13 outubro 2014

Gêneros Literários #2 Sick-Lit ou "Sicklit"

Olá tracinhas! Como foi o domingo de vocês?
Espero que tudo bem, que tenham descansado e lido um bom livro.  
Meu domingo foi normal, metade tédio e metade bacana pois fiquei lendo. :D
Hoje trago para vocês uma postagem que faz parte da abandonada coluna "Gêneros Literários", onde falo para vocês sobre estilos de narrativas conhecidas e também as mais modernas e recentes. 
A coluna só teve uma postagem até agora e esta será a segunda, mas prometo que 
com ela mais vezes e não sumir.
Hoje falarei sobre Sick-Lit, ou como alguns falam: Sicklit.


Sicklit: o que é? 

E algumas dicas de livros para vocês conhecerem o tema.


A nomenclatura pode ser nova, mas esse tipo de livro já vem chamando a atenção há um bom tempo.

Talvez você já tenha lido algum livro denominado “sicklit“. São livros que contam histórias “não tão felizes“, diferentemente dos contos-de-fada com casais que se amam até o “viveram felizes para sempre“.
Em uma tradução literal “sicklit” significa “literatura doente“. Ou seja, é algo que pode chocar, perturbar, incomodar e, com certeza, te fará pensar. O ano de 2013 contou com vários lançamentos desse gênero, com narrativas tristes, melancólicas e depressivas, alguns temas recorrentes são: depressão, distúrbios alimentares, suicídio, bullying, doenças graves etc.
Alguns vão te fazer chorar, outros dão aquela sensação de “soco no estômago“. Mas uma coisa é certa: esses livros têm tudo para ficar na sua cabeça por dias!
Nesta etapa existencial conhecida como adolescência, garotos e garotas passam por sofrimentos muitas vezes difíceis de suportar. Com histórias como estas, eles podem ter uma ideia de como outros jovens agem quando atravessam contextos semelhantes ou até mesmo testemunhar dores mais atrozes que as suas.
Alguns leitores e escritores não concordam com esse gênero recém descoberto que está fazendo imenso sucesso, acham que os jovens não tem capacidade emocional para lidar com a dor dos personagens, principalmente se o leitor está vivendo um drama semelhante. Fonte:Todateen

Eu já acho que adolescentes e jovens leitores tem sim a capacidade de se distanciarem da trama e não se influenciarem de forma negativa. O leitor sempre tem o dom de saber absorver e aproveitar todas as faces positivas de uma história, desde que ela tenha uma narrativa de qualidade e uma trama bem elaborada.
Sim, os "sick-lits" mexem com nossa psique, nos deixam incomodados e nos tiram de nossa zona de conforto, mas isso é essencial para a vida, basta cada um parar e analisar. Mas o fato é que os pais antes de tudo, antes de proibir leituras mais intensas precisam sim filtrar os que seus filhos estão lendo, e se eles vão ser capazes de lidar com literaturas desse porte. Antes de proibir procure saber sobre o que se trata. Leia com seu filho debata sobre a história. Isso é mais eficaz do que rotular e dizer não.



Confira algumas sugestões de sicklit que eu li e recomendo:

 

 


Vocês podem encontrar sinopses de todos os livros no SKOOB.


Agora algumas sugestões de sick-lits que eu ainda não li, mas que centenas de leitores leram e recomendam:


 

  


Vocês podem encontrar sinopses de todos os livros no SKOOB

Trechos marcantes de alguns dos livros acima:

"Não vou deixar que você vá embora. Não vou deixar que esse tumor branco te leve. Eu é que devia ter esse tumor, e não você. Não vou permitir que lhe aconteça nada, porque você é muito mais necessária do que eu nesta Terra. Quero que você saiba.”
Branca como o Leite, Vermelha como o Sangue

“Era como se uma parte de mim não quisesse acreditar no que a psiquiatra dizia. Uma parte de mim compreendia por que você fizera o que fizera. É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende. Eu me sentia muito confusa.”
Stolen - Raptada: Carta ao meu sequestrador 

“Pode haver uma manhã em que eu acorde e o rosto dela não seja a primeira coisa que eu veja. Ou uma tarde preguiçosa de agosto em que eu não consiga mais lembrar onde ficavam as sardas de seu ombro direito. Talvez um dia desses eu não consiga ouvir os passos dela quando a neve começa a cair.”
A Guardiã da Minha Irmã 

