17 novembro 2011

Resenha | Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar.


Sinopse


Bruxas, bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

Joseph Jacobs


Bruxas… Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros… Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.


E aqui a minha resenha :

Em primeiro lugar tenho que elogiar a introdução do livro feita pela Taís Gasparetti.
Logo de início ela nos mostra comprovando com dados de psicanalistas o quanto é importante a leitura de contos de fadas ( sempre lúdicos) em nossa vida.
Ela fala da importância dos ditos "rituais de transição", aonde a passagem da infância para a vida adulta molda como encaramos as coisas ao ler um conto de fada. Me deixe explicar melhor. Todos nós, mulheres e homens nos espelhamos nas heroínas em busca do amor e do seu salvador na pele do cavalheiro desbravador ou do jovem aventureiro. Claro que em cada etapa da vida (infância / juventude/ idade adulta ) que lemos os contos de fada o interpretaremos de maneira diferente.
Embora tantas versões espalhadas mundo afora, com tantas modificações nós nunca vamos deixar de ler ,isso tenho certeza.
Pra mim foi muito gratificante ler esse livro, sem dizer que foi tb muito divertido.
E falo que sou até meio suspeito para resenhá-lo, pq amo tudo relacionado a cultura celta, desde seu povo misterioso, suas músicas e magias. Ler foi uma surpresa pois esses contos eu ainda não conhecia, então ... foi uma descoberta deliciosa.
Os contos desse livro mostram todos os lados da faceta humana, esse lado oculto que tememos mas que ansiamos conhecer, ler, destrinchar. O negativo e o positivo, o bem e o mal, sem distinção.
Isso é importante desde o momento que, se temos livre escolha na vida real, e tb dentro das historias e dos contos, temos de enfrentar as consequências inerentes dessas escolhas, sejam elas quais forem. E no fim de cada conto, qd vc entende a moral da história o que eu falei acima fica explícito.

O livro nos trás 10 contos dos quais 4 são os meus preferidos.

A visão de MacClinglinney
A batalha dos pássaros
A dama do cavalo e Powel,o príncipe de Dyfed
Paddy O'Kelly e a doninha

Não vou detalhar cada conto pq ... CARAMBA, vai tirar a graça. Comentar seria como um spoiller... rsrs
Na minha opinião resenhar é destrinchar uma história, e contos como esses não tem como não sair contando as partes cruciais.
Porém, como eu estava falando, esses 4 contos em especial marcaram mais pelo conteúdo de sua trama, que em cada conto me deixou envolvida, curiosa e triste ao mesmo tempo, por serem contos pequenos .
Queria ler mais e mais...
Cada feitiço, cada maldição me deixaram enfeitiçada, aflorou meu lado bruxa... ^^
São histórias diferentes uma da outra, cada qual com sua força ,seus finais felizes e outros com finais sinistros.

Enfim...
Um livro pequeno, fácil de ler e que agradará gregos e troianos, gente grande e gente pequena.
Um livro para cativar e encantar *.*






Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Poxa, tbm amo os celtas! Fiquei bem curiosa com o livro!
    O blog está maravilhoso e adorei o novo visu!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro bruxas *-*, elas só não são melhores que elfos e dragões, afinal nada é melhor que eles, né? (minha opinião)
    Achei que o livro parece ser bem interessante apesar de eu não gostar muito de contos.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  3. Luana, são contos leves, apesar de uns serem sinistros, e a gente acaba querendo que livro não termine, é bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi, bom sou suspeita sobre livros que falem sobre esses assuntos, esse mundo que tanto me encanta, a magia celta,os mistérios, as bruxas (uma pena que todos veem as bruxas como "seres" do mal), o livro me parece bem interessante daqueles que vc lê em um dia e fica com gostinho de quero mais.Queria dar os parabéns pelo blog, pelo visual que esta lindo, pelas resenhas dos livros que esta perfeita, independente do tipo de leitura, do texto ler sempre faz bem a alma não é? vamos dizer que são afagos ao coração, é como seu blog um afago ao nosso coração, um cantinho onde a gente entra e não tem mais vontade de sair, se perde entre as letrinhas!! Parabéns. beijos
    Sultana
    http://segredosedesafios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Minha querida, já estou participando do blog e gostaria de parabeniza-la, ele é fofo e muito aconchegante!!
    Parabéns!!!
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o novo layout do blog! Ah, e quanto ao livro, juro que fiquei morrendo de vontade de ler ele! Seu blog está fantástico, parabéns Vivi!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi, já estou te seguindo e te linkei lá no blog! Vc tem algum banner para eu colocar lá na área de blogs parceiros??
    Quero muito ler este livro, parece ser bem bacana os contos....
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vivi que maximo deve ser este livro, eu amei,e tb Adoro contos, mitologia celta, bruxaria, misticismo,.. nossa, fiquei muito curiosa...

    Eu quero ele :(

    hehe
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    beijos amiga

    ResponderExcluir
  9. Eu de novo aqui nega.
    Pois é, estou esperando pelo sorteio, pq pelo que vc me contou no telefone vou curtir bastante.
    A resenha ficou legal, mas vc poderia ter contado algum dos contos mas detalhado, isso na minha opinião,no geral tá ótima a resenha toda.Agora eu vou dormir viu senhora insônia.Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi, sim realmente ler a introdução do livro se faz muito importante,é claro que em certos casos ela não é tão boa assim. Mas em outros como neste livro o conhecimento sobre o contexto é muito bom. E sim com as mudanças dos contos contados por novos livros sempre nos fazer querer ler de novo, como no caso de Romeu e Julieta... Adorei a resenhas... Bjs
    MauMau do Blog Sonhos e Resenhas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©