27 julho 2012

Resenha|| Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Boa tarde tracinhas *.*
Trouxe mais uma resenha, hoje resolvi postar mais cedo porque
estou num "pique" diferente.
Também ler esse livro em particular me trouxe uma experiência íntima,
e é claro que vocês vão perceber isso na minha escrita logo que começarem a ler a postagem.

Sinopse



Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630113
Ano: 2012
Páginas: 272
Minha Resenha:

Realmente não sei como ficará essa resenha, coloquei muito de mim ao escrevê-la ... anyway...
Lendo Garotas de vidro eu senti "as duas faces de uma mesma moeda", entendem?
O livro trata de anorexia e bulimia e eu sou gorda ... já fui bem magrinha, mas hoje estou com sobrepeso.
Vocês vão se perguntar o que isso tem a ver com Lia e Cassie. O que minha história pessoa tem a ver com a resenha de um livro?
Bom galera, o fato é que quem é leitor sabe que muitas vezes nos vemos nos problemas dos personagens, nos espelhamos em alguns e até sentimos como nossos os problemas de outros. E mesmo sendo problemas diferentes eu saí de minha zona de conforto totalmente ao ler essa obra. Qual a diferença entre anorexia, obesidade e bulimia? Sim, são transtornos alimentares, todos vocês vão falar em voz alta eu sei...
Mas o que a pessoa que sofre o transtorno vê em si mesma que mais ninguém vê? Muitas vezes as pessoas enxergam alguém somente como: "aquela gorda", aquele balofo".Ou então "aquele saco de ossos" ou mesmo "aquela esquelética". Não tem como definir a infinidade de adjetivos ruins que todos falam, somente para definir a imagem que fazem de uma pessoa, que é um ser humano passando por problemas que ninguém mais se interessa em decifrar ou ajudar a resolver.
Nunca param pra pensar que dentro do invólucro da carne, dos músculos, da gordura ou da falta dela existe um ser confuso, um ser ansioso para se ajustar, para agradar e para encontrar seu lugar no mundo.
Essas pessoas, e eu já fui uma delas, se sentem tão só e judiadas que buscam refugio na comida, ou na fome, se punem porque não conseguem agir de outra forma.
Ler essa obra foi uma experiência muito familiar pra mim, me vi em Lia, somente  com a diferença que Lia é magra... muito magra..muito magra... 
Explico de antemão que hoje não sofro mais com meu físico, se estou com saúde as pessoas preconceituosas que se lixem com seus padrões de beleza distorcidos, superei os olhares tortos e sou feliz, bom, eu sou como todo mundo, tem dias que acordo me achando  uma mocreia e tem dias que me sinto uma rechonchuda sexy das pinturas renascentistas...rsrs
Estou falando muito de mim, sabia que ia ser assim quando comecei a escrever a resenha no meu bloquinho, mas não tenho como fazer diferente, me perdoem. Ok, eu sei que falar de modo geral não dará noção do livro então vou me adentrar nele agora.
A sinopse é bem explicativa, mas nela não compreendemos a dimensão do problema que as duas moças Lia e Cassie passam. Na medida que vamos ficando por dentro dos problemas familiares que ambas vivem, as pressões da adolescência e dos colegas da escola tudo vai se encaixando.A rebeldia de Lia e a irreverência de Cassie vai nos mostrando onde a aposta das duas irá levá-las.
Sim, numa aposta as duas resolvem ver quem ficaria mais magra. A coisa desandou, ambas se descontrolaram e se embrenharam num caminho perigoso e muitas vezes sem volta.
A cada dia Lia descobre formas sinistras de burlar a fome, ela mente para o pai, para o psiquiatra e para si mesma. Ela sente fome o tempo todo e se conforma com isso como aquelas pessoas que tem de viver com uma bala de revolver alojada na cabeça... entendem? 
Cassie para manter a aposta e o peso desenvolve bulimia, ela se alimenta, e ás vezes se alimenta além da conta mas daí ela provoca vômito em si mesma para descartar o que comeu.
Tudo isso vai dando medo e agonia na gente, mas ao mesmo tempo me senti desesperada para ler mais, querendo ver até onde aquilo tudo ia terminar. A cada página via Lia mudar, mas antes disso ela viveu pesadelos inimagináveis. A começar pela morte de amiga Cassie.
Uma morte mal explicada e que deixou Lia cheia de  remorso, pois Cassie havia ligado em seu celular inúmera vezes no dia fatídico e Lia não atendeu, ambas estavam brigadas. Imagine o que isso não acarretou  na cabeça já tão deturpada da moça... ela que já não fazia distinção do que era real das mentiras que contava, ficou pior, e os pais levando as coisas sem saber muito bem como ajudar. Eles tinham informação e estrutura financeira para tal, mas a bem da verdade acho que  num mundinho de aparências acreditar que as coisas estão melhorando  era mais confortável para eles, foi o que senti.
Com toda a devastação de Lia, e a morte estranha de Cassie a obra acaba ganhando ares de suspense que  vocês vão querer desvendar assim como eu. A autora Laurie resolveu escrever sobre as garotas de vidro ou as garotas geladas (quando lerem vão entender esses termos)depois de receber cartas e emails de fans com transtornos alimentares. Escreveu como forma de mostrar ao mundo um problema que aflige muitas famílias. Vocês vão perceber que a autora foi de tamanha lucidez ao escrever a história que com certeza vai ajudar muitas meninas e  também garotos com problemas idênticos ou até de ordem diferente, mas que envolvem todo o lado psicológico que a mídia e a sociedade denigrem de forma tão inconsequente.
O livro me chocou sim, mas de maneira positiva, tudo nessa vida tem solução, isso eu sei bem, mas ler esse livro me mostrou isso de forma devastadora.
Recomendo o livro, vocês tem dúvida?












Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Oui vivi!

    Confesso a você, que as vezes, por ser acima do peso, já pensei que queria ter o controle que essas garotas tem. Mas que controle, não é verdade? Eu pensei isso várias vezes conforme lia o livro. Eu não gosto de dramas, mas eu amei esse livro. Achei ele tão profundo, real, um ótimo trabalho da autora.

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Viviane você leu um livro difícil né?Eu gosto de leituras assim que nos faz refletir sobre os danos psicológicos que as pessoas sofrem por determinados aspectos da sociedade,vou conseguir esse livro, gostei da sua abordagem assim como a a autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vivi =O essa sua resenha foi muito intensa =O
    Nem tenho palavras para expressar o que senti ao lê-la, você sabe o quanto quero ler esse livro, e amei ler sua opinião sobre ele.
    Ah e só pra dizer, você é linda por fora e por dentro. Não importa se é fofinha ou magrinha.

    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada docinho, hoje me sinto bem comigo mesma, mas já sofri muito.
      Creio que ser mãe e pensar que minha saúde independente de qlq outra coisa é que é importante é que me ajuda a superar, pois preciso estar bem e ser saudável pra criar bem meus pimpolhos não é?
      Beijão amore .*.*

      Excluir
  4. Nossa que resenha maravilhosa vivi, u já estava louco pra ler esse livro só pela capa que é muito linda, agora sabendo como é por dentro fiquei com mais vontade ainda. :) vou participar de sorteios aqui na net pra vê se ganho, rsrsrs.

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OH MY GOD!!! Que resenha é essa amiga!!! Amei, amei, amei!!!=D
    Agora sim li uma resenha autêntica da Vivi Blood que conheço.
    Era disso que eu estava sentindo falta... das impressões, de como a leitura foi pra vc e principalmente o que ela deixou na sua pessoa...
    Divino saber que vc se viu neste livro, pois eu acredito que tmbm vou me ver muito, afinal tmbm estou com sobrepeso há muitos anos.
    Claro que cm todos que sofrem disso, tenho meus dias de cão em relação ao meu peso, pq quem não quer ter um corpo ideal né? Aquele corpo que cabe em qualquer roupa e que não precisamos chinelar o dia inteiro pra conseguir comprar algo que nos sirva e fique bem. A vida é assim, tem sempre os seus altos e baixos, mas o diferencial é cm nós os encaramos.
    Os transtornos alimentares atingem muitas pessoas e está tomando uma dimensão inrreal, já que a mídia está a todo momento jorrando padrões estéticos fora da realidade e muitos jovens acabam se deixando levar por essa avalanche de informações. Então, achei incrível este assunto aparecer na literatura tmbm, quem sabe assim sirva de incentivo para abrir os olhos daqueles que se deixam dominar por estes problemas.
    Estou com muita vontade de conferir este livro e agora fiquei com mais vontade ainda amiga.
    Parabéns pelo ótimo texto. Bjão =D

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha Vi, ficou MUITO forte!

    quero ler esse livro, vou procurar...

