30 novembro 2014

"A arte de guardar os livros na prateleira"


Hello tracinhas!
Estaca navegando pela internet em busca de assuntos interessantes relacionados à literatura e encontrei algumas dicas bem legais sobre livros, estantes, prateleiras... rs. Enfim... Um mundo vasto sobre nossos preciosos livros e de como guardá-los e mantê-los. Resolvi trazer do Blog da Estante Virtual essa matéria. Espero que gostem tanto quanto eu, afinal aprender nunca é demais, e o texto ensina algumas coisinhas bem interessantes sobre nossos amados livros e de como guardá-los de forma correta.

A arte de guardar livros na prateleira

Para os amantes dos livros, uma das coisas mais importantes, além de ler suas novas aquisições, é como guardá-las em suas prateleiras ou estantes. A maneira como isso é feito gera um universo de possibilidades que podem evidenciar bastante sobre os donos desse acervo. Além disso, aforma como normalmente vemos os livros hoje nas prateleiras de livrarias e bibliotecas nem sempre foi o padrão.
Ao contrário do que estamos habituados a ver hoje, nem sempre os livros ficaram expostos verticalmente, com a lombada para fora. Segundo estudos, por séculos os livros eram guardados em prateleiras horizontalmente, ou seja, deitados, levemente inclinados, como mostra a gravura de Esdras o escriba e seu armário:


Isso certamente dificultava o manejo dos acervos, com livros empilhados uns sobre os outros. Com o passar do tempo, foi inventada a ordenação vertical, e isso facilitou muito a vida dos leitores. Os livros então poderiam ser retirados das prateleiras sem que os outros fossem afetados, e propiciou até sua conservação.
Algumas vezes, os donos de bibliotecas particulares guardavam seus livros com a lombada para dentro e o corte para fora, e pediam que artistas pintassem cenas que pudessem identificar seus conteúdos, como na biblioteca de Odorico Pillone, fidalgo de Veneza, com desenhos de Cesare Vecellio, por volta de 1500. Entretanto, as bibliotecas particulares eram muito poucas nos séculos seguintes, apesar de toda a arte que as pinturas nos cortes representava.

Somente após a Grande Depressão, as prateleiras e estantes nos domicílios começaram a ser mais recorrentes, e os livros passaram a ter preços mais acessíveis. Então, diversas formas de ordenação foram inventadas, a gosto de cada apaixonado leitor.

Mas como guardamos nossos livros nas prateleiras ou estantes pode dizer muito sobre nós. Há quem prefira utilizar suas prateleiras como decoração, guardando seus livros por ordem de cor, o que causa um efeito colorido no acervo e torna o ambiente mais estiloso. A ordem por tamanhos dos livros não é tão comum, mas leitores mais milimétricos se deliciam com essa ordenação.
“Você pode dizer o quão séria a pessoa é olhando para seus livros”, afirmou a escritora americana Susan Sontag à sua nora Sigrid Nunez, também escritora, como revelou o periódico The Paris Review. Segundo Sigrid, a autora não estava se referindo a quais títulos a pessoa lê, mas como eles são ordenados na prateleira. A nora, após essa confissão, reordenou seus livros por assunto e em ordem cronológica, em vez da habitual ordem alfabética de autor, para assim parecer mais séria.

E você tracinha, qual a sua ordenação favorita dos livros nas suas prateleiras? 
Comente esse post e compartilhe conosco seu jeito de organizar seus "bebês".
E se possível deixe link com as fotos de sua estante.


Eu pessoalmente amo ordenar meus livros desse jeito:

- Ordeno por editoras 
- Autores.
- Se são séries e trilogias eles seguem a ordem editora, autor e então ficam juntos.
Estou com sérios problemas, pois minhas duas estantes estão lotadas e tenho colocado meus livros na horizontal, ou seja, deitados uns em cima dos outros. Não gosto de fazer isso, mesmo que eu os retire para oxigenas e aliviar o peso sinto que vão ficando abaulados. Preciso de prateleiras novas urgentemente.

Fotos das minhas duas estantes tiradas recentemente:





Tracinhas, somente mais uma coisa, vocês perceberam que o Razão está enfeitado para o natal? Espero que tenham gostado, eu tenho um espírito natalino assoberbado, adoro essa época do ano e não podia deixar o meu cantinho sem a árvore de natal e outros "enfeitinhos". Agora deixo um beijo grande para todos vocês, até a próxima postagem. *.*










Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Olá vivi sua linda! Primeiramente está lindo o seu blog, que fofura essa neve caindo e juuuuro que se desse deixaria um livrinho na sua árvore de natal *.*
    Adorei o post! Acredita que não ficou feio assim na horizontal?! Eu curti... ficaram organizados visto pelas fotos!!!
    Eu também tenho sérios problemas de espaço e ainda moro em apertamento né?! :(
    Gosto de arrumar por cores, dá um ar mais organizado, sei lá....Até pq n tenho muito espaço né, dá um ar de harmonia.
    Super beijo linda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vivi! Quanto tempo... hehe
    Bem, ultimamente não tenho mais mania para colocar o livro na estante. Tento ao máximo deixar da melhor maneira (e mais segura), porém a coitada já está tão cheia que não dá mais.
    Agora é esperar a boa vontade do papi ou da vovó para mandar fazer alguma prateleira.
    Faz uma visitinha lá no Bookmore!
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Vivi estou precisando de uma estante nova URGENTEEEE rs!
    Desde que fiz minha mudança prometi que iria comprar uma estante nova, mas bem estou esperando sobrar dinheiro ta dificil rs!

