28 maio 2013

Resenha || Fera d'alma - Herta Müller

    Boa noite leitores queridos!
Hoje tem resenha da Globo livros, e espero fazer jus ao livro, que pessoalmente achei maravilhoso.
Pois bem, apresento minha dica de leitura com a resenha de Fera d'alma, que escrevi com todo o sentimento que me assaltou quando li a obra.





Minha resenha:

Fera d’alma é um livro que me pegou totalmente de surpresa, quando o solicitei tendo somente lido sua sinopse não imaginava ficar presa de modo tão inquietante na leitura, me tirou do prumo, se é que me entendem.
Confesso que nunca li muitos livros que abordassem a ditadura, regimes totalitaristas e comunismo, nem sobre a ditadura militar aqui do Brasil e nem que falassem dos países que sofreram com esse terror. Claro, não sou nenhuma bitolada sem noção, sei que é um assunto que deve ser aprofundado, mas não quero falar de forma cansativa sobre a trama, pois sei que 90% de vocês não se interessam por livros que ficam páginas e mais páginas tecendo tramas políticas sórdidas... Enfim
Herta Müller é uma mulher desconcertante, sugiro lerem sobre ela mesmo que não tenham oportunidade de ler o livro, o que será uma pena, leiam!
Eu sempre fui “maluca” pela Romênia, na minha visão gótico/romântica tudo por lá era místico e mágico, transcendendo à época medieval, castelos, vampiros (Drácula) e ciganos (romanis).
Mas então comecei a ler Fera d’alma e esse livro me trouxe não só conhecimento sócio-político do país, mas também a forma com que a autora dá voz aos menos favorecidos de um país onde ser gente e querer liberdade de expressão eram impossíveis e na maioria das vezes mortal.
Os personagens são inseridos de forma diferente, pois Herta escreve de uma forma intrigante e diferente de como estamos acostumados, jovens vindos do interior do país se encontram num mundo onde são proibidos de falar o que pensam o que sentem e até mesmo proibidos de ler o que o governo não permite, imaginem-se num país assim, me senti sufocada só de pensar.

O governo na época estava nas mãos do tirano ditador Nicolae Ceaucescu, um homem, melhor, um assassino que deixou marcas profundas e irreparáveis em todos que viveram durante sua ditadura de medo. A própria autora foi uma dessas pessoas, na época uma jovem que trabalhava numa fábrica de peças de tratores. Filha de um nazista teve sua mãe enviada para um gulag após o término da guerra. Herta também foi perseguida, presa e torturada no regime de Ceaucescu e através de seus livros e personagens intensos ela vai se expurgando e nos contando o que aconteceu, pois o mundo precisa saber.
A mistura de prosa e poesia só nos faz refletir mais sobre a vida daquele povo sofrido, a destruição de suas almas, o modo como viviam cada segundo, destituídos de sua essência, suportando os desmandos dos que estavam no poder.
Só não fiquei mais abalada porque como eu disse a autora é sútil em demasia na sua escrita, ela não precisa descrever cenas de torturas para que você fique chocado, ela escreve poesia e te joga fundo na vida do personagem, isso foi de uma riqueza sem igual. Precisamos dessa realidade, sim, mesmo que a autora tenha escrito uma meia-autobiografia os acontecimentos se entranham na nossa pele como as queimaduras dos torturados e incompreendidos.
O livro não flui como um romance despretensioso, pois o livro não tem a pretensão de ser assim, é um livro a ser degustado, devagar, no momento certo.
Claro que recomendo.


