28 abril 2014

Resenha| Adultério - Paulo Coelho

  
Olá tracinhas!
Sou fan do escritor Paulo Coelho desde que tinha meus dezesseis anos e lia Diário de um Mago como se eu mesma fosse uma mística/bruxa e andarilha esotérica...na verdade sempre fui um pouco de tudo isso. rsrs
Mas o fato é que o autor sempre teve o dom de me ensinar coisas que eu trago no coração  e vou levar por mais uma vida ou duas.
Li Adultério e  preciso dizer que a história mexeu comigo e a resenha está bem pessoal. Espero que compreendam e gostem. De um jeito ou de outro me digam o que acharam.



Autor: Paulo Coelho| Editora: Sextante| Ano: 2014| Páginas: 240

Minha resenha

Adultério é um livro que nos instiga a refletir sobre o momento em que o romance, a paixão e o amor nos parece envolto numa neblina espessa e na maioria das vezes inexplicável.
O tema infidelidade jogado assim de chofre pode chocar as mentes mais tradicionais, até que ponto o traído é quem sofre mais? Aonde o infiel quer chegar já que tem o amor do parceiro (a)?
Olha só leitor, eu sou da premissa de que para tudo tem explicação e que onde há fumaça há fogo. Ninguém está livre desde que tenha um coração batendo no peito e não seja um psicopata desprovido de emoção. Aliás, até os psicopatas tem emoções, erradas e truncadas, mas as têm. Mas a questão não é essa, não sou psiquiatra, sou mãe, esposa e mulher e sou leitora, adoro descobrir um mundo de sentimentos nos personagens que leio, amo quando a ficção é tão real que eu acabo me envolvendo e me vendo ali, creio que todo leitor pensa assim também.
A Linda, nossa protagonista, é uma mulher que passou dos trinta anos e mora em Genebra (Suíça), ela tem aquela vida que todas nós em um momento ou outro sonhamos. Marido rico, muito rico, bonito e compreensivo. Os dois têm suas carreiras de sucesso e dois filhos lindos com acesso a ótimas escolas e tudo o que o dinheiro pode comprar.
Linda chora sozinha no banheiro, ela se sente culpada por querer algo que não sabe bem o que é, mas no momento, naquele momento só dela algo não vai bem e Linda não sabe o que é, se sente egoísta. Parece descabido que uma mulher como Linda possa reclamar tendo tudo ao seu alcance.
Mas, e sempre prestem atenção ao “mas”, ele é fundamental para começarmos a dar importância às crises. A rotina e o marasmo mesmo que envoltos numa capa ornamentada em ouro (dinheiro, status social, sucesso no trabalho) é como um câncer corroendo lentamente nossos sonhos mais simples que não foram explorados, comendo viva nossa vontade pessoal de realizar algo que ficou pra trás. Mesmo que não seja algo do passado, tudo bem, ele vai te corroer simplesmente porque o ser humano precisa da adrenalina do “novo”, da caça, da busca por aventuras, mesmo que a aventura seja colocar um vestido justo que seu marido não acha mais tão elegante em você. Simples assim, minar vontades, mesmo que a mais modesta nunca fez bem a ninguém e tudo acaba virando uma bola de neve no “frigir dos ovos”.
Quando nos damos conta, quando percebemos que estamos chorando sem motivo durante o banho é como se fossemos “um búfalo numa loja de porcelana”.
Desculpe por filosofar tanto, culpe o Paulo Coelho, ele tem esse poder sobre mim  ;)
Onde encontrar o sabor e o valor da paixão e do amor para seguir adiante sem destruir quem amamos? Onde foi parar aquilo tudo, antes estava ali, explícito e palpável, ele era tudo e eu era o tudo dele. Linda me passou isso, ela queria mais, mas até então o que tinha era perfeito e o que tinha escolhido.
Agora vou pedir que voltem na sinopse e leiam:

"- Mas isso não é o mais impostante?" (casamento, estabilidade, filhos)
"Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente."
Confesso que nessa frase eu já compreendi o cerne da questão. É difícil ter discernimento quando sentimentos e vontades estão em jogo e a pessoa não entende o que acontece consigo mesma e a culpa a consome. É doloroso para quem está ali na berlinda saber que pode estar sacrificando os sentimentos de quem ama.
Desde pequenos somos ensinados a ver que a infidelidade é coisa de gente safada e sem coração. Bom, que me desculpem todos, mas a coisa toda não é bem assim. Claro, temos infiéis patológicos, esses precisam de ajuda, mas não vou me alongar, voltemos ao livro.
Linda se sente morna, essa é a palavra exata que queria usar para definir melhor a protagonista.
Mesmo com todos os bens e mesmo com o amor do marido ela se sente morna e insossa e é a impressão que temos da história, mas é a realidade da trama. O marasmo que por muitas vezes me deixou irritada com Linda é a forma perfeita de entendermos a que ponto as coisas chegaram até que ela percebesse que não estava satisfeita.
Os momentos de choro escondido e sua falta de libido para fazer amor com seu parceiro e pai de seus filhos, tudo isso era um sinal de que as coisas precisavam mudar. Para ele, o marido, as coisas estavam onde tinham que estar e tudo bem. Ser parceiro não quer dizer que o cônjuge fez osmose com você, ele tem sua própria personalidade, caráter, aura, ou seja, lá quantos adjetivos eu possa encontrar pra dizer que: Ninguém é dono de ninguém e que ninguém está dentro de nós de maneira a sentir as coisas da mesma forma. (Um detalhe, eu acredito sim em almas gêmeas, mas almas gêmeas não é sinônimo de que o casal é dono um do outro)
Uma crise precisaria acontecer. Ninguém deve viver do “suficiente” para sempre.
Um coração com batimentos cadenciados é necessário, mas a taquicardia e os batimentos fortes são o sal da vida, nos ajudam a seguir em frente com alegria.
Precisamos de calmaria, mas desde que essa seja surpreendida por faíscas e brasas vez ou outra.
Enfim... Ao reencontrar um ex-namorado Linda sente a faísca do novo, do proibido e se joga em busca de preencher aquele vazio, quer aquecer o lado morno que tanto a incomodava.
A ânsia e o desejo carnal pelo ex-namorado no meu entender foi natural, embora obsessivo, mas é do ser querer o toque além da satisfação psicológica. Não acho justo pensar que ela perdeu o rumo ao se entregar a infidelidade, mas daí entra minha opinião muito pessoal e uma experiência muito parecida pelo qual passei há alguns anos atrás. Perder o rumo é bem o que minha avó falaria, e convenhamos, estamos aqui pra evoluir e não para pensar feito nossas vovós, pelo menos é o que acho.
Acredito intensamente que devemos consertar o que temos e não jogar fora e buscar algo novo, mas no meio de tudo isso temos uma infinidade de acontecimentos que não podemos deixar passar, precisamos viver, amar e viver. 
Posso dizer mais uma coisa sobre esse livro, Paulo Coelho mais uma vez me conquistou e tenho certeza que fará isso com você também leitor, se der chance.
Linda desafiou sua relação supostamente estável e mesmo correndo o risco de não conseguir juntar tudo no fim ela escolheu se conhecer.
Conhecendo a si mesma ela passou a acreditar na fragilidade da convivência e aprendeu muito. Ela não subestimou suas inseguranças, ela procurou ajuda e não se negou. Se vocês lerem o livro vão descobrir muito mais. Adultério é um livro que com certeza vou reler.



Peço perdão por ter escrito uma resenha onde minha opinião e sentimentos falaram mais alto do que geralmente é recomendável. Não pude me conter. Qualquer reclamação ou dúvidas quanto a minha opinião sobre casamento e infidelidade peço que me procurem para conversarmos. Não sou psicoterapeuta, escrevi o que senti, como leitora que sou. Beijos e obrigada.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Olá Vivi,
    Saudades de você! Não foi só você que andou sumida, eu também sumi um pouco, rsrs.
    Esta é minha atual leitura e estou quase chegando na metade do livro. É minha primeira experiência com o Paulo e confesso que estou pendendo do lado contrário ao seu.
    Não julgo as condutas da protagonista e seus motivos, mas por vezes acho ela obsessiva em excesso, de qualquer forma ainda é cedo para eu poder afirmar o que acho com veemência

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi,

    Paulo Coelho sempre arrasa né, a forma como escreve nós faz entrar na vida do personagens e vivenciar suas emoções e desejos, enfim o nome do livro é bem sugestivo né Adultério um tema tão polemico por vários motivos e estigmas, como você mesmo disse cada pessoa vê o assunto de uma forma e concordo quando diz que todos temos e precisamos nós sentir vivos ; mas também acho que quando você vive ou viveu uma historia legal , bonita com uma pessoa e essa perdeu seu brilho o melhor é sair de cena de cara limpa e procurar sua felicidade em outro lugar .Não podemos esquecer que a uma 3º pessoa envolvida e que também tem toda sua bagagem , emoções e neuras .Enfim como você mesma disse é um assunto que gera opiniões adversas o que no fundo acaba sendo bom porque assim evoluímos !!! Fiquei curiosa em ler o livro e descobrir o final dessa historia bjs flor