    Quanto a decoração do blog ficou lindo!!!
    Beijos e tenha um ótimo mês de dezembro!!!

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivi!
    Menina, se te contar que os meus livros estão espalhados? (rs) Eu não os guardo em minha casa, mas no escritório. Então, isso me obriga a deixá-los em armários separados. Sobre divisão, pude apenas deixar os técnicos de uma sala e os literários nos demais armários.

    Mas adorei a história sobre a acessibilidade aos livros e como eram organizados antigamente. :) Espero ter uma grande biblioteca em casa, mas falta espaço para investir nela no momento.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Adorei a ideia do post. Também tenho duas estantes, mas acho que tenho menos que você. Os meus livros ficam em pé e só deixo empilhados os que vou ler em breve ou que chegaram e eu não postei foto no blog ainda. Organizo primeiro por editora e depois por autor/série. Não tenho muita frescura com isso, mas fico agoniada quando um livro está solto e sem lugar fixo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Antes eu ordenava por editora, mas agora decidi organizar tudo por cores... Mas... E os livros de coleção? *-* fica uma bagunça danada...haha' e não para de chegar novos babys ♥ Adorei a sua estante, aceito de presente de natal...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vivi, posso saquear suas estantes? KKKKKKKK
    Olha, eu tenho super cuidado com meus livros, até quando vou limpar, pego como se estivesse levando vidro. Geralmente coloco todos em pé, pq deitado disseram que estraga a lombada, menos os da Intrinseca, que é os que eu mais tenho. Esses ai eu sempre deito um em cima do outro pra ter espaço pra todos, pq tipo, morar em apartamento não ajuda que gosta de ler, principalmente se você dividi com seu irmão o quarto.

    Abraços
    David Andrade
    www.olimpicoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi
    Adorei a matéria! Eu costumo arrumar por autor, para poder visualizar rapidamente tudo o que eu tenho dele e alguns por editora.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oi vivi,
    Adorei o post. Achei bem interessante a forma como você organizar seus livros. Para mim não tem isso. A única forma especial é guardar meus livros é por saga, sempre as deixo juntas. O resto é de modo aleatório, rsrs.
    Abraços

    Italo T
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, guardar livros levemente inclinados pra mostrar a capa?! Haja espaço hein.
    Fico imaginando se ainda hoje fizessem ilustrações nos cortes, que coisa mais linda ficaria minha estante.
    Não consigo organizar minha estante por cor, prefiro por editora, acho bem mais prático na hora de procurar um livro, já tentei separá-los, mas fico perdidinha.
    Eu tenho apenas uma estante e já está lotada, então sempre que entra um livro novo, eu retiro um da estante pra doar pra biblioteca. Não quero colocar mais estante em casa e dessa forma outras pessoas fazem proveito de um livro que já li e está parado....#desapego rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi,
    No começo ficava tudo em pé e por ordem de autor, mas não alfabética, simplesmente colocava dos mesmos autores juntos, e os nacionais separados dos internacionais. Agora virou tudo uma bagunça rsrs, são tantos que já tem livro empilhado e a estante já está ficando torda, isso pq tenho duas casas e livros nas duas. PRECISO DE ESTANTE NOVA COM URGÊNCIA!!!!!!!! Já tive oportunidade de ver e pegar em um desses livros com desenho no corte, é a coisa mais linda desse mundo. Amei o post!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Realmente arrumar os livros na estante é uma arte RSR ótima postagem .
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mulher e livro demais rsrsrs
    mais entao,legal essas dicas de organização,eu por exemplo,acho linda aquelas prateleiras todas organizadas que conseguimos encontrar tudo que queremos ne?
    Mais nao e facil,conheco uma pessoa que faz essa organização com seus cds,e de dar inveja rsrs
    bjs lindona
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa comecei a ler o post e simplesmente desatei na risada kkkkkkkkk A estante aqui em casa está precisando de uma arrumação urgente! Tinha uma ordem, mas se perdeu pelo caminho kkkkkkkkk.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  15. Gente que postagem mais bem elaborada!
    Aqui em casa minha mãe fala que minha estante é super bem arrumada,mais que o meu amado quarto kkkkk adorei saber como era antigamente a organização do pessoal com os livros \o/
    Parabéns pela postagem!
    Beijos Pão de Queijo.

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse post, eu ainda não tenho um estante só para os meu livros , mas preciso urgente de uma , pq eu tenho mais de 100 livros e não tenho aonde colocar , amei aquela estante na parede !

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi,
    ótimo post, eu acredito que antigamente os livros eram colocados horizontalmente porque não haviam tantos assim e provavelmente era mais fácil o manuseio. guardar livros realmente é uma arte hehehe.
    bjs
    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amei o post ^^^
    É impressionante como nós leitores nunca nos cansamos de saber mais sobre livros.
    Eu deixo os meus na vertical e os organizo por gosto, depois separando os que são séries dos que são volumes únicos e depois por autor, hehe.
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Vivi,adorei o post e mais ainda da afrmação da escritora Sigrid,eu não sei quão séria eu sou,pois minha estante não segue ordem nenhuma,somente por autores ....

    Bem legal conhecer as suas estantes e ler mais sobre como organizá-las.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©