“Com 45 quilos meus pensamentos estão mais claros, eu pareço melhor, me sinto mais forte. Quando eu atingir o próximo objetivo, vai ser tudo isso e mais. O Objetivo Número Dois é 43 quilos, o ponto perfeito de equilíbrio. Com 43 quilos, vou ser pura. Com 43 quilos, vou ter a força para permanecer em controle. Com 40 quilos, vou planar.”
Garotas de Vidro 

"Hoje eles tentaram me fazer ir ao funeral de minha irmã. E eu, por fim, tive de ceder. O vestido preto que Hephzibah usara ano passado, quando Vovó faleceu, pendia pesado em meus ossos, e eu o vestia como uma armadura. Ela sempre foi maior. Nasceu primeiro, mais forte, mais bonita, a gêmea popular. Eu vivi à sombra dela por 16 anos e gostei do frio e da escuridão; era um lugar seguro para esconder-me..."
Corações feridos

"– Desça do palco, meu amigo – disse-me Gleason. – Isso não tem a ver com você ou com o fato de ser bipolar. Você é como qualquer outra pessoa passando por uma situação triste: nada mais que um espectador obrigado a enfrentar uma tragédia. O que você está fazendo é uma questão de caráter, Michael, não de patologia. Não dá para esconder seus pecados atrás da doença. Se alguma coisa tiver que levá-lo à autodestruição, não será a perda de Lucy, mas o seu próprio comportamento se isso acontecesse."
Dançando sobre cacos de vidro

"E aqueles que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno."

Mar da Tranquilidade



Por hoje é só, espero que tenham gostado da postagem e que os livros que sugeri tenham instigado vocês. Beijocas e até a próxima.



Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Adorei as suas dicas e o esclarecimento sobre os gêneros!
    Muito bons os livros que você indicou
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane.
    Eu mergulho numa história e realmente vivencio aqueles fatos narrados, sinto na pele toda emoção e toda dor relatada, e quando se trata de um sick-lit a leitura não é fácil, abala estruturas, está fora da minha zona de conforto. Portanto esse é um gênero que menos leio justamente por mexer demais com o emocional, preciso me preparar pra ler, não leio em qualquer época, e é uma leitura que faço pausadamente não apenas pra me recompor, como também pra digerir, absorver e pensar.
    Um amor para recordar mora no meu coração, amo esse livro, mais ainda o filme.
    Já li e recomendo Corações Feridos, a menina que semeava e acede.
    Pretendo ler Extraordinário e Mar da Tranquilidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Esse gênero literário é que o rende os melhores livros, Vivi! Adorei a postagem, principalmente por ver muitos dos meus livros amorzinhos citados! Agora, você precisa ler "Extraordinário", quanto antes melhor. O livro está sempre em promoção na Saraiva, já chegou a 9 reais e tem uma história linda e envolvente! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane, tudo bom?
    Apesar de ler a maioria desses livros na lista, eu não sabia o significado de ''Sick-lit'', acredita!? Confesso que confundia com o chick-lit HUAHAUAH. Gostei bastante das obras indicas, e também dos seus comentários e todos esses é muito bom para ter uma reflexão sobre o fato, já li ''Extraordinário'' e garanto para você que é muuuito bom mesmo <3 Espero que goste bastante da leitura ~♥~

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem??
    Não sabia o significado de Sick-lits e sicklit, quero bastante ler Como eu era de você e o extraordinário é muuuito bom <3 <3
    Tem resenha em meu blog, espero sua visita :D
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Já li "Garotas de vidro" e não gostei muito. Foi uma leitura bacana, mesmo que na época eu nem sabia o "rótulo" que ele levava, mas eu esperava mais da história.
    Os outros que tu já leu e recomendou eu ainda não consegui ler, mas vou fazer um esforço para por as leituras em dia e conhecer melhor as histórias destes em especial :D

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li a maioria desses livros e super recomendo, acho que o livro que deu início à esse grande gênero foi o ACÉDE, que gerou várias polêmicas. Adorei o post!
    Abraços,
    Ana Caroline.
    http://pactoliterario.blogspot.com.br
    P.S: Já estou seguindo seu blog! :)

    ResponderExcluir
  8. Vivi, eu gosto de sick-lit. Gosto mesmo. Porque eu gosto de sair da zona de conforto, sabe? Não gosto de leituras que não me inquietem e sick-lit sabe como inquietar. Isso é um modo ímpar de mexer com o leitor.
    Acho que essas leituras não devam ser proibidas para jovens, mesmo porque a maioria conta estória de jovens lidando com algumas situações conflitantes. O que deve ocorrer, claro, é que haja esse diálogo entre pais e filhos. A leitura deve ser para somar, construir algo maior e fazer pensar.

