

Todos os adjetivos que eu usar nessa resenha não bastarão para descrever a mente deturpada e enganadora desses dois. 
A marquesa é ex-amante do visconde, ela precisa de sua ajuda. Conhecido por ser um devasso libertino, ela precisa que ele seduza Cécile, um virgem e incauta moça que está noiva. Já Valmont está obcecado por uma linda mulher, mas ela é casada. Nada, nada mesmo irá demovê-lo da ideia de tê-la. O visconde não se detém, a marquesa é obscena, ela também não mede esforços para enganar, ludibriar ou fazer da vida das pessoas um inferno. Ambos engendram aventuras sexuais e outras perversidades envolvendo qualquer pessoa que se interponha entre eles, ou que eles queiram.
Juntos eles são lascivos e cruéis, indecentes e muitas vezes hilários. Sim, no meio desse mundo de controvérsias os dois não são páreo para ninguém. 
Valmont cerca Madame de Tourvel, ele a seduz. Ela por seu lado se sente mal com tudo, é uma mulher religiosa, fiel ao marido, mas não está imune a lábia do visconde.
 O livro está escrito em forma de cartas, cartas essas que tem intuito somente nos fazer conjecturar sobre os acontecimento e nos entranhar a vida dos personagens.
Imagine-se entrando numa mansão antiga e descobrindo no meio de coisas antigas cartas íntimas e muito... muito reveladoras. Assim mesmo que o autor nos brinda com essa obra atemporal. Sentimos-nos tão próximos dos personagens, todos eles nos revelando seus sentimentos e façanhas, sejam elas belas ou mesmo as mais sacanas que se pode imaginar.
Durante minha leitura me conectei bastante com madame de Tourvel, suas inseguranças, sua força, tentando sufocar seus sentimentos, tentando não sucumbir, na minha opinião a mulher mais forte de todas.
Valmont me surpreende, nele reconhecemos uma alma torturada, na sua libertinagem ele esconde um homem sedento de amor, mas vai saber... Ele me faz sentir muito ódio também. Marquesa de Marteuil, mulher execrável, mulher mesquinha, mulher mal amada, que se acha muito amada, não sei bem definir a personalidade dela, é que o livro inspira isso no leitor. Ficamos digerindo os acontecimentos e tentando analisar a psique dos personagens, pelo menos isso se passou comigo. Bom, esse é um livro bem intenso, não posso falar muito mais, pois o desenvolvimento do livro depende muito da leitura total da obra, qualquer dado a mais será um spoiler e estragará a leitura e as surpresas que nossos personagens têm a nos oferecer.
Lendo As relações perigosas eu percebi que nem sempre quem ama é justo, e nem sempre quem traí o faz por ser cruel ou canalha muitas vezes o que pende é a fraqueza momentânea da alam, e seres humanos normais não estão acima de erros. Erros podem ser perdoados, e erros podem mudar as pessoas para melhor, ou não.
Já foi feita várias adaptações do livro de Choderlos para o cinema e o que eu assisti e recomendo é o Ligações Perigosas (1988) com os atores John Malkovich no papel de visconde de Valmont e como a marquesa de Marteuil e a linda Michelle Pfeiffer fazendo a madame de Tourvel.
O que Choderlos de Laclos esculpiu com primor nessa obra é a verdade sobre o comportamento humano, sem mentiras e fingimento ele fala sobre a fome de controle e possessão das pessoas umas com as outras, ele fala sobre a vontade muitas vezes patológica de sermos ditadores e tiranos física e mentalmente com quem amamos, ou desejamos. Nas entrelinhas você vai perceber um mundo não tão distante, um mundo que muitas vezes lutamos com todas as forças para não adentrarmos.