Globo Livros:

Facebook: Globo Livros
Twitter: @GloboLivros
Site: Globo Livros





Espero que tenham gostado da resenha, deixem seus comentários, eles são preciosos para essa blogueira. 
Beijos e até a próxima postagem tracinhas. :)









Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. uau Vivi
    somos duas apaixonadas e afccionadas pela Romênia \o já estava pensando que era só eu que achava que o país tem tudo a ver com castelos, vampiros e etc.
    Adoro autobiografias, ainda mais quando o autor é sutil em certos pontos, tornando a narrativa interessante, para ser degustada aos poucos.
    Adorei saber sobre o livro, pois até então não o conhecia, e é sempre bom receber indicações de livros diferentes do que estamos acostumados.
    Arrasou na resenha, nem preciso dizer né.
    Certeza que vou procurar o livro para minhas futuras aquisições.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia ouvido falar do livro, mas fiquei curiosa, especialmente por ser uma meia biografia. Li poucos livros que falam de épocas turbulentas, com ditaduras e talz, mas todos foram uma experiência interessante.

    Gostei da resenha ^^

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi
    Que resenha maravilhosa, adorei a forma como você descreveu a trama. Não conhecia muito sobre a história política Romênia e agora depois de saber sobre esse livro, fiquei bem interessada em ler.
    Parabéns pela resenha :)
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Que história maravilhosa hein Vivi! Eu tbm nunca li nada que se passa nessa fase da história. Eu adorei o enredo e narrativa,parece ser de excelente escrita. Essa questão que o livro aborda é muito interessante e pouco usada. É interessante tbm como essas histórias bem pesquisadas dão bastante certo. Eu adoro histórias que mostram sofrimento de um povo, em uma determinada época, e como vc disse a tecnica de escrita do autor é o que nos faz refletir sobre suas descrições. Muito bacana! Parabéns amiga.

    Bjão
    Maurício Dias

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas o achei incrível. Eu não o leria por se tratar de assuntos políticos, confesso que sou um pouco leiga quanto ao assunto, mas conhecimento é importante. A narrativa da autora parece ser mesmo excepcional, não a conhecia também e fiquei curiosa para ver sua biografia. Vou procurar depois.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro,
    e apesar da sua resenha ter ficado muito bacana, não me interessei muito pelo livro, não gosto muito do estilo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas adorei!
    Com certeza vou incluir na listinha!!!
    Adorei a dica Vivi!
    Beijinhos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro. Gostei bastante da sua resenha, mas não faz o estilo de livro que eu gosto!
    Enfim, ótimo Post!
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tive uma impressão totalmente diferente do que se tratava o livro, ao me deparar com a capa, pensei que o enredo era hot. Bem eu gostei da sua resenha, mas não gosto muito de livro desse gênero, então eu acredito que não leria ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que legal Vivi,
    Não conhecia esse livro, mas o fato de a palavra Romênia aparecer na sua resenha, me deixou bem interessado no livro. A Romênia é o segundo pais dos meus sonhos, rsrs!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa para ler, principalmente pela história, já que é bem diferente de tudo o que costumo ler.

    ResponderExcluir
  12. Viviane você tem certeza de que este livro não é muito político?
    Quando li a sinopse nosite da editora senti que o livro é meio pesado e de difícil leitura,mas o assuntome interessa bastante.Gostei de ler uma resenha diferente nomeio de tantos indicações de livros sobrenaturais.Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivi, não conhecia a autora, mas confesso que fiquei interessada pela a obra, apesar de saber que não é um livro leve.
    Gosto, pessoalmente, de tramas neste estilo, pois nos fazem refletir de alguma forma e conhecer um pouco de história.
    E mesmo sendo uma trama pesada, a leitura deve ser bem valiosa, por nos deixar marcas e bons aprendizados.
    Adorei flor.
    Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi

    Não conhecia esse livro mas só por ser uma meio autobiografia já me chamou a atenção, ler , saber, sentir a vivencia e experiencias de outras pessoas muda e muito nossa forma de ver a vida e a autora viveu numa época muito difícil pôs guerra e no regime militar que por se só já daria uma historia e tanto , gostei d+ da sua resenha e espero sim poder ler mais esse livro.
    Bjs, Eva

    ResponderExcluir
  15. A capa não é uma das mais bonitas mas, me interessei muito pela história.
    Sua resenha me instigou!
    Quero ler e adicionarei no skoob.
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©