10 março 2013

- Hiato - A importância do ato de LER




Boa noite tracinhas *.*

Estou muito estranha esses dias para blogar normalmente, não que eu vá desistir do blog, longe disso, só estou meio estagnada comigo mesma, espero que me desculpem.
Iria postar resenha hoje mas esse domingo não rendeu como eu previa, então entrei no meu email e li um texto no Somos todos um que realmente adorei.
A história que ilustra o início do texto já foi postada aqui no blog mas ela é tão fofa que resolvi transcrevê-la outra vez, visto que muitos seguidores não devem conhecer.
E qualquer assunto relacionado com livros e literatura não dá preguiça e nem é desanimador de ler mais de uma vez. Pelo menos eu sou assim, espero que gostem. Afinal quase todo domingo é um hiato. Mas amanhã teremos resenha do livro O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.
Prometo \o



 "MULHER QUE LÊ!"

Um casal sai de férias para um hotel-fazenda. O homem gosta de pescar e a mulher gosta de ler.
Uma manhã, o marido volta de horas pescando e resolve tirar uma soneca. Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar o barco do marido e ler no lago. Ela navega um pouco, ancora, e continua lendo seu livro.
Chega um guardião do parque em seu barco, pára ao lado da mulher e fala:
- Bom dia, madame. O que está fazendo?
- Lendo um livro - responde, pensando: será que não é óbvio?
- A senhora está em uma área restrita, em que a pesca é proibida, informa.
- Sinto muito, tenente, mas não estou pescando, estou lendo.
- Sim, mas com todo o equipamento de pesca. Pelo que sei, a senhora pode começar a qualquer momento. Se não sair daí imediatamente, terei de multá-la e processá-la.
- Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual.
- Mas eu nem sequer a toquei! - diz o guardião.
- É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento. Pelo que sei, pode começar a qualquer momento.
- Tenha um bom dia, madame.

Moral da história
’NUNCA DISCUTA COM UMA MULHER QUE LÊ... CERTAMENTE, ELA PENSA".


Livros transformam o mundo através das pessoas que leem  pessoas transformam o mundo a partir dos livros por elas lidos.

Ler a fundamental...

Porque ler estimula o pensar, ajuda a entender certas coisas, aparentemente, incompreensíveis, instiga a criatividade, conduz à reflexão, desperta a emoção, faz rir, faz chorar, revela segredos, faz os olhos brilharem, mas acima de tudo, proporciona o crescer, a evolução pessoal e, consequentemente, a ascensão social.

Ler acorda sonhos, reacende a fé, renova a esperança, traz à luz ideias adormecidas de onde podem nascer grandes projetos. Bons filmes, boas peças de teatro, bons espetáculos artísticos.

Ler uma forte oração ou uma singela prece pode fazer com que a alma acalente-se, conforte-se ou eleve-se.

Ler um poema para a namorada ou uma carta de alguém distante e saudoso, pode trazer uma alegria constante e contagiante.

Ler um texto em voz alta numa formatura ou ler um verso histórico de um poeta em uma reunião de amigos, pode ser para aquele dia um momento bem marcante.

Ler um artigo que traga conhecimento ou um livro proibido que revele segredos para o seu crescimento, pode ser algo que mude sua vida positivamente, para sempre.

Quantas vezes um livro que você leu, de repente, deu um novo rumo à sua vida. Muitas vezes, não um livro, mas, apenas uma frase lida nele fez com que você desse um novo sentido ao seu viver.

Com certeza, você conhece pessoas que por motivo de força maior ou por razões particulares ou sociais não tiveram a possibilidade se usufruírem a escola até as suas formações básicas, médias ou superiores. E, no entanto, ao se comunicar com elas descobre que são indivíduos que conversam sobre diversos assuntos, tem desenvoltura no raciocínio e soltura de espírito, muito maiores, em boa parte das vezes, do que aquele que de alguma forma é letrado.

Isso ocorre porque, certamente, essa é uma pessoa que lê.

Ler é essencial...

Algumas pessoas preferem ler na quietude, silenciosamente. Outras gostam de ler em alta voz com expressiva sonoridade. Dependendo da ocasião, tanto faz. O principal aí, é a importância do ato de ler.