A leitura flui bem se você gosta do tipo de narrativa usado pelo autor, como eu falei antes, a história se apresenta através de cartas, cada capítulo é uma carta de um personagem. A diagramação é ótima, confortável. O livro é um pouco menor do que os livros em geral, mas isso não prejudica a leitura, a fonte é de tamanho comum e o papel usado é o de cor creme, que os leitores adoram.
Recomendo a leitura, urgente.


Globo Livros:          

Facebook: Globo Livros
Twitter:@GloboLivros                                   
Google + : Globo Livros
Site: Globo Livros






Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Nossa Vivi, esse livro parece ser bem intenso né?
    Pela sua resenha percebi que as personalidades são fortes e nos transportam pra história.
    Preciso ler!
    Adoro livros que são assim, cartas, e-mails e todo tipo de comunicação diferente de diálogos boca a boca. Me deixa bem curiosa, pois é diferente do que estamos acostumados.

    Beijos, parabéns pela resenha e também pela bela dica.

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha já vi o filme e agora vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Vivi, li um livro escrito em formato de e-mails. Será que vou gostar nesse formato também? rs

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei se eu iria gostar do livro, mas realmente parece ser ótimo!
    Sobre seus problemas, eu também tenho pensado em desistir do blog, mas tenho certeza de que vamos resolver tudo :')

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi
    Esse livro não faz meu gênero, mas tenho milhões de pessoas para indicar hahaha.
    Quanto a desistir do Blog, acho que você tomou a decisão certa em continuar. Demore o tempo que quiser para postar, contando que o RR continue existindo :)
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro também não faz meu gênero, mas conheço várias pessoas que posso indicar. Minha professora de história é uma delas. Acho que ela adora todos os livros da Globo Livros. kkk
    Ótima resenha, Vivis.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Já assisti uma adaptação contemporânea desse livro e achei bem interessante o enredo. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, fico feliz em lhe ver de volta, a gente passa por esses momentos mesmo e na hora a melhor solução é parar tudo quantas vezes eu já não estive no mesmo lugar que você!?
    Gostei muito da resenha, não conhecia esse livro nem ouvi falar do filme, a história parece ser muito interessante fiquei curiosa com essa marquesa e o visconde, as características que você colocou do casal me deixaram perplexa. Parabéns pela resenha, como sempre maravilhosa.
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi!
    Eu não conhecia o livro ainda.
    Apesar de ter gostado da sua resenha, não me identifiquei com o livro. Acho que não o leria.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi!
    Não conhecia esse livro, de verdade. Ele parece ser SUPER interessante, há muito tempo não leio um livro nesse estilo. :)
    E Vivi, não desanime, você tem tanto talento!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o livro parece ser bem... para pensar mesmo. E parece bem legal, fiquei curiosa. Não sabia que Ligações Perigosas era vinha de livro, eu vi apenas uma parte dele, nunca completo.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi
    Eu já vi o filme, várias e várias vezes... já perdi as contas!! Adoro esse filme, é muito bom!! O livro, eu tenho um exemplar bem antigo que foi publicado pela folha de são paulo, depois de ler a sua resenha, vou comprar um exemplar novo e reler a obra *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga, bem sei que passamos por períodos difíceis na vida, onde nossa cabeça não raciocina e acabamos querendo jogar tudo pro alto. Mas nada como um ombro amigo para nos ouvir, nos deixar mais calmos e fazer nossa razão voltar. Aida bem que a Keh te ajudou e vc, conseguiu repensar. Problemas, todos nós passamos, então, uma hora ou outra eles vão passar e tudo volta ao normal. E fico contente que vc tenha voltado amiga! Não seria o mesmo sem vc ou o RR.
    Sobre o livro, eu detestei essa capa, tão estranha neh? Não curti, mas sua resenha me deixou morrendo de curiosidade. Primeiro pelo estilo diferente da trama (cartas), depois pela proposta do enredo.
    Acredito que seria um livros que me cativaria logo de cara, então, já vou correndo anotar a dica.
    Bjokas amiga e parabéns pela resenha mara!

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©