05 junho 2013

- Hiatos - Só tem um jeito de fazer valer a pena!

  Boa noite leitores!
Hoje li esse texto  e pensei em compartilhar com vocês aqui no blog, num hiato entre as postagens.
Terminei de ler alguns livros que mexeram muito com minha psiquê, com meu coração. Fiquei um pouco introspectiva e aqui estou, postando que nos faz refletir, isso também é bom *.*


Penso que qualquer coisa que nos propomos a fazer precisa valer algo de bom. Precisa servir para algum crescimento, alguma evolução, mínima que seja. Assim, de atitude em atitude, de escolha em escolha, vamos desenhando a pessoa que de fato desejamos ser! 


Felizmente, muitas leituras, músicas, conversas e até filmes terminam servindo para fortalecer essa minha crença e mostrar que realmente "é preciso saber viver". Quando assisti "O Poder Além da Vida" pela primeira vez, fiquei encantada com a forma que esta mensagem é transmitida no filme. Baseado numa história verídica, o roteiro conta sobre um ginasta em crise existencial que encontra um amigo, uma espécie de mestre, com quem aprende lições fundamentais para seu amadurecimento.

E numa das melhores cenas, o mestre diz ao rapaz algo mais ou menos assim: se quer fazer a sua vida valer a pena, precisa aprender a responder três perguntas e vivenciar essas respostas. São elas:
- Onde você está? AQUI!
- Que horas são? AGORA!
- Quem é você? ESTE MOMENTO!

Quando você está vivendo, seja qual for a situação, estando de fato "aqui", "agora" e sendo inteiramente "este momento", é impossível não valer a pena, simplesmente porque você estará conectado com a única existência real - o presente!

(A maioria de vocês odeia auto-ajuda, mas continuem lendo,  o texto só menciona o livro)

Eckhart Tolle, autor do livro "O Poder do Agora" também dissertou de forma incrível e imperdível sobre como fazer sua vida valer a pena. E eu, seguindo minha linha de estudos e trabalho, escrevi o "FAÇA O AMOR VALER A PENA", na tentativa de nos relembrar o quanto temos sofrido por razões inventadas, por dificuldades desnecessárias e, assim, impedido nossa própria felicidade e a de outras pessoas. 
Ou seja, um livro para tentar nos manter atentos sobre a importância de se relacionar como Gente Grande, de fazer escolhas e assumi-las, vivenciá-las até o fim, validando nossos sentimentos, revendo nossas crenças e crescendo tanto quando acertamos, como quando erramos.

Sabe por quê? Porque enquanto está tudo bem, tudo acontecendo conforme esperamos, tendemos a nos sentir satisfeitos. No entanto, quando a vida nos surpreende com uma situação diferente da que gostaríamos, ou quando alguém nos frustra com palavras ou sentimentos que não correspondem às nossas expectativas, fazemos uma guerra!

E a guerra começa sempre dentro da gente! Armas, tiroteios, bombas, violência, agressividade, dor, morte e destruição! É isso que fazemos conosco quando não aceitamos os fatos e não encontramos recursos para lidar com eles. Estresse, ansiedade e até depressão podem ser os resultados, no final das contas.
Será que não está na hora de revermos essa postura? Será que não seria muito melhor adotarmos uma crença mais edificante e construtiva? Que tal um lema do tipo "para o que não tem remédio, remediado está". O meu é "já que tá, que fique!" e significa que quando entro numa situação desagradável e inesperada da qual não posso sair no mesmo instante, relaxo e repito pra mim mesma: "Rosana, já que tá, que fique!" e vivencio a experiência até o fim ou até a primeira oportunidade de mudar o rumo dos acontecimentos.

A ideia é evitar tanto sofrimento, tanta angústia e, mais do que isso, é fazer a vida e o amor valerem a pena realmente! Senão, continuaremos vivendo um dia depois do outro com a sensação de que viver e amar são armadilhas das quais precisamos tentar escapar... Não! Viver e amar são oportunidades maravilhosas que devem servir para nos dar a certeza prometida pela divertida frase de caminhão: "não sou o dono do mundo, mas sou filho do dono!". Ou seja, só privilégios e alegria, desde que façamos por merecer! 



Até amanhã tracinhas, com um resenha fresquinha para vocês. Beijos!


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Lindo texto Vivi. Realmente é um tipo de leitura que todos devem fazer de vez em quando. Pq vale a pena, em tudo. Vida social, trabalho, estudos. Ultimamente tenho visto na prática que até mesmo em coisa chatas, podemos tirar e muito proveito com coisas boas. Obrigado por compartilhar conosco esse lindo texto.

    Bjs
    Maurício
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o texto. Gostei bastante especialmente da parte que fala que a Guerra começa dentro da gente. É bem verdade isso. Aliás, nós muitas vezes travamos séries e sangrentas guerras internas.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, Vivi!
    Realmente nós vivemos bem quando tudo está bem, mas então percebemos que nada, nunca tudo está bem...
    Também não gosto de autoajuda, mas um texto assim de vez em quando faz bem para todos nós!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  4. O texto é lindo, e andei pensando esses dias no que ele fala sobre nossas expectativas serem correspondidas. É mais fácil aceitar do que resmungar né, afinal isso só atrasa nossa vida. E não adianta esperar que o pior se resolva rapidamente, tudo tem seu tempo, seu ritmo. Um tempo ótimo para se pensar, mesmo que seja autoajuda kkk. Adoro esses texto que você dividi Vivi, sempre tem uma mensagem ótima, todos deveriam ler também.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Texto lindo Vi!
    me emocionei!

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Vivi que belo texto *-*
    Gostei muito
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Em breve a Academia Machadense de Letras, localizada em Machado, sul de Minas Gerais, irá realizar um concurso de poesias.
    Espero contar com participação de todos aqueles que apreciam a cultura: poetas, autores, escritores, dramaturgos, jornalistas, pessoas ás manifestações culturais.


    GRUPO ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS. É só acessar e seguir este grupo no Facebook). Participe enviando seus poemas, contos, crônicas, biografias culturais, projetos, eventos culturais, textos, sugestões de discos, livros, filmes, autores, etc.

    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga que texto intenso. Fiquei aqui pensando nessas palavras, pq ultimamente tenho tido tantos embargos na vida, que realmente preciso dar um up. Mas tudo parece tão fácil falando, o ruim é que na prática é bem mais difícil.
    Mas vou tentar traçar um caminho e viver o hoje, viver intensamente e aproveitar as emoções, sem criar tantas fantasias.
    Achei esplêndido! Bjokas flor...

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©