Existem pessoas que não ouvem, mas fazem a leitura de sinais. Por vezes, não ouvem nem falam, porém, fazem a leitura labial.

Muitas vezes, sem falar nada ou por apenas um gesto, existem aqueles que fazem a leitura corporal.

Tem aqueles que a partir de sete letras, ou melhor, notas musicais incompreensíveis para muitos, quando as leem  cantam ou compõem músicas bem legais ou sensacionais.

Há aqueles que não arrumam desculpas pela falta de tempo para não ler. Eles tratam logo de aprender a chamada leitura dinâmica, leitura fotográfica e ganham tempo para suas necessárias leituras.

Tem pessoas que leem para você ou te ensinam a aprender a fazer a leitura do livro, para onde menos o ser humano olha... Dentro de si. É o que eu chamo de Leitura Íntima. Por certo, uma das mais importantes e transformadoras leituras da vida. 

Neste mundo vivem pessoas que nunca foram à escola, e por isso, talvez não consigam ler uma palavra se quer de um livro. Contudo, são pessoas de grande sabedoria, pois, acima de tudo, sabem ler o livro da vida. E compartilham isso, quando você tem de alguma forma a oportunidade de ter algum contato com ela. 

Por isso e muito mais, é primordial para a vida, para o mundo e para as pessoas adotar como exercício saudável em seu dia a dia, o gosto de ler. Uma vez que, compreender um ensinamento, interpretar um texto, ler uma mensagem, decifrar um acontecimento, viajar por uma longa estrada ou sentada em algum canto nutrindo-se de palavras escritas e, entre tantas outras inúmeras possibilidades, vibrar e contentar-se com a imaginação ou o toque em seu coração do Escritor é algo fantástico que só é possível àquele que lê.

Sendo homem ou mulher, desde a criança até aquele com a idade mais avançada, independentemente dos matizes de sua raça, em qualquer classe social que se coloque ou da qualidade de beleza e riqueza que possui, leia... Apenas leia e busque o prazer, como se estivesse praticando um esporte ou um hobby que muito gosta!

E com muito gosto, produza bom ânimo e dê uma transformação sempre positiva para a sua vida, a partir do que escolhe como leitura. Assim, será a cada tempo um ser melhor, maior, mais interessante e significativo para o mundo, pois fará diferença neste, consciente e construtivamente, onde quer que esteja, chegue ou suas palavras alcancem!


Queridos leitores, espero que tenham gostado do texto tanto quanto eu gostei. Até a próxima postagem.  Grande beijo meu para vocês \o/





Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Gostei muito dos textos, especialmente do texto da mulher! Muito legal.
    Espero que você volte logo para nós.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi!
    Desculpe pela ausência, mas ando sem internet. Ela volta só quando quer... rs
    Ainda não conhecia esses textos, mas confesso que amei!!!
    As mensagens que eles passam são muito importantes!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo o texto. Gostei tanto da história da mulher que vou transcrevê-la em um caderno para relembrar sempre. O texto me tocou, porque sempre que estou lendo na frente de outras pessoas me sinto observada como se tivesse usando drogas. Meu pai não terminou os estudos, e me lembrei dele ao ler uma parte do texto, ele sabe ler e escrever, mas não aplica nenhum dos dois, nunca o vi ler algo que não fosse suas contas e para uma leitora como eu isso é um pouco triste, mas como ser humano sei que não posso alterar as pessoas. Esse texto me fez refletir, e me deu uma boa sensação, um esclarecimento.

    Tenha uma ótima semana Viviane, e um grande abraço.
    Raquel.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor!
    Os textos são ótimos mesmo!!
    Mas, melhoras aí!
    Espero logo por resenhas!!
    beijos,

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivian.
    Amei o texto, realmente ler faz a diferença naminha vida. é engraçado que quando o dia é muito corrido e não tenho tempo suficiente para ler o tanto que queria, às vezes, fico estressada rs' Ler abre novos horizontes e faz conhecer mais assuntos. Só sei que amo ler. (:

    Líbia - Descobri nas Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi, linda. É normal esse afastamento do blog, isso também acontece comigo...
    Beijinhos e bom final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©