05 janeiro 2013

Resenha|| Um lugar para ficar - Deb Caletti

Boa noite tracinhas deliciosas °-°
É com alegria que venho postar uma resenha pra vocês, parece drama, mas não.
Estou com um problema antipático na minha conexão, está um caos, 
pois estou em atraso com as resenhas, muito mais que antes e também com 
minhas visitas em blogs que sigo e nos blogs parceiros.
Bom, mas dei sorte agora a noite e ela está cooperando, sim, a conexão está  mais ou menos, 
mas se estão lendo essa postagem é porque ... "aleluia", consegui usar a internet hoje...rsrsrs
Resenhei o livro  Um lugar para ficar, vamos ler a resenha?

Sinopse



Um lugar para ficar
Autora: Deb Caletti
Editora : Novo Conceito
Número de páginas: 271
Minha resenha:

Essa história é contada por Clara uma jovem de 17 anos que se envolve em uma relação a princípio bem normal. Os capítulos são intercalados com os acontecimentos do passado, seu namoro com Christian e o presente, o verão em outra cidade com o seu pai, um escritor super bacana e "descolado".  Clara é uma personagem cativante, durante toda a história ela parece estar relatando um segredo para você e fazendo comentários ou indagações do tipo: "você conhece essa sensação?", "sei que você já deve ter passado por algo parecido”, “Você entende essas coisas não é? A acomodação, ou a monotonia da acomodação?” É uma sensação de estarmos interagindo de fato com a protagonista, acho que todos que vão ler se sentirão assim também. 
Durante a leitura me senti amiga de Clara, um pouco confidente, enquanto ela descreve a sua relação com Christian, desde o momento em que se conheceram até o momento que ele se transforma de um cara perfeito em um cara completamente controlador e obsessivo. Essa mudança não é abrupta ou repentina, Christian dá sinais o tempo todo de ser um garoto melindroso e inseguro e ao mesmo tempo ciumento e psicótico (mas como muitas meninas apaixonadas Clara não dá atenção a esses sinais), o que faz com que Clara mude seu comportamento para não despertar ira em seu namorado. Ela deixa de ser ela mesma, porque acha que sua segurança e autoconfiança é que são culpados pelas atitudes do namorado. E ele faz questão de minar sua confiança, de nublar  o amor dos dois com desconfianças absurdas e cretinas, eu fiquei   irritada com as coisas cretinas que ele falava e discutia com Clara.
Bobby (pai) e Clara vão passar o verão numa cidade a beira mar e bem longe de Christian, ela ainda vive com medo mas consegue trabalhar seus sentimentos, consegue um emprego temporário e faz novas amizades. Os cenários são escritos de forma agradável, a autora não é minusciosa nos detalhes mas nos envolve nas ondas das praias, nos cheiros e lugares.
O livro se trata de um assunto sério, relações opressoras são mais comuns do que pensamos, infelizmente, porém é bem light. Afinal é literatura juvenil e a autora não precisou apelar com descrições fortes para passar a mensagem.
Outra coisa que achei muito legal e que me deixou muito confortável foi Clara não ficar choramingando escondida embaixo de edredons seu relacionamento catastrófico. Quando chega a pacata cidadezinha praiana em que vai morar com seu pai ela conhece Finn, um rapaz que vive com a família e trabalha passeando com  turistas no barco da família. Ela se deixa envolver, não fica se escondendo de novas emoções, isso é muito estimulante. E Finn, oh! céus, ele é um fofo muito delicioso *.*
A história também envolve outros acontecimentos além do relacionamento de "Clara e Christian", "Clara e Finn" , ela envolve segredos e fantasmas que precisam ser revelados, entendidos e perdoados. Segredos que podem revelar o passado de seu pai e sua mãe, já falecida.
Como é um livro sobre comportamentos e revelações não posso detalhar demais sem dar spoiler, então desculpem se minha resenha deixa algum ponto solto, mas a intenção foi aguçar a curiosidade de vocês, não contar o livro todo.Óbvio.
Recomendo simplesmente pelo fato de que podemos tirar lições valiosas sobre como lidar com pessoas possessivas, como pequenos sinais podem ser valiosos na hora de conviver com um namorado, ou namorada. Muitas vezes vamos mudando para nos adaptar aos nossos parceiros e nem percebemos, e isso nunca é saudável.







Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oi Vivi,
    Quando esse livro foi lançado, fiquei de olho nele, a trama parece ser muito interessante e me lembrou o filme "Dormindo com o Inimigo" (com a Julia Roberts). Participei de vários sorteios desse livro, mas não ganhei, vou ver se compro, estou bem curiosa pra ler.
    Parabéns pela resenha, ficou na medida certa, falou sobre a história, mas não revelou muito, instigando a nossa curiosidade ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, tudo bom? Faz tempo que não passo aqui, eu sei =(
    Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro, e não tinha me interessado muito, mas a sua percepção sobre a trama me deixou com a pulga atrás da orelha querendo ler e saber tudo que acontece :O
    E a ultima frase foi de arrebatar: ''Muitas vezes vamos mudando para nos adaptar aos nossos parceiros e nem percebemos, e isso nunca é saudável''
    Realmente isso acontece muito.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oiii! Concordo com a Késiah, sabe Vivi, já tinha lido coisas negativas sobre o livro, e vi pessoas que o abandonaram tbm. Mas você consegue nos instigar totalmente. kk
    Mas o ponto que me chama muito a atenção é narrativa, sendo em primeira pessoa.Eu adoro livros em primeira pessoa <3

    Mas, livros que volvem relacionamentos geralmente eu gosto.