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi,
    Li esse livro e bem eu gostei, mas penso diferente, não apoio nem entendo a Linda, afinal se tudo era tão perfeito, não entendo como eles (marido e mulher) não conversam para resolver o problema, está ruim fala, quer mudar tenha coragem, quer ser o que quiser comum amante, seja com o marido, pois tenho certeza que ele ia gostar muito. Ai como disse na minha resenha, perdoou erros porque merecem ser perdoados, mas traição/adultério é um escolha e eu não perdoou. Mas realmente o livro nos faz pensar. Bela resenha, afinal cada leitor tem um ponto de vista.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vivi, tudo bem?!
    Antes de mais nada quero dizer que não achei em momento algum que você errou em deixar seus sentimentos e opiniões fluírem nessa resenha. Nunca li nada do autor, mas dizem que alguns livros dele são um pouco polêmicos. Você, como fã, deve saber disso muito bem; acredito que 'Adultério' é um desses.
    Essa não é a primeira resenha que leio sobre o livro, mas foi a mais sincera que encontrei. As outras foram muito superficiais e você fez comentários essenciais sobre Linda e sua família. Ás vezes nós buscamos algo que não sabemos o que é, apenas sentimos a necessidade (deu pra entender? x_x).
    Apesar da história parecer muito real (principalmente porque aborda temas como traição, desejo e afins), não é um livro que eu sinta vontade de ler. Mas a obra, no geral, parece fantástica. Ótima resenha!

    Mil beijos <3
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Vivi!
    Gosto de resenhas que acabamos transparecendo o que pensamos!
    Simplesmente amei a sua!
    Não sou muito fã de Paulo Coelho, mas quem sabe não mude?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Uaaaau Vivi! Adorei que você filosofou, mesmo sendo culpa do Paulo. Nunca li nada dele e achei esse livro tipo: "uaau" (não consigo achar a palavra certa). Achei muito legal o que você escreveu, além da resenha tem um pouco de Vivi nela :D
    Bjssss flor!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas destacam o fato do autor criar uma trama que nos faz refletir, mesmo que não concordemos com as atitudes da protagonista. Nunca li nada do autor, por falta de oportunidade e de interessante também, porém quem sabe no futuro eu me arrisque a conhecer alguma de suas obras. Ótima resenha!!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Estou com esse livro aqui, está na pilha de livros para ler.
    Parece uma leitura interessante, vou ler nesse feriadão
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oie amiga
    uau, que resenha. Apesar de discordar sobre a nota do livro, é notável que cada leitor tem uma interpretação, e grau de envolvimento com a história. Acho que eu não estava no meu momento de ler Paulo Coelho rs Mas isso que é o mágico da leitura. Cada leitor é impactado de uma maneira diferente pela história.
    Sua resenha ficou magnífica.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi BELA RESENHA!!!
    Tenho que confessar que alguns anos anos atrás não tive uma experiência muito boa com Paulo Coelho já abandonei dois livros dele! + depois dessa resenha quem sabe algum dia de outra chance pra ele!!!

    Beijokas =)

    www.paraisoempapel.com
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vivi, não precisa se desculpar. Afinal, essa é a beleza de fazermos resenhas em blogs pessoais, não? Falarmos nossa opinião sincera e, é, ás vezes acaba pegando um lado até íntimo.

    Quanto ao livro, olha sempre ouvi que Paulo Coelho nos faz pensar muito, trás bastante metáforas e momentos filosóficos, e sua resenha me pareceu uma grande indicação de que isso é verdade.

    Tenho uma curiosidade enorme para ler o autor. E fiquei interessada nesse livro (apesar de eu já estar em mente qual dele quero começar). Vou me lembrar dele mais para frente.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto da forma como o Paulo Coelho escreve, li dois livros dele antes e esse foi o terceiro. Sinceramente não consegui me sentir muito conectado com a Linda, o tema do livro em si é algo difícil de lidar. Não achei a história ruim, só achei a personagem principal um pouco indecisa demais e tomando muitas atitudes de forma irresponsável. No mais o livro é muito bem escrito. Adorei sua resenha! :)

    ResponderExcluir
  13. Minha querida, que resenha maravilhosa!!!
    Assim como vc, também sou fã do Paulo Coelho, já li diversos livros dele! Estou louca para comprar Adultério, só estou mesmo esperando receber meu pagamento rs
    Parabéns!

    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©