10 junho 2014

Resenha | Os Três - Sarah Lotz

Boa noite tracinhas!
É madrugada, resolvi resenhar Os Três pois a escuridão e as páginas dantescas dessa história me motivaram, espero que vocês gostem da resenha e leiam o livro.
Os Três foi lançado pela editora Arqueiro.



   Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo. 

Autora: Sarah Lotz| Edição: 1| Editora: Arqueiro| Ano: 2014| Páginas: 400 


Minha resenha

Apaixonei-me por Os Três logo que vi sua capa e li sua sinopse, é bem impressionante a capa toda em negro com as listras vermelhas e sombras de crianças ao fundo, mas nada me preparou para o que encontrei em cada página. Nada...
Os Três é o tipo de romance difícil de categorizar, pois ao mesmo tempo em que vemos um suspense fenomenal nos deparamos com uma história futurista em muitos aspectos.
Ele nos arrasta para um modelo distópico como aqueles divulgando o apocalipse e vai ganhando força se tornando mais poderoso e nos fazendo roer as unhas (das mãos e dos pés, depois de roermos as unhas das mãos). No entanto, o leitor poderá interpretar as últimas cenas como o puro horror, nada mais do que o puro terror. Há linhas intercaladas ao longo da narrativa que vão deixar o leitor com calafrios na espinha e no meu entender interpretar tudo o que se passa vai depender muito da crença de cada pessoa, ou até mesmo de sua descrença. Esse é um aspecto atraente da escrita de Sarah Lotz. Alguém com uma crença evangélica/protestante vai encarar de uma maneira, vai compreender as três crianças de uma forma bem diferente do que alguém sem crença.
As pessoas que amam uma teoria da conspiração vão viajar por horas por todas as linhas e todas as situações criadas pela autora. E vão ter a opinião diferente dos crentes evangélicos.
Os Três incorporam aspectos de todos os gostos, por assim dizer, religiosos e não crentes vão sentir a história diferentemente e vão gostar. (Falo isso não por ser uma história religiosa, mas pelos fatos apresentados. Fanatismo religioso e fanáticos por conspirações dão o ar da graça no livro).
"O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele..."
Outro fator interessante sobre esse livro é que a autora escreveu um romance dentro de outro romance. Precisamente, dentro da narrativa encontra-se a versão dos acidentes por Elspet Martins, uma repórter investigativa que ganha uma visão através dos depoimentos de testemunhas oculares, transcrições, entrevistas e outras histórias de mídia que vão desde a mídia social para artigos de jornal e muitos mais. A intenção de rebater a conspiração é reunir todos os fatos e permitir que os leitores separem o joio do trigo e tirar sua própria conclusão sobre Os Três e seu significado, o que houve por trás de sua sobrevivência milagrosa.
No entanto quando lemos os fatos apresentados por Elspeth e em seguida lemos o que se segue, a história toma-se um rumo inesperado e o que vemos é um divisor de águas. 
Eu particularmente reli os fatos apresentados por Elspeth e aconselho o leitor fazer isso também, para que se determine a luz da verdade... E mesmo assim  essa verdade é deliciosamente ambígua e gerará um redemoinho de dúvidas, controvérsias e novas perguntas na cabeça do leitor. A minha ficou a mil, essa autora é indescritível ao plantar certos pensamentos na cabeça da gente.
Sarah Lotz usa todo tipo de recurso em sua escrita e isso torna sua narrativa envolvente e eficaz, é uma mescla de gêneros perturbadora, mas por conta disso não largamos o livro, cada página é um suspiro (tensão, medo), e se eu tinha um sonho de voar de avião (não, nunca viajei de avião) agora eu repenso melhor esse meu desejo... rsrs.
Mas voltando aos personagens, você vai sentir a diferença de cada entrevistado, diferença de linguagem, personalidade, idade e outras peculiaridades. Isso por si só é uma façanha, pois é visível a cada vez que os entrevistados atravessam o globo, as gerações cruzadas, ambientes sócio econômico diferente, é muito detalhado e trabalhado de maneira bem individual, é perceptível e muito bem descrito, como já mencionei.
Não é só isso, o que quero salientar bem e que achei bem feito é como cada entrevistado é motivado em participar do romance de Elspeth, e que fica tudo muito real e verossímil. Além disso, o que cada entrevistado não diz se torna tão claro como o que ele ou ela diz. A autora não só mantém cada voz separada e distinta, ela transforma cada personagem além do entrevistado unidimensional em uma pessoal desenvolvida com agendas e motivações ocultas. Cada um tem sua história e seu anseios mencionados intimamente assim como no todo, que é o mundo após a quinta-feira negra.
Da mesma forma, enquanto o suspense nos atinge naturalmente desde a primeira cena, ela continua adicionando a ele novas peças de informação. 
O resultado final é um romance composto por vários personagens bem criados com personalidades intrigantes e até mesmo bizarras.
Muitas vezes absolutamente aterrorizante, Os Três é completamente assombroso e nos faz pensar para além das páginas.
Ele também trás a tona a questão de saber o alcance e influência da mídia de hoje, algo cada vez mais importante e que se infiltra na vida das pessoas de forma positiva e negativa.
A história em si é extremamente atraente e os personagens são todos muito realistas. Tão realistas que turvam a verdade ainda mais, deixando os fãs de histórias enigmáticas completamente alucinados. 
No entanto, outra vez a autora surpreende deixando fatos concretos para aqueles que assim desejam (daí porque digo ser um livro bem ambíguo).  Por causa de seu apelo universal e a escrita incrível não há dúvidas de que Os Três foi lançado para abalar quem ama literatura de suspense e terror. Eu sei que meus seguidores vão estranhar essa resenha por ela não falar tanto dos personagens e por eu não contar um pouco sobre os fatos em si, mas qualquer tipo de informação seria spoiler, podem ter certeza. 
Então, e só por isso resolvi escrever de uma forma diferente, solicito que leiam a sinopse, ela dá uma visão ótima do que esperar no geral (e somente isso...atreva-se). Leiam minha opinião e vejam porque eu recomendo que vocês leiam o livro imediatamente.  









Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Olá!
    Estou precisando ler urgentemente esse livro <3
    A capa me conquistou de primeira, e a sinopse mais ainda!
    A sua resenha só terminou de me conquistar, rs.
    Adorei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, mais uma vez parabéns pelo blog e pela incrível resenha!! Você realmente consegue passar suas impressões do livro e a cada post fico ainda mais impressionada! Devo confessar que ainda não tinha lido nada a respeito desse titulo, mas que a capa, de fato, já tinha me chamado atenção! Ler sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa! Entre todas as suas observações, as que mais me chamaram atenção foram seus elogios ao discorrer sobre a escrita da autora! Essa narrativa promete ser ótima e com certeza algo original, espero ter a oportunidade de ler em breve!!

    Maritza Bom
    www.prologodaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que minha vontade de ler esse livro e bem pequena, mas o fato de saber que ele pode me surpreender e talvez me tirar da minha zona de conforto, já que algo para se levar em consideração. Gostei da resenha!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li uma resenha negativa que me desanimou muito, porque a princípio estava bem ansiosa, mas logo sua resenha voltou a me despertar curiosidade, ainda mais com esse super comentário do Stephen, que é o rei.
    Adoro livros distópicos e que dão um nó na minha mente, então esse vai para minha lista, sem dúvidas.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou quase terminando esse livro e não vejo a hora de saber o final!
    Espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi,
    Que belas palavras para fãs de livros com esses estilo de enredo que nem eu, tinha lido uma resenha que me deixou com um pé atrás, mas agora estou dois a frente para iniciar a leitura. Realmente nós mesmo dosarmos o que vamos acreditar ou não, fica na consciência de cada um. Mas livros com fatos sempre me parecem mais reais, mesmo que seja ficção...e como sempre vivo as histórias que leio na minha mente, não vejo a hora de embarcar nessas páginas.
    Bjus Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou com o livro aqui para ler. Depois de ler essa resenha maravilhosa vou passar ele na frente de outros que eu leria antes. Também adorei a capa e gosto muito dessas histórias futurísticas.

    Alef - Floreios e Borrões - http://adpiagge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oieee Vivi, tudo bom?
    Amei o sangue escorrendo no fim do post hahahaha'
    Esse livro é intenso demais, apesar de que gostei menos do que tu :/ o que mais gostei foi o fato de abordar o lado negro da mídia. Mostrando o quanto somos influenciados. E concordo plenamente: qualquer informação de um livro como este seria um super spoiler. Afinal, ele contem tanta informação O.o tantos detalhes, tantos fatos. Tem horas que chega a ser maçante com tanta coisa sendo jogada na nossa cara. Mas em suma, é um bom livro.

    ResponderExcluir
  9. Oie vivi
    uau. Não tinha lido uma resenha que me estimulasse a ler o livro, mas parabéns, você conseguiu. Agora estou mega curiosa.
    Gosto muito de livros que nos deixam sem ar.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi!
    Bem diferentemente de ti, eu não gostei MESMO deste livro.
    Foi uma leitura extremamente maçante e que não me acrescentou nada. Não me assustei, não achei uma história aterrorizante como eu esperava, não senti calafrios, nada. Simplesmente foi uma leitura tão desmotivadora que quase abandonei o livro; por vezes, senti a imensa vontade de fazer isso.
    Mas fico feliz que tenhas gostado. É maravilhoso quando a leitura funciona com o leitor.
    Gostei de saber sua opinião, viu? Depois, se quiseres, podemos trocar figurinhas. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Uau!!! Fiquei sem fôlego só de ler a resenha,fico imaginando como esse livro deve ter mexido com você,porque sua resenha transborda muito sentimentos.Não tinha me interessado por esse livro,mas acho que ele é um daqueles que a leitura é obrigatória.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi!
    Essa capa já me ganha fácil, fácil! Uma capa bem misteriosa, e eu adoro livros misteriosos!
    Bom, tinha lido uma resenha negativa sobre esse livro de um blogueira que gosto bastante e com isso eu desanimei em ler, também pela forma da narração da história! Enfim, sua resenha me deixou curiosa, gosto de ler uma resenha negativa e outra positiva, apesar disso me deixar muito dividida rs' mas espero poder ler esse livro em breve! Ótima resenha!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©