    Bjs
    MauMau - Sonhos e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Achei legal o entrosamento entre leitor vs personagem, ajuda a leitura ficar mais prazerosa. Outra coisa que notei e me fez lembrar do Sparks, foi o nome praia. Já que o autor tem suas historias sempre nos litorais.

    A sua resenha de todas das que li, foi a que mais me fez ficar com vontade de ler, sei lá, acionou uma trava de superinteresse. rs

    Bela resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  5. Vi a sinopse desse livro a um tempo atrás e achei bem diferente! realmente relações desse tipo acontecem até mesmo nessa idade, e eu acho super estranho porque vai saber o que se passa na cabeça dessas pessoas obsessivas! A resenha ficou ótima, sem spoiler rsrs mas no ponto ideal para aguçar a curiosidade.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  6. É vivi! Eu não gosto também de garotas que vivem chorando por qualquer coisa (certo que nesta situação é difícil não chorar)mas irrita. Sua resenha está demais!
    Não fui com a cara deste livro, a capa não me chamou muita atenção e nem a sinopse me prendeu.
    Beijos :*
    Obrigado por comentar em meu blog ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi, esse livro eu tenho muito vontade de ler para conhecer melhor a história abordada..sei lá...fiquei curiosa, viu?

    hehehe


    Beijinhos e um bom domingo para vc!

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, tudo bem? Confesso que, quando o livro foi lançado, não fiquei muito entusiasmada para ler, mas agora, após tantas resenhas positivas, tô com muita vontade!
    E, infelizmente, estamos em 2013 e ainda existem relacionamentos catastróficos como esse do livro, e muitas pessoas que ainda são submissas achando que o outro vai mudar :/
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi! Acabei de conhecer seu blog e estou seguindo, achei lindo!
    Já li o livro e achei ele muito maçante, sei lá por que. Mas, como você, também sei que é assunto sério e a gente nunca percebe que está mudando para agradar os outros.
    Mas eu senti falta exatamente de um pouco mais de tensão. A Clara não parecia desesperada pelo fato de o namorado stalker dela está cada vez mais doido. Sei lá, foi o que faltou ><

    Adorei a resenha e seu blog!
    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. òtima resenha Vivi,.
    eu amei esse livro, e com certeza ele tem muitas lições para todos!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Super resenha!
    Esse livro está na minha lista para 2013!
    Feliz Dia do Leitor!!!
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei interessada em ler esse livro, desde o ano passado, mas ainda não tive oportunidade, espero que assim que consiga lê-lo eu não me decepcione.
    Feliz 2013!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  13. Não é saudável mesmo. As pessoas devem gostar de nós como somos, e se eu tiver de mudar para nos adaptar, algo não está certo. Mas acredito que pode depender muito da situação também.
    Adorei a sua resenha e tenho curiosidade em ler esse livro, aguçada agora!

    Beijos Vivi!

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Quando a novo conceito lançou esse livro fiquei super curiosa para lê-lo! Quando começaram as resenhas eu fiquei meio dividida: algumas falaram muito bem, outras nem tanto. Fiquei receosa, mas, sua resenha chamou tanto minha atenção que decidi lê-lo esse ano. Isso de se sentir tão próxima da personagem no decorrer da leitura já me chamou a atenção e só de saber que não é uma personagem que não fica choramingando o tempo todo fez com que me decidisse! Ótima resenha ^^

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Vivi, eu andei sumido do meu blog e dos blogs parceiros por um tempo então eu peço desculpas, mas agora eu estou de volta e tentando compensar o tempo que fiquei sem visitar, ok?
    Quando este livro foi lançado eu fiquei extremamente curioso sobre o conteúdo dele, até hoje eu nunca li nada que envolvesse obsessões amorosas e violência, eles são temas bem fortes e que suponho que seriam capazes de me emocionar então logo quis o livro, mas li tantas resenhas negativas sobre ele que acabei desistindo de comprá-lo por um tempo, quem sabe daqui há alguns meses eu arrisque a leitura.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi, poxa adorei a sua resenha!! De fato estou com esse livro na estante e confesso já ter pego ele algumas vezes na mão, mas ainda não li! Sempre tinha algum outro livro que acabava passando na frente e lendo sua resenha, me arrependi de não ter lido logo!! A leitura parece ser muito bacana, gosto de livros que a primeira vista podem parecer superficiais, mas que não são realmente assim!! Essa mudança na convivência durante um relacionamento é algo bem sério, fiquei curiosa para saber como a autora consegue inserir essas lições no decorrer da narrativa!!
    Parabéns pela resenha, com certeza fiquei curiosa para conhecer a estória e provavelmente ela será uma das próximas que lerei!! #D

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©