02 junho 2012

- Hiatos -

Boa noite tracinhas \o
Hoje inauguro a coluna "Hiatos".
Sempre fico com vontade de partilhar com vocês assuntos diversos que de
uma forma ou de outra acabam me instigando.
Então, de vez em quando o farei, para não deixar o blog saturado. 
Entre o hiato de uma resenha e outra, ou entre assuntos relacionados a literatura 
trarei matérias e textos curiosos. Como esse de hoje, vamos ler?



Sonhos


Os sonhos são pensamentos, sensações, imagens e emoções que passam pela nossa mente enquanto estamos adormecidos. São parte de um estado alterado de consciência, no qual entramos a cada noite. 
Em média, cerca de 20% do nosso sono é passado no estado de sonho. Para a maioria das pessoas, isso dura em torno de uma hora e meia a cada noite. Ninguém sabe exatamente por que o fazemos, mas a ciência pode atestar que durante os estágios mais profundos do sono, a fase REM (Rapid Eye Moviments, que em português significa Movimento Rápido dos Olhos) nosso cérebro permanece incrivelmente ativo. 
O sonho é a linguagem das nossas almas: as visões, os sons e as sensações que nos atingem falam diretamente a nós e por nós enquanto estamos inconscientes. É como se a mente nos levasse a um mundo misterioso, onde tudo pode acontecer. 
Embora seja misterioso, e algumas vezes assustador, esse mundo dos sonhos é intensamente pessoal e particular e nos proporciona um modo de compreender nossa vida consciente e desperta. Infelizmente, quando acordamos, com freqüência lembramos apenas uma fração do que sonhamos e, algumas vezes, não lembramos nada, achando que não sonhamos. Apesar dessa sensação, todo mundo sonha todas as noites. Sonhar é parte essencial de nossas vidas; na verdade, se não sonhássemos, adoeceríamos.





Muitas pessoas se perguntam: Por que sonhamos? O que são os sonhos, afinal? As teorias do sonho e do sonhar são talvez tão diversas e variadas quanto os próprios sonhos. A principal partiu de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, que caracterizava os sonhos como a libertação de desejos reprimidos, ou seja, para Freud as coisas que desejamos, e não nos encorajamos a fazer, são liberadas pelo nosso inconsciente enquanto dormimos. 
Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, decidiu seguir seu próprio caminho: defender suas idéias, que eram diferentes das propostas por Freud. Jung concordava que os sonhos eram manifestações do inconsciente, só que de forma a buscar o equilíbrio do "eu", nossa percepção de nós mesmos e do mundo a nossa volta. 
As explicações variam muito de acordo com nossos costumes, religiões e modo de vida. Para os religiosos, as imagens que nos visitam quase todas as noites são mensagens divinas ou demoníacas. Alguns acreditam que nossa alma, ou essência, pode deixar o corpo durante o sono e viajar para o plano astral. Já os paranormais, encaram os sonhos como a manifestação de poderes mentais que não dominamos quando estamos acordados, como a premonição, a telepatia, etc. 
Sabe-se também que os sonhos nos revelam detalhes das nossas vidas passadas. Assim, além do "significado" que os sonhos possam ter, a maioria das pessoas concorda que por meio deles estamos solucionando problemas. 
Cada um tem uma visão a respeito deste tema e ninguém é mais adequado para interpretar o significado de um sonho, o problema ou crise que ele representa, do que o sonhador. Todas essas perspectivas têm um lógica interna, por isso, esteja aberto e use sua intuição para descobrir o que o seu sonho diz. 






Algumas dicas de como lembrar e entender os sonhos: 


- Tenha sempre um caderno e uma caneta na sua mesa de cabeceira. Se possível, permaneça na cama alguns momentos após o despertar e pense no sonho. Registre-o em detalhes: concentre-se nas imagens, nas pessoas. Pense no que elas significam para você.
- Manter um diário de sonhos é um recurso extremamente útil. Ele pode fazer-lhe grandes revelações sobre sua vida inconsciente.
- É importante que você escreva tudo o que conseguir lembrar. Não elabore nem censure nada.
- Muitos sonhos não são completos em si mesmo, e sim, desdobram-se gradualmente num período de tempo. Se você censurar detalhes não muito claros, perderá informações importantes, que poderão ser esclarecedoras posteriormente.
- À medida que seu diário de sonhos evolui, você começará a perceber a ligação entre os sonhos. 
- Não bloqueie as manifestações do seu inconsciente. Diga a você mesmo que está receptivo para saber seja lá o que for. 



Fonte : AQUI


"Tudo o que vemos ou sentimos, nada mais é do que um sonho dentro de um sonho".
                                                                                            Edgar Allan Poe






Pois é tracinhas, eu acho esse assunto incrível, tenho um sonho recorrente desde que tinha meus doze, treze anos de idade, um dia o conto aqui pra vocês. 
Creio que quando passo uma noite sem sonhar essa noite me parece vazia e mal dormida, e com vocês? Acontece o mesmo? Gostam de sonhar?
Um fato, todos sonhamos, explicado esotericamente ou cientificamente esse assunto é bem legal e abrangente .
Espero que tenham gostado e me contem alguns de seus sonhos aqui, comentem, me digam o que acharam da coluna.













Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Gostei da diversidade de assuntos é sempre bom inovar.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi
    Eu adoro suas resenhas de livros, mas também adoro suas matérias como essa, ficou muito legal. Ontem mesmo quando a gente vinha de São Paulo para Itanhaém, nós tínhamos ganho vários livros no Centro Cultural de São Paulo, eu me lembrei de vc, por sinal, um deles, além de ser escrito, estava em braille também, daí eu expliquei para os meus filhos quem foi Braille, graças a vc, seu blog sempre é cultura, literalmente, vou recomendá-lo no meu!
    Bjão doce Vivi e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  3. Vivizinhaaaaaaaaaaaaa blood, minha vampirinha mais querida! Acredita que eu RARAMENTE lembro de meus sonhos!? Pois é... sendo assim, nem com caderninho na cabeceira, vai funcionar. Pois não tem o que anotar, pois não recordo de nada! hahahaahahah...

    Adorei!!!!!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Sonhos são muito interessantes. Adorei a ideia do diário dos sonhos, vou tentar fazer.
    Sempre sonho com coisas estranhas, mas legais.
    Inclusive já sonhei com livros....

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi!
    Incrível esse seu post,a temática dos sonhos nos permite explorar caminhos diversos e inexplicáveis.Gostei demais e além de tudo você colocou a frase de um dos meus autores prediletos...Edgar Allan Poe...demaissss.
    Abraço querida.

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi!
    Acho os sonhos muito interessantes de serem estudados. Acho que eles sempre acabam dizendo alguma coisa que a gente tem que fazer, ou que pode vir a acontecer... acredito bastante nos sonhos. ^^

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©