04 maio 2012

Resenha || Julieta

Tracinhas, boa noite  :]
Hoje, nesse fim de sexta-feira lindo trago para vocês a resenha de um livro lindo.
Julieta *.*
Tive o enorme prazer de ler essa obra pela cortesia da editora Arqueiro que o enviou a mim, 
para lê-lo e falar para vocês o que achei do livro.
E aqui estou, vamos a resenha leitores e leitoras  do meu coração. \o

Sinopse




Editora: Sextante
Gênero: Romance
Autor: ANNE FORTIER
ISBN: 9788599296912
Origem: Nacional
Ano: 2010
Número de páginas: 448
Resenhista: Vivi Blood

Minha Resenha:

Para começar quero dizer que achei admirável  como a autora e sua mãe trabalharam em pesquisas e se aprofundaram na história para que Anne Fortier se inspirasse e nos presenteasse com essa linda obra.
Não é de hoje que conto aqui no blog como sou romântica e que Romeu e Julieta é meu romance preferido, tanto o livro de Shakespeare quanto o filme de Franco Zeffirelli, o qual recomendo assistirem .

Pois bem, voltando ao foco, como eu disse a mãe da escritora Anne Fortier que se chama Birgit M. Eriksen é uma apaixonada por Siena, uma lindíssima cidade da Itália e lá encontrou fatos históricos sobre um casal real, que viveu as agruras do amor numa época em que Siena era assolada e dilacerada por ferozes rivalidades familiares. E a rixa famosa era entre as famílias Tolomei e os Salimbeni, rixa semelhante a escrita pelo nosso Bardo (Shakespeare), a rixa entre os Capuleto e os Montéquio.
Tomando liberdade poética a escritora nos brinda com o livro Julieta, que conta a história focada na  protagonista Julie, que descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
Ela, é uma moça cheia de complexos se sente uma perdedora que vive competindo com a irmã gêmea Janice, que por sua vez é uma doidivana sem consideração. Elas vivem em pé de guerra em relação a tudo,  mas se encontram diante de um fato, a morte de sua tia de criação, ( as meninas nasceram na Itália, quando os pais morrem são adotadas pela tia e levadas para os Estados Unidos) então Julie descobre que só herdou da tia uma carta misteriosa, e uma passagem de ida para Siena(Itália). Na carta está explicado que sua mãe anos atrás deixou para Julie um tesouro e que somente ela poderá desvendar e descobrir como encontrá-lo.
É onde começa a real aventura dessa moça sempre tão insegura... Julie incentivada pelo fiel mordomo de sua tia, Umberto, vai para Siena e lá chegando se encontra com o lindo-vitaminado-delicioso Alessandro Salimbeni por quem se sente atraída, injuriada, raivosa e atormentada. Ela sente um turbilhão de emoções conflitantes quando se trata de Alessandro,  isso tudo numa trama muito bem alinhavada.
Julie/Giulietta em sua busca pela fortuna que acha que sua mãe deixou só encontra um baú com muitos papéis e cartas, alguns em inglês e outros em italiano arcaico, mas ela começa a leitura dos mesmos e entra no mundo de seus antepassados, fica boquiaberta.Vai tomando noção das implicações daquela história e começa a ser perseguida e ameaçada de morte.
Eu fiquei espantada como a autora conseguiu mesclar o romance com drama em certas ocasiões e muita...muita aventura.
Alessandro/Romeo me deixou tão apaixonada, e às vezes tão brava, ele mexeu realmente comigo e de forma mágica... 
A irmã de Julie/Gilietta me irritou bastante, mas é uma personagem  muito bem construída, e teve seu lugar na trama, e como no caso de Julie logo descobrimos que seu nome de verdade é Giannozza Tolomei.
Falando tantos nomes pode parecer complicado, mas não é, e quando a escritora alterna as histórias em partes, hora no tempo atual, e hora pela leitura dos papéis e cartas que herdou, retratando Giulietta e Romeo Marescotti da era medieval  o livro passa de romântico a sublime, leitura memorável.
Não quero ser exagerada, por ser essa mulher açucarada que ama histórias de amor(me orgulho de ser assim), mas o livro é ótimo... tem reviravoltas e descrições incríveis do Palio( uma corrida de cavalos em que representantes das contradas correm no meio da cidade)  e toda Siena moderna e também a medieval, hora nenhuma você sente vontade de deixar de lado a leitura ou se cansa , são 448 páginas que eu li em duas madrugadas. Recomendo com carinho. É um favorito em minha estante.

Para ilustrar achei no Google como estão hoje e realmente existem os palácios Tolomei, Marescotti e Salimbeni.

         
Palazzo Tolomei

Palazzo Marescotti

Palazzo Salimbeni


Beijos da Vivi Blood.







Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi Vivi, então, eu li esse livro ano passado e o engoli tb. Ele é incrível, fantástico e delicioso. Me apaixonei pelo Alessandro assim como também desejei pular no pescoço dele em outros momentos. Amei vc ter colocado as fotos dos Palazzo's, pois ainda não tinha visto. Outra personagem q me intrigou foi a Eva Maria (madrinha de Alessandro) e o Umberto. Achei super Anne Fortier e a mãe terem feito tantas pesquisas e achei a história super bem elaborada. Pretendo reler o livro pq ele é ótimo mesmo. Parece q pretendem fazer o filme *0*. Se fizerem seria maravilhoso q filmassem nos Palazzo's reais

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi,
    Adorei a sua resenha! Já tinha visto e lido a sinopse desse livro, mas ainda tinha dúvidas sobre o que esperar dele, agora depois de ter lido a sua resenha, já coloquei ele na minha listinha de leitura ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi
    Ótima resenha, esse livro vai para lista dos meus favoritos, com certeza, é que eu estou lendo "Jogos Vorazes", depois tenho um da Meg Cabout, aliás, depois tenho que ler "O caçador de pipas", todos são emprestados, que ainda não li, mas meu gosto é mais adolescente mesmo (kkkkk), você percebeu que os dois primeiros são adolescentes, só o segundo é tido como "leitura culta" (kkkkkk), mas esse que vc citou, tenho certeza que vou amar.
    Bjão, se cuida, um ótimo fim de semana.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eita... confesso que fico sempre com um pé atrás com essas obras e, sinceramente, nem sempre me chamam atenção, por me causar um medo de "reprodução" de ideias! Mas, gostei demais da sua resenha, Vivi... fiquei até curiosa. Sou dessas! haahahahah

    Ahhhh, vou pensar no caso de criar outro videozinho! rsrsrrs

    bjks :)

    ResponderExcluir
  5. Amiga adorei a sua resenha e como foi descritiva, adorei ver as fotos ^^

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola Vivi,
    Adorei sua resenha e a forma como passou para nós foi absolutamente clara e leve. Obrigado por mais uma dica, pois a história realmente parece ser muito interessante.


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  7. Ai Vivi, vc uma romântica incorrigível. Mas ao contrário de vc, eu não gosto muito de ler livros românticos, acho que fico meio na fossa com isso. Deve ser pq sou solteirona...kkkkk
    Mas sou apaixonada com todas as letras pela história de Romeu e Julieta desde os meus 12 anos, acho eu.
    Vi várias adaptações cinematográficas e já li dois livros, o original de Shakespeare e uma versão infanto juvenil, lindinha...
    Eu lembro que quando li Julieta Imortal, fiquei gamada na releitura e essa pelo visto eu tmbm iria gostar muito... Fiquei bem curiosa! =)
    Mas poxa vida amiga, desse jeito não dá pra competir com vc, ler 400 e alguma coisa páginas em duas madrugas apenas? Não é pra qualquer um não heim! Que invejinha (boa).=)
    Beijão querida e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha, a tempos que estou de olho nesse livro, e su resenha só me esclareceu mais do que se tratava. Ah como eu queria ler rápido assim.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Que romantico, que bom que vc gostou, é tão gostoso né, essa semana tbm li um que se tornou um dos meus favoritos.
    Acho que eu tbm amaria esse, acho que vou procurar para ler.

    Boa sorte na promoção da Pollyanna para sua filha!

    Bjoss!!
    http://my-literarylife.blogspot.com.br/2012/05/pollyanna-moca-cult5-sorteio.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Olá Vivi como está?!

    É sempre bom me atualizar de romances, ainda mais através de suas ótimas resenhas.

    Beijos e até as próximas...

    Anselmo

    ResponderExcluir
  11. Amiga adorei a resenha!
    Acredita que ainda não li esse livro?! rs
    Acho que se deve ao fato de romances não serem muito a minha praia, mas depois da sua resenha deu uma vontade de ler! haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiii flor
    Sabe que sempre achei a capa deste livro super romantica, mas nunca peguei ele pra ler, então a sua resenha é o primeiro contat que tenho com o conteudo do livro. Geralmente estes romances antigos não me animam muito, mas você disse que tem um vai-vem no tempo então isto pode ser interessante. Sobre o tema, super classico né.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivi
    Romeu e Julieta tmb é um dos meus livros preferidos, e confesso que tinha certas restrições em ler obras entituladas com Julieta rs
    Mas eu comprei esse livro depois de ter lido uma resenha no skoob. Ainda não li, mas pela sua resenha tenho certeza que irei amar, pois gosto muito de livros com reviravoltas, aventura e claro...romance rs
    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©