19 outubro 2011

Resenha|| A Guerra Dos Tronos

Boa noite!
Tudo bem com vocês tracinhas?
Hoje vim especialmente resenhar uma saga que está no auge e na mídia.
Então vamos lá...

Sinopse






Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.



A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R.Martin
Editora LeYa
Páginas: 591
Minha Resenha

O destino é para muitos algo fantasioso, apenas uma construção da mente de pessoas que tentam justificar seus atos e façanhas, ou até mesmo suas irresponsabilidades e os seus medos. E a vida nada mais é que uma passagem, onde os questionamentos sobre o que fazer ou ao que se ater é algo constante e conflituoso. Na vida, alguns são induzidos a acreditar que não possuem nenhuma chance de ascensão, e que sua passagem pela terra é uma vida de sofrimento e submissão. Mas, alguns desses oprimidos, encontram dentro de si um espírito de luta, uma inflamação na alma como um fogo de dragão, que incendeia os confins da existência, e fazem dessas pessoas personagens, exemplos de caráter, honra e honestidade. Ou infelizmente, na maioria dos casos, exemplos fadados a serem o oposto daquilo que se prega ser bom: mentirosos, caluniadores, falsários, covardes. É na estranheza das condições de uma vida, e na tentativa de exercer algo de concreto para o bem ou para o “mal” que George R. R. Martin, concebeu uma das melhores aventuras dos últimos tempos. O Inverno está chegando, e a Guerra dos Tronos, já começou!
A Guerra dos Tronos faz tanto sucesso nos últimos tempos, graças a enorme competência de Martin em sua escrita. Egresso do cinema, ele possui uma criatividade e uma potencialidade na escrita poucas vezes vistas num livro. Seu poder de descrição é algo espantoso, e o modo pelo qual ele desenvolve um aspecto bastante peculiar, onde faço uma rude comparação com o imortal Tolkien. Essa alias, é a única característica no qual me atrevo a dizer que eles são semelhantes. No mais, nada se parece, o mundo que criaram, e a abordagem de fantasia que ele se propõem a construir se diferem de uma forma abismal. A literatura tem espaço para ambos.

O suspense criado por Martin permeia o livro o tempo todo, a morte figura de uma forma assombrosa no livro, e a tensão a cada decisão tomada nos reinos faz o cerco ficar cada vez mais estreito. Esqueça livros covardes! Guerra dos Tronos é um livro absurdamente audacioso, uma obra que não tem medo de revelar as mazelas dos grandes figurões, dos personagens perfeitos, dos cavaleiros galantes. Aqui a realidade bruta realmente se instaura. Vingança, ódio, trapaça, tramas horrendas são desenvolvidas a cada página virada. É um livro que se propõe a analisar segundo a visão de vários personagens a tentativa de tomada de poder por parte de muitos, a tentativa de entender o destino da vida de alguns, e a dura e conflitante realidade de quem busca encontrar um equilíbrio entre o passado e o presente de Ned Stark, e o Rei Robert Baratheon.
Temos então uma obra quase completa. Ao meu ver, a audácia do livro também pode ser o seu veneno. Por ter tamanha confiança na história que quer contar George Martin pode fazer alguns leitores apegados desistirem de sua obra, por não confiarem nela a longo prazo. Afinal, para ele os personagens tem a sua importância, mas o seu objetivo é realmente contar uma história onde o apego a personagens pode ser perigoso. Se eu puder lhe dar uma dica, aqui vai ela: Pense nas reviravoltas do livro, focando as conseqüências para o reino, para a filosofia própria da história que Martin quer criar, e se deleite com os personagens até quando lhe for possível.
Entre acertos e audácias, pensamentos profundos e coragem poucas vezes vistas em uma obra, George Martin escreve nada menos que um épico, que ao falar de inverno, traições e guerras, criará um mundo em nossas mentes de primaveras, cumplicidade e harmonia, para aqueles que aprenderem a jogar o Jogo dos Tronos, afinal, não há meio termo.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. a senhora vai demorar 5 anos pra ler todos os livros, são muuiot grandes mãe

    ResponderExcluir
  2. Eu não demorei nem um mes pra ler o terceiro, amei todos que já sairam e to esperando ansiosamente o quarto e todo o resto!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©