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi
    Nossa, acho que essa foi uma das melhores resenhas que vc já fez! Muito natural e autêntica! Adorei! Fiquei com muita vontade de ler o livro. É isso mesmo a pesssoa não tem que ter vergonha de ser quem é, eu não tenho vergonha de ser bipolar kkkkk.
    Bjão doce Vivi. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Ia me esquecendo, parabéns pelo layout novo, vc sempre inovando!

    ResponderExcluir
  9. Boa iniciativa da autora em trazer um assunto bem polêmico. Não lembro de ter visto nenhum livro parecido. Gostei da resenha/autocrítica! rsrs
    bjaooo

    ResponderExcluir
  10. Vívi minha amiga, tudo bem?

    Puxa... Esse tema desse livro é um grande tema! Sua resenha com toque pessoal ficou melhor ainda! Tirou a frieza de uma simples resenha e colocou um pouco de sentimento!

    Gostei! Parabens pra você que é uma grande resenheira! Hahaahaha. Um beijão minha amiga!

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi,

    Gostei de vc ter colocado bastante de vc na resenha, já tive problemas com bulímia na adolescencia tbm, mas graças a Deus, estamos ótimas!! E que se danem mesmo as pessoas com padrões distorcidos!! =)
    Eu gostei demais deste livro, ele é ótimo, achei sua resenha super justa.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi!

    Sabe, essa sua resenha (assim como o livro) tocou num ponto que tbm já me incomodou mto. Eu sempre fui gordinha e tals.. Mas teve uma epoca, na adolescência, que eu já estava tão desgastada com os apelidos, falação e tudo mais que eu resolvi fazer uma loucura: parar de comer. Eu fiquei comendo bem pouco, nada de comida mesmo... No maximo uma salada, pouca. Eu emagreci, obvio, 15kg em um mês, maaas a consequencia foi pior... tanto que eu cheguei a desmaiar. Foi ai que eu percebi: eu tenho que ser como eu me sentir bem, não tenho que agradar aos outros... Hj sou feliz do jeito que eu sou, gordinha como sempre heuheuehueheu. E as pessoas que não gostam, eu simplesmente ignoro =D
    Mas enfim, otima resenha! E mals o "momento confissão" kkkk

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. o livro parece muito MUITO intrigante ._. fiquei morta de vontade de ler, parabéns pela resenha.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Vivi
    eu gosto de leituras que sejam impactantes e que nos fazem refletir sobre um problema que muitas das vezes pessoas a nossa volta vivem e nós nem mesmo sabemos. Eu sofri por ser magra. Sempre fui zoada na escola (o famoso Bullying de hoje)e até hoje não posso dizer que vivo bem com a balança, pois eu gostaria de ser mais cheinha. A verdade é que a maioria não está satisfeita com o próprio corpo,e isso muitas vezez piora e se agrava quando não correpondemos ao padrão exigido por alguém.
    Tenho certeza que vou chorar litros lendo esse livro, por isso vou guardar mais um cadinho pra ler por causa dos hormônios da gravidez rs
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Pelas resenhas que li sobre esse livro, acredito que a autora escreveu de uma maneira leve um tema que precisa ser bastante explorado como forma de alerta.
    Ótima resenha, como sempre!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  16. Ops; Esqueci, adorei o novo visual do blog!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi, td bem?
    sua resenha ficou ótima, e olha adorei saber um pouco mais sobre vc, eu adorei a parte do rechonchuda sexy das pinturas renascentistas.

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Vivi, sua resenha ficou maravilhosa!
    Estou querendo muito ler esse livro, o tema bem diferente e interessante.
    Pena que não tenho parceria com a NC,mas vou ver se compro ;)

    ps: resenha nova, comenta?
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2012/07/resenha-livro-o-diario-serial-de-igor.html

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©