21 novembro 2014

Gêneros Literários #3 Epistolar

Bonjour tracinhas!
Comment ça va? Bien?
Je suis très bien, merci.
Ainda em Paris com o último livro que li... rsrs. Acho que notaram não é?
Mas hoje não vou postar a resenha dele, hoje vim para falar de um gênero literário bem singular. 
É o gênero "Epistolar".
Os livros escritos em forma de cartas, por assim dizer. Querem saber mais? Então vamos lá. \\\o


Gênero literário – Epistolar

Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e não assinada”) é um texto escrito em forma de carta, para ser correspondido a uma ou nenhuma, mas se distinguindo desta por expressar opiniões, manifestos, e discussões para além de questões ou interesses meramente pessoais ou utilitários, sem porém deixar o estilo formal, que combina amores objetivos e apelos subjetivos com o debate de cenas abrangentes e abstratos. As epístolas reunidas de um autor podem vir a ser publicadas devido a seu interesse histórico, literário, institucional ou documental.

O termo tem uso antigo, já aparecendo na literatura latina com as epístolas de Horácio, Varrão, Plínio, Ovídio, Sêneca e, sobretudo, de Cícero. Está presente também na Bíblia com as Epístolas de São Paulo destinadas às comunidades cristãs. Na Idade Média, uma subdivisão da retórica é criada para tratar da redação de cartas com base nos modelos greco-latinos. Na época, Petrarca foi um dos epistógrafos notáveis. A partir do Renascimento houve uma grande expansão do gênero a partir dos pensadores humanistas, numa época, antes do surgimento da imprensa jornalística, as cartas exerciam a função de informar sobre os fatos que ocorriam no mundo.

Na literatura, além de se constituir no gênero literário da epistolografia, surgiu um estilo epistolar de redação sem a intenção de ser correspondência. Pode ser um prólogo de um autor introduzindo e justificando sua obra, ou um recurso ficcional para narração de personagens fictícios através de cartas.

No século 21, com a difusão de meios eletrônicos de escrita, o futuro do gênero parece se revigorar, porém em outros moldes e estilos. (Os autores estão escrevendo em forma de e-mail, mensagens de texto, usando essa mídia que está em alta entre os jovens leitores).

Alguns livros desse gênero:

  


"Simplesmente Acontece", "Amor" e "Emmi & Leo" são livros dessa leva moderna e tecnológica que se utilizam de e-mails para passar a história para os leitores.



Espero que vocês tenham gostado da postagem. Eu não compreendia muito sobre esse gênero em particular, mas depois de ter lido Drácula fui me familiarizando com esse estilo peculiar de escrita. 
Então li Querida Sue e hoje em dia esse é um gênero que gosto e domino "de boa".
Como tudo na vida, precisa-se conhecer e dar uma chance. 
Beijos e até a próxima dica de gênero literário.  ;)





Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Muito interessante seu post! Eu gosto desse gênero o primeiro livro que li assim achei chato mas depois me acostumei, o livro foi Drácula... o primeirinho da foto, até a capa é mesma do livro que li.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem com vc
    entao eu achei super interessante seu post..acho o maximo a maneira escrita como em cartas ou epistolas,na biblia encontramos muitos textos assim,ainda nao vi nenhum livro,mais gostei de sua indicacao,eu acho a leitura assim interessante tambem...
    super bj
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha flor!
    Eu adorei saber que há um termo como este para denominar o gênero… Nunca ouvi ninguém dizer que "x livro" é de gênero "epistolar". Ai, que chique! (rs) Ainda não li Drácula, acredita? Mas pretendo! Adoro todo e qualquer livro/filme que traga a figura do Drácula, mesmo numa "releitura".
    Eu tenho vontade de ler @mor desde que as resenhas sobre esse livro eram só elogios. :) Mas confesso que por envolver traição, acabo colocando outros à frente dele.

    Adorei o seu post, flor! Vivendo e aprendendo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem???

    Eu gosto deste tipo de escrita... mesmo que não tenha lido muita coisa, mas tem três livros que você citou ai que quero muito ler... principalmente @mor... que já venho namorando há um bom tempo... Eu gosto muito de assistir Cartas Para Julieta... é um filme bem legal e é através de uma carta que toda a história do livro começa...
    Eu adoro escrever cartas... enviar mensagens e emails... mas a carta é melhor é mais pessoa, tem um toque mais sincero.... adorei a postagem. Xero!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi!
    Tudo bem?
    Não sabia que o nome deste tipo de gênero é epistolar e nem que há muito tempo, as cartas são utilizadas em livros :)
    O primeiro livro que li deste gênero foi o Garoto da Casa Ao Lado da Meg Cabot e era todo feito em e.mails. Acho que esta vai ser uma tendência...uma forma dos livros se tornarem mais dinâmicos e mais interessante para aqueles que não curtem muito ler.
    Bjs e obrigada pela informação :)

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga
    adorei a postagem, como sempre informativa e útil. Eu amo o gênero epistolar. Li Querida Sue e me apaixonei. Um epistolar que acabou comigo foi Precisamos falar sobre o Kevin.
    Não sabia que Drácula seguia esse gênero. Quero ler .
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. RSRSR ADOREI as postagens desses eu tenho "Querida Sue" e "Simplesmente Acontece"... Também cito o primeiro livro que li assim "Garoto encontra garota" de Meg Cabot que AMEI.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Maaaas que chique falando francês! <3 Amo narrativa epistolar, me apaixonei pelo gênero muito do nada, com "A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata". Não dava nada pelo livro, mas ele é sensacional! O que eu quero mais ler da sua lista é "Simplesmente acontece", preferencialmente antes do filme! :D Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  9. Otimo post, informativo. Eu amo essa narrativa, acho que fica bem mais corrida a leitura, apesar que li @mor e não achei. Já em Querida Sue amei!!!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse gênero literário, essa forma de escrever e que Drácula havia sido escrito dessa forma. Te agradeço pela informação.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  11. Ola Vivi não sabia que livros com esse gênero tinha esse nome , Epistolar hehe , adorei ter conhecimento disso , desses livros ainda não li nenhum , estarei em breve lendo esse gênero com o Simplesmente acontece. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Vivi acho que não li muitos livros desse gênero, na verdade eu nunca havia parado para pensar que ele existia hahaha, sou meio desligada nessas classificações!
    Obrigada por me tornar uma pessoa mais esclarecida, quero até começar a falar por aí de livros EPISTOLARES hehehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,
    Como esta?
    Não me lembro de ter lido um livro dedicado a este gênero :(
    Mas adoro escrever cartas (ainda faço isso kkk)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa isso é super novo para mim. Mas achei mega legal. Ainda não li Drácula,ma s espero me aventura nele um dia

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Adorei o post, foi novidade para mim, não sabia desse termo e nem seu significado gostei muito, não lembro de ter lido nenhum livro assim mas gostei das dicas, deve tornar a leitura mais leve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Viviiiii! <3

    Adoro livros assim! Li @mor, Cartas para Sue e um outro infanto juvenil que se chama P.S. Beijei.
    Cartas/e-mails são tão íntimos! Acho que esses livros nos aproximam muuuito dos personagens! Amo isso!

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©