    Ótimo post!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  9. Ola Viviane são livros que marcam e nos deixam pensando dias sobre eles , alguns ainda não tive coragem de ler como Dançando sobre caco de vidros e Como eu era antes de você. A Culpa é das estrelas só assisti o filme. São livros carregados de emoções ; Vou criar coragem e ler. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei a coluna, não abandone ela não... =/
    Quando comecei a ler o post não fazia ideia de que já tinha lido o gênero acredita? Tenho alguns livros que você sugeriu, uns lidos outros ainda não... =D
    Parabéns pelo post e espero por mais.
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  11. OIIII!
    Amei o seu post sobre Sicklit <3
    É um dos subgêneros que eu mais gosto na atualidade.
    Gosto tanto que trabalho ele em um dos meus livros. Acredito que é ótimo poder trabalhar com os temas abordados por esse tipo de gênero para atrair o leitor a assuntos do cotidiano e levantar questionamentos.
    Adorei a recomendação a 'A guardiã da minha irmã' que é um dos meus livros favoritos. Recomendo cegamente!

    Parabéns pela resenha! Barbara Herdy xx
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li apenas ACEDE e achei super legal.
    Garotas de vidro eu tenho muito curiosidade em ler e espero gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Guria! Que interessante! O engraçado é que já li vários desses livros e não sabia que tinha uma nomenclatura assim! Achei o post bem informativo para mim! Curti!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sicklit é novidade p mim, confesso que não tinha ouvido falar desse termo ainda. Seu post é bem esclarecedor e da sua lista já li A Culpa é das estrelas e Colin Fischer, são livros arrebatadores e pedem um pouco de maturidade por assim dizer, ACEDE é conhecido por ser modinha e tal, mas é um dos meus favoritos pq me fez repensar muita coisa e Colin abordou um tema difícil de encontrar. Tenho alguns outros da sua lista mas ainda não li.
    Vou divulga seu post na fanpage do meu blog e se você permitir queria copiar seu post, darei todo o crédito é claro. Parabéns!!!!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OI, Oi
    Adorei o post! Acredita que esse gênero é um dos meus favoritos mas eu o chamava de "livros com doenças" kkkkkk Cara, sou besta! Adorei saber que o nome é Sicklit, porque eu adoro. Li A Culpa é das Estrelas, Extraordinário, As Vantagens de Ser Invisivel e quero muito ler Stolen :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Viviane, tudo bem?

    Eu participo de um evento que se chama Porre Literário. Já conferi alguns temas e o de novembro será justamente com esse tema. Eu to aqui com Mar da Tranquilidade para ler e espero fazê-lo em breve ^^.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Viviane,
    te juro que eu não sabia (quer dizer, a tradução tudo bem, eu sabia hehehe) que significava uma leitura mais perturbadora, fora da zona de conforto dos livros. achei muito interessante seu post. alguns dos livros mencionados por vc eu já conhecia e até tenho.

    bjs
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Otima postagem, me esclareceu bastante :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gosto do gênero por ser exatamente como uma montanha russa, você nunca sabe o que esperar. Toda essa oposição à felicidade as vezes os tornam mais real, lembrando-nos de que nem sempre tudo termina bem. É trágico, mas é verdade. ^^
    Ótimo post esclarecedor, parabéns...

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Viviane! Tudo bem?
    Poxa eu não imagina que Colin fosse um sicklit,fiquei até impressionada agora!
    Adorei conhecer um pouco mais sobre esse gênero literário \o/
    Parabéns pela postagem!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Oi Vivi
    Adorei o post, muito bom e esclarecedor, adorei as dicas dos livros
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  22. Olá Vivi!
    Eu não conhecia esse gênero, apesar de ter lido um livro wue foi Como Eu Era Antes de Você. Não gosto muito porque sofro demais depois. Mas eles passam muitas lições de vida.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto bastante desse gênero literário e acho sim que os jovens precisam se deparar com a realidade nua e crua e através de uma boa narrativa descobrir os fatos da vida que nem sempre pe cor de rosa e onde muitas coisas ruins acontecem,concordo que são livros marcantes e ótima oportunidade para as famílias discutirem e tirar muito proveito neles para a educação e amadurecimento dos filhos.

    Adorei o texto!!!

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  24. Nossa Vivi não sei nada de gêneros kkkkk só vou lendo e lendo, mas gostei de saber desse. Bom aprender um pouco a cada dia...bjus elis!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©